Maranhense no 'Conversa com Bial'
Mais: Flagrante de El Niño no mar
Sobe a estrela de Dionísio Neto
Continua em alta a estrela do ator e diretor de teatro maranhense Dionísio Neto.
Na semana passada, ele gravou um programa Conversa com Bial que irá ao ar nos próximos dias.
No programa, Dionísio Neto falou de sua vida e obra, do filme Carandiru, da novela A Favorita, do lançamento do seu primeiro romance Perla Stuart, a ex-mulher e de muitos outros assuntos.
É aguardar e conferir.
IBRAM e apoio
O Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), entidade representante do setor da mineração industrial, divulgou nota em apoio à iniciativa do governo federal de encaminhar ao Congresso Nacional projeto de lei que reforça a fiscalização sobre o comércio e o transporte do ouro por garimpeiros, inclusive, na Amazônia.
Na nota, o Ibram afirma que a ação do governo “busca, principalmente, erradicar práticas criminosas do garimpo ilegal e dos que comercializam ouro”.
E reforça que “toneladas de ouro produzidas no País têm indícios de irregularidades”.
O projeto está tramitando na Câmara e prevê, entre outras medidas, a criação de uma Guia de Transporte e Custódia de Ouro, documento eletrônico que deverá acompanhar todas as movimentações do metal no Brasil.
Flagrante de El Niño no mar
A Agência Espacial Norte- Americana (Nasa) divulgou imagens de satélite que mostram uma mancha de calor no Oceano Pacífico, indicando a presença do El Niño em plena atuação, na quarta-feira.
Segundo a Nasa, a interpretação da imagem deve considerar que os tons de azul indicam níveis do mar abaixo da média, enquanto o branco representa condições normais do nível do mar.
Já as áreas vermelhas indicam locais onde o oceano estava mais alto do que o normal.
Nas captações feitas ainda durante o outono, de 1º a 10 de junho, é possível perceber nos pontos vermelhos o aumento do nível do mar. Isso ocorre, pois, com o fenômeno, as águas aquecem e se expandem.
Flagrante de El Niño no mar…2
Após a interpretação dos focos captados pelos satélites, os cientistas do laboratório de propulsão a jato concluíram que o Hemisfério Sul estava sendo atingido pelas alterações do El Niño antes mesmo de o inverno começar.
A estação teve início na quarta-feira.
Sob a influência do El Niño, o verão é mais intenso e o inverno menos rigoroso, em termos de temperatura, já que as frentes frias não conseguem atuar com a mesma força para gerar frio por maior número consecutivo de dias.
Para a região sul do Brasil, o fenômeno El Niño deve provocar chuva acima da média nos próximos três meses. Para as regiões Norte e Nordeste, as temperaturas deverão aumentar bastante.
Maldição do Titanic
Triste sina desse navio que parece só atrair desgraças. Afundou em 1912 na sua primeira viagem, que ia de Liverpool para Nova York. Morreu grande número de pessoas.
Agora inventaram um pequeno submarino para verem o Titanic afundado e corroído, e ocorre uma implosão na pequena cápsula, tendo a bordo cinco pessoas, sendo um tripulante e quatro curiosos milionários para ver o que sobrou do infausto navio.
Que morte de arrepiar! Larguem esse navio que parece mal-assombrado. Aqui na terra temos problemas pra dar e vender.
Se valer como consolo…
As cinco vítimas que ocupavam o submersível Titan serão homenageadas em cerimônias em dois museus americanos destinados à preservação da memória da tragédia do Titanic.
As duas unidades do Titanic Museum Attraction, uma em Pigeon Forg (Tennessee) e a outra em Branson (Missouri), prestaram homenagens aos mortos na última sexta, 23.
Agora, os nomes dos ocupantes do Titan serão adicionados à lista de vítimas do Titanic, já exposta nas duas unidades do museu.
Perigos do desdém
O ciclone extratropical que se abateu com fúria sobre o sul do Brasil e se transformou em tragédia no Rio Grande do Sul talvez nos convença do horror das mudanças climáticas.
Nada disso, no entanto, ocorre ao acaso. Tudo é obra do nosso descaso pela natureza. Os religiosos podem chamá-lo de funesta antecipação do Apocalipse bíblico destruindo a obra do Criador. Os agnósticos podem simplificá-lo, chamando-o de hecatombe.
Seja a classificação ou nome que tenha, tudo é obra nossa, em uma acumulação de anos ou séculos que, se não cortarmos de imediato, destruirá a vida no planeta. Tudo se agravou a partir da Revolução Industrial, mas devido ao desdém de todos nós.
O volume da poluição aumenta a cada dia em terra, na água ou no ar, mas nos fazemos de cegos. O avanço tecnológico beneficiou a todos em todo o mundo, mas nos esquecemos de ver e remediar as consequências que poderia trazer ao planeta.
DE RELANCE
Envelhecer é privilégio
Maria Bethânia sabe das coisas. “Envelhecer é privilégio”, sim. A frase é dela, a baiana da voz de trovão que na última semana completou 77 anos. Em um desses vídeos que viralizam nas redes, a filha de Dona Canô diz mais: “ Gosto dos meus cabelos brancos, das minhas rugas. Gosto. São minhas. O tempo me deu”.
Bethânia fala isso com aquela calma só dela, sorrindo, ciente do efeito que a declaração causará em um mundo no qual todos querem ser jovens e belos – tão obsessivamente jovens e belos, que acabam ficando irreconhecíveis.
Não é por acaso que estamos testemunhando em São Luís o que parece ser uma epidemia de deformação facial.
Envelhecer é privilégio…2
Posso estar exagerando, mas o que vejo é um surto coletivo ditado por selfies e filtros digitais, movido a ácido hialurônico e botox em excesso. São procedimentos estéticos que, em situações extremas, nada têm de “harmonizadores”.
No caso das mulheres, o pacote inclui ainda cílios estendidos, unhas de fibra de vidro tipo Zé do Caixão, boca grande & sexy, peitos e bunda siliconados. Há um desejo de mudar para, no fim das contas, ficar igual a todo mundo que segue a mesma receita. Só que, às vezes, a mudança é para pior. Vá entender.
A inteligência artificial, claro, já captou a tendência. Se você pedir a um desses aplicativos para que crie a imagem da mulher ideal, verá o que Vanessa Rozan, expert no tema, definiu como “uma mistura de 50% da boneca Barbie, 35% de super-heroína, 10% de princesa da Disney e 5% de uma atriz pornô sueca”.
Envelhecer é privilégio…3
O problema é que muita gente está buscando uma perfeição que não existe. Ou melhor, que só existe nas redes sociais, com ferramentas que apagam linhas de expressão, engrossam lábios, reformulam sobrancelhas e elevam maçãs do rosto.
Em São Luís, por exemplo, tem gente chegando aos consultórios com foto editada a partir desses filtros, dizendo: “Quero ser assim, não importa como. Faça”.
Envelhecer é privilégio…4
Em 2018, pesquisadores da Universidade de Boston, nos EUA, já alertavam para o que, na época, foi chamado de “dismforia do Snapchat”.
Continua após a publicidade..
A rede social citada saiu de moda, mas o termo, não. Foi substituído por “dismorfia do Instagram”.
O fenômeno afeta a autoestima e tem causado preocupação entre especialistas, porque pode desencadear transtornos psíquicos.
Envelhecer é privilégio…5
Talvez seja hora de parar e refletir. Não se trata de rejeitar toda e qualquer forma de cuidado estético, mas de compreender que pequenas imperfeições e marcas do tempo – se não forem limitadoras ou prejudiciais à saúde – nos fazem seres únicos.
Em tempos de pasteurização em massa e de robôs tomando o lugar de humanos, nada pode ser mais belo do que a autenticidade, do que ser quem se é.
Maria Bethânia sabe das coisas.
Detox de celular
Outro dia, escrevemos aqui sobre a nomofobia (medo de ficar sem o telefone celular) e o desafio lançado pelo teórico da mídia Douglas Rushkoff (de ficar longe do smartphone por pelo menos 24 horas).
Pois não é que na semana passada o canal de notícias Euronews publicou uma reportagem sobre a primeira ilha turística de “desintoxicação digital” do mundo?
Ulko-Tammio, no golfo da Finlândia, se declarou “zona livre de telefones”.
A ilha, segundo a reportagem, ainda tem uma rede móvel em funcionamento, mas o conselho de turismo local decidiu pedir aos visitantes que desliguem os aparelhos durante as férias deste verão.
Ativista fez história
Primeira travesti a assumir uma secretaria nacional no governo brasileiro, a ativista paraense Symmy Larrat fez história mais uma vez.
Na semana passada, ela foi também a primeira travesti a falar em um encontro oficial na sede da ONU, em Nova York.
Ela representou o Brasil durante a 53ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas.
Larrat falou na condição de titular da Secretaria Nacional dos Direitos da População LGBTQIAPN+, ligada ao Ministério dos Direitos Humanos.
Mulheres disputam prêmio
Muito antes de as questões envolvendo os direitos da mulher passarem a ganhar a dimensão senão de hegemonia, certamente de uma das prioridades, o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios foi lançado em 2004.
A edição deste ano é a nova curva dessa trajetória embebida em clarividência, antecipando-se a entidade dos micro e pequenos empreendedores a escalada a ponto de hoje o Brasil ter um ministério só para elas.
Como toda boa premiação, a ideia é também revelar referências para o empreendedorismo feminino.
Mulheres disputam prêmio…2
Conhecer a história das campeãs desde 2004 pode ser uma boa ideia para quem cobiça o título da atual temporada e seus benfazejos efeitos, não apenas para a pessoa, mas também favorecendo a divulgação do seu negócio.
Para participar, a mulher precisa ter 18 anos ou mais, além de assegurar ser proprietária de uma pequena empresa, com oportunidade de concorrer em três categorias: microempreendedora individual (MEI), pequeno negócio e produtora rural.
As empresárias têm até dia 31 de julho para realizar a inscrição, mas não custa abusar da virtude da prudência e dar uma olhada no site do Sebrae.
Hotel em formato de Lua
Já pensou em ir à Lua? Dubai, uma das cidades mais luxuosas do mundo, está construindo um resort em formato de Lua.
O projeto imobiliário é avaliado em US$ 5 bilhões (cerca de R$ 25 bilhões na cotação atual).
A inauguração está prevista para ser inaugurada em 2027.
O projeto, chamado Moon World Resorts, é liderado pelo empresário canadense Michael Handerson, que planeja construir uma réplica com mais de 274 metros – para que os visitantes possam ter uma experiência similar à um passeio na Lua.
Hotel em formato de Lua…2
O megaempreendimento vai contar com 4 mil quartos, uma arena capaz de acomodar 10 mil pessoas e uma “colônia lunar”, atração que dará aos hóspedes a sensação de realmente caminhar na Lua.
Além disso, o edifício Moon também incluirá espaço para um possível cassino.
Vale lembrar que jogos de azar são ilegais nos Emirados Árabes Unidos. Porém, grandes marcas, como o Caesar’s Palace de Las Vegas, esperam conseguir autorização para funcionar em breve.
Segundo Michael Henderson, a ideia original é construir ao menos quatro unidades do Moon World Resort ao redor do mundo. Além de Dubai, no Oriente Médio, há planos para levar o projeto para a Europa, o Norte da África e a América do Norte.
Cores do turismo
Em comemoração ao mês do Orgulho LGBT, a organização da Festuris, a Feira Internacional de Turismo de Gramado (RS), divulgou o homenageado da nova edição da festa, marcada para novembro, com o troféu Cores do Turismo. A distinção é oferecida a pessoas que trabalham por um turismo mais inclusivo.
O agraciado deste ano é Saulo Santos, professor do Departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão.
A Festuris foi o primeiro evento de negócios turísticos do Brasil a dar visibilidade ao segmento, criando, há 14 anos, o Espaço LGBT+.
Para escrever na pedra:
“Quando alguém te magoa você tem duas opções: se vingar e ser feliz por alguns minutos ou perdoar e ser feliz a vida inteira”. De autor desconhecido.
TRIVIAL VARIADO
No Fórum Nacional de Saúde Ocular, realizado em Brasília, um grupo de médicos reivindicou a criação de programas permanentes de combate à cegueira no país, a inserção da oftalmologia entre as prioridades da Atenção Básica do SUS e até ações nas escolas públicas de Ensino Fundamental, com a capacitação de professores.
É que nem sempre eles estão aptos a perceber quando uma criança precisa de óculos.
Quem passou o domingo recebendo carinhosas manifestações dos amigos foi Déia Trinta Paes. Ela estava mudando de idade e festejou a data com o marido e as filhas no Bistrô Alameda Trinta.
Com a simpatia de sempre, a desembargadora (aposentada) Dulce Clementino (ao lado do marido José Clementino e da filha Vanessa) foi vista no almoço de ontem da Petisqueira da Mamãe.
No mesmo restaurante também circularam Ana Lúcia Albuquerque e Amaro Santana Leite (egressos de uma circulada por Portugal e Espanha), Elie Georges Hachem e Jana, entre muitos outros.
O professor percebe que o aluno não está prestando atenção na aula e pergunta: – Fale uma palavra que comece com a letra D. E o menino responde: – Ontem, professor. – Errado! Ontem não começa com D. Então, Joãozinho diz: - Ontem foi domingo!
Pix automático: o débito em conta pode ser abolido. Deve começar em abril o Pix automático, com as contas pagas sem se autenticar transação.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira