COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH: Antonio Saboia em filme de Walter Salles

E mais: Congresso de Mobilidade e Veículos Elétricos

PH

- Atualizada em 28/11/2023 às 11h07
O ator franco-maranhense Antonio Saboia contracenando com a grande dama do cinema brasileiro Fernanda Montenegro no novo filme de Walter Salles

 Novo filme de Walter Salles

Na semana que passou o ator Antonio Saboia terminou de rodar uma participação no último filme do Walter Salles, baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, “Ainda Estou Aqui”, sobre sua mãe, Eunice Paiva.

Antonio interpretou o próprio Marcelo, na fase adulta, no filme.

Ele conta que foi emocionante contracenar com Fernanda Montenegro. Pensou muito na sua mamãe Anita e no seu papai Napoleão Saboia durante as filmagens.

“Papai tentou por tanto tempo me colocar em contato com o Walter Salles. Conseguiu, de onde ele está” – comentou Antonio, emocionado.

Dino e Gonet

As indicações do maranhense Flávio Dino e do carioca Paulo Gonet para o Supremo Tribunal Federal (STF) e a Procuradoria-Geral da República, respectivamente, anunciadas na última segunda-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iniciam um processo de avaliação das escolhas – que passa pelo Senado Federal.

Dessa forma, Dino e Gonet serão sabatinados pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), formada por 27 senadores titulares e 27 suplentes (ao todo, dois terços do Senado).

Os nomes também serão votados – tanto pela CCJ quanto pelo plenário do Senado. Só após a aprovação em plenário, a PGR e o STF poderão marcar a data das posses.

Dino e Gonet...2

No caso de Gonet, a indicação para procurador-geral da República vale por um mandato de dois anos, com possibilidade de recondução.

Já no caso de Dino, o mandato no STF é “vitalício”, com aposentadoria compulsória aos 75 anos. Flávio Dino tem 55 anos e, se empossado, poderá seguir no cargo até abril de 2043.

As escolhas de Lula para os dois postos levaram semanas – e a indicação, nos dois casos, é vista como estratégica pelo governo.

O procurador-geral da República é o chefe do Ministério Público da União, instituição que atua na defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos direitos individuais. Neste contexto, cabe ao MP participar de processos em trâmite na Justiça, em maior ou menor grau, dependendo do caso.

Dino e Gonet...3

A escolha de Gonet é estratégica porque o PGR é a autoridade atua em processos que tramitam no Supremo Tribunal Federal, no Superior Tribunal de Justiça e no Tribunal Superior Eleitoral.

É de responsabilidade dele propor investigações e processos contra autoridades com foro privilegiado – presidente da República, parlamentares e governadores.

Já o Supremo Tribunal Federal, corte máxima do país, tem o dever de zelar pela Constituição e julgar autoridades com o chamado “foro privilegiado” – inclusive, a partir das ações abertas pela PGR.

Na composição atual, o STF tem conseguido a grande maioria para temas de defesa da democracia e combate às fake news, por exemplo. Em outros temas sensíveis, como drogas e aborto, o placar é dividido, e um único ministro pode ser decisivo para mudar o placar das análises.

Dino e Gonet...4

Veja a seguir como deve ser o rito das indicações de Dino e Gonet ao STF e ao comando da PGR:

O presidente da República envia uma mensagem ao presidente do Senado Federal indicando o nome – o documento também é publicado no Diário Oficial da União.

Uma vez recebido no Senado, o documento é encaminhado à comissão competente para analisar – no caso, a Comissão de Constituição e Justiça;

Na CCJ, o presidente da comissão indica um relator para cuidar do tema. O relator apresenta um relatório, a ser analisado pelos demais colegas do colegiado. Haverá uma sabatina na CCJ, na qual o indicado responde a perguntas dos parlamentares. O relatório é votado e, se aprovado, em votação secreta, torna-se o parecer da comissão.

Aprovado o nome na CCJ, o parecer é enviado ao plenário do Senado. O Senado aprecia a indicação em votação secreta. Para ser aprovada, é necessário o aval da maioria absoluta dos parlamentares (41 votos “sim”).

Dino e Gonet...5

O presidente do Senado encaminha o resultado da deliberação ao presidente da República. O decreto do presidente da República é publicado no Diário Oficial da União, o que viabiliza a posse.

O presidente do Senado e do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse na segunda-feira (27) que o Senado fará um esforço concentrado para analisar ainda em dezembro as indicações de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF) e do subprocurador Paulo Gonet para a procuradoria-geral da República (PGR).

--------------------------------------------------------

Francisco Perez e Ricardo Guggisberg

 A capital maranhense está sendo palco do Congresso de Mobilidade e Veículos Elétricos (C-MOVE), que reúne empresários, gestores públicos e convidados. Na foto, o subsecretário de Governo do Distrito Federal, Francisco Perez Soares, prestigiou o evento, ao lado do presidente da MES Eventos e do Instituto Brasileiro de Mobilidade Sustentável (IBMS) e presidente, Ricardo Guggisberg

Congresso de Mobilidade e Veículos Elétricos

O Congresso de Mobilidade e Veículos Elétricos (C-MOVE) está atraindo a atenção de empresários, gestores públicos, estudantes e professores. São Luís é a primeira cidade do Norte e Nordeste a sediar o evento, que teve início na segunda-feira (27) e será encerrado nesta terça (28), no Centro Pedagógico Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Carros, motos, patinetes, monociclos, scooters, entre outros veículos elétricos disponíveis para test drive, está atraindo a atenção, principalmente, de estudantes.

Um dos sucessos de público é o triciclo elétrico, veículo ideal para locomoções rápidas, pequenas entregas e serviços na área empresarial. O triciclo elétrico pode ser carregado em tomada caseira, com custo de R$ 0,70. São 100 km de autonomia por carga a 55 km/h.

Os debates e painéis, com a presença de gestores públicos, professores universitários e pesquisadores estão definindo estratégias para que o Maranhão entre de vez na era da mobilidade elétrica, que só cresce no mercado nacional.

Congresso de Mobilidade e Veículos Elétricos...2

O evento, que já teve edições em estados como São Paulo, Santa Catarina e Distrito Federal, está sendo um espaço aberto para discussões sobre os desafios do setor na atualidade, cenários de investimentos e avanços obtidos.

Entre os participantes, pesquisadores do Instituto de Engenharia Elétrica (IEE) da UFMA, do Instituto Brasileiro de Mobilidade Sustentável (IBMS), da Associação Brasileira do Veículo Elétrico e da MES Eventos, organizadores do evento.

Também participam empresários e gestores de instituições e empresas como Engenharia de Transportes, Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica, Vale, Equatorial Engenharia, Eletra (Tecnologia de Tração Elétrica) e Build Your Dreams.

 --------------------------------------------------------------

DE RELANCE

Morreu Alberto da Costa e Silva

O diplomata, historiador e poeta Alberto Vasconcelos da Costa e Silva morreu no último domingo, aos 92 anos. Eleito em 2000 para a Academia Brasileira de Letras (ABL), onde ocupava a cadeira número 9, presidiu a casa no biênio 2002-2003.

Costa e Silva era considerado um dos mais importantes intelectuais brasileiros. Ao todo, ele escreveu mais de 40 obras entre livros, poesias, histórias, memória, antologia, versão adaptada e ensaios. Especialista em cultura e história da África, foi embaixador do Brasil na Nigéria e no Benin, entre o fim da década de 1970 e o início da década de 1980.

“Sua obra é fundamental para o desenvolvimento dos estudos e do ensino da história do continente africano”, disse a ABL em nota.

Alberto da Costa e Silva nasceu em maio de 1931, em São Paulo. Ainda jovem, mudou-se para Fortaleza, capital do Ceará, e em 1943 foi para o Rio de Janeiro para estudar no Instituto Rio Branco.

Ele era filho do grande poeta piauiense Da Costa e Silva.

Morreu Alberto da Costa e Silva...2

Além de ter sido o quarto ocupante da cadeira número 9 da ABL, na sucessão de Carlos Chagas Filho, ele também presidiu a instituição entre 2002 e 2003 e ocupou os cargos de secretário-geral, primeiro-secretário e diretor das bibliotecas.

Costa e Silva deixa três filhos, Elza Maria, Antonio Francisco e Pedro Miguel, sete netos e uma bisneta.

Mudança na filiação partidária

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai apresentar nesta terça-feira, a nova versão do Sistema de Filiação Partidária (Filia).

O evento vai reunir, em Brasília, representantes dos partidos políticos e servidores dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e dos cartórios eleitorais.

O novo sistema passa a ser automático e diário e vai permitir que o presidente nacional do partido seja informado, quase em tempo real, de qualquer mudança nos quadros da agremiação.

Já os filiados serão informados, via e-título, quando a filiação estiver sub judice.

Homenagem à TV Mirante

O grupo folclórico Boi de Morros prestou, na tarde/noite de domingo, uma homenagem especial a empresas e parceiros que, de alguma maneira, contribuíram para o projeto cultural ao longo do ano de 2023, numa espécie de Dia de Ação de Graças.

O evento aconteceu na Chácara Irmão Sol, de propriedade da manifestação folclórica. Entre os homenageados estava a TV Mirante, por contribuir para a disseminação da cultura maranhense e, também, das atividades realizadas pelo Boi de Morros.

O Grupo Mirante foi representado pelo jornalista Evandro Júnior, apresentador da Agenda Cultural do JM1, que vai ao ar, ao vivo, todas às sextas-feiras. Em nome de todos os profissionais da emissora, ele recebeu uma placa das mãos do cantador José Carlos Lobato.

Show de Chico César

Vem aí a Feira Maranhense de Agricultura Familiar. O evento acontecerá nos dias 7, 8 e 9 de dezembro e contará com show de Chico César. Ele se apresentará na Concha Acústica da Lagoa da Jansen.

A Feira tem como objetivo promover o fortalecimento da agricultura familiar por meio da divulgação das inovações tecnológicas de iniciativas do produtor rural, da exibição das riquezas e potencialidade dos territórios que incentivem a melhoria socioeconômica dos agricultores familiares e a sustentabilidade da produção.

Convite a Lula

O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, enviou uma carta convidando o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, para a sua posse, no dia 1º de dezembro.

O documento foi entregue pela futura chanceler argentina, Diana Mondino, ao ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira.

Ao final, o argentino diz desejar que seu tempo como presidente ao lado de Lula seja frutífero e de construção de laços, e que espera encontrar o presidente brasileiro em breve.

Provas da Uema

Dos mais de 50 mil candidatos inscritos para o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior da Universidade Estadual do Maranhão, um percentual de 73,25% compareceu para realizar as provas ocorridas no domingo (26).

As provas dão acesso a vagas em cursos da Uema e da Uemasul. No total, estão sendo ofertadas 5.493 vagas pelas duas instituições, sendo 4.713 distribuídas entre os 20 campi da Uema e 780 vagas nos três campi da UemaSul.

Nesta edição, os cursos mais concorridos do vestibular são os cursos de Formação de Oficiais, de Formação de Oficiais CBMMA e Medicina Bacharelado.

Parcerias para a Saúde

Uma comitiva da Universidade Ceuma esteve em São José de Ribamar para estreitar parcerias na área da saúde com o Município.

Por meio de um convênio firmado entre a instituição de ensino superior e a prefeitura ribamarense, os estudantes do curso de Medicina da instituição de ensino superior poderão usar a rede municipal de saúde como estágio prático da graduação.

O representante da Mantenedora do Grupo Ceuma, Clóvis Fecury, liderou a comitiva, composta, também, pelo presidente do Grupo Educacional Ceuma, Ivan Fecury, e pelo coordenador do Curso de Medicina, professor-doutor José Márcio Leite.

Corte de despesas

O diretor-geral da Assembleia Legislativa, Ricardo Barbosa, anunciou que, em razão dos efeitos da conjuntura macroeconômica e do cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, a Mesa Diretora da Casa determinou corte de despesas em todas as áreas da ordem de 25%.

A presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale, tomou essa decisão orientada pelo procurador-geral da Assembleia, Bivar George Jansen Batista, quanto à obrigação precípua por parte da Administração Pública do cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, que estabelece normas de finanças públicas voltadas à gestão fiscal.

Dentre as medidas de cortes de gastos, consta a de suspensão das nomeações para os cargos de livre provimento até 31 de dezembro de 2023.

Praça na Ilhinha

A Praça Ana Jansen, localizada no Residencial Ana Jansen, na região da Ilhinha, será totalmente requalificada. As obras foram iniciadas na última quinta-feira, após o prefeito Eduardo Braide assinar a Ordem de Serviço, junto das famílias e moradores.

Os serviços são de responsabilidade da Secretaria de Obras e Serviços Públicos e do Instituto da Paisagem Urbana. As obras vão garantir o bem-estar da comunidade, promovendo uma transformação importante no coração do bairro.

Com investimento de R$ 178.032,06 e estimativa de entrega para 30 dias, a obra promete não apenas renovar a infraestrutura da praça, mas também presentear os moradores com áreas de convívio mais modernas, espaços verdes revitalizados e infraestrutura que atenda às necessidades da comunidade.

Estão incluídos no projeto, a criação de espaços de convívio e atividades físicas, espaços de recreação para as crianças e paisagismo.

Otimismo na construção civil

O nível de atividade da construção civil no Maranhão cresceu 21,8 pontos no mês de outubro e levou o indicador a alcançar 50,0 pontos.

O resultado demonstra estabilidade e otimismo no setor. As pequenas empresas subiram 25 pontos e foram as principais responsáveis pelo aumento geral do nível de atividade.

O resultado, porém, ainda é menor 7,3 pontos do obtido em 2022. 

A evidência foi apurada pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), na pesquisa Sondagem da Construção do Maranhão, realizada mensalmente junto ao empresariado do segmento em todo o Estado.

Agenda nos Leões: da direita para a esquerda, o secretário de Administração, Guilberth Garcez, a presidente do IPREV Raysa Maciel, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, o governador Carlos Brandão, o secretário da INFRA, Aparício Bandeira, o subsecretário da SINFRA Ítalo Augusto, e o presidente da CAEMA Marcos Aurélio

 Representação Institucional da UFMA.

O então pró-reitor de Assistência Estudantil, professor Leonardo Silva Soares, e o ex-assessor de Relações Institucionais, professor Arkley Marques Bandeira integraram a equipe de gestão no terceiro mandato do reitor Natalino Salgado Filho. Superando desafios com planejamento, unidade, inovação e novas tecnologias, os servidores do DEOLI-UFMA conseguiram manter a normalidade do calendário acadêmico durante a pandemia, celebrar os cinquenta anos do LABOHIDRO e garantir novos avanços na infraestrutura e na projeção nacional do curso.

A comemoração on-line do Jubileu de Ouro do Laboratório de Hidrobiologia (LABOHIDRO) foi marcada pela emoção e evolução dos relevantes resultados de sua atuação. Fundado em 1º de outubro de 1970, o LABOHIDRO, em parceria com a Superintendência do Desenvolvimento da Pesca (SUDEPE), órgão do Governo Federal, iniciou pesquisas sobre o conhecimento da biodiversidade aquática em ambientes de transição, localizados entre o mar e o continente, e deu origem ao Curso de Oceanografia.

TRIVIAL VARIADO

Estudo divulgado no fim de semana pela NielsenIQ Ebit, especializada em informações sobre o comércio eletrônico no Brasil, aponta queda das vendas pela Internet na última sexta-feira, quando o varejo realiza as promoções da chamada Black Friday 2023.

Apesar disso, três setores registraram alta: alimentos e bebidas, moda e acessórios e perfumaria e cosméticos.

O melhor desempenho foi na área de perfumaria e cosméticos, com alta de 26,7% durante os dias 23 e 24 de novembro de 2023.

De primeiro a 15 de novembro houve aumento de vendas de 68,7% em comparação com o ano passado.

Enquanto isso, telefonia, eletrodomésticos e informática tiveram queda superior a 10%. 

Infarto: estudo mostra que sinais aparecem horas antes de uma parada cardíaca e são diferentes para homens e mulheres.

Longevidade: adotar oito hábitos saudáveis pode garantir 20 anos a mais de vida, calculam pesquisadores.

O Instituto Brasileiro de Direito Público e Privado lança no dia 13 de dezembro o livro “Direito Público e suas Transversalidades”.  

A publicação reúne artigos de 50 especialistas em áreas como direito penal, administrativo e previdenciário.

A Justiça de Minas Gerais proibiu a cobrança de parcelas no cartão de crédito de clientes lesados pela 123milhas.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.