COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergntino Holanda

Jantar em homenagem à Roseana Sarney

E mais: Arraial das Estrelas no Blue Tree

PH

Na noite de hoje, Ana Clara e Bruno Duailibe, abrem sua linda residência no Olho d´Água, para um jantar em homenagem à deputada federal Roseana Sarney, que amanhã estará completando 70 anos de idade

Encontro de Turismo

Com o tema “Os agentes da pesquisa no turismo: panorama e desafios dos Observatórios de Turismo no Brasil”, o VII Encontro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo acontecerá na Fábrica Santa Amélia, no Centro Histórico, no período de 1º a 3 de junho.

A programação contará com palestras, apresentação de cases de sucesso e mesa-redonda.

O evento é uma realização da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo, do Observatório de Turismo da cidade de São Luís, Universidade Federal do Maranhão e da Secretaria Municipal de Turismo de São Luís.

Será a primeira vez que a cidade receberá o encontro que tem por objetivo reunir diversos pesquisadores do turismo e áreas afins para debater a importância da pesquisa e levantamento de dados na construção de políticas públicas de turismo no Brasil.

Arraial das Estrelas

Além do São João da Thay, outra festa está gerando muito burburinho na cidade. É o ‘Arraial das Estrelas’, que vai acontecer no dia 10 de junho, no Blue Tree Hotel, com dez horas de festa embalada por cinco atrações musicais.

Três atrações nacionais prometem agitar o público: Di Propósito, DDP Diretoria e Rooftime. Di Propósito é dono do sucesso “Manda áudio”, com certificação de platina e mais de 130 milhões de visualizações no Spotify.

É reconhecido por misturar vários estilos musicais dentro do samba/pagode. Seu último projeto, “Encontrin”, contou com participações de artistas renomados e acumula mais de 400 milhões de streams nas plataformas digitais.

DDP Diretoria, grupo em ascensão no Sul e Sudeste, traz uma proposta de música pop baseada no samba e pagode, sempre buscando uma atmosfera de felicidade e energia positiva em suas apresentações. Com hits como “Arrasta pra cima”, em parceria com Mumuzinho, “Alô gatinha” e “Lá vem você”, eles prometem fazer a festa no Arraial das Estrelas.

Arraial das Estrelas...2

Rooftime, por sua vez, é uma das grandes sensações da música eletrônica no Brasil e ocupa posição de destaque entre os dez maiores artistas do segmento.

Agenciados pelo renomado DJ Alok, eles conquistaram milhões de fãs com seu hit “I Will Find”, em colaboração com Vintage Culture.

Com uma paleta sonora inconfundível, o trio encanta o público com melodias suaves e vibes acústicas. Com mais de 29 milhões de visualizações no YouTube e 80 milhões de reproduções no Spotify, o Rooftime já se apresentou em festivais renomados como o Lollapalooza e Laroc.

 

Bruno Shinoda estará presente no Arraial das Estrelas

Trabalho escravo

O deputado estadual Carlos Lula apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que cria o Fundo Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo e de promoção do Trabalho Digno no Maranhão.

O intuito é erradicar o trabalho em condição análoga à de escravo no Maranhão e efetivar a reparação dos danos causados aos trabalhadores, por infração aos direitos humanos e fundamentais.

Trabalho escravo...2

No Brasil, segundo o Observatório da Erradicação do Trabalho Escravo, o Maranhão é o maior exportador de mão-de-obra escrava.

Entre 2003 e 2021, 8.636 maranhenses foram resgatados em situação de trabalho análogo à escravidão, mais que o dobro do segundo lugar da lista, que é o estado de Minas Gerais, com 4.126 trabalhadores resgatados.

A PEC almeja contribuir para que o estado tenha um fundo para impedir que exista trabalho escravo e, por outro lado, permitir a promoção de um trabalho digno.

 DE RELANCE

Inclusão na lista para desembargador

O desembargador Paulo Velten, presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), solicitou da OAB-MA informações sobre a inclusão do advogado Flávio Costa na lista sêxtupla para escolha de desembargador da Corte estadual pelo Quinto Constitucional.

O magistrado é o relator de uma impugnação protocolada pelo também advogado Aldenor Rebouças.

Na ação, ele argumenta que Costa não teria o tempo mínimo de dez anos de efetivo exercício de advocacia, um dos requisitos para concorrer à vaga.

Em comunicado enviado ao presidente da Ordem, advogado Kaio Saraiva, Velten dá prazo de 15 dias para o envio dos dados. Até lá, o órgão se absterá de formar a lista tríplice a ser encaminhada ao governador Carlos Brandão.

Passe Livre Atleta

Tramita na Câmara Municipal de São Luís projeto de lei de autoria do vereador Ribeiro Neto que institui o “Passe Livre Atleta” nos Sistemas de Transporte Público Municipal e Semiurbano de Passageiros para atletas de todas as modalidades esportivas.

Em sua justificativa, o parlamentar explica que o objetivo é contribuir para diminuir os gastos dos atletas que precisam percorrer grandes distâncias até seus locais de treinamento.

A medida amplia o leque de oportunidades para futuros atletas, inclusive, promovendo o caráter social do transporte previsto no art. 6º da Constituição Federal.

Trilhos da Alfabetização

Bingo para identificar sílabas e sons, baralho que ensina a multiplicar são alguns dos dez jogos educativos que o projeto Trilhos da Alfabetização está levando para as salas de aulas para tornar o processo de alfabetização mais divertido.

O novo material didático, que aborda elementos da cultura local e animais da Amazônia, foi apresentado na reitoria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) para prefeitos e representantes das secretarias de educação de 24 municípios situados ao longo da Estrada de Ferro Carajás (EFC), incluindo a capital maranhense, Santa Inês e Açailândia.

A ação faz parte do projeto Trilhos da Alfabetização, que desde 2020 atua para apoiar a melhorar o nível de aprendizagem das crianças e garantir a alfabetização plena entre os alunos dos três primeiros anos do Ensino Fundamental de toda a rede pública dos municípios participantes.

 

Hoje à noite, após a palestra do ministro do STJ Reynaldo Soares da Fonseca na Uniceuma, será comemorada com um jantar num badalado restaurante do Calhau a posse do Desembargador Federal Roberto Veloso no TRF da 1ª Região

São João 2023

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale, participou da coletiva de imprensa do lançamento de “O Maior São João do Mundo”, que será realizado pelo Governo do Estado.

No lançamento, o governador Carlos Brandão divulgou as programações juninas, as estratégias de segurança e ações de fomento à economia e ao turismo.

‘O Maior São João do Mundo’ terá quase dois meses de festa em vários espaços da Capital e de outros municípios maranhenses, como Barreirinhas, Pinheiro, Timon e Imperatriz, encerrando no dia 30 de julho.

A festança será iniciada no dia 4 de junho, com a abertura do Arraial do Ipem, que terá 35 dias de festa.

Foram feitos investimentos de R$ 44 milhões para a realização do evento.

Novos projetos

A Faculdade de Negócios Faene segue a todo vapor com seus novos MBAs. Além do MBA Gestão do Novo Fundeb e do MBA Negócios em Gastronomia, Eventos e Hotelaria, tem ainda o MBA Logística e Supply Chain.

Além disso, a instituição está focada, também, no seu projeto de expansão para a região Centro-Oeste, que recebeu a faculdade maranhense de braços abertos.  

Aquecimento do Barrica

A Companhia Barrica se prepara para o tradicional ritual de batismo, que marcará a estreia oficial do Boizinho Barrica no São João 2023.

O evento acontecerá na primeira semana de junho.

É quando o grupo receberá as bênçãos dos santos juninos para poder enfrentar a maratona de apresentações nos arraiais, pois mostrará seu novo espetáculo, preparado especialmente para esta que promete ser uma das mais empolgantes temporadas juninas de todos os tempos no Maranhão.

Para escrever na pedra:

“E eu, que estou de bem com a vida, creio que aqueles que mais entendem de felicidade são as borboletas e as bolhas de sabão e tudo que entre os homens se lhes assemelhem”. De Friedrich Nietzsche.

TRIVIAL VARIADO

O ultimo dia de maio é sempre uma data muito especial para este Repórter PH e me remete aos tempos de estudante universitário do Curso de Administração Pública.

Explico: nesta data, uma de minhas mais queridas contemporâneas de bancos universitários, Annamaria Malty Aboud muda de idade. E naquela época era uma festa na vida de todos nós seus colegas.

Na maturidade a vida prega cada uma na gente, como aconteceu com a ex-primeira dama do Estado, Zenira Fiquene no dia 19 de maio. Ela confundiu a data e só se deu conta da festa no Palazzo no dia seguinte, quando a festa já havia acontecido.


 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.