José Sarney em visita ao irmão Ronald
E mais: Licor de abacaxi Turiaçu
Licor de abacaxi Turiaçu
A 2ª edição do Festival da Cachaça começa hoje, e tem o apoio da Fiema e do Senai, que estarão presentes com oficinas na área de alimentos e bebidas e divulgação de soluções para o setor industrial
Uma dezena de licores produzidos com base no abacaxi Turiaçu será apresentada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MA) ao público que visitar o Festival da Cachaça, que vai até o dia 2 de setembro, das 17h às 22h, no Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís.
A entidade é uma das apoiadoras do evento organizado pelo Sindibebidas e Ecobio.
Licor de abacaxi Turiaçu…2
Estarão em exposição dez tipos diferentes de licor, com sabores variados, mas todos combinados com o fruto abacaxi Turiaçu, disseminando a utilização da fruticultura em um cenário de bebidas fermentadas e não fermentadas.
Um dos exemplos é o licor temperado, que foge da linha doce e do teor alcoólico forte, criando uma combinação agridoce. “É como se você estivesse comendo um churrasco e ao mesmo tempo comendo o abacaxi”, explicou o instrutor de alimentos e bebidas do Senai-MA, Marcos Cruz.
Outro tipo é o licor turbinado, um tipo mais intenso de bebida que se destaca também por trazer uma coloração bem diversificada. Vermelho, lilás, amarelo, verde, cada um com uma cor diferente, puxando para a cor e sabor da fruta predominante.
Licor de abacaxi Turiaçu…3
A proposta do Senai é mostrar o potencial da fruticultura, especialmente do abacaxi, saindo do que é considerado tradicional, como licor só do jenipapo ou só do abacaxi. “Licor de abacaxi com cheddar, de abacaxi cremoso com coco, de abacaxi com uva ou licor cremoso à base de chocolate e tamarindo. Dá uma outra combinação interessante. Isso é tecnologia e inovação”, afirma o instrutor.
Ao expor os licores no Festival da Cachaça, o Senai pretende ainda fomentar negócios relacionados à indústria de bebidas alcoólicas e não alcoólicas e ao mesmo tempo trazer um novo olhar para os tipos disponíveis no mercado atualmente, não só as artesanais, mas também as industrializadas.
Licor de abacaxi Turiaçu…4
A verticalização da cadeia do abacaxi nessa perspectiva é uma oportunidade, por exemplo, para quem quer investir, já que este é um mercado pouco trabalhado no estado, com licores ainda produzidos de forma rudimentar, área na qual o Senai pode dar suporte para garantir qualidade ao produto.
Ainda no Festival da Cachaça, no estande do Senai, serão divulgados para os visitantes cursos na área de alimentos e bebidas; serviços como análise de água; Boas Práticas de Fabricação (BPF); Programa de Alimentos Seguros (PAS); além de adequação aos serviços de inspeção de produtos; adequação às normas regulamentadoras; Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC); rotulagem; melhoria de processo produtivo; gestão de resíduos sólidos; elaboração de fichas técnicas; desenvolvimento de novos produtos; e eficiência energética.
Licor de abacaxi Turiaçu…5
O Festival Maranhense da Cachaça, Cultura & Sabores é considerado o maior evento da cadeia produtiva da cachaça de alambique e da tiquira do Norte e Nordeste do Brasil.
A iniciativa é do Instituto Ecobio e do Sindicato das Indústrias de Bebidas, Refrigerantes, Água Mineral e Aguardente do Estado do Maranhão (Sindibebidas/MA), com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MA), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da Prefeitura de São Luís e do Governo do Maranhão.
O evento reúne empresas, produtores, fornecedores de equipamentos, insumos e serviços, além de entidades do setor.
E a Superlua surgiu de novo
Ainda não faz um mês desde que as redes sociais foram inundadas por fotos da Lua com brilho e tamanho especiais. Ontem, mais uma vez, a Lua esteve maior e mais brilhante. Sem nuvens no céu, o Maranhão foi um dos Estados com melhor visualização do fenômeno.
Foi a segunda Superlua do mês – a primeira ocorreu em 1º de agosto. Esta, por ser a segunda, é chamada Superlua azul. A fase de Lua cheia começou oficialmente às 22h35min. Superlua é o nome popular da Lua cheia ou nova que ocorre quando o satélite natural está no ponto mais próximo (ou a no máximo 90% dele) da Terra.
E a Superlua surgiu de novo…2
A distância entre a Lua e a Terra varia muito. A Lua demora 27,3 dias para dar uma volta inteira na Terra, segundo a Nasa, agência espacial dos EUA.
Ao longo desse período se sucedem suas fases, cada uma com aproximadamente sete dias: nova, crescente, cheia e minguante. Como a volta inteira dura menos de um mês, alguma fase da Lua se repete ao longo dele.
A trajetória percorrida pela Lua ao dar a volta na Terra não é um círculo exato, mas uma elipse – espécie de círculo achatado.
Por isso, a distância varia ao longo do trajeto e também a cada volta dada.
E a Superlua surgiu de novo…3
O ponto mais próximo que a Lua chega da Terra em cada volta é chamado perigeu. Em média, nesse momento a Lua fica a 362 mil quilômetros do planeta. Já o ponto mais distante que a Lua fica da Terra, a cada volta, é conhecido como apogeu.
Em média, o satélite natural está a 405 mil quilômetros da Terra. Ontem, porém, a Lua chegou a 357.344 quilômetros de distância da Terra.
A próxima Superlua deve ocorrer apenas em 2037, segundo a Virtual Telescope Project.
Espero estar vivo para testemunhar.
DE RELANCE
Maconha para consumo próprio
Continua após a publicidade..
Tudo indica que o Supremo Tribunal Federal irá decidir que a posse de maconha para consumo próprio deixará de ser um crime no Brasil.
Não tenho certeza se gosto ou não dessa ideia. Peço desculpas a todos aqueles que esperam convicções absolutas de um colunista. Dessa vez, não as tenho. Sou pago para dar opiniões. Como afirmou o poeta Mario Quintana, “contradizer-se é chegar sozinho ao outro lado da verdade”.
Adoro essa frase. Com a licença do poeta, meu convite hoje é para um passeio pela minha plantação de dúvidas. Essas sim fazem a minha cabeça.
Maconha para consumo próprio…2
Por um lado, entendo que a liberdade do indivíduo é um bem inegociável. Então, se alguém quer fumar maconha, que o faça e arque com as eventuais consequências, as boas e as ruins.
Só que, entre o ideal e a prática, existe uma longa distância. Assim como as ações econômicas ligadas ao meio ambiente, a liberdade precisa ser sustentável. De nada adianta a sensação de exercê-la hoje se os atos em questão comprometem o amanhã.
O valor do indivíduo é tão grande que me pergunto se a lei pode autorizar alguém a fazer mal a si mesmo. Até porque, de fato, de cada indivíduo dependem outros, na família, no trabalho e em todos os lugares. Alerta de clichê: ninguém é uma ilha.
Maconha para consumo próprio…3
Há também o argumento de que a legalização das drogas enfraqueceria o tráfico, transferindo para o governo recursos gigantescos que hoje transitam na ilegalidade.
Ninguém me convence de que a decisão de considerar o porte de maconha como “não crime” é um passo para a efetiva legalização. De fato, os traficantes, se não tiverem mais a maconha, traficarão outra coisa. Não viaje: descriminalizar a maconha não tem o poder de ressocializar bandidos.
Maconha para consumo próprio…4
Também penso que drogas tão ou mais perigosas que a maconha são legais, socialmente aceitas e valorizadas. O álcool, por exemplo, é componente fundamental das equações que levam a acidentes de trânsito, violência doméstica e tantas doenças fatais. Vale o mesmo para o tabaco, no que se refere às enfermidades.
Se eu fosse ministro do STF e tivesse que votar, estaria envolto em um enorme conflito de consciência. Porque, no caso, eu teria que decidir, sem enrolar, se o errado é o certo. E, às vezes, é.
Concursos públicos
O Ministério da Educação (MEC), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Câmara dos Deputados estão com 1.200 vagas abertas em concursos públicos com salários que chegam até R$ 34 mil.
Além desses, o governo já autorizou, somente este ano, a abertura de mais de 16 mil vagas em concursos públicos para ministérios e órgãos federais.
Para participar da seleção o candidato precisa ter diploma de nível superior, devidamente registrado, em qualquer área de formação. O documento deve ser fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
Alivio tributário
Câmara dos Deputados prorroga alívio tributário para setores que mais empregam.
Projeto prolonga até 2027 a desoneração dos gastos com salários de empresas de 17 áreas.
Decisão permite trocar o pagamento de impostos sobre vencimentos dos funcionários por alíquota sobre o faturamento.
Medida favorece segmentos que geram 9 milhões de vagas, dizem defensores.
O texto também favorece as prefeituras, que terão redução escalonada na contribuição previdenciária. Tema vai para o Senado.
Quarta-feira (30) em Brasília, comitiva da Fiema formada pelo presidente da instituição, Edilson Baldez e os vice-presidentes executivos, Fábio Nahuz e Cláudio Azevedo em café da manhã com o Ministro das Comunicações, Juscelino Filho e os deputados federais: Pedro Lucas, Aluísio Mendes, Pastor Gil e Benjamin de Oliveira, no lançamento da Agenda Prioritária da Ação Pró-Amazônia para os anos de 2023 e 2024
Para escrever na pedra:
“Nem a juventude sabe o que pode, nem a velhice pode o que sabe”. De José Saramago, em A Caverna
TRIVIAL VARIADO
Cota de pagamentos: o quarto lote de restituições do Imposto de Renda 2023 começa a ser pago aos contribuintes nesta quinta-feira.
Nesta data, em 1949, nasceu o ator norte-americano Richard Gere. Ele atuou em filmes como Sempre ao Seu Lado, Uma Linda Mulher e As Duas Faces de um Crime. Foi casado com minha amiga Silvia Martins.
Também nesta data, em 2016, Dilma Rousseff foi definitivamente afastada da Presidência do Brasil. Michel Temer foi empossado no cargo.
Tome nota: pesquisadores desenvolveram biossensor capaz de detectar a infecção pela febre amarela usando cápsulas de café recicladas.
Diálogo entre duas pessoas que estão se conhecendo: – Olá, meu nome é João, sem a letra U. – Mas João não tem a letra U. – Pois então, foi o que eu disse.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira