Celebração

Escritores celebram o bicentenário de Gonçalves Dias em São Luís

Com a presença do presidente da Academia Brasileira de Letras, Merval Pereira, intelectuais se reuniram em um almoço na casa do ex-presidente José Sarney.

Imirante.com

Atualizada em 10/08/2023 às 20h37

SÃO LUÍS - No dia em que se comemora o bicentenário de Gonçalves Dias, intelectuais se reuniram em um almoço de celebração na casa do escritor, membro da Academia Maranhense de Letras (AML) e da Academia Brasileira de Letras (ABL), José Sarney foi anfitrião de um almoço de celebração o poeta e a Literatura Brasileira. O evento contou com a presença de diversos intelectuais de renome nacional.

Além dos escritores maranhenses, confrades da AML, Sarney recebeu ainda o poeta Antonio Carlos Secchin e o presidente da ABL, Merval Pereira que estão em São Luís participando da programação alusiva ao bicentenário do poeta que está sendo realizada pela AML.

Para José Sarney, celebrar os 200 anos de Gonçalves Dias é um momento de muita felicidade e uma forma de exaltar a memória cultural do país. “A AML está em festa de celebrar esse poeta que é um dos maiores da história mundial, costumo dizer que ele faz parte de uma tríade de poetas com Camões e Fernando Pessoa”, destacou Sarney;

Na última quarta-feira (09), José Sarney fez uma palestra de improviso para estudantes. Ele ressaltou a importância da leitura para as novas gerações. “Os jovens de hoje tem muito mais recursos para pesquisar na internet, descobrir o mundo”, comentou.

Importância

Secchin destacou como a obra de Gonçalves Dias segue atual. Considerado um dos maiores poetas indianistas, foi na obra Gonçalvina que os povos originários foram mostrados a partir de suas dores, seus dilemas. “O indígena era sempre retratado de uma forma muito ingênua, como se não tivessem dores, dilemas e isso já se faz presente na obra de Gonçalves Dias”, pontuou.

O presidente da ABL, Merval Pereira ressaltou a importância de se relembrar e exaltar a obra literária brasileira, a partir da celebração de um dos poetas mais importantes do Movimento do Romantismo Brasileiro.

Comemoração

Nesta quinta-feira, 10 de agosto, é celebrado o bicentenário de nascimento de Gonçalves Dias e hoje, às 19 h, na Academia Maranhense de Letras (Rua da Paz, Centro) terá uma sessão solene comemorativa ao Bicentenário de nascimento do poeta e aso 115 anos de fundação da Academia Maranhense de Letras, na ocasião, terá entrega da Medalha 200 anos de Gonçalves Dias a homenageados e lançamento do selo oficial Gonçalves Dias 200 anos.

Desde janeiro, a AML vem realizando uma série de atividades em homenagem ao poeta maranhense Gonçalves Dias, considerado um dos mais emblemáticos autores da primeira geração do Romantismo Brasileiro, lembrado por características como indianista, pois escrevia falando sobre os povos indígenas brasileiros. Foi patrono da cadeira 15 da Academia Brasileira de Letras e até hoje é reverenciado por críticos e admiradores de uma boa literatura.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.