COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Pergentino Holanda: Décimo livro de Meireles Jr.

E mais: A beleza das flores de ipês

PH

Meireles Jr. com Margareth Gomes de Figueiredo (UEMA) e Profa. Maria Tayana Campos Figueiredo (UNDB), parceiros na curadoria arquitetônica e concepção técnica do livro

Décimo livro de Meireles Jr.

Ao completar 28 anos de carreira na fotografia, o designer e fotógrafo Meireles Jr. celebra a sua arte com o lançamento de seu décimo livro, dessa vez tendo como tema as joias da arquitetura civil portuguesa, também conhecida como arquitetura pombalina.

A obra bilíngue (inglês e português) “Joias da Arquitetura Civil Portuguesa – Casario de São Luís do Maranhão”  foi viabilizada graças ao patrocínio da Potiguar e do Governo do Maranhão, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Para o autor, a obra é um presente para os 411 anos da capital maranhense, cidade retratada ao lado das portuguesas Lisboa, Porto, Braga, Coimbra, Sintra, Guimarães e Fátima.

Mais que fotografias, os registros do novo livro de Meireles Jr. sobre casarios de arquitetura pombalina são verdadeiras joias, espalhadas em São Luís e em diversas cidades de Portugal retratadas na obra

Décimo livro de Meireles Jr...2

“Voltamos a Portugal para conhecer o passado e refletir sobre o futuro. Esse décimo livro tem um significado muito especial para mim. É revestido de um sentimento de realizar e apresentar para as futuras gerações a história do processo construtivo dos nossos casarões e suas origem em Portugal; e os fatos que nos revelam o porquê da capital maranhense ser reconhecida como Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco. Como legado dessa obra, que fique o apelo à conservação dessa riqueza única que é o Centro Histórico de São Luís” – pontua o autor.

A Profa. Dra. Ingrid Gomes Braga (Departamento de Arquitetura UEMA), que inspirou Meireles Jr. na escolha desse tema, completa: “a sociedade precisa ver o espelho de si mesma no patrimônio de São Luís, considerando seus locais, suas pessoas, seus objetos, seus monumentos que são reflexos inteligíveis de sua história e cultura”.

Além dela, esse livro contou também com a curadoria técnica das profas. Dra. Margareth Gomes de Figueiredo; Ma. Tayana Campos Figueiredo e do Dr. Márcio Augusto Roma Buzar.

O décimo livro de Meireles Jr. revela a importância do casario colonial de São Luís do Maranhão e faz um convite ao entendimento dessa riqueza, e à preservação do Patrimônio Histórico do Centro de São Luís

Décimo livro de Meireles Jr...3

Uma dedicatória especial foi feita ao inesquecível intelectual Luiz Phelipe Andrès, que, enquanto vivo, foi incansável na defesa e preservação do Patrimônio Cultural e Histórico da capital maranhense.

A abertura da exposição fotográfica de “Joias das Arquitetura Civil Portuguesa” acontece nesta quarta-feira, às 19h, com coquetel e pocket show de Adriano Corrêa, Alberto Trabulsi e Mano Borges, na loja Fast Frame São Luís, no Renascença.

Meireles Jr. incentiva a doação de alimentos, que serão repassados às obras sociais da comunidade da Portelinha (Ilhinha) através do projeto Gratitude. Detalhe: quem doar uma cesta básica, ganhará R$ 50,00 de desconto na aquisição do livro. 

E mais: na sexta-feira (22), às 19h, Meireles Jr. realiza ainda uma noite de autógrafos da obra na sede da Livraria AMEI no São Luís Shopping.

A beleza das flores de ipês

A população admira e destaca o contraste com o habitual cenário urbano da cidade de São Luís.

O período da floração dos Ipês (ou Pau d´Arcos) deixa a capital maranhense mais colorida e com um toque especial de charme. Trazendo um contraste com o habitual cenário urbano da cidade, as árvores chamam a atenção e se tornam uma atração para quem trafega pelas avenidas e praças desta Capital.

Entre as mais de 100 variações de ipês, há diversas que são nativas do Brasil. E em São Luís, essas árvores também ganham destaque nos meses de julho até setembro, período em que as flores brotam e colorem vários pontos da cidade.

Na capital maranhense, as mais comuns de se encontrar são as de cor branca, amarela e rosa, que não passam despercebidas pelos moradores.

A beleza das flores de ipês ...2

De acordo com um especialista em botânica, os ipês são conhecidos e denominados pela coloração das flores. Há espécies com flores brancas, amarelas, rosas, roxas e verdes.

É importante destacar que há várias espécies popularmente conhecidas como ipês amarelos, rosas ou roxos.

No Maranhão ocorrem as espécies Handroanthus ochraceus Mattos (ipê-amarelo ou ipê-do-cerrado), impetiginosus Mattos (ipê-rosa) e Tabebuia roseoalba Sandwith (ipê-branco). As flores surgem em períodos de calor e a formação dos frutos ocorre imediatamente após a polinização das flores.

É relativamente comum observarmos plantas com flores e frutos ao mesmo tempo, pois nem todas as flores se abrem ao mesmo tempo, na mesma semana.

A beleza das flores de ipês...3

Especialistas dizem que os ipês são plantas pouco exigentes e podem ser cultivadas em casa. Contudo, recomenda-se plantá-los ou mantê-los no sol, para desenvolverem melhor a floração.

Quando plantadas diretamente no solo, em sítios ou quintais, as plantas tendem a se desenvolver normalmente, atingindo até cerca de 10 metros de altura. Dentro de casa, os ipês devem ser plantados em vasos grandes e largos, para possibilitar um crescimento razoável.

Até o fim do mês de setembro, é difícil transitar por São Luís e não admirar a beleza das flores.

No Brasil, os ipês ocorrem em todos os biomas, como o amazônico, o cerrado, mata atlântica, pampa… Porém eles preferem os climas mais quentes, por isso se dão bem na nossa região.

A beleza das flores de ipês...4

Vale destacar que da grande variedade de espécies de ipês que existem, cerca de 40 ocorrem no Brasil, sendo 15 exclusivas do país e 26 que ocorrem de forma natural no Maranhão.

Na natureza, mas em especial no ambiente urbano, essas árvores acabam tendo uma função ambiental:

Nesta época de florada, os ipês trazem também os visitantes florais, que são as abelhas e os beija-flores, por exemplo, atrás do néctar das flores. E, após a floração, o ipê frutifica.

É um fruto bem característico, como uma espécie de vagem, que carrega sementes aladas. Elas se dispersam no vento – o que é algo extremamente positivo, porque facilita a propagação do ipê e a pessoa pode aproveitar essas sementes liberadas na cidade para produzir suas plantas.

DE RELANCE

Fecomércio-MA em Imperatriz

Importante pólo comercial e o segundo maior centro político, cultural e populacional do Maranhão, com PIB de R$ 7,4 milhões, Imperatriz sedia, de hoje até 23 de setembro, a 21° Feira de Indústria, Comércio e Serviços (Fecoimp).

O evento é realizado pela Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) e conta com o patrocínio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA), entre outras entidades.

A maior feira multissetorial do Maranhão vai movimentar mais de 60 milhões em negócios, cursos, palestras e workshops; e conta com cerca de 200 expositores. São mais de 460 mil visitantes em todas as edições do evento, que será realizado no Centro de Convenções de Imperatriz/MA.

Continua após a publicidade..

Fecomércio-MA em Imperatriz...2

O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac apresenta vários espaços com programação durante os dias do evento. O Sesc oferece Oficina de Iniciação a Projetos Culturais com foco na Lei Paulo Gustavo, no dia 21/09, das 14h às 17h, facilitada pela artista e produtora cultural Lilia Diniz.

No Espaço Sesc de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), serão realizadas sessões de experiências com Auriculoterapia e com Reflexologia Podal, nos dias 21 e 22/09, das 15h às 19h.

No estande institucional Fecomércio/Sesc/Senac, acontecem ações de promoção institucional com folheteria e veiculação de vídeos; de saúde bucal com distribuição de kits de higiene; e palestra “Saúde e bem-estar na empresa”, com a diretora de Programas Sociais do Sesc, Regina Soeiro.

Fecomércio-MA em Imperatriz...3

O Senac oferece ao público os workshops “Quais as melhores estratégias de negociação e vendas?”; “Empreendedorismo digital: quais os primeiros passos?”; “Empreendedorismo digital: oportunidades e possibilidades”; e “Formação de preço e venda: por onde começar?”.

Também disponibiliza demonstrações, com Degustação de Licores artesanais; Maquiagem Novas Tendências; Drenagem linfática facial e alongamento de unhas; e Sobrancelhas laminadas e drenagem linfática facial.

A programação cultural traz shows de voz e violão, na Praça de Alimentação. O repertório será apresentado pelos artistas locais Lena Garcia (21/09), Ruaní (22/09) e Jean Rios e Iago Fontenele (23/09).

Fecomércio-MA em Imperatriz...4

A Fecomércio-MA realiza, nesta quarta-feira, sua reunião mensal de diretoria em Imperatriz.

Sediado pela primeira vez na cidade, o encontro acontece de forma histórica, reunindo aproximadamente 20 diretores, que participarão também da Fecoimp 2023.

A iniciativa integra a programação de 70 anos da Fecomércio-MA.

O médico Orlando Pinto Filho, de Presidente Dutra, com a esposa Kárita e os filhos George e Tivi comemoraram ontem a nova idade dele com almoço no bistrô Grand Cru

 Câmara e ganhos e perdas

O Congresso Nacional tem até 30 de junho de 2025 para fazer a revisão do quadro de deputados federais por Estado.

Caso não cumpra a tarefa dentro do prazo, a missão ficará com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A redistribuição das cadeiras foi determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que atendeu a uma ação de inconstitucionalidade movida pelo governo do Pará.

Câmara e ganhos e perdas...2

Pelos cálculos atuais, com base no último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sete Estados ganharão cadeiras. São os estados do Pará, Santa Catarina, Amazonas, Ceará, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais.

Na outra ponta, Bahia, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Sul cederão duas vagas; Alagoas e Pernambuco terão menos uma cadeira cada.

O estado mais prejudicado com a mudança será o Rio de Janeiro, cuja bancada perderá quatro cadeiras.

Em doze estados, incluindo o Maranhão, e no Distrito Federal não haverá alteração.

Pacto Global da ONU

Durante a edição do Pacto Global da ONU no Brasil, na sede das Nações Unidas, em Nova York, nos Estados Unidos, foi anunciado o Movimento Impacto Amazônia, que vai capitanear investimentos e políticas voltadas para a preservação da floresta.

A iniciativa traz luz à necessidade da valorização e proteção dos povos e territórios tradicionais da região e do alinhamento da tecnologia com a sustentabilidade.

Esse é o primeiro movimento do Pacto Global da ONU no Brasil voltado especificamente para a região amazônica e com foco em compromissos assumidos por empresas públicas e privadas para alavancar o desenvolvimento sustentável da região.

Para escrever na pedra:

Chorar sobre as desgraças passadas é a maneira mais segura de atrair outras”. De William Shakespeare

 TRIVIAL VARIADO

Quem está em São Luís conferindo as ações da Gentil Negócios, aqui comandada por suas filhas Glícia e Glênia, é o empresário Antônio Gentil.

Com o tema “Desafios atuais da sociedade digital: LGPD, inteligência artificial e cibersegurança”, o Ministério Público do Maranhão vai promover nesta quinta-feira, 21, o 1º Debate sobre Proteção de Dados.

Combate ao câncer: pesquisadores desenvolveram um teste de papel com urina no qual é possível identificar a doença nos estágios iniciais.

Corte da taxa Selic: o Copom deve baixar, nesta quarta-feira, o juro básico da economia para 12,75% ao ano, menor nível em dezesseis meses.

O ex-vereador Biné Soares e o vereador André Jardins, de Presidente Dutra, desembarcaram ontem no show de Roberto Carlos, no Espaço Reserva.

Quem igualmente estava muito emocionada aplaudindo o “Rei” era Maria Vandira Peixoto, que passa esta semana em São Luís e foi vista almoçando no bistrô Grand Cru.

Prêmio Bravo de Negócios: o Pix receberá prêmio de organização internacional em Miami por seu papel na promoção da inclusão financeira no Brasil.

Acidentes nas estradas: governo vai premiar município que reduzir mortes no trânsito. Meta é diminuir em 50% o número de feridos e mortos nas vias até 2030.


 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.