Festival

The Town: cães robôs, colete sensorial e palco com IA; veja as inovações do festival

O festival começa neste sábado (2), no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, e investe em inovação.

Na Mira, com informações de O Globo

Palco New Dance Order terá avatares com IA (Foto: Reprodução/The Town)

Com início neste sábado (2), o The Town promete inúmeras inovações ao público, como uso de avatares de inteligência artificial (IA), figurinos com chips, cães robôs para segurança e coletes sensoriais para pessoas com deficiência auditiva. O festival será realizado no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

"A ideia é que a tecnologia nos ajude a construir as experiências, seja na segurança, no palco ou nas luzes" diz o CEO do The Town, Luis Justo.

Para o New Dance Order, palco dedicado à música eletrônica, o festival criou cem avatares gerados por inteligência artificial que serão projetados em telões de LED de 350 metros quadrados.

Os personagens, que contam com rostos, roupas e até mesmo personalidades próprias, vão se comunicar com o público, passando mensagens otimistas sobre o futuro, além de anunciarem as atrações do festival.

"Nós vamos passar algumas mensagens sobre um mundo que precisa ser cada vez mais humano. Os avatares vão lembrar que a força do convívio social e da criatividade humana são insubstituíveis", afirma Luis Justo.

Figurinos conectado com luzes por chips

Além dos avatares, a inteligência artificial também será usada nos figurinos do musical do The Town. As roupas dos artistas principais da atração terão chips acoplados a elas que rastreiam movimentos e estarão conectados aos equipamentos de iluminação. Dessa forma, os bailarinos serão "seguidos" pelas luzes do palcos.  

Coletes sensoriais que transmitem a vibração das músicas

No espaço "Sinta o Som", pessoas com deficiência auditiva poderão experimentar coletes com sensores conectados à mesa de som que transmitem a vibraçãoi das músicas. A iniciativa faz parte das medidas de acessibilidade do festival.

"É um colete vibratório integrado com a mesa de som e com o que está tocando no palco. A pessoa consegue ter no corpo, literalmente, a sensação da música tocando", explica Justo.

Cães robôs para segurança

Para reforçar a segurança, o The Town contará com 25 cães robôs que irão monitorar o festival. A tecnologia usa rede 5G para coletar dados do ambiente, como temperatura anormal (para identificar possíveis focos de incêndios) e risco de eventos suspeitos.

As informações serão transmitidas em tempo real para o Centro de Controle Operacional. O festival também contará com cerca de dois mil vigilantes humanos e quatro drones que farão o patrulhamento aéreo. 
 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.