COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Maurício Feijó confiante em veto do governo

E mais: Workshop com Danilo Dias

PH

 

O empresário Maurício Feijó, presidente da Fecomércio-MA, está confiante de que o presidente Lula vai vetar o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 09/2023 – que desvia 5% da arrecadação do Senac e do Sesc para a Embratur

Não haverá desvio de recursos

Uma boa notícia para a comemoração do Dia da Indústria: o líder do Governo no Senado Federal, senador Jacques Wagner, afirmou no plenário da Casa, na noite de ontem, que o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva se comprometeu a vetar os artigos 11 e 12 do Projeto de Lei de Conversão (PLV) 09/2023 – que desvia 5% da arrecadação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Social do Comércio (Sesc) para a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) –, para que a Medida Provisória 1147/2022, que institui o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) fosse aprovada.

 Não haverá desvio de recursos...2

O acordo foi apresentado pela relatora do PLV 09/2023, Daniella Ribeiro (PSD-PB), no plenário do Senado e o líder do Governo Jacques Wagner afirmou o compromisso público do governo e do presidente Lula de veto aos artigos que desviam recursos do Sesc e do Senac.

O presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros afirmou que todos os brasileiros agradecem o trabalho do líder do Governo, e o compromisso do presidente Lula e reforçou a atuação dos que apresentaram requerimentos para defender o Sesc e o Senac.

Força do Sesc e do Senac

Presidentes de Fecomércios de vários estados – entre os quais o presidente da Fecomércio-MA, Maurício Feijó, estiveram presentes à Sessão Plenária do Senado em contato com os representantes de seus estados e apoiando na defesa do Sesc e do Senac.

Nas últimas semanas, diversos senadores utilizaram a tribuna para reforçar a inconstitucionalidade da proposta, bem como o posicionamento contrário a retirada de verbas dos dois Serviços.

Em 20 dias, um abaixo-assinado promovido pelo Sistema Comércio contra os artigos 11 e 12 do PLV nº 09/2023, alcançou mais de um milhão de adesões.

Caso fosse aprovada, havia o risco de encerramento das atividades do Sesc e do Senac em mais de 100 cidades brasileiras e mais de R$ 260 milhões deixariam de ser investidos em atendimentos gratuitos (incluindo exames clínicos e odontológicos, por exemplo).

--------------------------------------------------

Mérito Industrial

É nesta quinta-feira, às 19h, no salão de eventos do hotel Blue Tree São Luís, a comemoração do Dia da Indústria, que terá como ponto alto a entrega, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) da Medalha do Mérito Industrial 2023 para o empresário maranhense Luiz Carlos Cantanhede Fernandes, e o lançamento, pela Fiema, da Expo Industria 2023.

Luiz Carlos nasceu em Rosário, neste Estado, é administrador de empresas e atua há mais de 40 anos no setor de construção naval e opera nas áreas de serviços e de transporte marítimo no Porto do Itaqui e operação de ferryboats em vários estados da federação.

Após a solenidade, os convidados serão brindados com um jantar que terá como anfitrião o presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves.

O traje pedido para a festa dos industriais na noite de hoje é Passeio Completo para homens e mulheres.

A escritora maranhense Thais Nunes lança hoje o livro “Meio-Norte 2B84”

Distopia de Thaís Nunes

Acontece hoje, às 19h, o lançamento de “Meio-Norte 2B84”, distopia da escritora maranhense Thais Nunes.

No livro, a autora questiona como as inteligências artificiais podem reforçar estereótipos de gênero.

“Meio Norte 2B84” é a estreia no romance de Thais Nunes, que ganha publicação pelo selo Transversal da Editora Oito e Meio.

A obra traz uma discussão atual e necessária sobre como os dados hoje integram a nossa memória, e como eles podem servir para legitimar narrativas de desigualdade e opressão.

O evento será no Ludorama Renascença (Rua dos Bicudos, 8 – Jardim Renascença).

Turismo literário

A romancista recifense Amanda Boaviagem está lançando “O Sonho Verde”, no qual conduz os leitores a um intercâmbio cultural em enredo ambientado no coração da Irlanda

Sempre pronta para boas aventuras pelo mundo, Amanda Boaviagem reúne as experiências como turista para deixar sua contribuição à literatura odepórica – gênero que abarca memórias de viagem.

O Sonho Verde é seu quarto livro e chega às estantes como convite a um passeio pela Irlanda: das Falésias de Moher até o famoso Temple Bar, pub do bairro cultural de mesmo nome na capital irlandesa.

Embarcados no DART, trem que passa na região costeira de Dublin, os leitores poderão respirar os ares da Ilha da Esmeralda como se estivessem por lá.  

Turismo literário...2

De férias, Amy embarca em uma viagem com o namorado e relata tudo em um diário, inclusive quando descobre um segredo de família esquecido há décadas e que envolve a melhor amiga, Lisa.

Após a revelação, a protagonista começa a investigar o próprio passado, enquanto se envolve em um triângulo amoroso e mergulha de cabeça nas tradições irlandesas, que vão dar um toque todo mágico à trama. 

Além de uma visita a famosos pontos turísticos do país, os personagens também se inserem no contexto local. De músicas e lendas às comidas típicas, aprendem e vivenciam tudo sobre a festa de São Patrício, leprechauns e os famosos “castelos mal-assombrados”. 

---------------------------------------------------------------------

Parceria para curso de especialização

NA FOTO ACIMA, Marcelo de Carvalho Lima (ESA/OAB-MA), Mariana Berredo (OAB-MA), a diretora geral em exercício do CEST, Conceição Melo Rolim, o presidente da OAB-MA, Kaio Saraiva, a vice-presidente da OAB-MA, Tatiana Pereira Costa; professora Líssia Dias, coordenadora de Pós- Graduação do CEST, e o desembargador James Magno Farias, coordenador do curso 

Direito digital

Abertas as inscrições para o curso de especialização em Direito Digital, Proteção de Dados e Inovações Tecnológicas promovido pela Faculdade Santa Terezinha – CEST em parceria com a Escola Superior de Advocacia (ESA), escola de formação da OAB. O coordenador do curso será o desembargador James Magno A. Farias.

Direito digital 2

O objetivo é qualificar profissionais do Direito e áreas afins quanto ao conhecimento dos normativos legais e das inovações tecnológicas aplicáveis ao Direito e ao Sistema de Justiça, assim como quanto ao uso de ferramentas relativas ao direito digital, à proteção de dados e às tecnologias, com vista a uma atuação profissional diferenciada e com melhores resultados. As inscrições podem ser realizadas até o dia 14 de julho.

------------------------------------------------------------

DE RELANCE

Workshop com Danilo Dias

Já em clima junino, a Cozinha Potiguar realiza edição especial com workshop ministrado por Danilo Dias, chef do restaurante Flor de Vinagreira, neste sábado, às 9h30, na loja do Cohafuma.  Danilo vai ensinar a fazer uma receita especial de camarão empanado que é recordista de pedidos em seu restaurante na temporada junina.  A Cozinha Potiguar é um espaço voltado para aprendizados e deliciosas experiências, onde são realizados cursos e workshops com temas ligados à culinária. 

Chef Danilo Dias, que comanda o restaurante Flor de Vinagreira, vai ensinar receita com camarão no workshop de culinária junina na Cozinha Potiguar

Feirão de negociação

Para auxiliar os clientes a quitarem débitos das faturas de água e esgoto, a BRK, concessionária responsável por serviços de saneamento em Paço do Lumiar e São José de Ribamar, anuncia o “Feirão BRK Negocie Fácil”, que já começou e vai até o dia 6 de junho. A iniciativa ocorre em parceria com a plataforma PicPay e oferece condições facilitadas de pagamento, auxiliando os clientes a colocarem as contas em dia.

Feirão de negociação 2

Por meio do feirão, os clientes BRK podem aproveitar as condições especiais para negociarem os débitos e regularizarem as pendências junto à concessionária. Neste ano, as parcerias comerciais oferecem a facilidade de uma negociação virtual, sem a necessidade de sair de casa, com descontos em parcelamentos e cashback no pagamento das faturas atrasadas de água e esgoto. 

Regime fiscal

A Câmara dos Deputados concluiu a votação do projeto do novo regime fiscal. O Projeto de Lei Complementar (PLP) 93/23 será enviado ao Senado. Aprovado na forma de um substitutivo do relator, deputado Claudio Cajado (PP-BA), o projeto fixa critérios para a variação real (descontada a inflação) da despesa. 

Regime fiscal 2

Para facilitar a aprovação, Cajado retirou da versão final do texto um dispositivo que fixava o crescimento real do limite de gastos públicos para 2024 em 2,5%, independentemente da evolução na arrecadação.

Apoio ao esporte

A operadora Maxx, empresa genuinamente maranhense de serviços de telefonia móvel e celular, acaba de confirmar seu apoio à atleta maranhense de Muay Thai Milena Assunção. Ela está em campanha para arrecadar recursos que permitam sua participação no campeonato mundial amador de Muay Thai, a ser realizado em Veneza (Itália), em junho, em um evento da World Boxing Council com programação de quatro dias no Palasport Arsenale.

Adeus a Tina Turner

Em filme emotivo, Tina Turner se despediu dos holofotes: "Não foi uma vida boa".

A frase de Tina Turner marcou o documentário, lançado há dois anos, sobre sua trajetória. Intitulado Tina, a produção foi uma espécie de despedida da vida pública, um último ato da cantora, que morreu ontem (24), aos 83 anos.

O longa estreou no Festival de Berlim daquele ano e conta com uma entrevista inédita feita com a cantora, além de depoimentos de Oprah Winfrey, Angela Bassett e Katori Hall, entre outros.

Tina está disponível em streaming no Brasil no HBO Max.

Tina Turner: mais uma Diva que parte para a eternidade deixando um rastro de luz na música internacional

Para escrever na pedra:

“Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens”. Do poeta Fernando Pessoa.

TRIVIAL VARIADO

Quem está mudando de idade nesta quinta-feira é o empresário Reges Gomes Fialho, dono do complexo de restaurantes Cabana do Sol. Ele está completando bem vividos 83 anos.

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) instalou a comissão especial que analisará as indicações feitas pela OAB-MA para a vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional.

A Câmara Legislativa do Distrito Federal concedeu o título de Cidadão Honorário de Brasília ao secretário-executivo da pasta, Ricardo Cappelli.

O presidente da Câmara de São Luís, vereador Paulo Victor (PCdoB), mostrou força nesta semana, ao reunir-se com líderes de nada menos que sete partidos em Brasília.
 

 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.