São João 2023

Zabumbada fecha caravana de oficinas no Anjo da Guarda

Pela primeira vez, o projeto ocupou um centro cultural, o Grita, que atua naquele território e realiza a Via Sacra mais tradicional da cidade.

Evandro Júnior / Na Mira

Oficinas do Festival Zabumbada (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - O Festival Zambumbada, arraial fora de época de São Luís, encerrou sua primeira etapa de atividades em 2023, levando a alma do bumba meu boi a crianças e jovens de escolas públicas por meio de oficinas gratuitas de danças e percussão. 

Em uma semana, a caravana ocupou escolas da área Itaqui Bacanga e Cidade Operária. Nesta edição, pela primeira vez o projeto ocupou um centro cultural, o Grita, no Anjo da Guarda, que atua há décadas naquele território e realiza a Via Sacra mais tradicional da cidade.

A etapa festiva do Festival Zabumbada ocupará a Praça das Mercês nos dias 7 e 8 de julho com uma sequência de shows e apresentações folclóricas, reunindo o melhor do bumba meu boi, danças populares e artistas da música a convidados especiais: a multiartista amazônica Gaby Amarantos e o Olodum.

Oficinas

As oficinas de dança levaram aos participantes coreografias e indumentárias de índias, índios, caboclos de pena e de fita e miolo do boi. E as de música foram dedicadas aos tambores: zabumba e pandeirão. 

A estudante Laylla Vitória, também aluna do Centro de Ensino Maria José Aragão, escolheu a oficina de zabumba. “Eu só conhecia por nome mesmo, da época do São João. Realmente me surpreendeu o toque do tambor, achei muito divertido”, contou.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.