Audiovisual maranhense

Exibido na Holanda, filme maranhense Casa de Bonecas tem pré-estreia em São Luís

O filme retrata a vivência de diversas pessoas LGBTQIA+, que não possuem suporte de seus lares originais.

Imirante.com, com informações da assessoria

A pré-estreia brasileira aconteceu no Auditório Aldo Leite, no Palacete Gentil Braga, em São Luís. (divulgação)

SÃO LUÍS - Estudantes egressos da Escola de Cinema do Maranhão apresentaram ao público maranhense o seu curta-metragem Casa de Bonecas, um dos filmes brasileiros selecionados, recentemente, pelo Festival de Rotterdam, na Holanda. A pré-estreia brasileira aconteceu no Auditório Aldo Leite, no Palacete Gentil Braga, em São Luís.

O filme retrata a vivência de diversas pessoas LGBTQIA+, que não possuem suporte de seus lares originais, e acabam formando laços de amizade e afeto em outros espaços. A estreia nacional acontecerá durante o Curta Taquary, festival de curtas-metragens nacionais e internacionais, que será realizado entre os dias 16 e 22 de março, na cidade de Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco.

O diretor do filme, George Pedrosa, falou de sua expectativa para a pré-estreia em São Luís, após a exibição na Holanda. “A expectativa é a melhor possível. A nossa experiência internacional foi muito boa, mas precisamos valorizar o nosso Estado e difundir esse trabalho aqui. Hoje, foi a pré-estreia brasileira do nosso filme, depois disso o filme ganhará outros estados do Brasil”, destacou.

George Pedrosa também enalteceu a Escola de Cinema, de onde é egresso da primeira turma de audiovisual. Pedrosa acredita que a escola contribuiu para o crescimento do cinema maranhense.

“O audiovisual no Maranhão mudou muito nos últimos anos. Antes, o estado era marcado apenas por cinema documental, o que é muito interessante, também, mas, após a criação da Escola de Cinema, surgiram profissionais com pensamentos diferentes sobre audiovisual, produzindo gêneros que não eram comuns no nosso estado. Hoje, é muito mais fácil para quem está começando buscar novas linguagens para o audiovisual”, informou Pedrosa.

A gestora da Escola de Cinema, Monica Rodrigues, ressaltou a importância da escola na formação de novos profissionais. “As pessoas que passaram pela Escola de Cinema vêm participando de festivais e ganhando prêmios. Hoje é o exemplo disso, com a realização da pré-estreia de Casa de Bonecas, um curta-metragem que já está nas mostras do Brasil e do mundo”, disse.

O coordenador de produção, Gabriel Marques, também foi aluno da Escola de Cinema, e acredita que o Casa de Bonecas será destaque no Maranhão. “Acredito que o filme será bem recebido pelo público maranhense, que é sedento por esse tipo de conteúdo. Esse projeto está sendo elaborado desde 2019 e apresentar ao nosso público ludovicense é gratificante para toda a equipe do filme”, afirmou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.