Cuidados com os animais

Veterinária alerta tutores de gatos sobre cuidados com as FIV e FELV, doenças que afetam exclusivamente os felinos

A Dra. Gabriela Bastos explica quais são as formas de prevenção e cita quais cuidados os tutores devem ter para protegerem seus gatos.

Na Mira

A transmissão das FIV e FELV pode acontecer por meio do contato direto com outros gatos. (divulgação)

SÃO LUÍS - Apesar do calendário animal ser marcado por campanhas de prevenção contra doenças caninas, os gatos também são alvos de patologias infectocontagiosas causadas por vírus com alta taxa de transmissão. Exemplo disso é o vírus da imunodeficiência felina (FIV) e o vírus da Leucemia Felina (FELV).

A transmissão das FIV e FELV pode acontecer por meio do contato direto com outros gatos, seja em brigas, arranhões ou mordeduras. Além disso, a FELV também pode ser transmitida pelo contato com fluidos biológicos de animais infectados como saliva, secreção nasal, urina, fezes, leite (fêmeas em lactação) e via placentária (mãe pro filhote).

Veja alguns dos sintomas causados pelas duas doenças:

  • Perda de Peso
  • Apatia / Fraqueza
  • Anemias
  • Estomatites
  • Alterações gastrointestinais
  • Febre
  •  Infecções secundárias/oportunistas (Ex: Doenças respiratórias)
  • Imunossupressão

De acordo com a médica veterinária Gabriela Bastos, especialista em felinos, o diagnóstico das doenças é feito a partir da avaliação clínica e exames laboratoriais, como testes rápidos e moleculares.

“Pacientes positivos pra FIV e FELV devem ser isolados a princípio, uma vez que tenha outros gatos na residência, e manter o isolamento até novas orientações veterinárias. No caso da FELV, há orientações específicas sobre como proceder em casa, pois em comparação a FIV tende a ser mais agressiva ao organismo do paciente e as formas de transmissão são mais amplas”, explica a Dra. Gabriela Bastos.

No mercado brasileiro, já existem vacinas preventivas contra a FELV, que são conhecidas como "quíntuplas". Já as vacinas para FIV, ainda não estão disponíveis no Brasil. Sendo assim, a melhor forma de prevenção para a FIV ainda é evitando que o gato doméstico tenha acesso à rua.

“A castração também é uma forma de prevenção pois evita o hábito natural do felino macho de sair ou fugir do ambiente doméstico à procura da fêmea, e consequentemente brigar na rua”, indica a profissional.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.