Pergentino Holanda: Sarney receberá medalha
E mais: Uma noite cultural exclusiva
92º Encoge em São Luís
O desembargador José Edivaldo Rocha Rotandano, presidente do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (ENCOGE), juntamente com o desembargador Froz Sobrinho, president do Fórim Fundiário Nacional de Corregedores-Gerais de Justiça, assinam o convite para a abertura da 92ª edição do Encontro do Colégio de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (ENCOGE), que acontece nos dias 4 e 5 de outubro em São Luís.
A abertura, às 18h de amanhã, dia 4, será no Hotel Blue Tree São Luís. E logo após a cerimônia os participantes serão brindados com um jantar, às 20h30, no Convento das Mercês.
Um dos pontos altos da 92ª edição do Encoge será a entrega da Medalha do Colégio de Corregedores ao ex-presidente José Sarney.
92º Encoge em São Luís…2
No encontro, serão debatidas estratégias inovadoras direcionadas para a ampliação do acesso à Justiça, contribuindo para uma sociedade pacífica e inclusiva.
No dia 6 de outubro, será realizada a programação especial do Fórum Fundiário Nacional (FFN), dedicada ao debate de questões relacionadas à Governança Fundiária solidificando conceitos de cidadania e segurança jurídica.
Fortalecimento
Após quase ser extinta pelo governo federal, a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) está recuperando o protagonismo no planejamento de ações para a região.
Sob o comando do ex-senador paraense Paulo Rocha, a autarquia voltou a ser procurada por empresários que desejam implantar projetos nos estados da Amazônia Legal.
Contudo, a carência de pessoal tornou-se um empecilho ao trabalho desenvolvido pela autarquia. Nos anos em que ficou praticamente paralisada, muitos servidores se aposentaram e não houve reposição.
Na semana passada, Paulo Rocha levou ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) pedido para que sejam oferecidas vagas para a Sudam e para a Sudene – congênere responsável pela atuação no Nordeste – no Concurso Nacional Unificado.
Nova direção
A espanhola Aena vai assumir em novembro o controle de mais quatro aeroportos no Norte do País.
A partir das novas operações, a companhia estará à frente de 17 terminais por todo o Brasil, responsáveis por 20% do tráfego aéreo nacional.
Atualmente a companhia opera seis aeroportos na região Nordeste, arrematados na quinta rodada de concessões, realizada em 2019. Na Espanha, seu país de origem, a empresa é responsável por 46 aeroportos.
Botos e morte
A seca histórica na Amazônia está provocando um desastre ambiental nunca visto até então.
Na sexta-feira passada, cem botos vermelhos e tucuxis apareceram mortos no lago Tefé, no Amazonas.
Especialistas alertam que a situação tende a se agravar já que o período seco na região, que abrange também o Médio Solimões, deve atingir seu auge neste mês de outubro.
No fim de semana, o Instituto Mamirauá pediu socorro. Não há na área equipes disponíveis para o resgate dos animais.
Convenção de Supermercados
Empresários maranhenses do setor de varejo alimentar participam em Belém, a partir de hoje, da 24ª Convenção de Supermercados e Fornecedores da Região Norte, a SuperNorte 2023.
A expectativa é de que sejam reunidos 28 mil visitantes nos três dias do evento.
A SuperNorte costuma atrair público de todos os estados brasileiros, mas em sua maioria do Pará, Amapá, Maranhão, Amazonas e Roraima.
Além da convenção, será realizada a tradicional feira de produtos, serviços e tecnologias para supermercados, magazines e pequenos varejistas.
Eleições e prazo
Termina nesta sexta-feira, 6, o prazo para mudanças na legislação eleitoral para o pleito do ano que vem, quando serão eleitos prefeitos e vereadores.
O primeiro turno será no dia 6 de outubro e, conforme prevê o Artigo 16 da Constituição Federal, qualquer mudança legislativa que altere o processo eleitoral precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional com um ano de antecedência da eleição.
O prazo não se aplica aos “regulamentos editados pela Justiça Eleitoral para promover a fiel execução da lei, sem extrapolar seus limites legais ou inovar a ordem jurídica eleitoral”.
Noite Cultural Exclusiva
Nos 20 anos da empresa SuperClínica todos os públicos estão sendo lembrados e contemplados, nas merecidas celebrações iniciadas em setembro pelos sócios Gustavo e Rodolfo Almeida.
Depois de abrir as comemorações com uma ação social impactante – que até o fim do ano estará distribuindo mais de 3 mil vouchers de consultas e exames gratuitos para quem mais precisa – agora chegou a vez de prestar uma justa homenagem àqueles que são os maiores responsáveis pelo sucesso da empresa: os médicos que integram o corpo clínico.
São cerca de 300 conceituados profissionais, que atendem em mais de 30 especialidades nas seis unidades da empresa e que serão homenageados com um coquetel, promovido pela SuperClínica e pelo parceiro grupo DASA/Laboratório Gaspar.
Noite Cultural Exclusiva…2
“Entre os nossos valores principais estão a alta qualidade da nossa equipe de médicos, cuja escolha se dá com base em critérios como competência e experiência, além do atendimento humanizado de nossos colaboradores. Eles merecem essa noite especial que preparamos com todo o carinho para nossos médicos e médicas” enfatizam os sócios Gustavo e Rodolfo Almeida.
O evento, fechado para os médicos da SuperClínica, será no Hotel Blue Tree, nessa quinta-feira, dia 5, às 19h30 e vai contar, como destaque cultural, com uma exclusiva noite de autógrafos do mais novo livro do fotógrafo Meireles Jr., intitulado “Joias da Arquitetura Civil Portuguesa”.
Cada médico será presenteado com um exemplar da obra bilingue (inglês/português), que reúne fotos do casario colonial de São Luís e de mais sete cidades portuguesas.
Wine Celebration
Maior evento de vinho das regiões Norte e Nordeste, a Wine Celebration começa a entrar em contagem regressiva a partir de hoje para sua edição 2023.
A noitada será realizada no dia 20 de outubro, às 21h, no Palazzo Eventos (Araçagi), all inclusive, sob a chancela da equipe da AMZ Company, tendo no comando os empresários Emmanuel Márcio Barbosa e Alípio Moraes.
Os ingressos estão sendo vendidos na Bilheteria Digital.
Wine Celebration…2
A exemplo das edições anteriores, o evento que consagra uma das bebidas mais consumidas no mundo será regado também à música. Desta vez, o convidado é o cantor Paulo Ricardo, que fará um show completo enquanto o público estiver degustando os melhores rótulos dessa bebida que traz muitos benefícios à saúde.
O evento será uma noite para brindar entre amigos levantando taças de famosos rótulos, incluindo alguns da vinícola do enólogo francês Pascoal Marty, como Kalak e Ser.
Wine Celebration…3
Continua após a publicidade..
Pascal Marty fundou, no Chile, a Viña Marty, com o conceito de fazer nascer o que ele mais sabe: grandes vinhos. Marty é conhecido por ter produzido três vinhos de renome mundial em três continentes diferentes nas últimas três décadas.
Ele iniciou a carreira com o vintage Chateau Mouton Rothschild, de 1982, foi chefe enólogo e criador do Opus One, nos Estados Unidos, e repetiu o mesmo conceito no Chile com a Viña Almaviva. Logo, é considerado o pioneiro em fazer vinho chileno super premium.
A onda do Casarão
As tardes/noites no Casarão Colonial fazem cada vez mais sucesso.
Um dos motivos é o entra e sai semanal de artistas e bandas que fazem shows no palco central do jardim do imóvel centenário localizado na Rua Afonso Pena.
O espaço recebe artistas locais e de outros estados.
DE RELANCE
Maranhense retrata vida ribeirinha
Mãe solo de três filhos e de origem ribeirinha, a protagonista de “A ponte, memórias de lírios d’água” é um retrato de milhares de mulheres brasileiras: sobrecarregada pelas demandas da maternidade, mas extremamente forte e motivada por uma vontade inabalável de conquistar uma vida mais confortável para si e os filhos.
A obra é da autora Margareth Diniz – nascida num pequeno povoado do Maranhão. Ela é professora da rede pública e gestora ambiental, e usa da literatura para disseminar a importância do apoio a mulheres nordestinas.
Maranhense retrata vida ribeirinha...2
No livro “A ponte, memórias de lírios d'água”, Margareth Diniz narra a história de uma mulher que luta para sustentar os filhos sozinha e encontra força na união feminina
Ela, a protagonista do livro, é uma mulher de origem ribeirinha, nascida nas margens dos rios amazônicos, que está sobrecarregada com as demandas diárias.
Assim como milhares de brasileiras, acorda cedo para pegar o transporte público e chegar ao emprego informal, que aceitou para sustentar os três filhos sozinha.
Maranhense retrata vida ribeirinha...3
Perto de completar 30 anos, a personagem é um retrato de experiências, sofrimentos e lutas comuns a várias pessoas no país.
Quando era adolescente, mudou-se de cidade para trabalhar na casa de uma professora e ter um quarto para dormir.
Engravidou jovem, de um homem gentil que desapareceu sem deixar rastros, e passou a morar em uma área de ressaca do Macapá.
Em busca de garantir uma melhor qualidade de vida à família, trabalhou com tudo que podia para complementar a renda.
Maranhense retrata vida ribeirinha...4
Dividida em 13 capítulos, a narrativa une o passado ao presente como uma forma de inserir os leitores nos pensamentos íntimos da protagonista.
A partir disso, Margareth Diniz, que nasceu em um pequeno povoado do Maranhão, morou em Belém e reside no Amapá, transita por questões como relacionamentos abusivos, racismo, machismo, migração nordestina e desigualdades socioeconômicas.
Lembrar-se do tempo da escola a fez decidir voltar a estudar. Amanhã mesmo iria procurar saber se ainda havia vaga no turno da noite.
Não seria fácil, sabia, mas nada em sua vida havia sido. Teria que sair do trabalho direto para a escola e pedir a Rosa que ficasse mais tempo ainda com sua filha.
Maranhense retrata vida ribeirinha...5
Além de explicitar estas situações, o livro também mostra como a sororidade (união e aliança entre mulheres, baseadas na empatia e no companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum) pode impactar positivamente a trajetória feminina.
A personagem principal sonha em prover uma vida tranquila para os filhos e se tornar contadora de histórias.
Quando reencontra amigas da juventude, estes objetivos se tornam possíveis depois que elas criam uma rede de apoio para as mulheres da região compartilharem vivências, impulsionarem o empreendedorismo umas das outras e incentivarem a independência.
MAXX e Empreendedorismo Feminino
Empresa genuinamente maranhense, a Maxx é a primeira operadora maranhense de telefonia e tecnologia, focada no pioneirismo e na inovação. Essa é a trajetória da Maxx, que há 24 anos oferece serviços que conectam os maranhenses: TV HD, Telefonia 5G e Internet 100% Fibra.
E mais que oferecer serviços de alta tecnologia para apoiar empreendedores e negócios locais, a Maxx tem como missão conectar pessoas para ajudar no desenvolvimento do Estado e dos maranhenses.
Nesse contexto, a Maxx também aposta no empoderamento feminino através da internet. Seja para estudar e se desenvolver; seja para trabalhar e empreender. A internet abre portas para o sucesso de milhares de mulheres.
MAXX e Empreendedorismo Feminino...2
Para fortalecer a valorização das mulheres no mundo empresarial e empreendedor, a Maxx foi uma das patrocinadoras do 21º Fórum da Mulher Empresária, promovido recentemente pela ACM Mulher e que teve como tema central “O poder da marca em um futuro digital”.
A Maxx foi representada no evento pelas colaboradoras Yorrana Feitosa, Coord. Comercial; Wemylly Medeiros, Supervisora de Atendimento e Sara Belo, Gestora de RH.
Vale destacar que a Maxx realiza outras iniciativas que visam ampliar o acesso das mulheres ao universo digital, inclusive com a promoção de cursos de iniciação à informática gratuitos, destinados às mulheres em situação de vulnerabilidade, que são realizados em conjunto com a SECTI no projeto Estações Tech, que são laboratórios de informática espalhados em bairros da periferia de São Luís.
Para escrever na pedra:
“Acredite que você pode, assim você já está no meio do caminho”. De Theodore Roosevelt.
TRIVIAL VARIADO
Estreia amanhã A Era dos Humanos, série documental da Globoplay com locações em vários biomas do país, incluindo cânions do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Apresentados pelo ator Marcos Palmeira, os quatro episódios abrangem os quatro elementos essenciais à vida – ar, fogo, água e terra. Parte das imagens foi gravada na Morada dos Canyons, em Praia Grande (SC).
Reforma: o governo quer enxugar o número de carreiras do serviço público federal. A ideia é cortar de 150 para 30 as ‘opções’.
Apesar dos juros altos: levantamento do Instituto Locomotiva aponta que 67% dos brasileiros são contra o fim do parcelamento no cartão
Concursos abertos: TST, CNPq e Ministério da Defesa abriram inscrições ontem. Os cargos oferecem remuneração inicial de até R$ 13 mil.
Organização financeira: somente seis em cada 10 brasileiros afirmam que organizam as finanças mensalmente, aponta pesquisa da Serasa.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira