COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH REVISTA: Quem marcou presença no Gala de Maio

E mais: Sarney no Convento

PH

Atualizada em 27/05/2023 às 10h01
ESTE REPÓRTER PH erguendo uma taça de vinho tinto para brindar a alegria de viver numa data muito especial: 19 de maio de 2023 

CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA 

-------------------------------------------------------------

A vez do MDB

Tudo leva a crer que o MDB será um dos partidos mais encorpados, em matéria de filiações de peso, nas próximas duas eleições no Maranhão.

Com a passagem de bastão do partido a Marcus Brandão, já há uma corrida de lideranças da Capital e do interior interessadas também em assinar a ficha de filiação.

E anotem: não será surpresa para este Repórter se o governador Carlos Brandão trocar, nos próximos meses, o PSB pelo MDB. 

 Próximas eleições

Com o MDB inflado, será natural que o partido tenha um papel de protagonista nas próximas eleições.

Ainda é cedo para arriscar, mas a agremiação deve, sim, lançar nome próprio para disputar a prefeitura de São Luís em 2024.

E o MDB deve se organizar também para, no mínimo, ter lugar de destaque na chapa que vai disputar as eleições de 2026. 

 Zeca Baleiro

Acompanhado por Rui Mário no acordeom e piano e Lui Coimbra no contrabaixo, o cantor e compositor Zeca Baleiro fez um show memorável no Teatro Arthur Azevedo, na última quinta-feira.

E o que era para ser uma sessão única, às 20h, devido à grande procura por convites a produção teve de organizar, de última hora, uma apresentação extra para as 22h.

Baleiro cantou músicas autorais e algumas de Ruy Guerra, para a divulgação do espetáculo “Dom Quixote de nenhum lugar”, que estreará no Rio no mês de junho e que deve chegar a São Luís no próximo semestre.

O ponto alto do show foi a interpretação da música “A serpente – outra lenda”, homenagem ao poeta Celso Borges, falecido recentemente. 

Sarney no Convento

Acompanhado de Dona Marly, o ex-presidente José Sarney desembarcou nesta sexta-feira em São Luís, onde permanecerá pelos próximos dois meses.

Do Maranhão, ele continuará atento às principais pautas da República e manterá a rotina de contatos com as principais lideranças políticas do País.

Sarney já confirmou presença, na próxima terça-feira, na solenidade de abertura do Bicentenário de Gonçalves Dias, organizada pela Fundação da Memória Republicana, no Convento das Mercês. 

O ex-presidente José Sarney e Dona Marly estão em São Luís e participarão, no dia 1º de junho, da comemoração dos 70 anos da filha Roseana

 Substituto de Magson

Em reunião realizada nesta quinta-feira, a Academia Maranhense de Letras bateu o martelo em relação à data da eleição para a Cadeira 27, vaga com o falecimento do acadêmico Magson da Silva.

A eleição está marcada para o dia 6 de julho e foram inscritos e habilitados para o pleito os escritores Alexandre Lago, Antônio Guimarães de Oliveira, Antônio Torres Fróes, José Carlos Sanches, Himar Hortegal, José de Ribamar Miranda Júnior e José Ribamar Baial.

Há quem aposte na vitória líquida e certa de Alexandre Lago.

Namorados e vendas aquecidas

Uma das datas mais importantes do comércio brasileiro, o Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho, deve manter a tradição de ser aquecido nas lojas do Maranhão, apesar da inflação pesando no bolso dos consumidores.

Somente em São Luís, a projeção é de que a data movimente quase 20% a mais em valor de vendas este ano.

Comerciante experiente fala de boas expectativas com importante crescimento nominal. Ainda que parte da alta na projeção responda ao aumento natural de preços (embora alguns produtos tenham tido queda em razão da redução do frete internacional),

Namorados e vendas aquecidas...2

Algumas lideranças empresariais assinalam que há aumento na intenção de consumo. Pesquisa recente aponta que  mais de 50% dos entrevistados pretendem presentear seus namorados.

Já o tíquete médio gasto com o presente deverá ficar em torno de R$ 150, ou R$ 15 mais caro do que em 2022.

A proximidade com a data deve intensificar o movimento das lojas nos próximos dias, já que mais da metade dos consumidores costuma deixar para fazer as compras na semana que antecede a data festiva, especialmente na véspera.

Alcione e homenagem

No próximo dia 31, a cantora maranhense Alcione será a grande homenageada na edição deste ano do Prêmio da Música Brasileira, que será realizado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Depois de um hiato de quatro anos, o PMB volta com toda a força e terá como apresentadores o influenciador Felipe Neto e o ator Lázaro Ramos.

Alcione, que prepara show especial para o evento, não esconde o contentamento com a homenagem que celebra os seus 50 anos de carreira artística.

.Todo mundo nu nos Lençóis

Causou o maior impacto a nota deste caderno de que o portal de turismo Viagens Possíveis estaria anunciando um pacote de cinco dias para um roteiro de nudismo pelas dunas e lagoas dos Lençóis Maranhenses.

O objetivo desse pacote de viagem é explorar lugares secretos de Atins, Barreirinhas e Santo Amaro, e viver experiências nudistas inesquecíveis que só os Lençóis Maranhenses podem proporcionar.

É o que diz o anúncio da expedição direcionada a apreciadores do ecoturismo e do naturismo.

O roteiro da viagem do grupo começa por São Luís e está programado para o período de 25 a 29 de outubro deste ano.

Que se habilitem os interessados!

Reunião na ABL

O presidente da Academia Maranhense de Letras, Lourival Serejo, fez na semana passada uma visita oficial à Academia Brasileira de Letras, no Rio.

Ele foi recebido pelo presidente da ABL, Merval Pereira, e participou do tradicional chá das cinco na Casa de Machado de Assis.

Na pauta da visita estava a programação do Bicentenário de Gonçalves Dias, que deve contemplar palestra em São Luís de representante da ABL e instituição de um prêmio nacional de poesia em nome do autor de “Canção do exílio”.  

 

Na foto, os acadêmicos Merval Pereira e Gilberto Gil, da ABL, em recepção aos representantes da AML: Lourival Serejo, Félix Alberto Lima, Daniel Blume e Natalino Salgado.

São João da Thay

Junho chegando e com ele o São João da Thay, um mega evento promovido pela apresentadora, advogada e criadora de conteúdo Thaynara OG.

A influenciadora já anunciou nomes como Ivete Sangalo, Alcione, Leo Santana, Thiago Pantaleão, Matheus Fernandes, grupos folclóricos além de participações especiais que vão animar a festa com convidados de todo o país.

Realizada também em prol do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), onde Thaynara é embaixadora e doadora desde 2020, a festa deste ano acontece em um novo local: a área de estacionamento do São Luís Shopping, que também abrirá a loja oficial do São João da Thay.

Jogo de empurra

Maranhenses que necessitam do uso contínuo de remédios estão enfrentando problemas sérios em São Luís.

O desabastecimento nas farmácias públicas de remédios para esquizofrenia, insuficiência renal, epilepsia, cardiopatias, dentre outros.

O jogo de empurra é grande. Os doentes responsabilizam os governos, que culpam as distribuidoras, que apontam os laboratórios.

Da falta desses remédios emerge uma suposta jogada de distribuidores e laboratórios, que para tornar as concorrências desertas, obrigam o governo a comprar as drogas emergencialmente ou por decisão judicial, com preços que chegam às alturas.

Asfalto e espigão

Até meados do século passado, São Luís não vivia sob o efeito das elevadas temperaturas. Sempre havia uma brisa a nos confortar em qualquer mês do ano.

A partir do asfaltamento da cidade, nos anos 1960, passou a ser voz corrente que a pavimentação era a causa do calor aqui reinante.

Com a construção dos espigões no Calhau e na Península da Ponta d’Areia, os cientistas tupiniquins atribuem aos majestosos prédios de apartamento a responsabilidade pelo incessante calor que grassa nesta Capital.

A soma do asfalto com os espigões deu como resultado um calor à moda piauiense: escaldante e sufocante.

Verdade incorreta

Edward Glaeser, professor de Harvard que é considerado o maior estudioso das cidades como centros vitais da humanidade, diz uma verdade herética, autêntica blasfêmia do “politicamente correto”: “A cidade é a maior invenção da humanidade. Sem ela, a evolução humana jamais teria ocorrido”. E dá sua opinião a favor do “arranha-céu”: “se uma cidade não pode crescer para cima, vai limitar sua expansão, tornar proibitivo o preço do seu metro quadrado e  incentivar fortemente a invasão das áreas a serem preservadas”.

Em São Luís, o consultor seria apedrejado como uma Madalena arrependida.

DE RELANCE

Uma festa para não ser esquecida

Todos os quesitos do Gala de Maio, realizado no Palazzo Eventos, superaram a expectativa dos convidados para esse encontro de charme, beleza e glamour como há muito tempo não acontecia em São Luís.

A decoração assinada pela designer Cintia Klamt Motta foi uma explosão de criatividade e bom gosto nos mínimos detalhes. Uma sinfonia em branco e preto.

A coordenação de Teresa Martins foi impecável e a equipe comandada por ela fez a diferença.

Destaque para o serviço coordenado por Emmanuel Márcio Barbosa com a equipe de instrutores e alunos do Senac. Serviço nota 10.

O banquete teve os sabores árabes criados pela saudosa Dona Teresa Murad e reeditados com engenho e arte por sua filha Samira com a equipe competente do “Zé Pereira”; mais os sabores de Soraya Fialho, que mesmo tendo compromissos em São Paulo, acionou sua equipe do Cabana do Sol para preparar os deliciosos quitutes supervisionados por Socorro Fialho; tudo sob a supervisão geral do Chef Inácio Gomes, que orquestrou uma equipe de chefs e ajudantes nos arremates da bela e apetitosa produção gastronômica como poucas vezes se viu nesta cidade.

O cantor performático Helder Moreira num dos momentos emocionantes do espetáculo “Elvis, o Musical”, quando, vestido de Elvis Presley, se ajoelhou para homenagear este Repórter PH

Nachtergaele volta ao TAA

Tudo certo para a volta ao Teatro Arthur Azevedo, neste domingo, do ator Matheus Nachtergaele, que dará voz no palco aos poemas da mãe.

Moldar o afeto, a dor e a beleza. É nesse mar de sentimentos que retorna ao palco do Teatro Arthur Azevedo, em única apresentação, no dia 28 de maio (domingo), às 19h, o ator e diretor Matheus Nachtergaele.

“Processo de Conscerto do Desejo” é um recital iluminado que reúne poesias escritas por Maria Cecília Nachtergaele, mãe do artista, mulher que interrompeu a própria vida em 1968, aos 22 anos.

No espetáculo, os versos são entremeados por canções que Cecília gostava de ouvir.

Tocante e inspirador, como toda caminhada, “Processo de Conscerto do Desejo” cura e faz refletir. Este é um conserto do desejo com a poesia, num concerto.

Na homenagem, o ator é acompanhado pelo pianista curitibano, Fábio Cardoso.

Frente da Agricultura

A Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, do Desenvolvimento Rural, da Agroecologia e da Regularização Fundiária será instalada na terça-feira (30), às 14h, no Auditório Neiva Moreira, da Assembleia Legislativa.

O evento será marcado pela realização do Seminário da Agricultura Familiar, que inclui palestra da diretora da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Loroana Santana, que tem vasta experiência no setor.

Proposta pelo deputado estadual Júlio Mendonça (PCdoB), a Frente Parlamentar objetiva debater e propor soluções em defesa da agricultura familiar, da organização fundiária do estado e da agroecologia visando à geração de emprego e renda para o homem e a mulher do campo, entre outros pontos.

A solenidade de instalação da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, do Desenvolvimento Rural, da Agroecologia e da Regularização Fundiária contará com a presença de representantes de movimentos sociais, do Governo do Estado e de outros segmentos.

 

Uma das presenças mais charmosas do Gala de Maio, com o Repórter PH: a baronesa Lúcia Nobre Itapary, que veio especialmente prestigiar o PH

Para escrever na pedra:

“A vida não é a que a gente viveu, e sim a que a gente recorda, e como recorda para contá-la”. Do escritor Gabriel Garcia Márquez, Prêmio Nobel de Literatura

TRIVIAL VARIADO

Neste domingo tem Esquenta para o Arraial das Estrelas no Casarão Colonial. É que o arraial acontecerá em junho no Hotel Blue Tree, mas a produção vai fazer uma prévia naquele endereço do Centro Histórico, numa parceria que sempre dá bons frutos.

Em outras palavras, casa cheia, lotação máxima. A programação começa às 17h e entre as atrações,  destaque para o cantor sertanejo Lucas Seabra, que acaba de lançar um DVD gravado em Goiânia.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.