COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Pergentino Holanda: Nova sede do MPMA

E mais: Julgamento de Bolsonaro

PH

Atualizada em 29/06/2023 às 10h21
Descerramento da placa inaugurativa da nova sede do MPMA, pelo governador Carlos Brandão, o prefeito Eduardo Braide e o procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau

 Nova sede do MPMA

Foi inaugurada, na última terça-feira, a unidade do Ministério Público do Maranhão no Solar do Ribeirão, localizado na Rua Isaac Martins (antiga Barrocas), em frente à Fonte do Ribeirão.

 A nova sede abrigará a Promotoria de Justiça Distrital da Cidadania - Polo Centro, as Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor de São Luís e o Centro de Apoio Operacional do Consumidor (CAO Consumidor).

Doado pela Prefeitura de São Luís,  o imóvel passou por uma ampla reforma, que incluiu a instalação de rampas, escadas e plataforma elevatória, banheiros acessíveis, recuperação de esquadrias, vidros, portas e gradis da fachada, recuperação da cobertura, pintura, aplicação de revestimentos cerâmicos, renovação das instalações elétricas, instalação da central de ar condicionado e instalação de divisórias para readequação dos ambientes internos.

Nova sede do MPMA...2

O investimento total foi de dois milhões e meio de reais e a obra foi executada com recursos do Fundo Especial do Ministério Público.

O imóvel tem área construída de 573,80 m² e integra o conjunto arquitetônico e paisagístico da capital maranhense, tombado pelo Governo Federal e também pelo Governo do Maranhão.

Além disso, o prédio está na área inscrita como Patrimônio Mundial da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Por se tratar de uma sede em área de preservação histórica, foram adotadas medidas para manter a integridade estrutural e preservar as características originais da edificação.

Reforma da Fonte

Durante a solenidade, o governador Carlos Brandão anunciou que já autorizou a reforma da Fonte do Ribeirão e citou outras iniciativas de valorização da área, como a busca de grandes empresas instaladas no estado para que também deem a sua contribuição social.

Compuseram o dispositivo de honra da solenidade o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, o deputado Neto Evangelista, representando a Assembleia Legislativa do Maranhão; o segundo vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Marcelino Chaves Everton; a corregedora-geral do MPMA, Themis Pacheco de Carvalho; o vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho; o subprocurador-geral de justiça para Assuntos Jurídicos, Danilo José de Castro Ferreira; e a subprocuradora-geral de justiça para Assuntos Administrativos, Regina Maria da Costa Leite.

O prefeito Eduardo Braide ressaltou a sua felicidade com a iniciativa do MPMA, destacando a importância da instituição e da aproximação com o povo de São Luís

Vitaliciamento

Em sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Maranhão, realizada ontem, foram conferidos títulos de vitaliciamento a três promotores de justiça.

O procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, presidiu a solenidade e fez a entrega dos certificados aos vitaliciados José Arthur Del Toso Júnior (Montes Altos), Igor Adriano Trinta Marques (Cururupu) e Francisco de Assis Maciel Carvalho Júnior (Carutapera).

A vitaliciedade é uma das garantias e prerrogativas conferidas aos membros do Ministério Público e assegura a confirmação nos cargos dos promotores de justiça substitutos, após dois anos de estágio probatório.

A corregedora-geral do Ministério Público do Maranhão, Themis Pacheco de Carvalho, saudou os três promotores e ressaltou a importância da etapa de vitaliciamento.

DE RELANCE

A debandada das grandes cidades

Uma das conclusões do Censo 2022, divulgado ontem pelo IBGE, é a perda de população das grandes cidades brasileiras.

Embora seja, de fato, um movimento inédito no Brasil, não é de hoje que se percebe algo além das estatísticas: a busca por melhor qualidade de vida, que, muitas vezes, só se encontra nos municípios pequenos. Em geral, no Interior.

Os pesquisadores ainda não têm uma explicação definitiva para o fenômeno. Na avaliação de especialitas, a diminuição se deve, em parte, ao esgotamento territorial dos conglomerados urbanos, o que leva à expansão da população para as áreas vizinhas.

 Faz sentido, mas não é só isso. Tem algo mais aí.

A debandada das grandes cidades...2

Desde a pandemia, muita coisa mudou, inclusive o ideal de vida de muitos de nós. Isso inclui o lugar onde se mora.

A chegada do vírus levou uma parcela da população a repensar padrões, inclusive de moradia, e a migrar em busca de mais contato com a natureza, menos trânsito, mais tranquilidade, mais segurança, menor custo de vida e, sim, mais ar puro.

Vi amigos se mudarem de mala e cuia porque desejavam ter um pátio e – quem sabe – uma hortinha. Estar junto ao mar ou às montanhas virou quase um fetiche, para quem pode, é claro.

A debandada das grandes cidades...3

Para muitos, a debandada das “cidades grandes” nada mais é do que um retorno inevitável e desesperado às origens.

Há os casos em que não existe escolha, quando o desemprego e o empobrecimento batem à porta.

Durante anos, homens e mulheres abandonaram o Interior para tentar a vida (e vencer) nas Capitais.

Talvez uma parte desse contingente, nesta última década, tenha sido impelido simplesmente a voltar para casa.

Continua após a publicidade..

Todos iguais, todos diferentes?

Dica para quem estiver planejando visitar Porto Alegre neste início de inverno aqui no Hemisfério Sul: as celebrações dos 70 anos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) começaram com a exibição da obra do fotógrafo Pierre Fatumbi Verger, sem dúvida um bálsamo para os olhos e um convite à reflexão.

Nas fotos de Verger, está o olhar do antropólogo que viveu em diferentes continentes e soube valorizar a diversidade cultural humana.

O artista buscou o encontro com o outro, e essa junção nos faz pensar. Somos todos humanos, mas somos diferentes? Por quê? Em que medida? E até que ponto isso justifica preconceitos injustificáveis?

Leitor desta coluna afirma que vale dedicar algumas horas a percorrer os salões do Margs para conhecer o trabalho de Verger – em cartaz até 8 de outubro – e compreender que o mundo é muito maior do que o nosso umbigo.

A mineira Márcia Valle e o empresário Luciano Gomes conferindo a beleza e originalidade dos arraiais juninos dos folguedos de São Luís

Julgamento de Bolsonaro

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma, na manhã de hoje, o julgamento que pode tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível.

Após o relator, Benedito Gonçalves, votar na terça-feira para impedir Bolsonaro de concorrer até 2030, a discussão retorna com os pronunciamentos dos demais ministros.

Ainda não é certo se a análise será concluída hoje.

Bolsonaro é investigado por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação em razão da reunião com embaixadores estrangeiros no Palácio da Alvorada, em 18 de julho de 2022, na qual atacou o sistema de votação brasileiro e a Justiça Eleitoral. O encontro foi transmitido pela TV Brasil.

Harmonização facial

Recentemente, os atores Stênio Garcia, 91 anos, e Dedé Santana, 86 anos, viraram assunto nas redes sociais após exibirem os rostos submetidos à harmonização facial.

Muitos apontavam que o resultado ficou exagerado, artificial. Já defendiam afirmando que a crítica era fruto de preconceito com a idade.

O fato é que o procedimento, que consiste em deixar os traços da face simétricos com pequenos ajustes nas bochechas, nariz, boca e rugas, teve nos últimos anos uma explosão de adeptos.

Harmonização facial...2

A disseminação fez com que surgissem casos exagerados, com resultado contrário ao proposto, extremamente artificial.

Com isso, um novo movimento surge em meio a esse fenômeno: a desarmonização. Apesar do nome, nada mais é do que retirar os excessos do processo de harmonização facial.

A prática, apesar de nova, cresce na mesma expansão que os procedimentos de harmonização.

Entre os famosos arrependidos, adeptos agora da desarmonização, estão a influenciadora digital Gkay, a atriz americana Courteney Cox, a ex-BBB e cantora Gabi Martins e o cantor Lucas Lucco.

Harmonização facial...3

Segundo profissionais na área da estética, a primeira grande questão para a retirada de algum produto que tem como objetivo harmonizar o rosto de uma pessoa é que o profissional saiba exatamente onde está localizado e a quantidade daquele material preenchedor, para poder remover com segurança o preenchimento.

Além disso, é importante lembrar que colocar ou retirar preenchedores em qualquer parte do corpo gera alguns riscos.

‘Good Times' é neste sábado

É neste sábado, às 21h, no espaço Villa Reale, na Avenida dos Holandeses, a festa ‘Good Times’, que vai relembrar os áureos tempos da Boate Gênesis, uma das casas noturnas mais emblemáticas de São Luís. 

O evento, com repertório das décadas de 1970, 1980 e 1990, será embalado pelos DJs Walter Júnior, Salim Lauande, Álvaro Carneiro, Ricardo Pacífico e Arsênio Filho.

Para escrever na pedra:

“Viver sem filosofar é o que se chama ter os olhos fechados sem nunca os haver tentado abrir”. De René Descartes.

 TRIVIAL VARIADO

Nesta data, em 1958, a Seleção Brasileira de Futebol masculino conquistou sua primeira Copa do Mundo. Em 2007, a empresa norte-americana Apple lançou seu primeiro celular, o iPhone.

De volta à Ilha, após uma longa temporada em São Paulo, o empresário José Aderaldo do Nascimento Neto. Ele deve marcar para os próximos dias o lançamento, em noite de autógrafos, do seu primeiro livro.

Depois de vários anos sem visitar São Luís, Karla Vampré Arouche promete uma nova visita para Agosto, quando pretende conhecer o pai de seu filho gerado em noite de Lua Cheia numa praia de Alcântara.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.