Literatura e Psicanálise

Café Freudiano terá nova edição no próximo sábado

Convidado é o psicanalista, psiquiatra e escritor Marco Antonio Coutinho Jorge, diretor do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise do Rio de Janeiro; cantora Cecília Leite fará show.

Evandro Júnior / Na Mira

Atualizada em 09/08/2023 às 08h47
Psicanalista William Amorim comanda o Café Freudiano

SÃO LUÍS - Projeto do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise Seção São Luís, a nova edição do Café Freudiano acontecerá no próximo sábado (12), às 9h30, no Teatro Napoleão Ewerton, na Avenida dos Holandeses (Calhau). O evento é aberto ao público e a entrada será mediante 1kg de alimento não perecível.

Nesta nova edição, o Café abordará o tema “Arte e psicanálise”, com o anfitrião, psicanalista e escritor William Amorim recebendo o psicanalista, psiquiatra e escritor Marco Antonio Coutinho Jorge, diretor do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise do Rio de Janeiro. 

A atração musical será a cantora e compositora Cecília Leite, que prepara repertório adaptado ao tema. “É sempre uma emoção especial participar do Café, que nos proporciona um mergulho em nossa sensibilidade”, disse a cantora.

Cantora Cecília Leite fará show no Café Freudiano

Convidado

Doutor em Comunicação e Cultura e autor de vários livros publicados no Brasil e exterior, Marco Antonio Coutinho Jorge é, também, membro da Associação de Psicanálise Insistance (Paris/Bruxelas) e da Sociedade Internacional de História da Psiquiatria e da Psicanálise de Paris. O psicanalista  profere conferências e seminários em diversas cidades do Brasil e exterior sobre os conceitos da teoria e clínica psicanalítica e conexão entre arte e psicanálise. 

Convidado será Marco Antonio Coutinho Jorge, diretor do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise do Rio de Janeiro

Propósito

Continua após a publicidade..

A ideia do evento é levar ao palco temas ligados à psicanálise e literatura, sempre com a participação de artistas convidados.  “É a psicanálise em extensão para além das paredes dos consultórios”, descreve o psicanalista e escritor William Amorim, idealizador do evento, explicando que o Café objetiva levar a psicanálise ao espaço público, visitando e interrogando os campos da ciência, cultura, religião, educação, arte e política.

A iniciativa teve início em abril de 2018 com a participação da premiada escritora Luzilá Gonçalves Ferreira, que falou sobre Lou Salomé, primeira mulher psicanalista e que fascinou Sigmund Freud. Desde então, o evento aborda os mais variados temas, com convidados locais, nacionais e internacionais, além de artistas de destaque na cena musical maranhense.

Em sua primeira temporada, foram realizadas 18 edições na Livraria Amei, no São Luís Shopping. Em 2022, com um público cada vez maior, o Café passou a acontecer no Teatro do SESC Napoleão Ewerton, estreando sua nova temporada em abril de 2023 com o espetáculo “Clarice Lispector – por ela mesma e alguns outros”.  Em junho, o evento homenageou dois dos maiores nomes da literatura local: Arlete Nogueira da Cruz e Nauro Machado. 

 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.