COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Lula homenageia Sarney

Mais: maranhense na Itália

PH

O PRESIDENTE Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumprimenta o ex-presidente José Sarney durante a cerimônia de posse do vice-presidente Geraldo Alckmin como ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

LULA HOMENAGEIA SARNEY

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará uma homenagem ao ex-presidente José Sarney (MDB) nesta sexta-feira (16) na inauguração do último trecho da ferrovia Norte-Sul, obra iniciada em seu mandato.

Lula telefonou para o emedebista e o convidou para participar em Rio Verde (GO) da inauguração do trecho, cuja construção foi iniciada há 36 anos.

Sarney aceitou o convite. O petista fará um discurso exaltando a visão estratégica do então mandatário.

QUALIDADE EM UTI

O Hospital São Domingos, referência no Maranhão e que faz parte da Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil, recebeu selo de alta performance em resultados clínicos em UTI.

A certificação Top Performer é concedida pela Epimed Solutions em parceria com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) às UTIs que obtiveram os melhores resultados clínicos com alocação mais eficiente dos recursos no cuidado dos pacientes críticos.

Além do Hospital São Domingos, outros sete hospitais da Dasa, em SP, RJ e DF, receberam a certificação.

O RISCO DA INTOLERÂNCIA

Em algum lugar no meio do caminho, a intolerância derrubou a condescendência. Perdemos a capacidade não só de ouvir, mas de deixar falar quem pensa diferente de nós. A cada notícia de palestra cancelada ou transferida por discordância de ideias, a humanidade caminha em marcha a ré.

Vale para esquerda, para direita ou para qual lado for.

No ano passado, alunos da Unicamp, no interior de São Paulo, impediram a fala de pré-candidatos do partido Novo no ambiente acadêmico - que deveria, mais do que qualquer outro, ser plural e aberto a debates. À época, o Diretório Central dos Estudantes justificou a medida por considerar os palestrantes "reacionários". Entre eles, estava Fernando Holiday, ex-integrante do MBL, movimento de direita que ganhou fama nos protestos de rua no Brasil.

FIM DOS TEMPOS

Agora, a polêmica da vez é uma palestra de Frei Betto, religioso de esquerda, ligado à Teologia da Libertação, que acabou sendo transferida, em Caxias do Sul (RS), por conta de um abaixo-assinado de pais indignados.

Promovido pelo Fórum das Entidades e Movimentos Sociais, o evento seria realizado no auditório de uma escola particular da cidade, que nada tem a ver com a palestra.

Os pais e familiares de alunos não gostaram nada da história, por uma questão de “valores”.

Ninguém é obrigado a concordar com posições alheias que abomina, mas cercear o outro tem um preço. Nesse caso, Frei Betto ganhou uma visibilidade que jamais teria.

Além de tudo, o perigo de reações desse tipo é que, um dia, a intolerância pode se virar contra quem a prega.

O CEO da operadora Maxx Augusto Diniz e a atleta maranhense de Milena Assunção, que recebeu o apoio da Maxx para disputar o campeonato mundial amador de Muay Thai (WBC) na Itália, de 21 a 26 de junho

MARANHENSE NA ITÁLIA

A atleta maranhense de Muay Thai Milena Assunção está em contagem regressiva e nos últimos treinos antes de embarcar para a Itália para participar do campeonato mundial amador de Muay Thai, que será realizado de 21 a 26 de junho em Veneza (Itália), em um evento da WBC (World Boxing Council) com programação de quatro dias no Palasport Arsenale.

O sonho que parecia distante se tornou realidade para Milena, graças ao apoio de amigos, familiares e de um patrocínio muito especial que veio da operadora MAXX e ajudou a viabilizar os altos custos para essa viagem.

A empresa genuinamente maranhense de serviços de telefonia móvel e celular, internet fibra 100% e TV HD patrocinou a atleta, que agora promete fazer bonito e honrar o Brasil e o Maranhão na competição, sendo a única maranhense nessa disputa.

Trata-se do mais importante campeonato amador de Muay Thay do mundo, e que vai reunir mais de 600 atletas de diversos países.

JOGO DAS ESTRELAS

Vem aí o jogo festivo “Amigos do Romário x Estrelas”, partida histórica promovida pela empresa Leonardo Morais Sports & Business, que tem tradição nacional em grandes eventos com atletas consagrados e colocou São Luís no mapa dos shows futebolísticos.

O jogo será no dia 6 de agosto, às 11h, no Estádio Castelão, com abertura de portões às 9h. Uma oportunidade única para ver em campo o tetracampeão Romário, que foi um dos mais completos centroavantes do mundo, tendo conquistado o tetracampeonato com a Seleção Brasileira na Copa de 1994. 

JOGO DAS ESTRELAS 2

Ele vai entrar em campo ao lado de outros grandes craques como Athirson, Petkovic, Vampeta, Edilson, youtubers famosos e várias estrelas cujos nomes ainda serão revelados.

Continua após a publicidade..

 A partida terá um lote de ingressos promocionais limitados. A pré-venda será no dia 19 de junho, às 21h, e vai durar apenas 48 horas para o lote especial,  com doação de alimentos para as vítimas das enchentes no Maranhão.

Esses e outros detalhes serão apresentados para a imprensa e convidados em primeira mão no coquetel de lançamento do evento, na próxima segunda-feira, às 19h, no Por Acaso Bar (Calhau). 

DE RELANCE

Gilot abandonou Picasso

Circulando pela Europa nesta Primavera em que está sendo celebrado os 50 anos da morte de Pablo Picasso, deparo-me com a notícia da morte, esta semana, em Nova York, aos 101 anos, da pintora Françoise Gilot, a única mulher que se atreveu a abandonar o pintor Pablo Picasso.

Será injusto que muitos dos obituários que jornais e revistas lhe dedicam coloquem Picasso no título. Injusto, mas inevitável. Injusto porque Françoise Gilot tem uma obra com nome próprio, com uma carreira que começou antes de conhecer o artista malaguenho mas valorizada tardiamente, dirão alguns; inevitável porque foi durante anos a mulher e a musa de uma das mais brilhantes figuras da arte do século XX, mãe de dois dos seus filhos e autora de um livro que muito contribuiu para a construção do mito Picasso tal como hoje o conhecemos, com o que tem de bom e de mau.

Gilot abandonou Picasso...2

Françoise Gilot, artista francesa nascida numa família parisiense com dinheiro, teve uma educação esmerada. A mãe, que também pintava, encorajou-a a seguir nas artes, embora o pai a tivesse levado a dedicar-se, durante algum tempo, ao estudo de filosofia, de literatura inglesa e ao curso de Direito, que acabaria por abandonar.

Gilot era já uma artista – pintava, fazia cerâmica – quando em 1943 conheceu Picasso num restaurante perto do estúdio do pintor. Ele tinha 61 anos, ela 21. O pintor e fotógrafo de origem húngara Endre Rozsda era, então, o mentor da jovem francesa, que contava já com uma exposição em nome individual numa galeria de Paris.

Gilot abandonou Picasso...3

Encantado com Gilot, o artista espanhol decide, semanas depois deste primeiro encontro, visitar esta exposição, dando início a uma relação mais próxima que levaria a artista, nesse mesmo verão de 1943, a anunciar à família que passaria a dedicar-se às artes plásticas com exclusividade.

No atelier de Picasso, que começa a frequentar, Gilot cruza-se com André Malraux e Jean Cocteau, mas nem por isso deixa de se dar com outras figuras da modernidade que não orbitam em torno do pintor de Málaga, como Sonia Delaunay e Brancusi.

À medida que conviviam, a atração entre os dois crescia. Picasso e Gilot acabariam por viver juntos entre 1946 e 1953, sendo pais de Claude (que nasceu em 1947), hoje um dos principais responsáveis pela gestão do legado do pai, e de Paloma (1949), designer de moda e de joias a quem fui apresentado na Primavera de 1989, em Paris, pela jornalista Geneviève Galey.

Gilot abandonou Picasso...4

“És demasiado complicada para mim”, dizia-lhe Picasso, com quem Gilot diz ter aprendido muito. “Em teoria não tínhamos nada em comum, na prática sim. Entreguei-lhe a minha vida, amei-o intensamente”, escreve nas memórias. Inteligentíssimo, genial, o artista era capaz dos gestos mais ternos e das maiores crueldades, garante a pintora, a única que parece ter sobrevivido à “experiência Picasso” sem danos maiores.

A sua primeira mulher, a bailarina Olga Khokhlova, perseguia Picasso com cartas, vindo a morrer com um câncer, em 1955; Marie-Thérese Walter, modelo e atleta que se tornou amante do artista quando tinha apenas 17 anos, suicidou-se em 1977; Dora Maar, fotógrafa de grande talento que foi também uma das suas musas, sofreu de depressão e foi várias vezes internada em clínicas psiquiátricas, tendo falecido em 1997; e Jacqueline Roque, a última das companheiras de Picasso, aquela com quem aliás viveu durante mais tempo e até à data da sua morte, também se suicidou em 1986, dizendo ser incapaz de viver sem ele.

Morreu a pintora Françoise Gilot, a única mulher que se atreveu a abandonar Picasso

Françoise Gilot parece ter se livrado do domínio de Picasso, mesmo que no início não tenha sido tarefa fácil. “Temos de admitir”, dizia já no fim da vida, “que a maior parte das mulheres que fazem alguma coisa da sua vida não agradam a quase ninguém”.

No Mirante do Edifício BEM, Teresa Martins ao lado de Sandra e Antonio Carlos Lima com minha tia Cely Gomes Lima, a mais longeva, com 86 anos, de uma prole de 20 irmãos de minha mãe

Para escrever na pedra:

“A arte é a mentira que nos permite conhecer a verdade”. “Cansei-me de ser moderno. Quero ser eterno”. “Eu gostaria de viver como um pobre, mas com muito dinheiro”. Frases de Pablo Picasso.

TRIVIAL VARIADO

Hoje é dia de festejar uma grande personalidade da política maranhense: o ex-ministro do Meio Ambiente e ex-deputado federal Sarney Filho está mudando de idade.

Rose e Eli Medeiros desembarcam hoje em Lisboa, procedentes de um tour pela Espanha, onde visitaram os amigos Fides (maranhense) e Eric Ostbye, que residem em Marbella. Regressam a São Luís nesta semana.

Depois de uma circulada em Lisboa e Fátima, Ana Lúcia Albuquerque e Amaro Santana Leite, Melina e Luiz Carlos Cantanhede Fernandes estão circulando por Sevilha, Granada, Málaga, entre outras cidades espanholas.

Em Lisboa os dois casais jantaram esta semana com o tenor Bruno Almeida, que é uma das vozes mais aplaudidas de Portugal e um apaixonado pelo Maranhão.

 

 

 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.