COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Pergentino Holanda: Herança de Machado de Assis

E mais: Marco Legal das Garantias

PH

A maior qualidade da prosa de Machado de Assis, como ensina qualquer professor de cursinho e repete qualquer tuiteiro dado a crítico literário, é sua ironia. É por meio dela que Machado, vá lá, “investiga os subterrâneos da alma”

Machado de Assis

O mundo culto, civilizado, lembrou no último dia 29 de setembro, o falecimento de Machado de Assis. E nessa lembrança do nosso maior escritor, vieram suas muitas frases, como esta maravilha de vida e ironia: “Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis”, em Memórias Póstumas de Brás Cubas. E na mesma obra, este magistral fim de romance e de um acerto de contas: “Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria”. 

Mas não, o narrador do romance Memórias Póstumas de Brás Cubas se afasta, e muito, da pessoa criadora e fecunda de Machado de Assis. O seu legado continua até hoje, e no futuro, em contos, crônicas, romances, ensaios e críticas que ele nos deixou. E de certo modo em filhos não biológicos, como os escritores, críticos e historiadores inteligentes, sensíveis, eles próprios geniais, na medida em que admiramos o que trazemos dentro da gente.

Filhos da altura do escritor, historiador, jornalista e pensador comunista José Carlos Ruy. 

Machado de Assis…2

O bárbaro calendário nos mostra que em 2 de fevereiro de 2021 nós perdemos José Carlos Ruy. Desse modo perdemos também a sua palavra amiga, o estímulo companheiro, a compreensão generosa que só desejava abraçar a diversidade de tudo e de todos nós.

Mas na sua inesperada partida, como uma fértil herança, ele nos deixou o seu Dicionário Machado de Assis.

Herança fecunda e necessária.

Machado de Assis…2

O maior dos escritores brasileiros deu nome a 1.060 de seus personagens, sendo 372 mulheres.

Ao lado dessas “figuras humanas nomeadas”, há “mais ou menos 350 outros ‘anônimos’, a imensa maioria dos quais escravos, lacaios, cocheiros, empregados humildes de todo tipo, que não recebem nome nem têm protagonismo na narrativa e só são citados”.

O Dicionário Machado de Assis apresenta cada um desses tipos.

Machado de Assis…4

Se pensam que exagero, o que podemos  dizer de páginas de Machado de Assis onde Ruy nos ilumina? Se não, olhem um dos  trechos, como este a seguir:

“Camila – É daquela casta de mulheres que riem da idade. É bonita e deixa às outras o trabalho de envelhecer. Tem cabelo negro e olhos castanhos; as espáduas e o colo feitos de encomenda para os vestidos decotados. E um certo instinto que a beleza possui, junto com o talento e o gênio. É casada com um viúvo, honesta não por temperamento, mas por princípio, amor ao marido e um pouco por orgulho. Vive principalmente com os olhos na opinião. Entrou na casa dos 30 anos de idade e não lhe custou passar adiante. Duas ou três amigas dizem que ela perdeu a conta dos anos, sem perceber que a natureza era cúmplice, e que aos 40 anos Camila mantém um ar de 30 e poucos. Quando surgiu um pretendente para a filha, ficou prostrada: viu iminente o primeiro neto, e determinou-se a adiar o casamento da filha. (Do conto Uma Senhora, de 1884 )”

Machado de Assis…5

E aqui, onde José Carlos Ruy cita e resume um personagem com a inteligência e arte do escritor:

“Nóbrega – Foi coletor de esmolas para a Igreja. Encontrou Natividade e Perpétua na Rua de São José quando elas foram consultar Bárbara. Ele ficou com a nota de 2 mil réis que Natividade deu de esmola. Aplicou e multiplicou o dinheiro. Poucos meses depois, deixou de ser coletor de esmolas e mudou de carreira. Deixou a cidade; quando voltou, tinha alguns pares de contos de réis, que a fortuna dobrou, redobrou e tresdobrou. Ganhou dinheiro na especulação, do ‘encilhamento’. Era outro; as feições não eram as mesmas, senão as que o tempo lhe veio compondo e melhorando”. (Esaú e Jacó, 1904)”.

Machado de Assis…6

Nas palavras de Ruy: “além de uma apresentação do Machado, reuni opiniões dele sobre tudo, e a descrição dos 1065 personagens da sua obra”.

Mas ele realizou bem mais. José Carlos Ruy escreveu um livro fundamental, uma orientação de estudos sobre Machado de Assis para estudantes universitários e colegiais, além de fonte de pesquisa para doutores de nossas universidades.

Ou seja: para todos os leitores que têm o legítimo desejo de compreender a sociedade brasileira. 

Machado de Assis…7

Como aqui, em uma das finas observações do nosso melhor escritor, na pesquisa e seleção de Ruy: 

Classe social: “Então eu fiz uma reflexão filosófica, acerca da diferença de classes; disse comigo que a própria fortuna era por essa graduação dos homens, fazendo com que a outra moça, rica e elegante, de alta classe, não desse por mim, quando estava a tão poucos passos dela, sem tirar dela os olhos, ao passo que esta outra, medíocre ou pobre, foi a primeira que me viu e me chamou a atenção. É assim mesmo, pensei eu; a sorte destina-me esta outra criatura que não terá de subir nem descer, para que as nossas vidas se entrelacem e nos deem a felicidade que merecemos. Isto me deu uma ideia de versos. Lancei-me à velha mesa de pinho, e compus o meu recitativo das Ondas: ‘A vida é onda dividida em duas…’ ‘A vida é onda dividida em duas…’ Oh! quantas vezes disse eu este recitativo aos rapazes da Escola e a uma família da Rua dos Arcos!” (Uma por outra, 1897).

Machado de Assis…8

O Dicionário Machado de Assis, a obra do gênio de José Carlos Ruy, está no ponto e pronto para ser publicado pela Editora Anita Garibaldi, faz um certo tempo.

A demora dói na gente. E mais não devo falar, em razão desta hora urgente dos meus 75 anos de idade.

Nesta altura, me sinto renovado para a luta necessária da nossa literatura.

Com muito charme e simpatia, Ana Karin Andrade (presidente do Grupo Mulheres Solidárias, com sede em São Paulo), desembarca hoje em São Luís para uma curta temporada de visitas a parentes e amigos

MDB premia prefeitos

O MDB encontrou um jeito de premiar as administrações municipais que adotam práticas inovadoras e de sucesso na gestão pública.

Foi lançado na última quinta-feira o Prêmio MDB de soluções municipais.

A iniciativa conta com apoio da Fundação Ulysses Guimarães e integra o programa Mobiliza 15.

O objetivo é identificar, reconhecer, disseminar e estimular a realização de práticas inovadoras e de sucesso nas gestões públicas, demonstrando o compromisso do MDB com o municipalismo e com a excelência na administração das cidades.

Projeto Fada e Ação Social

O Projeto Fada “A Magia de ser diferente” está se preparando para uma emocionante ação social que ocorrerá neste sábado, dia 7, na APAE de São Luís.

A iniciativa busca não apenas celebrar o Dia das Crianças, mas também promover a solidariedade e a inclusão social para crianças com deficiência e suas famílias.

Das 9h às 12h da manhã, a sede da APAE se transformará em um lugar repleto de diversão e amor ao próximo. As atividades programadas incluem oficinas de arte e dança, recreação infantil, atendimento médico, palestras sobre alimentação, distribuição de lanches e cestas básicas.

Tudo foi cuidadosamente planejado para proporcionar momentos de alegria e aprendizado para as crianças assistidas pela APAE.

Projeto Fada e Ação Social...2

Já em sua 11ª Edição, o Projeto Fada é uma iniciativa idealizada pela empresária Caroline Regadas, inspirada por sua filha Maria Clara que é uma pessoa com deficiência.

Anualmente, o projeto reúne diversos voluntários que se unem para promover essa ação social, atendendo às famílias que enfrentam algum tipo de deficiência intelectual e/ou múltipla.

Continua após a publicidade..

A festa contará com a participação de personagens de desenhos animados e a Banda Vagalume, que levará clássicos infantis e músicas atuais para animar a todos.

DE RELANCE

Recreação Infantil na Potiguar

A Potiguar promove nos próximos sábados (7 e 14/10), nas lojas da Cohama e Forquilha, uma ação de relacionamento voltada para a garotada.

A iniciativa alusiva ao Dia da Criança vai oferecer ao público infantil recreação gratuita, das 9h30 às 11h30.

Sob o comando de recreadores, as crianças vão contar com pintura facial e participar de jogos e brincadeiras, além de esculturas de balões.

Sem dúvida, é uma excelente opção de lazer lúdico e divertido, enquanto os pais podem aproveitar também para ficarem por dentro das promoções em todas as seções da loja, na campanha “Do Chão ao Teto”.

Bumba Meu Boi em Ribamar

O Boi de Matraca de São José de Ribamar, batalhão tradicional da Ilha, está homenageando os personagens do bumba meu boi.

O evento de reconhecimento é uma homenagem aos brincantes que dão vida a esses personagens. E será realizado neste sábado (7) na Estrada de Panaquatira, s/n, no bairro Outeiro, da cidade de Ribamar.

Os inscritos irão concorrer nas categorias cantador destaque, fiteiro, pandeireiro, dançador de burrinha, onceiro, matraqueiro, caboclo de pena, Catirina, Pai Francisco e índia que farão apresentações individuais para os jurados e o público.

A celebração de os Melhores do Ano será feita em uma noite repleta de reconhecimento, talento e muita diversão!

No comando estarão o presidente do Boi, Jailson dos Santos Paixão, e a vice-presidente Flor de Maria Galvão Santana

Brincante do Boi de Matraca de São José de Ribamar

Marco Legal das Garantias

A Câmara dos Deputados aprovou na última terça-feira (3) o projeto de lei do Executivo que cria o Marco Legal das Garantias.

A proposta quer facilitar a execução das garantias dadas em empréstimos e financiamentos, com o objetivo de baratear e aumentar a oferta de crédito. 

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o Brasil é o país em que as instituições financeiras menos recuperam garantias no mundo.

É aqui também que a execução de uma garantia tem maior custo e leva mais tempo. Para cada US$ 100 dados em garantia, o setor financeiro recupera apenas US$ 14,6.

Marco Legal das Garantias...2

Em outros países emergentes, a média de recuperação chega a ser três vezes mais eficiente do que a do Brasil. No Reino Unido o percentual recuperado chega a 85,3%, e a 81,8% nos Estados Unidos.

Relator do projeto de lei na Câmara dos Deputados, o deputado federal João Maia (PL-RN) disse que a proposta moderniza a legislação em torno das garantias, o que será positivo para a economia. 

“Estes dados indicam que o tratamento atual dispensado ao tema das garantias pelo ordenamento jurídico brasileiro necessita ser reformulado para melhorar esses números e, por conseguinte, reduzir os juros pagos pelo tomador brasileiro. E ter acesso a crédito barato também é um dos elementos fundamentais do exercício de cidadania financeira, algo muito falado, mas pouco compreendido”, destacou. 

O PL 4188/2021 quer possibilitar que os bancos e demais instituições financeiras que oferecem linhas de crédito possam reaver de forma mais rápida e mais barata as garantias dadas nas operações pelos clientes inadimplentes. 

“Saindo da Casca do Ovo”

Andei folheando o livro “Saindo da Casca do Ovo – José Planeja sua Iniciação Sexual”, de Claudio Nasajon e Cesar Simões Salim.

A obra oferece uma abordagem simples e bem-humorada sobre a iniciação sexual dos jovens.

Os autores narram as experiências de um grupo de adolescentes que estão despertando para o sexo, da primeira “transa” com a namorada até experiências homossexuais.

“Saindo da Casca do Ovo”...2

A história começa com um casal de jovens namorados que decide viajar durante um feriado prolongado para ter a primeira relação sexual de suas vidas, sem conhecer todas as consequências dessa decisão.

Segue com as aventuras de um grupo de amigos que resolveu comemorar o aniversário de um deles em uma casa de prostituição.

Mais adiante relata, inclusive, a preferência de alguns pelo sexo virtual, aborda fantasias e a prática da masturbação.

“Saindo da Casca do Ovo”...3

Quem assina o prefácio é o psiquiatra e psicanalista Alberto Goldin, co-autor de vários livros de sucesso relacionados ao assunto e da peça teatral Todo Mundo tem Problemas (Sexuais).

Na contracapa, o livro traz também depoimentos dos escritores Paulo Coelho e Fernando Morais e da psicóloga e psicanalista Márcia Botelho Antunes.

Capa do livro “Saindo da Casca do Ovo”

Para escrever na pedra:

“Há lembranças em mim que estão se despedindo de seus interlocutores. Até o Google encontra dificuldades de localizá-las. A pesquisa volta em branco, deserta de referências”. Do poeta Fabricio Carpinejar.

TRIVIAL VARIADO

Ontem, ao desembarcarem em São Luís para a comemoração dos 97 anos de Dona Cacilda Bernardes Albuquerque, seu filho Murilo Albuquerque e a nora Elvira Bona foram brindados com um almoço dos deuses preparado pela outra nora, Rosário Saldanha.

O aniversário será festejado, em grande estilo, neste sábado, dia 7, na residência da aniversariante, no Olho d´Água, com a presença dos seus familiares e amigos mais íntimos.

Quem desembarca hoje em São Luís, convidado por Ana Karin Andrade, é o empresario Paulo Benites, um dos maiores produtores de chás do Brasil. Ele é dono, com seu pai José Bonites, da empresa Erva Mate Santo Antônio.

A Erva Mate fabrica os famosos chás Santo Antonio. Paulo Benites ficará entre nós até segunda-feira, quando viaja com a esposa Lizi Benites para uma turnê pela Índia.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.