Pergentino Holanda: Nova sede do MPMA
E mais: Julgamento de Bolsonaro
Nova sede do MPMA
Foi inaugurada, na última terça-feira, a unidade do Ministério Público do Maranhão no Solar do Ribeirão, localizado na Rua Isaac Martins (antiga Barrocas), em frente à Fonte do Ribeirão.
A nova sede abrigará a Promotoria de Justiça Distrital da Cidadania - Polo Centro, as Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor de São Luís e o Centro de Apoio Operacional do Consumidor (CAO Consumidor).
Doado pela Prefeitura de São Luís, o imóvel passou por uma ampla reforma, que incluiu a instalação de rampas, escadas e plataforma elevatória, banheiros acessíveis, recuperação de esquadrias, vidros, portas e gradis da fachada, recuperação da cobertura, pintura, aplicação de revestimentos cerâmicos, renovação das instalações elétricas, instalação da central de ar condicionado e instalação de divisórias para readequação dos ambientes internos.
Nova sede do MPMA...2
O investimento total foi de dois milhões e meio de reais e a obra foi executada com recursos do Fundo Especial do Ministério Público.
O imóvel tem área construída de 573,80 m² e integra o conjunto arquitetônico e paisagístico da capital maranhense, tombado pelo Governo Federal e também pelo Governo do Maranhão.
Além disso, o prédio está na área inscrita como Patrimônio Mundial da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
Por se tratar de uma sede em área de preservação histórica, foram adotadas medidas para manter a integridade estrutural e preservar as características originais da edificação.
Reforma da Fonte
Durante a solenidade, o governador Carlos Brandão anunciou que já autorizou a reforma da Fonte do Ribeirão e citou outras iniciativas de valorização da área, como a busca de grandes empresas instaladas no estado para que também deem a sua contribuição social.
Compuseram o dispositivo de honra da solenidade o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, o deputado Neto Evangelista, representando a Assembleia Legislativa do Maranhão; o segundo vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Marcelino Chaves Everton; a corregedora-geral do MPMA, Themis Pacheco de Carvalho; o vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho; o subprocurador-geral de justiça para Assuntos Jurídicos, Danilo José de Castro Ferreira; e a subprocuradora-geral de justiça para Assuntos Administrativos, Regina Maria da Costa Leite.
Vitaliciamento
Em sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Maranhão, realizada ontem, foram conferidos títulos de vitaliciamento a três promotores de justiça.
O procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, presidiu a solenidade e fez a entrega dos certificados aos vitaliciados José Arthur Del Toso Júnior (Montes Altos), Igor Adriano Trinta Marques (Cururupu) e Francisco de Assis Maciel Carvalho Júnior (Carutapera).
A vitaliciedade é uma das garantias e prerrogativas conferidas aos membros do Ministério Público e assegura a confirmação nos cargos dos promotores de justiça substitutos, após dois anos de estágio probatório.
A corregedora-geral do Ministério Público do Maranhão, Themis Pacheco de Carvalho, saudou os três promotores e ressaltou a importância da etapa de vitaliciamento.
DE RELANCE
A debandada das grandes cidades
Uma das conclusões do Censo 2022, divulgado ontem pelo IBGE, é a perda de população das grandes cidades brasileiras.
Embora seja, de fato, um movimento inédito no Brasil, não é de hoje que se percebe algo além das estatísticas: a busca por melhor qualidade de vida, que, muitas vezes, só se encontra nos municípios pequenos. Em geral, no Interior.
Os pesquisadores ainda não têm uma explicação definitiva para o fenômeno. Na avaliação de especialitas, a diminuição se deve, em parte, ao esgotamento territorial dos conglomerados urbanos, o que leva à expansão da população para as áreas vizinhas.
Faz sentido, mas não é só isso. Tem algo mais aí.
A debandada das grandes cidades...2
Desde a pandemia, muita coisa mudou, inclusive o ideal de vida de muitos de nós. Isso inclui o lugar onde se mora.
A chegada do vírus levou uma parcela da população a repensar padrões, inclusive de moradia, e a migrar em busca de mais contato com a natureza, menos trânsito, mais tranquilidade, mais segurança, menor custo de vida e, sim, mais ar puro.
Vi amigos se mudarem de mala e cuia porque desejavam ter um pátio e – quem sabe – uma hortinha. Estar junto ao mar ou às montanhas virou quase um fetiche, para quem pode, é claro.
A debandada das grandes cidades...3
Para muitos, a debandada das “cidades grandes” nada mais é do que um retorno inevitável e desesperado às origens.
Há os casos em que não existe escolha, quando o desemprego e o empobrecimento batem à porta.
Durante anos, homens e mulheres abandonaram o Interior para tentar a vida (e vencer) nas Capitais.
Talvez uma parte desse contingente, nesta última década, tenha sido impelido simplesmente a voltar para casa.
Continua após a publicidade..
Todos iguais, todos diferentes?
Dica para quem estiver planejando visitar Porto Alegre neste início de inverno aqui no Hemisfério Sul: as celebrações dos 70 anos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) começaram com a exibição da obra do fotógrafo Pierre Fatumbi Verger, sem dúvida um bálsamo para os olhos e um convite à reflexão.
Nas fotos de Verger, está o olhar do antropólogo que viveu em diferentes continentes e soube valorizar a diversidade cultural humana.
O artista buscou o encontro com o outro, e essa junção nos faz pensar. Somos todos humanos, mas somos diferentes? Por quê? Em que medida? E até que ponto isso justifica preconceitos injustificáveis?
Leitor desta coluna afirma que vale dedicar algumas horas a percorrer os salões do Margs para conhecer o trabalho de Verger – em cartaz até 8 de outubro – e compreender que o mundo é muito maior do que o nosso umbigo.
Julgamento de Bolsonaro
O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma, na manhã de hoje, o julgamento que pode tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível.
Após o relator, Benedito Gonçalves, votar na terça-feira para impedir Bolsonaro de concorrer até 2030, a discussão retorna com os pronunciamentos dos demais ministros.
Ainda não é certo se a análise será concluída hoje.
Bolsonaro é investigado por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação em razão da reunião com embaixadores estrangeiros no Palácio da Alvorada, em 18 de julho de 2022, na qual atacou o sistema de votação brasileiro e a Justiça Eleitoral. O encontro foi transmitido pela TV Brasil.
Harmonização facial
Recentemente, os atores Stênio Garcia, 91 anos, e Dedé Santana, 86 anos, viraram assunto nas redes sociais após exibirem os rostos submetidos à harmonização facial.
Muitos apontavam que o resultado ficou exagerado, artificial. Já defendiam afirmando que a crítica era fruto de preconceito com a idade.
O fato é que o procedimento, que consiste em deixar os traços da face simétricos com pequenos ajustes nas bochechas, nariz, boca e rugas, teve nos últimos anos uma explosão de adeptos.
Harmonização facial...2
A disseminação fez com que surgissem casos exagerados, com resultado contrário ao proposto, extremamente artificial.
Com isso, um novo movimento surge em meio a esse fenômeno: a desarmonização. Apesar do nome, nada mais é do que retirar os excessos do processo de harmonização facial.
A prática, apesar de nova, cresce na mesma expansão que os procedimentos de harmonização.
Entre os famosos arrependidos, adeptos agora da desarmonização, estão a influenciadora digital Gkay, a atriz americana Courteney Cox, a ex-BBB e cantora Gabi Martins e o cantor Lucas Lucco.
Harmonização facial...3
Segundo profissionais na área da estética, a primeira grande questão para a retirada de algum produto que tem como objetivo harmonizar o rosto de uma pessoa é que o profissional saiba exatamente onde está localizado e a quantidade daquele material preenchedor, para poder remover com segurança o preenchimento.
Além disso, é importante lembrar que colocar ou retirar preenchedores em qualquer parte do corpo gera alguns riscos.
‘Good Times' é neste sábado
É neste sábado, às 21h, no espaço Villa Reale, na Avenida dos Holandeses, a festa ‘Good Times’, que vai relembrar os áureos tempos da Boate Gênesis, uma das casas noturnas mais emblemáticas de São Luís.
O evento, com repertório das décadas de 1970, 1980 e 1990, será embalado pelos DJs Walter Júnior, Salim Lauande, Álvaro Carneiro, Ricardo Pacífico e Arsênio Filho.
Para escrever na pedra:
“Viver sem filosofar é o que se chama ter os olhos fechados sem nunca os haver tentado abrir”. De René Descartes.
TRIVIAL VARIADO
Nesta data, em 1958, a Seleção Brasileira de Futebol masculino conquistou sua primeira Copa do Mundo. Em 2007, a empresa norte-americana Apple lançou seu primeiro celular, o iPhone.
De volta à Ilha, após uma longa temporada em São Paulo, o empresário José Aderaldo do Nascimento Neto. Ele deve marcar para os próximos dias o lançamento, em noite de autógrafos, do seu primeiro livro.
Depois de vários anos sem visitar São Luís, Karla Vampré Arouche promete uma nova visita para Agosto, quando pretende conhecer o pai de seu filho gerado em noite de Lua Cheia numa praia de Alcântara.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira