SÃO LUÍS - O Boi de Santa Fé, considerado um dos grupos de bumba meu boi mais tradicionais do estado, realiza neste sábado (27) o seu ritual de batismo a partir das 19h, na sede do boi, localizada no Bairro de Fátima, em São Luís.
Representante do sotaque da Baixada, a brincadeira em 2023 está comemorando 35 anos de existência, reunindo um conjunto de 180 brincantes, que são embalados com as toadas do fundador e cantador, Mestre Zé Olhinho.
O Complexo Cultural do Bumba meu boi do Maranhão possui um ciclo específico, composto de ensaios, do batismo, das apresentações públicas e, por fim, do ritual de morte, fechando mais um período de existência para ressurgir no ano seguinte.
O ritual de batismo é um dos momentos mais esperados do período junino. É o que explica Adriano, coordenador do Boi de Santa Fé.
“É um momento que pedimos a benção para o grupo ter proteção durante a temporada e este ano iremos batizar o boi mais cedo, devido a grande quantidade de apresentações que o grupo fará durante os festejos juninos”, contou.
Mauricio Itapary, Emanuel Jesus, Katia Bogea, Wilmara Figueiredo, Jeane Pires, Selma Pires e Priscila Costa, foram os escolhidos para serem os padrinhos do boi na temporada 2023.
“Este ano teremos a honra de ter como padrinhos pessoas amigas, humildes e que estão sempre próximas, apoiando o Boi de Santa Fé”, destacou Adriano.
Saiba Mais
- Prefeitura abre oficialmente o São João de São Luís nesta sexta (2)
- São João promete agitar o Estado com o melhor da cultura
- Programação junina agita a Ilha em vários pontos
- Aeroporto de São Luís divulga atrações do maior São João do Brasil
- Yuri Arruda destaca expectativa para o São João do Maranhão
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira