Luiz Carlos Cantanhede receberá a 'Medalha do Mérito Industrial'
E mais: São João 2023 será longo no Maranhão
Mérito Industrial
O salão de eventos do hotel Blue Tree São Luís será palco, nesta quinta-feira, dia 25, da comemoração alusiva ao Dia da Indústria, que terá como ponto alto a entrega, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), da Medalha do Mérito Industrial 2023 para o empresário maranhense Luiz Carlos Cantanhede Fernandes.
A cerimônia está marcada para as 19h.
Nascido em Rosário, neste Estado, Luiz Carlos é administrador de empresas e atua há mais de 40 anos no setor de construção naval e opera nas áreas de serviços e de transporte marítimo no Porto do Itaqui e operação de ferryboats em vários estados da federação.
Leite e campanha
A nova campanha de doação de leite do Ministério da Saúde tem meta de ampliar as doações para atender pelo menos 60% da demanda por leite humano no país, o equivalente a uma coleta total de 245,7 mil litros, número superior ao do ano passado, quando a coleta arrecadou 234 mil litros, que beneficiaram 222 mil recém-nascidos.
A expectativa também é grande sobre o Maranhão, que ano a ano tem contribuído sozinho, em média, com 20% da arrecadação nacional.
Banco da Amazônia
Nem gaúcho, nem amazônida, o novo presidente do Banco da Amazônia, Luiz Cláudio Moreira Lessa, é fluminense da cidade de Itaperuna.
Aos 55 anos, ele teve passagem pelo Banco do Brasil, onde chegou a ser vice-presidente de varejo e canais de distribuição.
A indicação, confirmada em fato relevante divulgado pelo banco aos acionistas, na última sexta--feira, ainda será analisada pelo conselho de administração.
Nos bastidores, as informações são de que Luiz Cláudio chega ao cargo com o aval do senador do Amazonas Eduardo Braga (MDB).
Prova de canoagem
Considerada a maior prova de canoagem do planeta, a “Te Aito”, que será realizada em junho, no Tahiti, na Polinésia Francesa, terá a participação de uma atleta indígena amazonense: Nanda Baniwa.
A competição internacional de canoagem é realizada há mais de 30 anos.
Para a edição de 2023, a expectativa é reunir mais de mil atletas, em diversas categorias.
Uma das provas mais disputadas é a V1 (canoa individual), quando o atleta precisa apresentar habilidade e conhecimento sobre direção do ar e corrente de rios e mares.
Nanda, da etnia Baniwa, disse que o convívio com a natureza facilita na hora da prova.
DE RELANCE
Petróleo e discussão
As discussões sobre a possível exploração de petróleo na foz do rio Amazonas, em águas profundas dos estados do Amapá e Pará, tiveram a temperatura elevada após a decisão negativa do pedido de licença ambiental da Petrobras pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Além das reações políticas, autoridades de diversas áreas ligadas à pesquisa e ao ramo petroleiro são unânimes em avaliar que a decisão foi emitida de forma precipitada, enquanto os próprios técnicos do Ibama ainda divergiam internamente sobre se exigiriam da Petrobras previamente uma Avaliação Pré-Operacional (APO), um procedimento que simularia as respostas da empresa diante de uma possível emergência ambiental na região, como, por exemplo, um vazamento.
Petróleo e discussão...2
Fonte especializada garante que emitir a decisão como uma sentença final, no momento em que a Petrobras já havia sinalizado estar com todos os recursos operacionais e pessoais mobilizados para atender a exigência do Ibama, “foi uma verdadeira canetada que compromete um planejamento técnico de alto nível para um real desenvolvimento sustentável da Amazônia”.
Já o engenheiro Márcio Félix, que já foi secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia e atualmente preside a Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP), avaliou que a argumentação utilizada pelo Ibama, que é de não conceder a licença ambiental para bacias que não tenham uma atividade exploratória, e que só poderia conceder a licença após a realização de uma Avaliação Ambiental de Área Sedimentar (AAAS), implica também dizer que várias outras bacias brasileiras, sob jurisdição federal, ficarão por anos e anos sem atividade de perfuração de poços pelo mesmo motivo.
Petróleo e discussão...3
Márcio Félix afirma que está acompanhando a situação tanto na Amazônia quanto nas demais áreas com o mesmo potencial.
“Em outras palavras, não é só a bacia da foz do Amazonas, mas diversas outras como as do Acre, Pará-Maranhão, Barreirinha, Pernambuco-Paraíba, Jacuípe (e outras bacias marítimas da Bahia) e também em Pelotas, no Rio Grande do Sul”, afirma Félix, avaliando ainda que deixar de considerar todo esse potencial de riquezas é uma decisão delicada, diante do fato de que o mundo vive uma crise energética, como ocorre agora com o continente europeu, especialmente no atual cenário de guerra.
Azeitonas
Leitora da coluna contas que durante suas férias em terras portuguesas, fez uma “promessa”: provar todas as azeitonas e os azeites de oliva que pudesse.
Portugal está entre os principais produtores e, ainda que perca para países como Espanha e Grécia, tem longa tradição na área.
Como fã do setor olivícola no Brasil, ela seguiu à risca o propósito. Sabe o que ela descobriu? Lá, todo restaurante ‘raiz’ tem suas próprias conservas de azeitonas. As receitas são segredos de família.
São João 2023
Já se sabe que o Maranhão terá um de seus mais efusivos e longos festejos juninos. E a montagem da decoração já começou em vários pontos da cidade.
No Arraial do Ipem, por exemplo, além das bandeirinhas, as barraquinhas de palha já estão sendo montadas.
A festa mais popular e uma das mais esperadas do ano pelos maranhenses começará oficialmente no dia 1º de junho.
Continua após a publicidade..
Pelo menos dez pontos da capital receberão decoração temática junina, incluindo Centro Histórico, Espigão e aeroporto.
São João 2023...2
Além do Ipem, fazem parte do circuito oficial da Capital os arraiais da Praça Nauro Machado, Praça Maria Aragão e Vila Palmeira.
No interior do estado, a programação chegará às cidades de Barreirinhas, Pinheiro, Timon e Imperatriz.
Aliás, a Prefeitura de São Luís deu o pontapé inicial para o ‘São João no Bairro’. A comunidade de Pedrinhas, na Zona Rural, foi palco da abertura da temporada junina 2023 no último fim de semana, com uma programação diversificada que reuniu moradores locais e visitantes, em uma noite de celebração da cultura ludovicense e nordestina em grande estilo.
Ao lado da primeira-dama, Graziela Braide, o prefeito Eduardo Braide participou da festa e ainda levou boas notícias para a comunidade.
São João 2023...3
A programação contemplou uma variedade de atrações para todas as idades.
O Cacuriá Assa Cana abriu a programação e encantou o público com suas coreografias e figurinos típicos.
Os passos sincronizados e a animação dos dançarinos do Boi Pirilampo marcaram a segunda atração da noite e deram um toque especial à festa.
A programação seguiu com o Bumba Meu Boi Meu Tamarineiro, o mais antigo da noite, nascido em 1965, em São José de Ribamar. A companhia possui sotaque da região do Munim, onde o Mestre Bilú, seu fundador, nasceu e viveu.
Ataques racistas
O ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que estuda a possibilidade de usar o Código Penal para aplicar a lei brasileira contra os ataques racistas ao jogador Vinícius Júnior, do Real Madrid.
De acordo com ele, entretanto, não é algo que será feito imediatamente. A medida vai depender das providências adotadas pelas autoridades espanholas.
Ataques racistas...2
No domingo (21), o atleta voltou a ser alvo de injúrias raciais durante partida do campeonato espanhol contra o Valencia.
Durante toda a partida, torcedores do time gritavam “mono” (macaco) sempre que Vinícius estava com a bola.
Durante evento do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), em São Paulo, Flávio Dino classificou o episódio como “muito grave”. Segundo ele, o atleta é alvo de perseguição.
Pedidos arquivados
Durante a sessão de segunda-feira, os vereadores de São Luís votaram de forma unânime pelo arquivamento de dois pedidos de admissibilidade de impeachment contra o prefeito Eduardo Braide.
Os pedidos apresentados pelo advogado Régis Gondim Peixoto no início deste mês alegavam crime de responsabilidade relacionado a obras viárias e de asfaltamento na Avenida dos Holandeses e na Avenida Litorânea.
Na denúncia, o advogado argumentou que, por se tratarem de vias estaduais, a gestão municipal só poderia atuar nelas por meio de convênio. Além disso, ele também questionou a falta de transparência nos gastos com as obras do projeto "Trânsito Livre".
Sem destaque
As propostas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em relação às reformas no sistema multilateral da Organização das Nações Unidas (ONU) e ao combate às mudanças climáticas durante a cúpula do G7 não receberam destaque na mídia internacional ao longo do fim de semana.
De acordo com levantamento realizado pelo Poder360, foram analisadas as publicações dos principais jornais dos países do G7, composto por Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Canadá, Itália e Japão.
‘Roda de Conversa’
Hoje, no Centro Cultural “Casa Pão com Ovo”, acontece uma ‘Roda de Conversa’ sobre “Tecnologias, transformação digital e os impactos para a Comunicação”, promovida pelo Coletivo de Jornalistas Culturais do Maranhão.
A iniciativa é aberta a todos os interessados em participar. Acesso gratuito.
O tema proposto terá como convidado especial o professor doutor do Departamento de Comunicação Social na área de Jornalismo em Redes Digitais e diretor do Laboratório de Convergência de Mídias, Márcio Carneiro. Entre outros espaços de atuação, ele é fotógrafo, cinegrafista e diretor de Artes.
A ‘Roda de Conversa’ é um movimento independente, que se encontra em sua quarta edição, dialogando sobre temas pertinentes em um espaço para troca de ideias e qualificação do debate em torno do Jornalismo.
Para escrever na pedra:
“Não me reinventei, mas continuo inventando algumas coisas. Eu tenho muitos sonhos e sigo sendo um sonhador”. De Roberto Carlos, cantor e compositor.
TRIVIAL VARIADO
Os Tribunais Regionais Eleitorais anunciam, nesta semana, conjunto de medidas para evitar um dos principais problemas registrados nas últimas eleições em todo o País: as longas filas formadas nas seções eleitorais no dia da votação.
Estudo canadense mostra que a vitamina K pode auxiliar na prevenção do diabetes tipo 2, além de doenças cardíacas.
Prioridade no embarque: empresas aéreas que operam no Brasil estão cobrando nova taxa para garantir que a bagagem não será despachada.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira