COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Escritor Laurentino visita Sarney

E mais: Fernando no Clube de Engenharia

PH

O escritor Laurentino Gomes em visita ao ex-presidente e escritor José Sarney, no Calhau

Laurentino visita Sarney

De passagem por São Luís, o aclamado escritor Laurentino Gomes fez uma visita de cortesia ao ex-presidente e escritor José Sarney.

No encontro Laurentino lembrou que citou um episódio envolvendo José Sarney no seu livro 1822, ao contar a história de Lorde Cochrane.

Gomes teria ficado sabendo por meio de Elio Gaspari que José Sarney, em visita oficial à Abadia de Westminster, em Londres, teria disfarçadamente pisado em sua lápide, a quem o chamou de “corsário”.

Esse causo foi mencionado no livro.

O acadêmico José Jorge Leite Soares (da AML) acompanhou o escritor Laurentino Gomes na visita ao escritor José Sarney

Pátria minha

Não, esta que vejo amanhecer neste dia 7, o 201º ano da independência, não é a pátria justa e humana que todos sonhamos para habitar uma terra tão bela e generosa quanto a do Brasil.

Não reconheço como minha pátria esta terra de instituições humanas tão pobres em ética, em compostura, em humanismo.

Minha pátria é a de Vinicius de Morais nos versos imortais de Pátria Minha:

“A minha pátria não é florão,/ Nem ostenta lábaro não/ A minha pátria é desolação de caminhos/ É terra sedenta e praia branca; a minha pátria é o grande rio secular/ Que come terra, bebe nuvem e urina mar./ (...)”

Teu nome é pátria amada, é patriazinha, não rima com mãe gentil/ Vives em mim como uma filha/ Uma ilha de ternura: a Ilha Brasil, talvez.

Para lembrar-te, presto este avigrama: saudades de quem te ama... Vinicius de Morais.”

A minha pátria, neste 7 de setembro de 2023, é a indignação coletiva de mais de 210 milhões de brasileiros, mal representados em casas de má deliberação.

Pátria minha…2

Exigimos nossa pátria de volta neste dia da independência do Brasil. Uma data festiva, sem dúvida. Como é verdade que nosso sucesso como nação começou a ser reconhecido pelo restante do mundo quando as estabilidades democrática e econômica se consolidaram. Algo positivo para nossa autoestima sem deixar de considerar que sempre houve e há exageros por parte de quem acredita que esta é a mais importante meta a ser atingida.

Somos únicos na nossa diversidade étnica e cultural, o que deve nos encher de orgulho e afastar de vez o complexo de vira-latas que o chamado Primeiro Mundo nos impôs um dia e engolimos.

Em paralelo, nossos graves problemas sociais, por vezes, nos colocam em meio à perplexidade de entender se alguém que não tem como garantir a própria subsistência é, de fato, um ser independente.

Pátria minha…3

Ainda bem que a gente envelhece, mas com a vantagem de ter mais estórias para contar que os outros. Assim posso dizer que, há mais de 60 anos, desfilava pelo Colégio São Luís, do prof. Luiz Rêgo. O sol era inclemente. Talvez menos forte que o de hoje por conta da inexistência de asfalto nas ruas, ainda assim de intensidade senegalesa.

Vestia farda de gala, branca, abotoada até o pescoço, amarrada por um cinto de couro grosso com grande fivela de metal, nada mais antiecológico.

Pior que o desfile só os ensaios. E o fim dos ensaios quando alguns mais ousados saiam correndo, em direção do filtro d´água que nos abastecia, ali sacavam de uma caneca de cabo em que bebiam e, depois de matar a sede, nela cuspiam, para desgosto dos que eram obrigados a dela se servirem.

Era em 1963, na cidade de São Luís.

“Contestadores” de Edney Silvestre

Jornalista escalado para cobrir marcos históricos como os atentados de 11 de setembro, os últimos dias de Saddam Hussein no Iraque e a viagem do Papa à Cuba, Edney Silvestre entrevistou incontáveis personalidades lendárias ao longo da carreira.

Uma seleção especial dessas entrevistas está compilada no livro “Contestadores”, que ganha agora uma edição comemorativa de 20 anos, lançada pela editora Almedina Brasil.

Camille Paglia, Paulo Francis, Noam Chomsky, Edward Said, Salman Rushdie, Juliette Binoche, Liv Ullman, Lauren Bacall, Alice Walker e Paulo Freire são algumas das mentes brilhantes que ganharam as páginas da obra com suas visões ousadas sobre política, literatura, teatro, cinema, religião e arte.

A nova tiragem apresenta, ainda, entrevistas inéditas de José Saramago e Fernanda Montenegro.

“Contestadores” de Edney Silvestre...2

Ganhador dos prêmios Jabuti e São Paulo de Literatura, Silvestre transforma cada conversa em uma janela para a mente de indivíduos que só podem ser definidos como contestadores, pensadores audaciosos que desafiaram as normas e ofereceram novas perspectivas em suas áreas de atuação.

A maestria do autor em extrair o melhor de cada convidado faz do livro leitura obrigatória para aqueles que buscam uma compreensão profunda das vozes que moldaram o mundo moderno.

Quem fica com a vaga

O deputado André Fufuca é o novo ministro do Esporte do governo Lula e essa confirmação é uma situação curiosa na Câmara dos Deputados.

Para assumir a pasta, o parlamentar precisa deixar o mandato no Legislativo. Com isso, fica com a vaga o médico Alan Garcês.

Também candidato a deputado federal pelo PP em 2022, ele ficou na primeira suplência do partido, com pouco mais de 18 mil votos.

Garcês, contudo, é um bolsonarista raiz. E nunca fez questão de esconder isso.

DE RELANCE

Maxx lança serviços de tecnologia

Uma empresa de origem maranhense e sempre em evolução, em sintonia com as novas tecnologias. Assim é a Maxx, que já foi uma empresa de TV a cabo – a antiga TVN; depois evolui para ser a operadora Maxx, agregando a oferta de mais serviços, e eis que agora é hora de dar um salto ainda melhor e melhor.

As novidades em mais tecnologias e serviços, além de novidades para fidelizar e bonificar os clientes, serão apresentados em um super evento, que acontece nessa segunda-feira (11) na loja da Maxx no São Francisco.

Voltado para convidados e imprensa, o Tecno Maxx promete. Além das novidades tecnológicas e comerciais, os convidados serão brindados com um pocket show da cantora maranhense radicada em Paris Anna Torres.

O CEO da Maxx Augusto Diniz será o anfitrião do evento TecnoMax; voltado para convidados da operadora

Senac e Sebrae firmam parceria

Na última segunda-feira, dia 4, o Senac e o Sebrae fizeram a assinatura do Termo de Cooperação Técnica, entre si, com o objetivo de impulsionar o turismo no estado.

Continua após a publicidade..

A reunião foi realizada na sala da presidência da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão.

Participaram da assinatura do termo, além do Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Maurício Aragão Feijó; os Vice-Presidentes da Fecomércio/MA, Manoel Barbosa e Antônio Freitas; o Diretor Regional do Senac/MA, José Ahirton Batista Lopes e a Diretora de Educação Profissional da instituição, Daniela Nogueira.

Eles recepcionaram a equipe do Sebrae Maranhão liderada pelo Presidente Celso Gonçalo de Souza, mais o Diretor Técnico Mauro Borralho e o comitê técnico que elaborou o projeto.

Senac e Sebrae firmam parceria...2

A parceria prevê a oferta de cursos profissionalizantes na área de turismo, hospitalidade e lazer, atingindo mais de 1270 alunos, nos municípios maranhenses das regionais de São Luís, Balsas, Lençóis, Delta, Munim, Pinheiro, Imperatriz, Grajaú e Santa Inês.

Para isso, as instituições utilizarão suas estruturas físicas nos diversos municípios que atendem, além de buscar parceria com as prefeituras municipais que ainda não contam com as instalações prediais próprias.

Cerca de 67 turmas serão abertas nesta primeira etapa da parceria, com previsão de início em novembro.

Anulação de processos

A decisão do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), poderá causar a anulação de processos contra mais de 400 políticos.

O magistrado determinou que o Ministério Público Federal (MPF) do Paraná e a 13ª Vara Federal de Curitiba entreguem o conteúdo integral do acordo de leniência da Odebrecht, inclusive os recebidos do exterior.

No mesmo despacho, ele apontou que o acordo foi firmado às margens da lei.

Intervenção no trânsito

Mais uma obra do programa Trânsito Livre foi iniciada na Capital, desta vez no bairro Cohafuma.

Promovida pela Prefeitura de São Luís, a intervenção faz parte de um conjunto de serviços que visam garantir mais fluidez ao trânsito da cidade.

O deputado estadual Fernando Braide (PSD) acompanhou a assinatura da Ordem de Serviço e o início da obra, ontem (6).

A ação faz parte das celebrações pelos 411 anos de São Luís e está sendo executada pelas Secretarias Municipais de Trânsito e Transportes, Obras e Serviços Públicos, Urbanismo e Habitação e de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais, por meio do programa Trânsito Livre.

Ato de filiação do engenheiro Fernando Sarney ao Clube de Engenharia do Maranhão, na última quarta-feira, com a presença do Presidente do Clube, Eng. José Henrique Campos Filho, e do Diretor Técnico, Eng. Luis Antônio Simões Hadade

Fernando no Clube de Engenharia

Os diretores do Clube de Engenharia do Maranhão, visitaram o engenheiro Fernando Sarney (presidente do Conselho Superior do Grupo Mirante), na última quarta-feira, para convidá-lo a se filiar ao Clube, que possui mais de 350 sócios

O ato de inscrição contou com a presença do Presidente do Clube, Eng. José Henrique Campos Filho e do Diretor Técnico, Eng. Luis Antônio Simões Hadade (filho do meu saudoso amigo médico Antonio Hadade).

Fernando é graduado em engenharia pela Escola Politécnica de São Paulo.

Reforma tributária

A proposta de reforma tributária em tramitação no Congresso Nacional é bem-vinda pela simplificação que proporciona. No entanto, do jeito que está, aumentará a carga incidente sobre atividades de serviços – principalmente na área da saúde.

Para arcar com esse custo adicional, deverá haver repasse nos preços, ocasionando inflação. A avaliação é de especialistas em gestão contábil e fiscal na área médica.

Pelos cálculos iniciais, o aumento da carga tributária para médicos, dentistas e outros profissionais da área poderá ser de três a quatro vezes.

Isso ocorre porque, ao contrário de outros setores como indústria e comércio, o setor de serviços, pela sua natureza, gera pouco ou nenhum crédito tributário para ser compensado no acréscimo de alíquotas decorrente da substituição de tributos prevista na reforma.

Projeto Prototipando Sonhos

Com o Projeto SESI Prototipando Sonhos, o Serviço Social da Indústria no Maranhão (Sesi/MA) leva o aprendizado de robótica até onde o aluno está.

A unidade móvel chega até as escolas municipais do Maranhão, ofertando treinamento aos professores e estudantes, além de kits para que possam iniciar no mundo da robótica, como já ocorre nas escolas do Sesi em São Luís, Imperatriz e Bacabal. 

Neste segundo semestre de 2023, duas unidades moveis do projeto realizarão as ações em vinte e cinco municípios. A primeira cidade a receber o treinamento foi São Luís, com 26 alunos das escolas municipais atendidos pelo Centro de Atendimento Educacional Especializado a Altas Habilidades ou Superdotação (CAAH/S). 

O projeto é desenvolvido em itinerância pelos municípios maranhenses, levando as ferramentas de robótica para que crianças e adolescentes se tornem mais produtivos, inovadores e construtores de soluções para a sociedade.

O preferido da Seleção

A presença dos craques da Seleção Brasileira em Belém do Pará tem mudado a rotina da área central da cidade.

Em frente ao hotel onde o grupo está hospedado a presença dos fãs é constante e Richarlison foi eleito o queridinho.

Simpático, o atacante tem dado demonstrações de apreço pelos torcedores retribuindo o carinho que recebe.

Para escrever na pedra:

“Os pequenos atos de cada dia fazem ou desfazem o caráter”. De Oscar Wilde.

TRIVIAL VARIADO

Bandidos miram Pix: pesquisa divulgada ontem revelou que quatro a cada dez brasileiros já sofreram tentativas de golpes com a ferramenta.

O custo dos alimentos caiu pelo quarto mês consecutivo, segundo pesquisa mensal divulgada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

No mês de agosto a queda foi de 1,59% em relação ao mês anterior. A cesta básica ficou em R$ 640,11.

Apesar da queda de preço, o trabalhador maranhense ainda precisa gastar mais da metade do salário mínimo de R$ 1.320,00 para comprar os alimentos que compõem a cesta.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.