PH: Grupo de Brasília na Wine Celebration
E mais: Pôr do Sol no Espigão
Grupo de Brasília já confirmou
A terceira edição da festa Wine Celebration, confirmada para o dia 20 de outubro, às 21h, no Palazzo Eventos, está mobilizando também grupos de outros estados apaixonados por vinho e que, também, não perdem os eventos ligados à temática, principalmente quando se trata de produções caprichadas que oferecem um verdadeiro banquete de rótulos e, ainda por cima, música para completar o combo.
Que o digam Sônia Santos e Adel Oliveira, Charles Barbosa e Fran de Faria, Rogério Banban e Patrícia, Patrícia Freire e Tales Freire, Glediston Mustefaga e Mário Lacerda, que moram em Brasília e já estão com passagem marcada para uma prazerosa aterrissagem em São Luís especialmente para o evento.
O evento que consagra uma das bebidas mais consumidas no mundo terá show do cantor Paulo Ricardo, que apresentará, além de sucessos do RPM, músicas de Raul Seixas, Cazuza, Legião Urbana, Lulu Santos, entre diversos outros artistas e bandas.
Uma das novidades desta edição será a utilização de produtos regionais sob a curadoria do experiente Chef Junior Ayoub, como azeite e amêndoas do coco babaçu, a traíra (um peixe fartamente encontrado em águas maranhenses) e o mel de abelha produzido no município de Santa Luzia do Paruá. Essa iniciativa recebeu o apoio e a orientação do Sebrae.
A chaga que vira terror
No Dia das Crianças, ontem, eis que na candura dos seus 8 anos, Leonardo Holanda Vilhena, sobrinho-neto, vendo na TV o terror do conflito em Israel e na Faixa de Gaza, dispara a pergunta: Vovô, por que tem guerra?
Valeu uma boa reflexão. Expliquei-lhe que o homem desde os tempos da Pedra Lascada, mais ou menos no tempo das cavernas, carrega uma chaga moral na alma que já custou bilhões de vida, o racismo.
Mudam os palcos e os cenários, às vezes o enredo, cada qual com os seus valores agregados, mas o pano de fundo é o mesmo, questões de raça. Só para falar das guerras dos nossos dias, os ucranianos são eslavos orientais, contra os russos. E a dos judeus com os palestinos, vem lá desde antes de Cristo. Em todos os casos, os que se julgam mais empoderados sempre querem submeter os de outra raça.
A chaga que vira terror...2
No Brasil dos nossos dias a faceta mais explicita do racismo é contra os negros, também responsável por milhares de mortes como numa guerra sem fim, mais negros mortos por homicídio, mais negras por feminicídio.
Ressalte-se que o homem criou formas de marcar o tempo, os segundos, minutos, horas, dias, meses e os anos, o único item que não se repete. E corre atrás de meios para postergar o tempo de vida com qualidade.
Mas também gasta a inteligência para construir máquinas de matar. Na polarização entre esquerda e direita querem empurrar o Hamas para os braços da esquerda.
E sabe quem está certo? Leonardo ficou encucado quando dissemos que em guerras quase sempre todos estão errados.
Feira do Livro
Consolidada como uma das maiores experiências literárias do Maranhão, a 16ª Feira do Livro de São Luís (FeliS), realizada pela Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias municipais de Cultura (Secult) e Educação (Semed), será aberta hoje e segue até o dia 22 de outubro, na Praça Maria Aragão.
Nesta edição, a FeliS celebra o bicentenário de Gonçalves Dias, considerado o primeiro poeta autêntico do movimento romântico no Brasil, cujo legado literário é carregado de méritos.
A FeliS surgiu com a finalidade de valorizar a rica herança literária e cultural de São Luís, democratizar e facilitar o acesso ao mundo dos livros, além de fomentar a criação de novos leitores e promover o desenvolvimento das indústrias criativas e produtivas relacionadas à promoção da leitura.
Médicos sem Fronteiras
Médicos Sem Fronteiras (MSF) está horrorizada com o brutal assassinato em massa de civis perpetrado pelo Hamas e com os intensos ataques a Gaza que estão sendo realizados por Israel.
MSF pede a interrupção imediata do derramamento de sangue, o estabelecimento de espaços e passagens seguros para as pessoas chegarem a eles com urgência.
Médicos sem Fronteiras…2
As pessoas devem ter acesso seguro a recursos básicos, como alimentos, água e instalações de saúde.
Os suprimentos humanitários essenciais, como medicamentos, equipamentos médicos, alimentos, combustível e água, também devem ter permissão para entrar no enclave de Gaza.
Para facilitar essa entrada, a passagem na fronteira de Rafah com o Egito deve ser aberta e os bombardeios no local de passagem devem cessar.
Médicos sem Fronteiras…3
Cerca de 2,2 milhões de pessoas estão atualmente presas na Faixa de Gaza, onde bombardeios indiscriminados transformaram uma crise humanitária crônica em uma catástrofe.
Mais de 300 profissionais de MSF estão em Gaza. Alguns deles perderam suas casas ou membros da família – tem sido quase impossível para eles se deslocarem.
Médicos sem Fronteiras…4
Milhões de homens, mulheres e crianças estão enfrentando uma punição coletiva na forma de cerco total, bombardeios indiscriminados e ameaça constante de uma batalha terrestre.
É preciso estabelecer espaços seguros e permitir a entrada de suprimentos humanitários em Gaza.
Os feridos e doentes devem receber atendimento médico.
As instalações e equipes médicas devem ser protegidas e respeitadas; hospitais e ambulâncias não devem ser alvos.
Viagem a Barreirinhas
A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale, acompanhou o governador Carlos Brandão, na quinta-feira, em mais uma série de entregas de serviços públicos em Barreirinhas.
Mutirão de cirurgias de catarata, inauguração de escritório da Agerp e sanção de lei visando à proteção dos Lençóis Maranhenses foram algumas das ações que fizeram parte da agenda.
Após o ato de assinatura da sanção da lei, de autoria de Iracema Vale, que dispõe sobre a preservação e a proteção da Região dos Lençóis Maranhenses, a comitiva visitou o Hospital Macrorregional de Barreirinhas, onde Brandão, Iracema e outros parlamentares acompanharam os trabalhos do 'Mutirão Catarata Zero'.
A ação, que visa realizar 1.300 cirurgias de catarata no município, em três dias, é uma iniciativa da deputada Iracema, viabilizada por meio de emenda parlamentar de sua autoria.
Tribo de Jah
Nesta sexta-feira 13, a Tribo de Jah lança a primeira parte do álbum “Revolvendo as Raízes” por meio das plataformas de áudio.
Com quase 40 anos de estrada, a banda é a pioneira do estilo no país, já tendo levado seu som para mais de 50 países, sendo a única a se apresentar no maior festival de reggae da Jamaica, o Sunsplash.
Sobre “Revolvendo as Raízes”, Fauzi Beydoun, vocalista e idealizador da banda, conta que o título por si só propõe, como o nome sugere, uma volta às origens ou uma “mexida” nas suas raízes, já que o grupo se mantém fiel nesses seus quase quarenta anos de carreira ao estilo de reggae de raiz, termo que a banda pioneira introduziu no Brasil com seu primeiro álbum “Roots Reggae”.
Outro detalhe importante é que os clássicos da banda foram regravados. Sucessos, como “Babilônia em Chamas”, “Ruínas da Babilônia” e “Não Basta Ser Rasta”, estão ao lado das faixas inéditas, os clássicos com uma roupagem mais atual, com mais recursos técnicos”, explica Fauzi Beydoun.
Continua após a publicidade..
DE RELANCE
Pôr do Sol no Espigão
Neste domingo, no Espigão Costeiro da Ponta d’Areia, tem mais uma edição do ‘São Luís Pôr do Sol Musical’.
O objetivo do evento é promover bem-estar e lazer de forma gratuita para visitantes e moradores da cidade.
A programação terá apresentações da Banda da Guarda Municipal e da Banda Raiz Tribal, como forma de celebrar o título de Capital Nacional do Reggae, que São Luís do Maranhão recebeu por meio da Lei 14.668, de 2023.
Preservação dos Lençóis
O governador Carlos Brandão sancionou, na manhã de ontem, lei oriunda de projeto de autoria da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), que trata da preservação e proteção da região dos Lençóis Maranhenses.
O ato aconteceu no município de Barreirinhas na presença de várias autoridades.
A lei tem como objetivo conter o avanço da abertura de novas lavouras destinadas ao cultivo de monoculturas na região, como plantações de larga escala de eucalipto e soja, no intuito de coibir impactos ambientais significativos decorrentes desse tipo de atividade, como a perda de habitat, o aumento da poluição das águas e a degradação dos solos.
Preservação dos Lençóis…2
Com a lei, ficará proibida a plantação em larga escala nos municípios pertencentes ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, tendo em vista a salvaguarda da região.
Também ficará proibida a abertura de novas áreas para monoculturas e a expansão de lavouras e plantações existentes em meio ao complexo natural.
Missão em Floripa
A Associação Comercial do Maranhão (ACM) lançou a Missão de Negócios 2023 à cidade Florianópolis (SC), que acontecerá de 26 a 29 de novembro.
A missão é destinada aos empresários maranhenses e associados da entidade, que terão vantagens exclusivas dentro do pacote planejado pela ACM.
A cidade de Florianópolis tem investido no setor tecnológico desde a década de 80.
Por isso, atualmente, é conhecida como a “Ilha do Silício”. Diversificando suas atividades econômicas há alguns anos tem se tornado conhecida mundialmente pela vocação empreendedora.
Com um “solo fértil” para inovação, a capital é a segunda colocada no ranking nacional de startups por habitantes, perdendo apenas para São Paulo.
Festa no Casarão
Neste domingo tem Nego TDN no Casarão Colonial.
Trata-se de um artistas que está na crista da onda no município de Teresina e vai agitar o espaço da Rua Afonso Pena.
Como se sabe, nessas últimas semanas a programação começa sempre na Feirinha São Luís, por volta das 10h, com shows na Praça João Lisboa.
Por volta das 16h, as portas do Casarão serão abertas para receber também CDC, Lucas Seabra, Samba de Reis e DJ Arsênio Filho.
A programação será também em celebração ao Dia dos Professores.
Onda de calor
A forte onda de calor dos últimos meses do ano é desafiadora para a saúde do organismo.
Com muito ar seco e exposição prolongada ao sol, o corpo humano é submetido a um esforço adicional para manter a temperatura interna dentro de limites saudáveis.
Esse tipo de clima demanda atenção redobrada com a saúde e bem-estar, sendo fundamental lembrar a importância não só do uso do protetor solar e da ingestão frequente de água, mas de alimentação correta para enfrentar os efeitos do calor intenso.
Festa da Juçara
Começa neste domingo a 54ª Festa da Juçara, no Parque da Juçara, no Maracanã. O evento é uma das atividades mais tradicionais do Maranhão.
A festa é reconhecida por manter viva a inconfundível expressão popular da cultura e da culinária da região do Maracanã, em São Luís, celeiro dos juçarais que abastecem a Grande Ilha e são levados para todas as partes do Brasil.
Nesta edição, que vai ser realizada até o dia 5 de novembro, a Festa da Juçara vai contar com 49 barracas, oferecendo diversas variações de refeições com a juçara, que é um dos frutos mais apreciados pelos maranhenses.
No vizinho estado do Pará, a juçara é conhecida pelo nome de açaí.
Para escrever na pedra:
“A cada nova ação, a cada nova crueldade, devemos nos opor a um pequeno complemento de amor e bondade que devemos conquistar em nós mesmos”. De Etty Hillesum.
TRIVIAL VARIADO
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, participará, na próxima quarta-feira, na Câmara Federal, de audiência pública para apresentar aos parlamentares seu plano de trabalho no Ministério e as ações programadas para os próximos três anos na pasta.
No assunto: a audiência foi proposta e será realizada pela Comissão de Comunicação da Câmara Federal. Membros de outros colegiados e de toda e qualquer bancada poderão participar.
O dia 12 de outubro foi marcado por muita diversão na Praça da Família, localizada na Vila Nova, área Itaqui-Bacanga, onde o deputado estadual Carlos Lula (PSB) promoveu uma ação social reunindo centenas de crianças da região.
Em tempo: na Assembleia Legislativa, o parlamentar tem defendido o fortalecimento de políticas públicas para os pequenos maranhenses.
A Justiça de São Paulo condenou o pastor Silas Malafaia a pagar uma indenização de R$ 15 mil à jornalista Vera Magalhães, apresentadora do programa Roda Viva, da TV Cultura, por danos morais e propagação de fake news. Malafaia ainda pode recorrer.
A Justiça Federal no Amazonas decidiu que Amarildo da Costa Oliveira, Oseney da Costa Oliveira e Jefferson da Silva Lima, acusados de assassinar o indigenista Bruno Pereira e o jornalista Dom Phillips, serão julgados por um júri popular pelos crimes de duplo homicídio qualificado e ocultação de cadáver.
Bares no prejuízo: em todo o Brasil, o número de restaurantes e bares que encerraram o mês de agosto no prejuízo cresceu 5%, revela a Abrasel.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira