COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Pergentino Holanda: Antonio Carlos Lima deixa um vazio na vida cultural

E mais: Flávia Bittencourt brilha em Sanremo

PH

Atualizada em 09/10/2023 às 10h13
O jornalista e escritor Antonio Carlos Lima deixa um enorme vazio na vida cultural do Maranhão

Perdi um amigo, um irmão

Foi uma luta de poucos meses. Mas com dor, sofrimento, angústia, hospitalizações. Uma soma de situações, todas elas tortuosas. Foram assim os últimos dias de vida do jornalista Antonio Carlos Lima. As informações dos últimos sete dias mostravam um quadro de saúde bastante delicado.

Muito ruim saber que um grande amigo morreu, mas, ao mesmo tempo, um certo alívio para as pessoas que tanto gostavam dele: terminou o sofrimento.

Passar por meses de câncer ninguém merece. Mesmo diante da crítica situação em que se viu metido, Antonio Carlos sempre foi um gigante. Buscou viver em todos os momentos, buscou soluções a todo tempo, trabalhou e se fez importante ao longo deste período. Muita bravura, muita vontade de viver.

Perdi um amigo, um irmão…2

Antonio Carlos já não tinha a mesma força, seu corpo perdia quilos importantes. Muitas vezes, a dor o impediu de tudo, de rir, de chorar, de abraçar, de se alimentar. Ele foi um forte. Um vitorioso. Um talento como poucos.

Não gostaria de ter vivido este dia. Claro que fica sua obra, claro que ficam os seus ensinamentos, sempre vamos lembrar da sua alegria, da sua camaradagem, mas sentiremos muito a falta do Antonio Carlos, que o chamávamos carinhosamente de “Pipoca”. Estou triste pela sua morte, mas conformado porque ele descansou.

Foi muito sofrimento, foi muita dor. Ninguém merece passar por isso. A doença do câncer consome com as pessoas aos poucos, por suas venenosas metástases, doloridas e cruéis.

Perdi um amigo, um irmão…3

O Maranhão perde um talento. Ficam centenas de artigos que poderão ser lidos mais uma vez, os livros que por ele foram escritos.

Vou ler alguns novamente, para não perder pelo esquecimento esta figura que tanto amei e admirei, que fez companhias maravilhosas no meu trabalho, que me ajudou muitas vezes.

Nesta segunda=feira 9 de outubro, as últimas homenagens que podemos fazer a Antonio Carlos Lima é que ele soube viver de uma forma apaixonada e intensa como poucos. Perdi um primo, um irmão, um amigo.

Perdi um amigo, um irmão…4

Se a vida fosse uma escola de samba, a mais linda de todas, ele seria o abre-alas, o mestre-sala e o passista primeiro. Correria pela avenida toda para ser o melhor abre-alas, o melhor mestre-sala e o melhor passista. E seria, para não atrapalhar a evolução e o desfile dos outros.

E se a vida fosse uma Ipiranga trancada na hora do pique, ele seria o verde da sinaleira, sorrindo à espera da primeira brecha para seguir em frente guiando o seu auto. Se a vida se apresentasse ao Antonio Carlos vestida de depressão para enganá-lo, como quando o câncer o desafiou, ele diria:

– Ah, tá. Pode tirar essa roupa aí. Nem vem! Vamos tomar um vinho?

Perdi um amigo, um irmão…5

Pode ter existido alguém tão apaixonado pela vida como o Antonio Carlos, em todos os continentes, pelos mares e oceanos, em alguma galáxia ainda não descoberta, mas anote aí: mais amante das possibilidades infindáveis de um coração batendo, jamais.

Quando soube da sua morte injusta, senti como se me arrancassem um pedaço do que de melhor exstia em mim. Não é uma imagem muito criativa, admito. Certamente ele imaginaria algo melhor, mas é como eu me sinto. O chão sumiu. O corpo tremeu.

Perdi um irmão. Não apenas de sangue, mas de todo o resto.

DE RELANCE

Flávia Bittencourt exibindo o troféu de vencedora do Festival Sanremo Senhior

Flávia Bittencourt brilha em Sanremo

A cantora maranhense Flávia Bittencourt foi a grande vencedora do Festival Sanremo Senior, no último fim de semana, no The Opera Theatre Of The Municipal Casino, na cidade de Sanremo, na Itália.

A exemplo do tradicional Festival de Sanremo, que acontece sempre em fevereiro no Ariston Theatre e que em 2023 completou sua 73ª edição como o Festival da Canção mais importante da Europa, principalmente por sua longevidade – é realizado sem interrupção desde 1955, antes mesmo da chegada da televisão na Itália -, a versão Senior acontece há 7 anos na famosa cidade italiana e dele participam artistas de várias partes do mundo.

Flávia Bittencourt concorreu com a música “Vazio”, de sua autoria, e sagrou-se a grande vitoriosa da edição deste ano.

Recentemente, Flávia lançou a canção “Amouro', com Carlinhos Brown, que integra o seu mais novo álbum, intitulado ”Volitar".

Continua após a publicidade..

Flávia Bittencourt com outros participantes do Sanremo Senior

O mundo diante de mais um conflito

Conflito entre Israel e o Hamas é resultado de investida inédita do grupo terrorista, que tirou a vida de 700 pessoas no país do Oriente Médio.

Do outro lado, a reação do governo de Benjamin Netanyahu provocou cerca de 400 mortes na Faixa de Gaza.

Israelenses receberam apoio internacional para se defender, mas Conselho de Segurança da ONU encerrou reunião sem declaração sobre o episódio.

Eclipse solar anular

Um eclipse solar anular poderá ser visto no céu do Brasil no dia 14 de outubro. Este é um dos fenômenos astronômicos mais esperados do ano, e os habitantes de algumas capitais terão a sorte de observar com maior nitidez a formação do “anel de fogo”.

São Luís, com uma cobertura superior a 80 por cento, está entre as cidades mais privilegiadas para acompanhar a anularidade. As capitais contempladas serão dos Estados do Norte e Nordeste do país.

Natal, no Rio Grande do Norte, tem a maior porcentagem de cobertura do sol, com 88,52.

Eclipse solar anular…2

O eclipse solar acontece quando a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, criando uma sombra sobre o planeta e escondendo parcial ou totalmente o disco solar para um observador na Terra.

O evento que poderá ser observado dia 14 em boa parte do território brasileiro é do tipo anular, que ocorre quando a Lua passa entre o Sol e a Terra ao mesmo tempo em que está no ponto de sua órbita mais distante do nosso planeta, o chamado “apogeu”.

Por causa da distância maior em relação ao nosso planeta, o satélite não cobrirá por completo o Sol, deixando-o com a aparência de um “anel de fogo”.

Virada no Rio Poty

Outubro chegou e já se começa a falar em festas de fim de ano. Em São Luís, um dos eventos da virada que promete é o Réveillon do Rio Poty Hotel & Resort, um dos mais charmosos e aprazíveis empreendimentos hoteleiros da capital maranhense, localizado no bairro Ponta d'Areia. 

No assunto: notícias de bastidores dão conta de que a produção do evento deve anunciar, dentro em breve, a lista de atrações para a grande festa à beira-mar. 

Afinal, o hotel tem tradição de oferecer eventos da virada dignos de aplauso, uma vez que sua localização, de frente para as águas da Baía de São Marcos, é um dos principais atrativos.

Em tempo: como todos os anos, o Rio Poty Hotel & Resort oferecerá pacotes especiais para a temporada de fim de ano, visando atrair maranhenses e pessoas de outros estados do Brasil e do exterior. 

Para escrever na pedra:

“Se tens um coração de ferro, bom proveito. O meu, fizeram-no de carne, e sangra todo dia”. Fala do personagem Clara na peça de teatro “A segunda vida de Francisco de Assis" (1987) de José Saramago.

TRIVIAL VARIADO

Nesta data, em 1940, nasceu o cantor e compositor britânico John Lennon. Em 1985, morreu o ex-presidente do Brasil, Emílio Garrastazu Médici. E em 2009, o então presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, recebeu o Prêmio Nobel da Paz.

O cantor e ator Thiago Martins está rodando o Brasil com seu show destacando gêneros que ele e seus fãs apreciam. Ele diz que os fãs têm lhe recebido de braços abertos em todas as cidades. Em São Luís, o show acontece no dia 27 de outubro, no Círculo Militar. 

Em uma entrevista exclusiva para a assessoria de imprensa do evento, Thiago Martins revelou que ama o Maranhão, terra de sua amiga Alcione. Ele falou também sobre o repertório do show que está levando para várias cidades do país. 

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) prevê que o presidente Lula escolherá Jorge Messias, atual ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), para o STF. A informação é do jornalista Igor Gadelha, do Metrópoles.

Segundo ele, a aposta tem sido feita pelo filho mais velho do ex-presidente Jair Bolsonaro em conversas com aliados nos bastidores.

 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.