COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Encontro de coronéis no Rio Poty Hotel

E mais: Noite da Indumentária do Boi de Morros no Palazzo

PH

Atualizada em 24/05/2023 às 11h29
Armando Ferreira, de blazer azul, com as autoridades que participaram do encontro

Encontro no Rio Poty

O Rio Poty Hotel & Resort, na Ponta d’Areia, sediou, na última segunda-feira (22), reunião de coronéis do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), evento que contou com a presença de várias autoridades da área da segurança pública local. 

Todos foram recebidos pelo gerente do empreendimento e presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/MA), Armando Ferreira.

Encontro no Rio Poty 2

Na ocasião, foram homenageados os coronéis que estão de passagem para a reserva remunerada, após 32 anos de serviços prestados à sociedade. Participaram o comandante geral do CBMMA, coronel Célio Roberto; o subcomandante da corporação, coronel Márcio Robert; o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Amorim; o secretário de Segurança Pública do Maranhão, Maurício Ribeiro, e do gerente da Banave Ferryboat, Márcio Herculano.

Encontro no Rio Poty 3

A reunião também foi importante para que as autoridades fizessem um planejamento de trabalho conjunto em torno do São João 2023, que este ano será um dos mais duradouros de todos os tempos.

O encontro de coronéis contou com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis e foi importante para a discussão, também, das estratégias de segurança dos empreendimentos maranhenses, em especial àqueles ligados ao setor do turismo, no que tange à questão da prevenção de incêndios.


 ------------------------------------------------------------------------------

Sarau Cultural

Nesta sexta-feira, das 17h às 19h, tem Sarau Cultural com temática LGBTQIAP+ no Mirante da Cidade. O evento celebrará a arte com performances inéditas de drags queens realizadas por artistas locais.

Os artistas homenagearão cantores e cantoras maranhenses como Alcione, Alexandra Nicolas, Dilu Melo, Flávia Bittencourt, Pabllo Vittar, Rita Benneditto, Rose Maranhão e outras, sob o comando da DJ Dominica.

Noite da Indumentária

O grupo folclórico Boi de Morros, sotaque de orquestra, realiza, nesta sexta-feira, às 21h, no Palazzo Eventos, no Araçagi, sua já tradicional ‘Noite da Indumentária’, evento durante o qual o batalhão apresenta à comunidade as novas indumentárias que usará durante a temporada junina.

Morros, como se sabe, é uma das mais expressivas manifestações folclóricas do Maranhão, encantando maranhenses e turistas nos arraiais da cidade.

Homenagem a ministra

A ministra dos Povos Indígenas do Brasil, maranhense Sônia Guajajara, será homenageada amanhã na Assembleia Legislativa, com a Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman, maior honraria do Poder Legislativo maranhense.

A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Ricardo Arruda (MDB), membro da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Assembleia.

Homenagem a ministra 2

A Medalha Manuel Beckman é concedida a personalidades que tenham prestado relevantes serviços ao Maranhão e que tenham contribuído para o desenvolvimento do estado ou do Brasil pelos seus méritos especiais.

A solenidade contará com a presença do governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), deputados, secretários estaduais, lideranças indígenas de todo o estado e representantes de entidades da sociedade civil.

-------------------------------------------------------------------

O deputado Roberto Costa foi o entrevistado desta quarta-feira no quadro Bastidores, da TV Mirante, quando abordou diversos assuntos relativos ao MDB e ao Poder Legislativo. Na foto, ele conversa com o jornalista Clóvis Cabalau

De relance

Boi de Maracanã

O grupo folclórico Boi de Maracanã vai realizar mais um ensaio neste sábado, às 23h, na sede, em Maracanã. Este será o terceiro ensaio antes da temporada junina oficial. Nesse mesmo dia, uma apresentação está marcada no Parque do Rangedor, no Calhau. 

Boi de Maracanã 2

Antes, na sexta-feira, os brincantes participarão da Festança Junina no Ceprama, tradicional evento que abre a temporada das fogueiras na Ilha. Também na sexta, o boi marca presença em frente à Casa do Maranhão, logo após o cortejo de grupos folclóricos pelo Centro Histórico de São Luís.

Comunicação de nascimento

O Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, em segundo turno, projeto de lei de autoria da presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB), que dispõe sobre a obrigatoriedade da comunicação de nascimento sem identificação de paternidade à Defensoria Pública do Maranhão . A matéria segue para sanção governamental.

Comunicação de nascimento 2

Segundo a proposição, os oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Maranhão ficam obrigados a encaminhar, de forma trimestral, à DPE-MA, existente em sua circunscrição, relação por escrito dos registros de nascimento, realizados em seus cartórios, em que não conste a identificação de paternidade.

Comunicação de nascimento 3

A relação deve conter todos os dados informados no ato do registro de nascimento, inclusive o endereço da mãe do recém-nascido, seu número de telefone, caso o possua, nome e endereço do suposto pai, se este tiver sido indicado pela mãe na ocasião da realização do registro.

Comunicação de nascimento 4

Na realização de tais registros, conforme o projeto, será informado que a mãe tem, além do direito de indicação do suposto pai, na forma do disposto no art. 2º da Lei Federal nº 8.560/1992, o direito de propor em nome da criança a competente ação de investigação de paternidade, com vistas a inclusão do nome do pai no registro civil de nascimento.

Transporte escolar

Na sessão plenária na Câmara Municipal de São Luís de terça-feira (23), a secretária municipal de Educação, Caroline Marques Salgado, apresentou os detalhes do serviço de transporte escolar na cidade. A gestora destacou os avanços e investimentos feitos pela gestão do prefeito Eduardo Braide para garantir um serviço de qualidade aos estudantes e as ações para distribuição dos ônibus escolares, adquiridos para melhorar a qualidade da educação na capital.

Transporte escolar 2

Um dos principais anúncios feitos pela secretária de Educação foi que, dos 46 novos ônibus adquiridos pelo Município, 16 já estarão disponíveis e em circulação no próximo mês de junho.

A aquisição dos veículos faz parte de um projeto de renovação da frota, com o objetivo de proporcionar maior segurança e conforto aos estudantes.

CLICK de uma turma jovem e animada marcando presença no Casarão Colonial, um dos espaços mais badalados do Centro Histórico de São Luís aos domingos

Trivial variado

Os deputados de oposição integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investiga o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), instalada na semana passada, já apresentaram requerimentos pela convocação de três ministros do governo Lula.

No assunto: les querem ouvir os titulares da Agricultura, Carlos Fávaro; do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira; e da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma rede global para prevenir doenças. A Rede Internacional de Vigilância de Patógeno tem como objetivo melhorar sistemas de coleta de amostras, usando dados que possam contribuir para políticas públicas.

Em tempo: a iniciativa foi anunciada no sábado (20), às vésperas da 76ª Assembleia Mundial da Saúde (AMS), que vai até 30 de maio. 

Tem mais: em discurso no evento na segunda-feira (22), o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, destacou a importância da preparação pelos países para novas emergências sanitárias. A nova rede utiliza como base de dados informações genômicas de agentes causadores de doenças, a partir da análise do código genético de vírus, bactérias e outros microrganismos.

 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.