COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Rommel retorna a São Luís

E mais: Mulher para suceder Rosa Weber

PH

Rommel está chegando para abrir, em São Luís, dia 26,  a temporada de shows no Brasil, com o espetáculo Karawara

Rommel retorna a São Luís

O cantor, compositor e produtor musical maranhense, Rommel, abre a temporada de shows no Brasil começando por sua terra natal, São Luís, com um super show, dia 26 de julho, no Teatro João do Vale.

Rommel, mesmo radicado no Canadá, não perdeu um pingo de sua brasilidade, e vem à capital mostrar seu novo trabalho, Karawara, uma diversidade rítmica marcada por músicas em português, espanhol, francês e inglês.

Em única apresentação, Rommel promete cantar faixas de seu novo disco, prestando homenagem aos povos indígenas do mundo e sua história de luta por direitos humanos básicos e reconhecimento, buscando, por meio da música, levar uma mensagem de paz, esperança, humanidade e compaixão.

Rommel retorna a São Luís...2

No espetáculo, a abertura será com a artista Mirlla Ribeiro, e logo em seguida, o show com Rommel e sua banda de músicos escolhidos a dedo, formando um time com os melhores da cidade.

O show será no Teatro João do Vale, na Rua da Estrela, bem localizado no Reviver.

O evento está previsto para abrir as suas portas às 19h e o show do Rommel, pontualmente, às 20h.

Hoje, o Hamburguer do babaçu começa a ser testado do ponto de vista sensorial

 Hambúrguer de babaçu

A Embrapa Cocais, parceiros de pesquisa e quebradeiras de coco de várias comunidades trabalham juntos para incrementar a quantidade e a qualidade dos coprodutos do babaçu feitos com a amêndoa e o mesocarpo e ainda criar novos produtos alimentícios.

Na manhã desta quarta-feira, será a vez do produto tipo hambúrguer, feito com a farinha da amêndoa, passar por análise sensorial.

Amanhã, dia 20, também serão revisadas as novas formulações de biscoito, gelado, farinha de amêndoa e ainda o novo alimento, o produto tipo hambúrguer.

Hambúrguer de babaçu…2

O produto tipo hambúrguer foi desenvolvido com a participação das mulheres da Cooperativa dos Agricultores do Vinagre – Coomavi, de Itapecuru-Mirim, e, posteriormente, as quebradeiras de coco de Pedrinhas Clube de Mães também foram incorporadas ao processo de desenvolvimento.

A qualidade dos alimentos compreende, basicamente, três aspectos fundamentais: o microbiológico, o nutricional e o sensorial.

O aspecto sensorial é o que mais atrai o consumidor na hora de escolher um produto alimentício. Um alimento de boa qualidade deve apresentar características sensoriais agradáveis, próprias do produto, tais como cor e aparência, consistência e textura, aroma e sabor característicos e desejáveis.

Hambúrguer de babaçu…3

Segundo a professora e engenheira de alimentos da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, Glória Bandeira, essa etapa da pesquisa é importante em diversas situações. Entre elas, o desenvolvimento de novos produtos, melhoria de um produto existente, comparação com um produto concorrente já estabelecido no mercado, mudança na formulação, melhoramento genético e mudança de equipamento ou processo.

“Fundamental para analisar as características ou atributos de um produto com base nos sentidos humanos e fornecer dados confiáveis para a tomada de decisão, a análise sensorial avalia a aceitação e a qualidade do produto em estudo. No caso dos alimentos do babaçu, convidamos público variado para degustação e análise dos produtos. Se obtivermos aprovação mínima de 60%, os alimentos poderão ser comercializados. Antes disso, iremos fazer análise físico-química, microbiológica e nutricional e também estudo de vida de prateleira dos produtos”, pondera.

Hambúrguer de babaçu…4

A pesquisadora Guilhermina Cayres, líder do projeto de pesquisa, diz que os novos alimentos e as novas formulações vêm sendo desenvolvidos considerando as condições específicas das quebradeiras de coco e suas práticas tradicionais, agregando melhorias, padronizações – incluindo as de qualidade e segurança alimentar – tendo em vista também aceitação sensorial do produto, agregação de valor às amêndoas quebradas e diversificação de produção.

DE RELANCE

Mulher para suceder Rosa Weber

Mulheres com destaque em várias áreas de atuação na Amazônia Legal deram início a uma campanha para colocar a promotora de Justiça Ana Cláudia Pinho, que atua há 30 anos no Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), na disputa por uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF).

A pressão é para que a paraense assuma a vaga que será aberta em outubro, com a aposentadoria da ministra Rosa Weber.

O documento já conta com quase 100 assinaturas.

“A atual composição do Supremo Tribunal Federal, órgão de cúpula do Poder Judiciário, é uma ilustração da histórica desigualdade, não apenas de gênero, mas também regional, que se verifica em quase todos os espaços de poder do Brasil. Desde sua criação, em 1891, o STF viu em seu plenário apenas três ministras – nenhuma da região Amazônica”, escrevem no documento.

Continua após a publicidade..

 

Dona Adelinha Azevedo, entre os filhos José Ribamar Azevedo e Cecília Azevedo, completa hoje 103 anos bem vividos

 103 anos de D. Adelinha

Viúva do médico maranhense Crizanto de Azevedo e mãe de José Ribamar Azevedo (cirurgião dos mais recomendados do país) e de Cecília Maria Saboia Azevedo, dona Adélia Saboia Azevedo (carinhosamente chamada de Adelinha), nascida no Ceará, com longo tempo de residência em São Luís e atualmente radicada no Rio de Janeiro, comemora hoje, na intimidade da família, seus bem vividos 103 anos de idade.

Quando residiu em São Luís, na segunda metade do século passado, dona Adelinha era uma das damas mais aplaudidas de nossa sociedade. Figurou em todas as listas de elegantes do ano e era uma hostess muito elogiada.

Do grupo de amigas do seu tempo, ao que se sabe resta apenas uma, dona Helena Machado Moraes Correia, hoje com 101 anos completados no mês de junho deste ano.

Lacração e “vergonha alheia”

Um dos reflexos mais tristes da escalada da radicalização, da agressividade e da "lacração" no Brasil é o hábito cada vez mais comum de hostilizar pessoas públicas aos gritos e palavrões sem qualquer sinal de pudor, seja onde for. Triste e vergonhoso, falta de educação mesmo, não tem outra definição para isso.

O episódio envolvendo o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, no Aeroporto Internacional de Roma, na Itália, é só mais um entre tantos casos a lamentar.

Os ataques a personalidades - em especial políticos, juízes e artistas - já atingiram gente como Gilberto Gil, em um jogo na Copa do Mundo do Catar, Ciro Gomes (PDT) no aeroporto de Miami, nos Estados Unidos, Regina Duarte em um teatro de São Paulo, Rodrigo Maia (PSDB) em um resort na Bahia e Chico Buarque em um restaurante no Rio de Janeiro.

Lacração e “vergonha alheia”...2

Repare que a lista inclui políticos de diferentes partidos e artistas com posições ideológicas bem distintas e vem se ampliando nos últimos anos. Não é só a extrema direita que agride, embora a turma da esquerda goste de pensar assim.

É curioso como quem ataca, em geral, acha que sair falando os maiores impropérios para o outro é um "direito" e ainda se orgulha de agir dessa forma, inclusive diante de crianças e idosos - coisa que, no passado não muito distante, causaria desconforto em qualquer pessoa minimamente civilizada e enrubesceria nossos bisavós.

Lacração e “vergonha alheia”...3

Note bem: se o(a) agressor(a) se identifica com a direita, em algum momento, vai usar a “liberdade de expressão” para defender o indefensável, como se ofender e caluniar estivessem contemplados nesse conceito tão caro à democracia.

Se for de esquerda, o indivíduo vai argumentar, do alto de uma superioridade moral autoproclamada, que não se trata de ataque, mas de “luta contra o fascismo”.

Razões para críticas sempre existiram e seguirão existindo, de todos os lados. Pessoas públicas sabem que há o ônus e o bônus de assumirem essa condição. É natural que sejam criticadas, questionadas, fiscalizadas de perto e, se for o caso, processadas.

Mas continuo achando que nada justifica a selvageria.

 Para escrever na pedra:

“Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe”. De Oscar Wilde.

 TRIVIAL VARIADO

A onda de calor que afeta o hemisfério norte prosseguiu ontem com incêndios ativos na Grécia e nos Estados Unidos, assim como um possível recorde de temperatura para o continente europeu na Itália.

As autoridades de saúde emitiram alertas para calor extremo nos EUA, Europa e Ásia, com recomendações para hidratação constante e para que que as pessoas se protejam do sol, em mais uma demonstração dos efeitos diretos da mudança climática.

A Europa, o continente com o ritmo de aquecimento mais rápido do mundo, pode registrar recordes de temperatura nas ilhas italianas da Sicília e da Sardenha, onde a agência espacial europeia prevê que os termômetros devam alcançar 48ºC.

Nesta data, em 2008, morreu a atriz e humorista fluminense Dercy Gonçalves, aos 103 anos.

Um cliente chega na loja de jardinagem e pergunta: – Quanto custam esses vasos? – O bom custa 20 e o ruim custa 40. – E por que o ruim é mais caro? –Porque vaso ruim não quebra.

 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.