COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH: Ana Claudia Cotait e Lúcia Moraes

E mais: O baile mais esperado do ano

PH

Ana Claudia Badra Cotait e Lúcia Moraes

Ana Claudia Badra Cotait , presidente da CMEC, em viagem a Atlanta, USA, acompanhando o marido Alfredo Cotait, presidente da Associação Comercial do Estado de São Paulo, encontrou Lúcia Moraes Correia Jennings, presidente da Câmara de Comércio Brasileiro-Americana do Sudeste e conversaram sobre negócios e parcerias

O baile mais esperado

Nas rodas sociais da cidade tudo gira em torno do Baile de Gala do Fim de Ano, último grande evento do ano com a grife desta coluna e do PH Revista.

Considerado o maior, mais bonito e mais elegante acontecimento social desta temporada em São Luís, a mais glamurosa confraternização da sociedade maranhense para se despedir, em noite de grande charme, do ano da graça de 2023, promete superar todas as edições anteriores.

O palco, como já informamos aqui, é o mesmo dos últimos cinco anos: o Palazzo Eventos, ambientado, com requinte e bom gusto, pela designer Cintia Klamt Motta.

Tudo programado para a noite de 25 de novembro, a partir das 21h, dando continuidade a uma tradição da vida social maranhense interrompida durante o período amargo da pandemia da Covid-19.

O baile mais esperado…2

Como já dissemos aqui, esse grande evento é uma oportunidade única para o que há de mais elegante e charmoso da sociedade local se confraternizar, em noite de gala, como nos velhos bons tempos, sob as luzes do Natal que se aproxima.

Responsável pela confirmação da lista de convidados, nossa atuante parceira na produção do Baile de Gala, Teresa Martins, está disparando o lembrete, pelo whatsapp, para que os integrantes da lista de convidados confirmem presença o mais rápido possível para que possamos garantir todas as atrações programadas para essa noite de beleza, charme e encantamento.

É claro que além da adesão dos convidados, o evento está recebendo o apoio dos mais importantes grupos empresariais do Maranhão, os quais sempre colaboram para o sucesso das nossas promoções.

Por ser uma noite de gala, é importante lembrar que o traje pedido é Passeio Completo. Ou seja, os homens de terno escuro e as mulheres preferencialmente de vestido longo.

Granorte na Expo Indústria

Uma das mais sólidas empresas maranhenses do ramo de exploração, beneficiamento e comercialização de material britado para construção terá um estande na edição 2023 da Expo Indústria Maranhão, que começa nesta quinta-feira (9) e termina no domingo (12), no Multicenter Negócios e Eventos, no bairro Cohafuma.

O público do evento conhecerá detalhes do trabalho realizado pela Granorte em um espaço de 50 metros quadrados, onde os visitantes receberão informações sobre todos os produtos e algumas novidades da empresa, a exemplo do pote de brita para jardinagem. Além disso, será apresentada a planta de seu novo endereço, na BR-135. Este é o terceiro ano que a empresa pioneira nesse ramo no Maranhão participa do evento.

A quinta edição da Expo Indústria Maranhão deverá gerar cerca de R$ 290 milhões em negócios. O tema deste ano, “Indústria - o futuro passa por aqui”, alude à questão da inovação.

O jovem empresário Aderaldo Neto descortinando a paisagem de Itajaí, no litoral de Santa Catarina, onde está residindo

Saudação às Divas

A cantora Li Martins, ex-integrante do grupo Rouge, desembarca em São Luís ao lado de Talita Cipriano com o musical “Uma Saudação às Divas”. A apresentação acontece nesta sexta-feira, às 21h, no Teatro Arthur Azevedo.

O show tem participação especial do cantor Rafael Oliveira e grande elenco de músicos. No repertório, clássicos como ‘Run to You’ (Whitney Houston), ‘The Power of Love’ (Celine Dion), ‘From this Moment’ (Shania Twain), ‘One Sweet Day’ (Mariah Carey), ‘Proud Mary’ (Tina Turner) e ‘Ain’t No Way’ (Aretha Franklin).

O espetáculo já foi visto por mais de 100 mil pessoas e conta com réplicas de trajes usados pelas divas, totalizando mais de 20 trocas de vestidos, acessórios e perucas.

Favela do Samba

Mais uma escola de samba de São Luís definiu o samba-enredo para o Carnaval de 2024. Trata-se da Favela do Samba, que após acirrada disputa na noite do último domingo, em festa na quadra da escola, conheceu o hino oficial da agremiação, dentro do enredo “Presentes de Olorum:: As pérolas Negras do Maranhão são carregadas de Axè”.

Da final do concurso de samba enredo participaram quatro sambas, saindo vencedora os compositores Raul Silva, Paulo Silva e Paulo Jr.

Festival Mix Brasil

A Itaú Cultural Play recebe, a partir desta quinta-feira, uma mostra exclusiva com cinco filmes de diferentes estados brasileiros, como parte da programação do 31º Festival Mix Brasil da Cultura da Diversidade.

Entre documentários e ficções, as obras de longa e curta-metragem trazem um panorama da produção audiovisual LGBTQIA+ nacional e ficam na plataforma por 18 dias, até o último domingo do mês.

Os filmes “Corpo Presente”, de Leonardo Barcelos; “Uma tarde pra tirar retrato”, de André Sandino Costa; “Divina”, de Ode; “Manchas de sol”, de Martha Mariot e “Bloco dos corações valentes”, de Loli Menezes, podem ser acessados gratuitamente de qualquer região em www.itauculturalplay.com.br e dispositivos móveis Android e IOS.

Carregadores legais

A Prefeitura de São Luís lançou o programa ‘Carregador Legal’, que tem a intenção de valorizar, por meio de cadastro, capacitação e padronização, um grupo de carregadores que atuam nas feirinhas dos bairros de São Luís.

Cerca de 15 carregadores serão regularizados e capacitados para o trabalho. Eles passarão por capacitação em “Relacionamento com o cliente”, ministrado pelo professor Luís Guterres, por meio do programa Qualifica Feiras e Mercados.

Novo PAC

O deputado Roberto Costa (MDB), acompanhado de outros parlamentares, representou a Assembleia Legislativa do Maranhão no lançamento do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que prevê investimentos na ordem de R$ 94 bilhões em todo o estado.

O programa foi apresentado em solenidade no Teatro Arthur Azevedo com a presença do governador Carlos Brandão, do ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa, além dos ministros das Comunicações, Juscelino Filho; do Esporte, André Fufuca; e de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

Na ocasião, o deputado Roberto Costa agradeceu ao Governo Federal pela parceria com o Governo do Maranhão, que tem se refletido em obras e melhorias para todos os maranhenses.

Palestra na Expo Indústria

“Desafios e Oportunidades em um cenário de inovação na área hoteleira” é o tema da palestra a ser ministrada pelo diretor de Negócios da Faculdade de Negócios Faene, Ricardo Carreira, durante a Expo Indústria.

O evento começa nesta quinta-feira, no Multicenter Sebrae, e a palestra de Ricardo Carreira será ministrada no sábado, às 19h30.

Carreira, que atendeu a um convite da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-MA) para participar do evento, é professor da Universidade Federal do Maranhão, doutorando em Negócios, mestre em Gestão Empresarial e coordenador da pós-graduação em Gastronomia Hotelaria e Eventos da Faene.

Mirella Castelo Branco, Bia Castelo e Débora Meneses, que compõem a produção do Casarão Colonial, eram só alegria, no último domingo, com o sucesso da parceria do Casarão com a Feirinha São Luís

Sucesso na Feirinha

Mais uma vez, a produção do Casarão Colonial mostrou sua habilidade e competência para agregar público a partir de sua parceria com a Feirinha São Luís.

No último domingo, a área da Praça João Lisboa, onde o palco ficou sob a responsabilidade do Casarão, ficou tomada de gente.

Formou-se um tapete humano de pura descontração. No palco, a banda Mesa de Bar, a cantora Fabiana Alves e o DJ Arsênio Filho deram o tom da festa. O resultado foi um sucesso e o público já pediu bis.

Após a Feirinha, a animação continuou no Casarão, onde o público foi recepcionado por Ricardo Pororoca, Mirella Castelo Branco, Débora Meneses, Bia Castelo e demais hostesses da casa.

DE RELANCE

Reforma Tributária sobre heranças

Em vez de aguardar o processo de inventário, uma crescente parcela da população opta por realizar doações em vida para seus herdeiros, para evitar aumento na taxação.

Continua após a publicidade..

O número de doações cresceu 22% desde a aprovação do texto na Câmara dos Deputados em julho deste ano.

No estado do Maranhão, entre janeiro de 2022 e agosto de 2023, foram realizadas mais de 500 doações de bens.

Reforma Tributária sobre heranças...2

A aproximação da votação da Reforma Tributária no Senado Federal tem gerado preocupações entre os brasileiros herdeiros, levando muitos a anteciparem planos relacionados aos bens familiares.

Em vez de aguardar o processo de inventário, uma crescente parcela da população opta por realizar doações em vida para seus herdeiros.

Isso ocorre devido à previsão de aumento da tributação sobre doações conforme o patrimônio envolvido, discutido na reforma.

O número de doações cresceu 22% desde a aprovação do texto na Câmara dos Deputados em julho deste ano.

Reforma Tributária sobre heranças...3

De acordo com dados do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), que representa os 8.344 Cartórios de Notas presentes em todo o Brasil, o número de doações mensais saltou de uma média de 11.6 mil em 2022 para mais de 14.2 mil atos realizados em agosto de 2023, logo após a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) em tramitação no Congresso Nacional.

Em termos absolutos, houve um aumento nas doações em julho (13.188) e agosto (14.295) deste ano em comparação com os meses anteriores à aprovação da PEC, quando a média de atos de doação foi de 11.114 escrituras solicitadas.

A Reforma Tributária, caso aprovada no Senado na forma atual, permitirá que os estados estabeleçam alíquotas progressivas para o Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCMD). Isso se aplica a qualquer pessoa física ou jurídica que receba bens ou direitos por doação ou herança.

Reforma Tributária sobre heranças...4

Para realizar o ato, doador e donatário devem comparecer perante o tabelião em Cartório de Notas.

A escritura de doação também pode ser feita à distância por meio da plataforma e-Notariado.

Nos estados com ITCMD fixo, o inventário extrajudicial oferece praticidade e rapidez na divisão dos bens.

Herdeiros maiores de idade e em acordo quanto à partilha devem consultar um Cartório de Notas, portando documentos necessários, incluindo a certidão de óbito.

Assim como a doação, o inventário pode ser realizado de forma online, com videoconferência, por meio da plataforma e-Notariado.

Vivência cultural

A Companhia Barrica do Maranhão dará continuidade, nesta quinta-feira, sexta e sábado, em sua sede, na Casa de Arte Barrica, na Madre Deus, ao projeto “Vivência Cultural e Educacional”, iniciativa voltada para o saber das tradições e manifestações culturais a partir dos ciclos festivos juninos, carnavalescos e natalinos.

O projeto é marcado por visitação de alunos de escolas públicas e particulares e aulão de danças juninas e carnavalescas capitaneado por coreógrafos da companhia.

Nas visitas guiadas às dependências do prédio principal e anexo, os estudantes têm a oportunidade de conhecer espaços onde produtores, artistas e colaboradores se debruçam o ano inteiro sobre o trabalho de criação dos espetáculos musicais que se tornaram referências de criatividade no Maranhão e ganharam o mundo em viagens internacionais.

População centenária

O Maranhão é o segundo estado brasileiro com a maior proporção de pessoas com mais de 100 anos de idade. O levantamento é do Censo 2022 do IBGE.

Segundo os dados (compilados pelo perfil Fatos de Geografia no Instagram), o Brasil tem 37.814 centenários, uma média de 186 por cada 1 milhão de habitantes.

No Maranhão, essa média é de 364,5. O estado fica atrás apenas da Bahia, com 377,3 centenários a cada 1 milhão de habitantes.

População centenária...2

Já as menores proporções estão em Santa Catarina, com 87,6 (667 centenários), seguido de Rondônia, Distrito Federal e Paraná (veja mapa acima).

De acordo com o IBGE, houve uma alta de 67% nessa faixa etária em 2022, na comparação com 2010.

A maior parte dos idosos com 100+ é de mulheres, mais do que o dobro de homens com a mesma idade. Isso porque a expectativa de vida das mulheres é maior.

A média de vida da população feminina brasileira é 80,5 anos, enquanto a masculina é 73,6 anos.

Revogação de norma

O vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão, também secretário de Educação do Estado, declarou que solicitará ao Conselho Estadual de Educação a revogação ou alteração de norma criada há duas décadas a respeito da matrícula de alunos com deficiência em turma regular de escolas do Maranhão.

Pelo dispositivo, cada escola só pode ser obrigada a matricular até três alunos neurodivergentes. A manifestação veio após denúncia de um pai de aluno, feita na semana passada, contra o Colégio Educalis. Ele acusou a instituição de ensino de discriminação contra seu filho. A escola alega que agiu dentro da legalidade

Para escrever na pedra:

“Quem joga fora a liberdade essencial para obter uma pequena segurança, não merece nem a liberdade nem a segurança”. De Benjamin Franklin.

TRIVIAL VARIADO

Os secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal lançaram ontem mais um manifesto contra o ponto da reforma tributária que prevê a federalização do Imposto sobre Bens e Serviços, que vai substituir o ICMS.

No documento, os titulares das Secretarias de Fazenda reiteram o apoio à reforma, mas afirmam que “o diálogo federativo é fundamental”.

No documento os secretários dizem ainda que “o papel dos executivos estaduais foi sucessivamente esvaziado no trâmite legislativo da proposta, o que está levando a uma federalização da administração tributária em níveis de centralização administrativa que rivalizam com aqueles que antecederam a redemocratização do país, a partir de 1986”.

Mais: os secretários lembram ainda que hoje a União já arrecada mais de 2/3 dos tributos brasileiros. Com a reforma vai quase totalizar as receitas tributárias brasileiras, “deixando aos estados e municípios apenas os de cunho patrimonial, de baixo fluxo arrecadatório”.

O governo federal decidiu prorrogar para o dia 6 de dezembro o prazo para que os estados e o Distrito Federal comecem a emitir a nova Carteira Nacional de Identidade. A mudança no prazo atende um pedido dos estados.

Reunidos na 1ª Conferência de Sindicatos Médicos e Grêmios da América Latina, em Buenos Aires, profissionais da Argentina, Brasil, Peru e Uruguai oficializaram a criação da União dos Sindicatos Médicos da América Latina (Unión Sigmela).

No assunto: a nova entidade atuará em pontos comuns para a categoria médica, como precarização dos vínculos trabalhistas, aumento de jornada e redução de salários.

Uso constante de maconha aumenta o risco de ataque cardíaco e AVC entre pessoas mais velhas, alerta a American Heart Association.

Levantamento da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular aponta que a trombose causa 165 internações diárias no País.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.