COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

De Caxias para São Luís

E mais: Encontro de miolos

PH

Os deliciosos quitutes servidos no restaurante Frango de Ouro

De Caxias para São Luís

Em torno de 100 lugares não bastam mais para acomodar os clientes no almoço de domingo. Tem dia em que a fila de espera leva horas para se desfazer. E não se trata de um restaurante novo, instalado num bairro badalado. Também não é sofisticado nem serve nenhuma novidade gastronômica.

O que leva tanta gente ao Frango de Ouro é o mínimo que se espera de um bom restaurante, mas que nem todos oferecem: comida de qualidade, bem-feita e, ainda por cima, com preço justo.

Dos caldeirões e caçarolas utilizados há algumas décadas pelo empresário caxiense Alderico Machado Filho saem porções abundantes de receitas típicas do sertão maranhense: baião-de-dois, maria Isabel de carne-de-sol, um irresistível omelete de batipuru com camarões fritos, rosbife de filé à moda caseira, linguiça de Caxias, e os deliciosos espetos de frango grelhado, com crosta de queijo ralado.

Instalado há mais de 40 anos em São Luís, trazido de Caxias por Alzira e Alderico Machado Filho, o Frango de Ouro começou no Anil, depois foi para a Ponta do Farol, rebatizado com o nome de Frango Dourado e, finalmente, sob o comando de Silvana (filha dos antigos proprietários) e o marido Daniel Calado, voltou a ser Frango de Ouro, numa discreta casa entre a Lagoa e a Ponta d´Areia – na Rua 33, Quadra 27, número 8. Fones: (98) 3235-4814/ (98) 3089-5711.

De Caxias para São Luís

No último domingo o Frango de Ouro fervilhou de nomes badalados da sociedade. Grandes mesas com enormes grupos se deliciando com os quitutes servidos.

Cintia e Fernando Motta comandavam um grupo enorme que reunia com eles Cybelle Lauande e Marisa Consalter.

Maria da Graça Albuquerque (com o filhos Sergio e Ludmilla) e João Neto levaram toda a família.

Dirce Fecury Zenni foi com a filha Virna (e John Blue) e o neto Davi.

Amaro Santana Leite e Ana Lúcia Albuquerque levaram o filho Alan e dividiram mesa com Luiz Carlos Cantanhede Fernandes e Teresa Martins.

Prefeituras e cadastro

Além dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FMP) serem uma eterna reclamação dos prefeitos, que nunca acham o valor justo, muitos municípios do Maranhão estão impedidos de receber não só o FPM, mas outras transferências de recursos do governo federal e seus órgãos, e até de entidades e organizações da sociedade civil.

Isso ocorre porque muitas prefeituras aparecem inadimplentes no Cadastro Único de Exigências para Transferências Voluntárias (CAUC), o sistema do tesouro nacional que disponibiliza informações acerca da situação do cumprimento de requisitos fiscais necessários à celebração de instrumentos para transferência de recursos, uma espécie de SPC das prefeituras.

Advogados especialistas em direito público alertam que, muitas vezes, as prefeituras entram no CAUC não por inadimplência real, mas por erros nas suas prestações de contas.

Audiência pública

As Comissões de Orçamento e de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Maranhão realizaram audiência pública conjunta para debater as Propostas de Emenda Constitucional (PEC) 45/2019 (Câmara Federal) e 110/2019 (Senado Federal), em tramitação no Congresso Nacional, que alteram o Sistema Tributário Nacional.

Os trabalhos foram coordenados pelos deputados Carlos Lula (PSB) e Zé Inácio (PT) e contou com a participação de vários outros.

Entre os encaminhamentos apresentados na reunião está a formação de uma comissão mista de deputados e técnicos da ALEMA, além de economistas e representantes de entidades particulares da audiência, para se reunirem com os três senadores maranhenses, a fim de subsidiá-los com informações para que eles possam contribuir de forma efetiva com a reforma tributária no Senado em benefício do Maranhão.

Revista na UFMA

Na próxima sexta-feira, alunos de Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) farão o lançamento da edição comemorativa de 30 anos da RP Alternativo, revista institucional referência dentro do curso de Comunicação Social.

O evento ocorrerá durante a Feira Expositiva dos Cursos de Comunicação da UFMA, na praça do Centro de Ciências Sociais, às 15h.

Revista na UFMA...2

A RP Alternativo é, historicamente, um produto da disciplina de Planejamento de Revista Institucional, do curso de Comunicação Social - Relações Públicas da UFMA, e faz parte da trajetória de graduação de comunicadores maranhenses desde 1993, ano em que foi criada.

Neste semestre, os 30 anos serão celebrados por meio de uma edição comemorativa, que além de contar a história da revista, abordará temáticas relevantes tanto na área das Relações Públicas quanto da Comunicação de modo geral.

Gente alegre e de bem com a vida degustando bons vinhos: Luciano Gomes e o jovem advogado Eduardo Duailibe

DE RELANCE

A responsabilidade dos senadores

Mesmo quem celebrou de forma justificada a aprovação da reforma tributária pela Câmara, acontecimento histórico após décadas de tentativas frustradas, admite que o texto está longe do estado da arte.

Não se põem em dúvida os benefícios, especialmente quanto à simplificação, ao fim da cumulatividade e ao horizonte aberto em termos de possibilidades de alavancar o potencial de crescimento da economia. Mas, nas negociações finais para assegurar votos, aumentou-se o número de atividades agraciadas com exceções e alíquotas reduzidas.

A matéria vai agora para o Senado. A responsabilidade da Casa é grande para evitar um desvirtuamento maior.

Encontro de miolos

Depois de uma intensa temporada de apresentações nos mais diversos arraiais de São Luís, o Boi de Maracanã prepara-se para participar do já tradicional ‘Encontro de Miolos’, a ser realizado nesta sexta-feira, dia 14, na Praça da Casa do Maranhão, no Centro Histórico de São Luís.

O miolo é o brincante dos grupos de bumba meu boi que fica escondido embaixo do couro do boi, dançando e interagindo com os personagens da celebração folclórica reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Encontro de miolos...2

A festa começou no bairro do Maiobão, em Paço do Lumiar, na Grande São Luís. Diante da proporção do encontro, passou a ser realizada anualmente no Centro Histórico de São Luís. Todos os anos, mais de 50 homens e mulheres que dão vida ao boi saem em cortejo e depois se juntam para dançar.

É uma oportunidade para o público apreciar a beleza dos diferentes bordados de couros de bois, além de ser um momento de se encantar com a diversidade dos bailados que o miolos desenvolvem enquanto dançarinos, que dão movimento e vida aos grupos.

Armando Ferreira, gerente-geral do Rio Poty Hotel & Resort, com o Repórter PH e José Walter Maciel

 Trade no Rio Poty

Continua após a publicidade..

O Rio Poty Hotel & Resort, na Ponta d’Areia, sediou, ontem, o ‘Café com Trade Inteligente’, encontro do trade turístico para discussão das ações relacionadas ao programa ‘Turismo Futuro Brasil’.

O gerente do empreendimento, Armando Ferreira, participou do evento, realizado no salão Babaçu.

No encontro, o secretário municipal de Turismo de São Luís, Saulo Santos, apresentou as ações desenvolvidas pela pasta e relativas ao primeiro semestre deste ano.

Os participantes ainda discutiram o tema “A implementação da estratégia de destinos turísticos inteligentes no Brasil e em São Luís”.

Trade no Rio Poty...2

Participaram Ana Clévia Guerreiro, coordenadora nacional de Turismo, Economia Criativa e Artesanato do Sebrae Nacional; Juliana Bettini, especialista em Turismo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e Paula Sanches, consultora líder da GKS Negócios Sustentáveis, do Ministério do Turismo.

A coordenadora estadual de Turismo do Sebrae do Paraná, Patrícia Albanez, apresentou o case “Curitiba – Destino Turístico Inteligente em Transformação”.

Liberação de veículos

A Prefeitura de São Luís dará início ao plantão para liberação de veículos durante os fins de semana a partir deste sábado (14) e domingo (15), das 8h às 13h.

A medida tem como objetivo dar agilidade e mais flexibilidade na liberação de veículos de condutores que tiveram motocicletas ou carros apreendidos durante as operações de trânsito realizadas na capital.

Atualmente, o serviço funciona de segunda a quinta-feira, das 8h às 18h, e às sextas, das 8h às 13h.

Para liberar o veículo, o condutor precisa se dirigir até a Central de Atendimentos da SMTT, que funciona na Rua Cecília Meireles, bairro Ipase, com original e xerox dos itens necessários.

Segurança pública

Os governos do Maranhão e Federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, têm alinhado importantes parcerias para fortalecer as políticas públicas do estado.

Ontem, o Sistema de Segurança estadual recebeu o incremento de 61 novas viaturas policiais, sendo 21 automóveis e 40 motocicletas, além de armamentos, para ampliar o combate à criminalidade e a redução da violência em todo o estado. O aporte de recursos é da ordem de R$ 6.170.519,50.

Em dados mais precisos, 13 viaturas e as 40 motocicletas foram adquiridas por meio do Fundo Nacional de Segurança Pública e são destinadas para os municípios de São Luís, Imperatriz, Barreirinhas, Pinheiro e Timon.

O arquiteto Fernando Motta e a designer Cintia Klamt Motta comandavam um grupo grande de amigos no almoço de domingo no Frango de Ouro

Licitações e contratos

Vem aí a primeira turma do curso de curta duração em Licitações e Contratos, segundo a nova lei de licitações. Quem vai oferecer é a Faculdade de Negócios Faene, que fica localizada no Residencial Pinheiros. O curso, a ser ministrado pelo professor Luciano Mamede, será realizado de 20 a 22 de julho.

A nova lei de licitações trouxe uma série de inovações, tais como a exclusão das modalidades de carta-convite e tomada de preços e a inclusão de uma nova modalidade: o diálogo competitivo.

A nova regra também estabelece que os processos deem ocorrer preferencialmente por meios digitais. As licitações presenciais viram exceção, devem ser justificadas e ter as sessões obrigatoriamente registradas em ata e gravadas em áudio e vídeo.

Novo golpe na praça

Não temos registros de que o golpe já esteja sendo aplicado no Maranhão, mas em vários estados os criminosos estão agindo.

Segundo um investigador, nesse golpe os criminosos ligam para as possíveis vítimas no dia do aniversário. Eles se passam por funcionários de grandes lojas e parabenizam o aniversariante. Em seguida, dizem que mandarão um presente através de um motoboy. Para receber o brinde, no entanto, a  vítima precisa pagar pela entrega. O pagamento só pode ser feito por cartão de crédito.

Durante a entrega do brinde, o motoboy – que também é golpista – simula problemas no pagamento, fazendo com que a vítima passe o cartão diversas vezes em uma ou mais máquinas. Neste processo, eles obtêm a senha da vítima.

Uma das técnicas utilizadas para isso é por meio de gravações de vídeo. O suposto motoboy alega que precisa publicar imagens da entrega do presente nas redes sociais da loja, então começa a gravar a entrega do presente e a senha da pessoa.

Novo golpe na praça...2

Há casos em que os criminosos utilizam um dispositivo na máquina de cartão que grava a senha. Em algumas ocorrências, pessoas idosas, com mais de 70 anos, informam a senha para o suposto entregador.

Uma das hipóteses da investigação é de que os criminosos tenham acessado algum banco de dados que forneça, entre outras informações, os números de telefone das vítimas.

Todo cuidado é pouco! Dicas para não cair na enganação: Não forneça a senha do cartão para entregadores e pessoas desconhecidas; Em casos de ligação de lojas que querem fornecer um brinde, desligue o telefone e ligue diretamente para o número oficial do estabelecimento comercial e se cerifique de que a promoção é realmente verdadeira; Brindes normalmente são gratuitos e não pedem exigências de pagamentos. Caso exija, fique atento em propostas que só aceitam cartão de crédito

Importante: registre ocorrência caso os criminosos tenham tentado aplicar o golpe. A polícia só consegue investigar e detectar os casos de golpes se a população informa.

Para escrever na pedra:

“Só há um caminho para a felicidade. Não nos preocuparmos com coisas que ultrapassam o poder da nossa vontade”. De Epicuro.

TRIVIAL VARIADO

Considerada uma conquista histórica, a reforma tributária aprovada pela Câmara deve ser alterada no Senado – onde passa a tramitar a partir de agora.

A proposta de emenda à Constituição (PEC) é considerada um avanço, mas algumas alterações serão necessárias. Nos municípios é grande a preocupação com a falta de autonomia para a gestão dos tributos.

As discussões devem ser retomadas com mais força após o recesso de julho do Congresso. Cada estado quer ampliar sua fatia no Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional (FNDR).

O objetivo não é eliminar a lógica de contemplar com mais recursos os Estados do Norte e Nordeste, e sim diminuir a distância entre o montante destinado entre as regiões.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.