Vivência Cultural e Educacional

Casa Barrica recebe estudantes para vivência cultural de hoje a sábado

Programação de mais uma etapa do projeto “Vivência Cultural e Educacional” será marcada por visita de estudantes e aulão.

Evandro Júnior / Na Mira

“Vivência Cultural e Educacional” é um projeto voltado para o saber das tradições e manifestações culturais maranhenses a partir dos ciclos festivos juninos, carnavalescos e natalinos

SÃO LUÍS – A Companhia Barrica do Maranhão dá continuidade, nesta quinta (9), sexta (10) e sábado (11), em sua sede, na Casa de Arte Barrica (Madre Deus), ao projeto “Vivência Cultural e Educacional”, iniciativa voltada para o saber das tradições e manifestações culturais maranhenses a partir dos ciclos festivos juninos, carnavalescos e natalinos.

A programação inclui visitação escolar, na quinta e sexta, às 15h, e recreação artística e aulão de danças juninas e carnavalescas, no sábado, das 17h às 20h, com repertório autoral do Bicho-Terra e do Boizinho Barrica. As atividades também são voltadas para avaliação artística de elenco e abertas a pessoas que demonstrem interesse em participar das temporadas carnavalesca e junina de 2024.

Estudantes fazem tour pela Casa Barrica e conhecem detalhes da história da Companhia Barrica

Segundo o diretor artístico da Companhia Barrica, José Pereira Godão, a primeira parte da programação consiste em visita guiada pelas dependências da Casa Barrica e prédio anexo. Nesta etapa do projeto, participarão estudantes da turma do curso de Turismo do Iema Pleno e da C.E. Bernardo Coelho de Almeida.

Os visitantes conhecerão os espaços onde produtores, artistas e colaboradores da Companhia Barrica se debruçam o ano inteiro sobre o trabalho de criação de seus espetáculos musicais, já apresentados, inclusive, no exterior.

Durante a programação, Jovens participam de recreação artística e aulão de danças juninas e carnavalescas

“A Casa de Arte Barrica é onde produzimos, por exemplo, as indumentárias usadas pelos dançarinos do Boi Barrica, do Bicho Terra e da Natalina da Paixão. É aqui, também, onde o corpo de baile ensaia as lindas coreografias para brilhar no São João e no Carnaval. A Casa também é o espaço para apresentações dos espetáculos da companhia e de outras manifestações artísticas e atividades as mais variadas”, frisa Godão.

Os estudantes fazem uma parada especial para conhecer a exposição “Ponto de Luz”, que retrata a trajetória da Companhia Barrica desde 1985, reunindo mais de 70 elementos, incluindo indumentárias, instrumentos de percussão tradicionais, CDs, DVDs, painéis fotográficos, banners com reportagens sobre espetáculos em diversos países e lembranças (souvenirs) recebidas em viagens nacionais e internacionais.

O segundo momento é o aulão de danças juninas e carnavalescas, onde os alunos aprendem as coreografias executadas nas apresentações do Boi Barrica (São João) e Bicho Terra (Carnaval). “A iniciativa é de extrema importância do ponto de vista da manutenção das tradições culturais maranhenses, uma vez que oportuniza a diversos estudantes um contato direto e substancial com os bastidores da criação artística maranhense”, finaliza José Pereira Godão.

Estudantes são recebidos na Casa Barrica, na Madre Deus, em projeto social da Companhia Barrica

Serviço

O quê

Projeto “Vivência Cultural e Educacional”, da Companhia Barrica

Quando

Nesta quinta (9), sexta (10) e sábado (11)

Onde

Casa de Arte Barrica (Madre Deus)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.