COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH Revista: Halloween dos Fecury

E mais: A vez de Santo Amaro

PH

Atualizada em 11/11/2023 às 10h26
Capa do PH Revista

A FESTA de Halloween dos Fecury reuniu  muita gente bonita, a começar por Lena Bastos e a hostess Daniela Fecury que ousaram na criatividade para brindar na noite de 31 de Agosto e são o destaque de Capa do PH Revista deste fim de semana

--------------------------------------------------

CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA

--------------------------------------------------

Virada na cultura

O governador Carlos Brandão ainda não sabe se faz uma reforma administrativa no seu governo este ano ou deixa para março do ano que vem.

O certo é que ele pretende fazer ajustes na equipe, o que passa pela troca de secretários em algumas pastas.

A expectativa maior no momento é se a mudança na Secretaria de Cultura vai ocorrer antes da virada do ano.

Quinta marcha

O Tribunal de Justiça do Maranhão embaralhou um pouco mais a escolha do representante dos advogados para a vaga no chamado Quinto Constitucional.

Esta semana, por movimento encabeçado pelo desembargador Paulo Velten, o TJ “devolveu” à OAB a lista sêxtupla já enviada ao Judiciário.

Pela decisão, ainda sob análise por pedido de vista da desembargadora Nelma Sarney, a Ordem deve retirar da lista o nome do advogado Flávio Costa.

Duelo de gigantes

No fundo, a decisão do colegiado do Tribunal de Justiça apenas realça publicamente a quizila criada entre os palácios dos Leões e Clóvis Bevilácqua.

Há entre as duas instituições um fosso que vem se ampliando há pouco mais de um ano, cujas consequências ainda são imprevisíveis.

Mas alguns analistas que circulam com desenvoltura nos dois palácios avaliam que a ferida pode sangrar ainda mais no mês de fevereiro do próximo ano.

A vez de Santo Amaro

A cidade de Santo Amaro, nos Lençóis Maranhenses, virou a bola da vez no mercado imobiliário.

Há pelo menos uns cinco empreendimentos em fase de licenciamento e alguns já no período de venda de casas de condomínio ou lotes.

Santo Amaro leva alguma vantagem sobre Barreirinhas porque as lagoas e dunas são quase todas muito próximas da cidade, sem a necessidade de deslocamentos demorados.   

Queda de braço

Está absolutamente comprometida a relação entre os poderes Executivo e Legislativo na capital do Maranhão.

Não é de agora a guerra travada entre o presidente da Câmara, vereador Paulo Victor, e o prefeito Eduardo Braide.

No capítulo mais recente, Paulo Victor chamou Braide de “covarde”, ao falar de questões relacionadas à votação de precatórios do Fundef.

Falta de traquejo

Tem sido notória a falta de habilidade de Eduardo Braide no trato com a classe política.

Muitos de seus aliados na última campanha eleitoral – como o senador Weverton Rocha e o deputado estadual Neto Evangelista – já pularam do barco, por absoluta falta de traquejo do prefeito.

Na Câmara Municipal a situação é ainda mais grave. O prefeito está longe de fazer maioria para aprovar os projetos de seu interesse.

O presidente do Sebrae-MA, Celso Gonçalo, com o governador Carlos Brandão e o presidente da Associação dos Jovens Empresários do Maranhão, Odilon Duarte

Gonçalo na Expo Indústria

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Maranhão, Celso Gonçalo, participou na noite desta quinta-feira da abertura da Expo Indústria Maranhão.

O presidente Celso Gonçalo (à direita na imagem acima) é visto com o governador Carlos Brandão (à esquerda); e o presidente da Associação dos Jovens Empresários do Maranhão, Odilon Duarte (no centro).

A cerimônia aconteceu no auditório Terezinha Jansen, no Multicenter Negócios e Eventos.

A Expo Indústria termina neste domingo e tem o Sebrae como correalizador.

Congresso da Mobilidade Elétrica

Confirmado: São Luís será a primeira cidade do Norte e Nordeste do País a sediar o Congresso da Mobilidade Elétrica (C-MOVE), nos dias 27 e 28 de novembro, no Centro Pedagógico Paulo Freire (Campus da UFMA - Bacanga).

O evento, que registra edições em estados como São Paulo, Santa Catarina e no Distrito Federal, será espaço aberto para discussões sobre os desafios do setor na atualidade, cenários de investimentos e avanços obtidos.

Nos dois dias de programação, haverá painéis e rodas de conversa com executivos e especialistas no assunto. Estarão presentes as principais empresas do setor da eletromobilidade, com apresentação de novidades. A expectativa é de participação de empresários, gestores públicos, professores universitários e de diversas áreas.

O presidente do Instituto Brasileiro de Mobilidade Sustentável (IBMS) e organizador do evento, Ricardo Guggisberg, explica que o Congresso C-MOVE é um importante catalisador de conexões e negócios. “É um momento de estabelecer parcerias promissoras para a geração de novos negócios estratégicos e novos empregos no Maranhão”.

Congresso da Mobilidade Elétrica...2

O debate proposto pelo evento é importante diante do crescimento acelerado do setor no Brasil.

De acordo com os dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), nos primeiros oito meses de 2023, o mercado de veículos eletrificados leves no país emplacou 49.052 unidades, um crescimento de 76%, na comparação com o mesmo período de 2022 e praticamente o total de todo o ano passado (49.245).

Ricardo Guggisberg é idealizador das marcas Congresso C-MOVE, VE Latino-Americano e Dia da Mobilidade Elétrica. Está à frente da MES Eventos, empresa com 18 anos de atuação, especializada em ações de eletromobilidade, detentora das marcas e realizadora dos eventos pelo país.

Guggisberg é presidente do Instituto Brasileiro de Mobilidade Sustentável (IBMS) e membro do Painel Estratégico da Plataforma Nacional da Mobilidade Elétrica (PNME), além de ter sido o primeiro presidente da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), entidade onde permanece como diretor.

DE RELANCE

O Baile de Gala no próximo dia 25

Estamos na reta final para a realização do Baile de Gala do Fim de Ano, último grande evento do ano com a grife desta coluna e do PH Revista.

Considerado o maior, mais bonito e mais elegante acontecimento social desta temporada em São Luís, a grandiosa confraternização da sociedade maranhense para se despedir, em noite de glamour, charme e elegância, do ano da graça de 2023, promete superar todas as edições anteriores.

O palco é o mesmo dos últimos cinco anos: o Palazzo Eventos, ambientado, com requinte e bom gosto e muita criatividade, pela designer Cintia Klamt Motta.

O Baile de Gala do Fim de Ano será realizado no dia 25 de novembro, no Palazzo Eventos, a partir das 21h, dando continuidade a uma tradição da vida social maranhense interrompida durante o período amargo da pandemia da Covid-19.

Como já foi dito aqui, esse grande evento é uma oportunidade única para o que há de mais elegante e charmoso da sociedade local se confraternizar, em noite de gala, como nos velhos bons tempos, sob as luzes do Natal que se aproxima.

Convites para o Baile de Gala

Responsável pela confirmação da lista de convidados, nossa atuante parceira na produção do Baile de Gala, Teresa Martins, está às voltas com o lembrete para que a confirmação de presença dos integrantes da lista seja feita o mais rápido possível, para que possamos garantir todas as atrações programadas para essa noite de beleza, charme e encantamento.

Por ser uma noite de gala, é importante lembrar que o traje pedido é Passeio Completo. Ou seja, os homens de terno escuro e as mulheres preferencialmente de vestido longo.

A ambientação, assinada pela designer Cintia Klamt Motta, é inspirada na música “Hotel Califórnia”, que também serviu de inspiração para o espetáculo de abertura da noite, que será uma fusão de recursos virtuais com a presença do corpo de baile da Expressar Escola de Dança, sob a direção de Geovânio Araújo e a participação de dançarinos internacionais.

Entardecer na Península

Esta semana adiantei o trabalho e fui encontrar um grupo de amigos na Península da Ponta d´Areia. Pude enfim apreciar o entardecer, já que só tinha estado lá à noite ou pela manhã.

Que espetáculo esse lugar, com seus bares, restaurantes e espaços ao ar livre para caminhar, tirar fotos ou, simplesmente, não fazer nada.

À noite, voltei caminhando, acompanhando um amigo cadeirante. Foi lindo ver os prédios iluminados, sentir segurança para caminhar e ainda constatar que as calçadas permitem aos cadeirantes circular de dia ou de noite. Acessibilidade é tudo numa cidade.

Cidade de 15 minutos

Em que tipo de lugar queremos viver? Até quando vamos aceitar longos deslocamentos no trânsito e centros urbanos que crescem a fórceps, mal planejados e hostis à vida em comunidade?

Perguntas do tipo levaram o urbanista Carlos Moreno, colombiano radicado em Paris, a cunhar um novo conceito: as cidades de 15 minutos, que já inspiram experimentos ao redor do mundo.

Moreno é diretor da Cátedra Empreendedorismo, Território e Inovação da Escola de Negócios da Universidade de Sorbonne, uma das mais prestigiadas do mundo. Em palestras e entrevistas, ele costuma dizer mais ou menos assim:

– Aceitamos por tempo demais o inaceitável.

Dependendo de onde você vive, já entendeu: congestionamentos, poluição, barulho, espaços mal aproveitados, excludentes e desiguais, áreas verdes solapadas pelo concreto, caminhabilidade comprometida, carros, carros e mais carros.

De certa forma, nos tornamos “vítimas” das selvas de pedra que nós mesmos criamos.

Cidade de 15 minutos…2

O conceito de cidade de 15 minutos parece simples. A ideia é a seguinte: tudo o que a gente precisa deve estar a esse tempo de percurso a pé ou de bicicleta da nossa casa. Isso inclui trabalho, lazer, compras, educação, alimentação, esportes e assistência médica.

A proximidade seria uma forma de reduzir a superdependência dos automóveis, de ter o ar mais limpo, ampliar as zonas arborizadas, as ciclovias e os calçadões, de oportunizar cidades mais habitáveis, enfim.

Continua após a publicidade..

Cidades policêntricas. Isso significa que todos os bairros passariam, em tese, a ser centrais.

Cidade de 15 minutos…3

Utopia? Também tenho dúvidas, mas já tem gente testando a teoria.

Paris é uma das pioneiras. Lá, a prefeita Anne Hidalgo começou transformando escolas em centros distritais (com diferentes usos além do convencional) e dando outros fins às vagas de estacionamento.

Barcelona vem criando as “superilles”. São grandes quarteirões com tráfego e velocidade restritos e ruas com novas funcionalidades (têm até hortas comunitárias).

Aí você se pergunta (e eu também): ok, muito bonito, mas como fazer isso dar certo e ser bom para todo mundo?

Cidade de 15 minutos…4

A resposta não é fácil, porque não tem fórmula pronta. Moreno diz que os gestores públicos precisam ter coragem para propor mudanças.

É vital, também, que empresas e organizações sejam incluídas no plano, especialmente o mercado imobiliário, que pode e deve ser parceiro na transformação.

Redesenhar cidades envolve mudar leis, superar resistências pelo convencimento (como fechar ruas), descentralizar serviços, auxiliar comerciantes na transição e até enfrentar teorias da conspiração - como tudo nesse mundo, as cidades de 15 minutos também se tornaram alvo delas.

Cidade de 15 minutos…5

Talvez, o segredo seja mesmo começar por uma quadra ou por algumas poucas vias. Por que não?

Talvez, seja o caso de fazer o teste em municípios do Interior com alta qualidade de vida, onde fica mais fácil fazer adaptações. Talvez.

Se você já está em um lugar assim, pode se considerar um (a) felizardo (a). Você já mora em uma cidade do futuro no presente.

Roger Menn faz dueto com Zeca Baleiro

Roger Menn e Zeca Baleiro

Chegou ontem nas plataformas digitais o novo trabalho de Roger Menn, que reúne a balada romântica “Não Quero A Flor Que Você Deu Pra Mim” e o dueto com Zeca Baleiro em “Um Hit Que Toque”, parceria inédita dos artistas.

Este é o primeiro feat. de Roger e Baleiro, que já estiveram juntos em outros projetos. Roger se apresentou com sua antiga banda Radikalez num Baile do Baleiro, em 2007, e tocou guitarra na faixa “Calma Aí, Coração!”, parceria de Zeca com Hyldon, que está no álbum “O Disco do Ano” (2012).

“Um Hit Que Toque” tem Roger Menn na voz, vocais, programação, guitarras e synth; voz de Zeca Baleiro e Érico Theobaldo nos vocais. Já o pop romântico “Não Quero A Flor Que Você Deu Pra Mim” tem batida eletrônica e riffs de Roger Menn, que se divide na voz, programação, guitarras, baixo e synths.

Desde o início deste ano, Roger liberou outros três singles que farão parte do álbum “Um Hit Que Toque”, que tem lançamento previsto para o início de 2024 pelo selo Backing Stars, com distribuição da Ditto Music.

Salgueiro reúne amigos

Maior empresário desta região do segmento de exploração, beneficiamento e comercialização de material britado para construção, através da Granorte, empresa constituída em 2 de outubro de 1972, José Carlos Salgueiro vai comemorar 79 anos na próxima terça-feira, dia 14, com um jantar que reunirá a família e os amigos mais íntimos, a partir das 21h, no Restaurante Casa Sete, na Ponta d´Areia.

Com permanente investimento em tecnologia, máquinas e equipamentos, em meio a reservas de granito de, aproximadamente, 1 bilhão de toneladas, a Granorte é a maior pedreira do Maranhão.

Há 50 anos atuando no mercado maranhense, a empresa conquistou as certificações  de Qualidade, ISO 9001 e Meio Ambiente, ISO 14001, sendo a única no Brasil no segmento que possui as duas certificações.

Boate Gênesis em festa

O aniversário da Boate Gênesis vai ser festejado neste sábado com uma balada para relembrar as mil e uma noites da boate que marcou época na vida social de São Luís.

“Good Times, Disco 80, Até que Enfim é Sexta Feira e Pipoca Dançante” serão revividas hoje, a partir das 21h no Residencial Recepções.

Expo Indústria do Maranhão

Está chegando ao fim uma das atrações que tornaram São Luís mais animada nos últimos dias: a Expo Indústria Maranhão 2023, no Multicenter Negócios e Eventos, no Calhau. A feira termina neste domingo (12).

É tempo de aproveitar para conhecer os lançamentos.

Tributos e Alerta

A Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), entidade que representa os servidores das secretarias de Fazenda, divulgou ontem nota em que reconhece o que considera avanços no modelo de transição aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal e no Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), tributo que unifica e substitui dois impostos (ICMS e ISS) na reforma tributária.

A entidade, no entanto, fez um alerta sobre a necessidade de medidas para preservar a autonomia dos Estados, a arrecadação e o sigilo dos contribuintes.

Um dos pontos criticados pela Fenafisco é a atribuição ao Tribunal de Contas da União (TCU) dos cálculos do percentual da alíquota de referência do IBS, baseada em informações dos entes federativos e do Comitê. A entidade destaca que as administrações tributárias têm a competência legal para encaminhar os dados ao legislativo e que a designação do tribunal incorre em desvio de função.

Concentração de poderes

A concentração de poderes nas mãos da União é outro ponto sensível da reforma.

No início desta semana os secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal lançaram um documento afirmando que “o papel dos executivos estaduais foi sucessivamente esvaziado no trâmite legislativo da proposta, o que está levando a uma federalização da administração tributária em níveis de centralização administrativa que rivalizam com aqueles que antecederam a redemocratização do país, a partir de 1986”.

O texto aprovado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado sanou parte do problema, já que agora o Conselho Federativo (Comitê Gestor) será responsável apenas por assegurar a divisão correta dos recursos do Imposto sobre Bens e Serviços, sem ingerência política.

Eleições Corrida

A pouco menos de um ano para as eleições municipais de 2024, a corrida pelo voto começa a ganhar corpo, mas alguns possíveis candidatos à prefeitura de São Luís ainda fazem mistério quando perguntados se estarão ou não na disputa.

Um retrato mais fiel do cenário só será possível a partir de abril, quando termina o prazo para filiação partidária e mudança de domicílio eleitoral.

O movimento dos políticos nesse momento será um bom indicativo de quem pretende mesmo se lançar na campanha.

Aline Mariana Silva, do curso de Engenharia da Computação do 10º período, vencedora do 1º Lugar na área de Ciências Exatas e da Terra com o trabalho “Análise Exploratória de Dados de Precedentes Qualificados: estudo de caso do TJMA”

Prêmio para o TJMA

Alunos de Mestrado e Graduação na área de Engenharia da Computação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) participaram da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Imperatriz.

O trabalho vencedor na categoria “área de Ciências Exatas e da Terra” foi a “Análise Exploratória de Dados de Precedentes Qualificados: estudo de caso do TJMA”, da estudante Aline Mariana.

A pesquisa “Relatório Analítico para Exportação de dados de Processos Sobrestados: estudo de caso do TJMA”, da aluna Hévila Freitas, ficou na 3ª colocação da mesma categoria.

Prêmio para o TJMA…2

Os estudantes fazem parte do Acordo de Cooperação Técnica Nº 2/2021, firmado entre o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do Laboratório de Inovação do Judiciário (ToadaLab) e a UEMA, que visa ao avanço em conjunto de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento de Soluções de Softwares Aplicados à Eficiência e Celeridade Processual no âmbito do Poder Judiciário Estadual.

Os pesquisadores apresentaram palestras, estudos de caso e trabalhos científicos que abordam questões relacionadas ao TJMA e as inovações na área jurídica.

Para a aluna Aline Mariana Silva, do curso de Engenharia da Computação do 10º período, vencedora do 1º Lugar na área de Ciências Exatas e da Terra com o trabalho “Análise Exploratória de Dados de Precedentes Qualificados: estudo de caso do TJMA”, a chave para a conquista foi a certeza de conhecer cada detalhe sobre o trabalho e assuntos que o relacionam.

Balada para Marina

Flávia (Buhatem) e Luiz Roberto Godinho Gonçalves recebem dia 14, a partir das 21h, um grupo jovem para comemorar com uma balada na casa noturna The Music Hall, na Lagoa, o aniversário de 26 anos de sua filha Marina.

A aniversariante aproveita o embalo para festejar também a sua formatura em Medicina.

 Para escrever na pedra:

“Com o tempo, você vai percebendo que, para ser feliz,  precisa aprender a gostar de você, a cuidar de você e, principalmente, a gostar de quem também gosta de você”. Do poeta Mário Quintana.

TRIVIAL VARIADO

Ligações via web: segundo dados do IBGE, em 2022, as chamadas de voz ou vídeo pela internet superaram o uso das redes sociais no Brasil.

Queda de cabelo: Anvisa aprova o Olumiant, primeiro tratamento sistemático para alopecia areata, doença autoimune que provoca queda capilar.

Já estão abertas as inscrições para a 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada em julho de 2024, em Belém do Pará.

Cientistas do observatório europeu Copernicus anunciaram que 2023 terminará como o mais quente em 125 mil anos.

 

Dinheiro esquecido: cerca de R$ 7 bilhões continuam disponíveis para resgate no Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central.

 

Nesta data, em 1975, ocorreu a independência de Angola. E em 1918, a Alemanha assinou o Armistício de Compiègne, que marcou o fim da Primeira Guerra Mundial.

 

No domingo, dia 12 de novembro de 1792, nasceu o revolucionário Tiradentes. Em 2018, morreu o escritor, roteirista e criador dos super-heróis da Marvel Comics, Stan Lee.

 

Uma mulher entra na farmácia e pergunta: – Bom dia! O senhor tem algo contra tosse? – Não, imagina! Pode tossir à vontade – respondeu o atendente.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.