Saiba qual problema de saúde afetou o ex-presidente Sarney
E mais: Pintura e Poesia nos 200 anos de Gonçalves Dias
AVC isquêmico
O que é isquemia cerebral ou AVC isquêmico? Saiba qual foi o problema de saúde que afetou o ex-presidente José Sarney.
A Isquemia Cerebral, também conhecida como Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI), é uma doença que causa a diminuição ou interrupção de sangue e oxigênio no cérebro.
Com o bloqueio no fluxo, a pessoa acometida pode ter um desequilíbrio e cair, como ocorreu com o ex-presidente da República, José Sarney, diagnosticado com a enfermidade no último domingo (16).
AVC isquêmico…2
Segundo o Ministério da Saúde, o AVCI causa a internação de 180 mil e é responsável pela morte de 100 mil pessoas no Brasil. Este bloqueio na circulação sanguínea pode ser ocasionado por uma obstrução ou entupimento de uma artéria cerebral, devido à presença de um coágulo no local.
Um episódio de Isquemia Cerebral pode acontecer em pessoas de qualquer faixa etária e a qualquer momento, seja realizar uma atividade física ou durante o sono.
AVC isquêmico…3
Tome nota: alguns fatores de risco podem aumentar o risco de desenvolvimento do AVCI, como, por exemplo, indivíduos que possuem o hábito de fumar; histórico de colesterol alto; trombose; pressão alta; diabetes ou anemia falciforme.
Tome nota dos principais sintomas da Isquemia Cerebral: Perda da força nos braços e pernas; Tontura; Formigamento no corpo; Dificuldade em falar; Náusea; Vômito; Dor de cabeça; Pressão alta; Desequilíbrio; Inconsciência; Fraqueza; Boca torta; etc.
AVC isquêmico…4
Em muitos casos, a Isquemia Cerebral pode deixar sequelas como enfraquecimento ou paralisia de um braço, perna ou rosto; paralisar de um lado ou de todo o corpo; dificuldade para engolir e falar; dificuldades na coordenação motora e no raciocínio; dano cerebral permanente.
Para alegria e tranquilidade dos familiares e amigos do ex-presidente José Sarney, ele não ficou com nenhuma dessas sequelas.
Pintura e Poesia nos 200 anos de Gonçalves Dias
Tudo pronto para a abertura, no começo da noite de hoje, da exposição Dias de Gonçalves e Poesia, que versa sobre os marcos da trajetória de vida do poeta, advogado, jornalista, etnógrafo e teatrólogo expoente do romantismo brasileiro Gonçalves Dias.
A mostra, como já divulgamos aqui, é realizada pela da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), será aberta às 19h, no Convento das Mercês e faz parte das comemorações alusivas aos 200 anos do poeta maranhense.
O público irá apreciar obras inéditas do compositor e artista plástico Betto Pereira. Ao todo, são 11 telas de 130X130cm e uma de acessibilidade para pessoas com deficiência visual, com alto relevo acompanhado de audiodescrição.
Dupla Josias Sobrinho & Betto Pereira
Detalhe importante: cada obra da exposição será acompanhada de um QR Code que direciona para uma música composta exclusivamente para aquela tela, com letra de Josias Sobrinho e melodia do próprio Betto Pereira.
A iniciativa inovadora também oferece a experiência com óculos de realidade virtual, promovendo aos visitantes um passeio virtual em um dos cenários da tela que compõem a exposição, promovendo maior interação e imersão à vida e obra do poeta.
Para criar as telas, Betto Pereira realizou, junto ao curador Carlos Dimuro e à produtora Rose Carvalho, um minucioso trabalho de pesquisa.
As telas, pinceladas sob a técnica acrílica sobre tela, são resultados de quatro meses de intensa produção criativa que envolve o abstrato e o figurativo.
Plataforma
O governo federal lançou uma plataforma na qual é possível acompanhar as políticas públicas federais em cada Estado da Federação.
O serviço está disponível no site da Secretaria de Comunicação da Presidência.
DE RELANCE
Divisão de cadeiras na Câmara
Com a divulgação do novo Censo populacional pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a Câmara Federal deve começar a discutir a divisão de cadeiras na Casa que leva em conta o número de habitantes por unidade da federação.
A pressão é para que as mudanças comecem a valer já para as próximas eleições gerais, daqui a três anos.
No fim de semana, a Folha de S.Paulo divulgou projeção feita, a pedido daquele jornal, pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).
O estudo aponta que sete estados perdem cadeiras e outros sete devem ganhar.
O Maranhão não perde nem ganha. Permanece como está.
Continua após a publicidade..
Projeção feita pelo Diap
O número de cadeiras na Câmara dos Deputados não é alterado desde dezembro de 1993, ano em que ocorreu o último redesenho das vagas na Câmara a partir da aprovação de uma lei complementar.
Não houve atualização do tamanho das bancadas a partir dos dados dos Censos de 2000 e 2010.
Segundo a projeção do Diap, o Rio de Janeiro perderia quatro assentos na Câmara, caindo de 46 para 42 vagas.
Bahia, Rio Grande do Sul, Piauí e Paraíba perderiam duas vagas cada um.
Já os estados de Pernambuco e de Alagoas ganhariam uma cadeira. O Pará, que hoje tem 17 deputados, ganharia quatro, indo a 21.
O vizinho Amazonas ganharia duas vagas, enquanto Minas Gerais, Ceará, Goiás e Mato Grosso teriam um assento a mais cada.
Carlos Vergara no Sesc-MA
A Sala Sesc de Exposições está recebendo desde ontem a mostra “Carlos Vergara Viajante – Experiências em São Miguel das Missões.”
A visitação é gratuita e acontece de segunda a sexta-feira, de 8h30 as 12h30 e de 13h30 as 17h30.
A exposição integra o ArteSesc, projeto que desde 1981 tem se voltado para a discussão da arte contemporânea, permitindo que o público conheça obras de notórios artistas visuais como Carlos Vergara, um dos grandes nomes do movimento Nova Figuração Brasileira.
A exposição fica disponível para visitação até o dia 29 de setembro, na Sala Sesc de Exposições, localizada no Condomínio Fecomércio/Sesc/Senac na Avenida dos Holandeses.
Quem é Carlos Vergara?
Carlos Augusto Caminha Vergara dos Santos, nascido em 1941, em Santa Maria, Rio Grande do Sul, é gravador, fotógrafo, pintor. Distingue-se como um dos principais nomes das vanguardas neofigurativas das décadas de 1950 e 1960 e possui uma vasta produção artística.
Na década de 1950, Carlos Vergara transfere-se para o Rio de Janeiro, e, paralelamente à atividade de analista de laboratório, dedica-se ao artesanato de jóias, que são expostas na 7ª Bienal Internacional de São Paulo em 1963. Nesse mesmo ano, volta-se para o desenho e a pintura, realizando estudos com Iberê Camargo (1914 - 1994). Participa das mostras Opinião 65 e 66, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM/RJ. Em 1967, é um dos organizadores da mostra Nova Objetividade Brasileira, que procura fazer um balanço da vanguarda brasileira.
Quem é Carlos Vergara?...2
Carlos Vergara atua ainda como cenógrafo e figurinista de peças teatrais. Nesse período, produz pinturas figurativas, que revelam afinidades com o expressionismo e a arte pop. Durante a década de 1970, utiliza a fotografia e filmes Super-8 para estabelecer reflexões sobre a realidade.
O Carnaval passa a ser também objeto de sua pesquisa. Atua ainda em colaboração com arquitetos, realizando painéis para diversos edifícios, empregando materiais e técnicas do artesanato popular.
Em 1972, publica o caderno de desenhos Texto em Branco, pela editora Nova Fronteira. Durante os anos 1980, volta à pintura, produzindo quadros abstratos geométricos, nos quais explora, principalmente, tramas de losangos que determinam campos cromáticos.
Desde o fim dos anos 1980, emprega pigmentos naturais e minérios, com os quais produz a base para trabalhos em superfícies diversas. Em 1997, realiza a série Monotipias do Pantanal, na qual explora o contato direto com o meio natural, transferindo para a tela texturas de pedras ou folhas, entre outros procedimentos.
Para escrever na pedra:
“O cansaço físico, mesmo que suportado forçosamente, não prejudica o corpo, enquanto o conhecimento imposto à força não pode permanecer na alma por muito tempo”. De Platão.
TRIVIAL VARIADO
Causou impacto o adiamento, por decisão judicial, da consulta à comunidade acadêmica da UFMA, que seria realizada hoje para a escolha dos três nomes da lista com base na qual o presidente Lula da Silva nomeará o novo reitor da Universidade Federal do Maranhão.
Os candidatos Fernando Carvalho, Luciano Façanha, Isabel Ibarra e Wener Miranda ganharam alguns dias de fôlego e a consulta poderá ser realizada no próximo dia 21.
Pela regra, os três nomes mais votados formam a lista que será encaminhada ao Ministério da Educação, que a submeterá ao presidente da República, a quem cabe a decisão final.
Fósseis de 10 hipopótamos-anões nativos de Creta, que datam de 350 mil anos antes da era atual, foram encontrados em escavações na ilha grega, realizadas pela Universidade de Atenas.
Trata-se de um descobrimento importante, anunciado ontem pelo paleontólogo Giorgos Lyras. É a primeira vez que uma concentração tão alta de fósseis de hipopótamos-anões é encontrada na Grécia – explicou este professor de paleontologia da universidade de geologia de Atenas.
As escavações começaram na semana passada no monte Katharo, a uma altitude de 1,1 mil metros sobre o nível do mar, no departamento de Lasithi, no leste da ilha grega, e continuarão até o próximo fim de semana.
“Hoje o céu dos compositores amanheceu mais feliz: João Donato foi para lá tocar suas lindas melodias”, dizia ontem a postagem no perfil oficial do músico. “Agora, sua alegria e seus acordes permanecem eternos por todo o universo”.
Em 2010, o artista ganhou o Grammy de melhor álbum de jazz latino com o João Donato Trio, por Sambolero. João Donato de Oliveira Neto nasceu em 1934 em Rio Branco, capital do Acre.
Em uma ligação telefônica, o diretor da escola fala: – Quer dizer que o Joãozinho está gripado e não poderá vir à aula? – Exatamente – respondeu uma voz grossa, do outro lado da linha. Então, o diretor pergunta: – Mas, afinal, quem está falando? – É o meu pai.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira