COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PERGENTINO HOLANDA: Jantar animado no Cabana do Sol

E mais: Alerta sobre inteligência artificial

PH

Grupo animado no jantar de domingo no restaurante Cabana do Sol da Ponta do Farol: o casal Rose e Eli Medeiros com o Repórter PH, José Carlos Salgueiro e o filho Glauco

---------------------------------------------

Saúde Digestiva

Hoje, 29 de maio, é o Dia Mundial da Saúde Digestiva. Instituído pela Organização Mundial de Gastroenterologia, o Dia Mundial da Saúde Digestiva tem como objetivo mobilizar e orientar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças do aparelho digestivo. Segundo a Organização, 20% da população global sofre algum tipo de problema intestinal e 90% das pessoas não procuram orientação médica, recorrem à automedicação ou não fazem nada para resolver o problema.

Saúde Digestiva...2

O trato digestório e os órgãos anexos constituem o sistema digestório. O trato digestório se estende da cavidade bucal ao ânus, sendo também chamado de canal alimentar ou trato gastrintestinal.

As estruturas incluem: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.

Os órgãos digestórios acessórios são os dentes, a língua, as glândulas salivares, o fígado, a vesícula biliar e o pâncreas.

Sendo os dentes auxiliares no rompimento físico do alimento e a língua na mastigação e na deglutição. Os demais, tem como algumas das funções a produção e/ou armazenamento de secreções que passam pelo tubo digestivo e auxiliam na decomposição química do alimento.

Saúde Digestiva...3

Os sintomas mais comuns de doenças no aparelho digestivo são: náuseas, inchaço, azia, retorno do alimento e ou ácido gástrico, diarreia e/ou constipação e dor abdominal.

Mas, outros sintomas como tosse seca, dor no peito, sinusite, asma, dor de cabeça, déficit de atenção e lesões na pele, que aparentemente podem indicar outro tipo de doença, também são sinais de problemas digestivos.

Em casos mais comuns, os sintomas se devem à inflamação do estômago, conhecida como gastrite. Entretanto, podem ser sinais de distúrbios mais graves como úlceras e até mesmo câncer.

Saúde Digestiva...4

E quais fatores podem estar ligados aos riscos de desenvolvimento de doenças do trato digestivo?

Excesso de peso, maus hábitos alimentares, consumo exagerado de bebidas alcóolicas, sedentarismo, tabagismo, estresse e histórico familiar.

Manter hábitos saudáveis é importante para a prevenção de doenças, por isso, é indicado: beber, no mínimo, 2 litros de água por dia, aumentar o consumo de vegetais, frutas, grãos e sementes, evitar alimentos gordurosos e excesso de carboidratos, dando preferência aos carboidratos integrais, mastigar bem os alimentos, não ingerir líquidos durante as refeições, tomar cuidado com excesso de café, refrigerantes e bebidas alcoólicas, praticar atividades físicas regularmente e incorporar probióticos na sua dieta.

Faltou agradecer

No capítulo “Gratidão”, do PH Revista no último fim de semana, ficou faltando um nome muito especial.

Trata-se do empresário e executivo empresarial Benjamin Franklin Alves.

Diretor da Termaco, no Maranhão, Benjamin é sempre um grande parceiro dos nossos eventos, transportando com muito cuidado e eficiência todo o material usado para as decorações, como aconteceu no recente Gala de Maio.

A ele, nosso mais sincero agradecimento pelo apoio recebido.

BASA e Mudança

Em comunicado aos acionistas feito semana passada, o Conselho de Administração do Banco da Amazônia (Basa) confirmou Luiz Cláudio Moreira Lessa como novo presidente da instituição.

No mesmo documento foram anunciados nomes de novos diretores. José Maria de Lima Quinto Filho é o novo diretor de Infraestrutura de Negócio; e Marivaldo Gonçalves de Melo será diretor Comercial e de Distribuição.

A cerimônia de posse dos novos dirigentes deve ser realizada em, no máximo, 30 dias.

É bom observar que mais uma vez não foi incluído nenhum nome do Maranhão.

 

No fim de semana, Luciano Gomes e Marcia Valle foram aplaudir Matheus Nachtergaele no espetáculo “Conscerto do Desejo”

DE RELANCE

Alerta sobre inteligência artificial

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou recentemente um comunicado que pede cautela no uso de inteligência artificial (IA) “para proteger e promover o bem-estar, a segurança e a autonomia humanas e preservar a saúde pública”.

Na avaliação da OMS, falta a preocupação comum à inserção de tecnologias em saúde.

“A adoção precipitada de sistemas não testados pode levar a erros por parte dos profissionais de saúde, causar danos aos pacientes, minar a confiança na IA e, assim, minar (ou atrasar) os potenciais benefícios e usos de longo prazo de tais tecnologias em todo o mundo”, diz o comunicado.

Alerta sobre inteligência artificial…2

No mesmo dia, Sam Altman, diretor-executivo da OpenAI, criadora do programa ChatGPT, disse no Senado dos EUA que regular a inteligência artificial é “crucial” para limitar os riscos do uso dessa tecnologia.

A OMS preocupa-se com a possibilidade de treinamento das IAs com dados tendenciosos, geração de respostas incorretas que parecem verdadeiras e possível estímulo à desinformação.

A organização recomendou que formuladores de políticas se dediquem a garantir a segurança e a proteção do paciente enquanto as empresas de tecnologia trabalham na comercialização.

O indígena na obra de GD

Será realizada amanhã, às 10h, no Auditório do Centro Cultural do Ministério Público do Maranhão, a 18ª ESMP Literária sobre “O indígena na obra de Gonçalves Dias”.

O encontro terá como palestrante o Prof. Rossini Corrêa, o desembargador Lourival Serejo como debatedor e a promotora de Justiça Ana Luiza Almeida Ferro como como mediadora.

O debate terá ainda a participação da procuradora de Justiça e membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, Elimar Figueiredo.

COP e debate

O Senado Federal realizará na segunda-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, sessão especial para debater a participação do Brasil na COP 28, que será realizada em Dubai, em novembro deste ano.

Na pauta, as propostas do governo brasileiro; as metas assumidas pelo Brasil no Acordo de Paris e as perspectivas para a escolha de Belém do Pará como sede da COP 30, em 2025.

Problema ambiental

Confirmada como sede da COP 30, daqui a dois anos, Belém do Pará terá que enfrentar uma série de desafios para receber bem os mais de 100 mil visitantes que devem vir ao Estado para a Conferência.

Um deles diz respeito diretamente a uma questão ambiental. Belém ainda não tem uma solução para o lixo doméstico produzido por seus moradores a partir de 31 de agosto deste ano, quando encerrará o prazo para que a empresa Guamá Tratamento de Resíduos encerre as atividades de recebimento de lixo no aterro sanitário de Marituba.

Isso significa que o Estado precisa, em apenas três meses, encontrar um novo espaço que atenda às exigências ambientais e sociais.

Sudam e Plano

O novo titular da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Paulo Rocha, divulgou semana passada edital da consulta pública do Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia, conjunto de projetos a serem implementados nos 9 estados da Amazônia Legal (inclua-se aí o Maranhão) de 2024 a 2027.

A ideia, diz Rocha, é garantir participação de todos os setores da sociedade na elaboração do plano: “pesquisadores, empresários, trabalhadores, negros, mulheres, população LGBTQIA+ e estudantes”.

 

Um foco de luz na beleza eterna de Lenita Lago Bello

Para escrever na pedra:

“A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez”. De Friedrich Nietzsche

TRIVIAL VARIADO

Estudo da Universidade Estadual Paulista diz: a apneia do sono em bebês agrava o risco de terem hipertensão na fase adulta.

Ainda repercute a declaração da senadora maranhense Eliziane Gama, por  ter sido escolhida para atuar como relatora da CPI dos Atos de 8 de janeiro. Disse ela: “Acabo de receber uma das maiores missões da minha vida política”.

Conta de luz: a bandeira tarifária de energia elétrica continuará verde em junho, confirmou a Aneel na última sexta-feira (26).

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.