COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Maranhão na Semana de Gastronomia

E mais: Comércio espera vendas aquecidas

PH

José Ahirton Lopes e a gerente do Restaurante do Senac-MA, Gabriela Vasconcellos, na Semana de Gastronomia Regional, com Sérgio Ribeiro e Anna Beatriz Waehneldt

 Maranhão na Semana de Gastronomia

A Semana de Gastronomia Regional - Maranhão, que começou ontem termina hoje, no Restaurante-Escola Downtown, no estado do Rio de Janeiro, tem por objetivo o intercâmbio de conhecimentos entre os chefs e Instrutores dos restaurantes-escola dos Estados participantes, dar visibilidade à culinária, ao turismo, ao artesanato e à cultura destes estados, além de difundir os sabores de pratos típicos regionais para outros públicos. 

O Diretor Regional do Senac/MA, José Ahirton Lopes, acompanhou a abertura do evento e recebeu o Diretor Regional do Senac/RJ, Sérgio Ribeiro, a Diretora de Educação Profissional do Departamento Nacional do Senac, Anna Beatriz Waehneldt, além de outros membros do Senac Nacional para saborearem os pratos da excepcional culinária maranhense. 

Maranhão na Semana de Gastronomia...2

O Maranhão levou no cardápio os pratos típicos mais conhecidos da sua gastronomia como o arroz de cuxá, caldeirada de camarão fresco, caldo de sururu e também uma diversidade de pratos produzidos a partir do coco babaçu, fruto escolhido como tema principal da Semana. 

O azeite, o óleo e a farinha de mesocarpo do coco babaçu foram as matérias-primas para a elaboração dos pratos: pescada frita no óleo de coco babaçu ao molho escabeche, cascão de caranguejo com farofa de coco babaçu, tendo como sobremesa rocambole de cocada cremosa de coco babaçu e o cookie de babaçu, que acompanha o cafezinho.

Maranhão na Semana de Gastronomia...3

Ainda como parte da programação da Semana de Gastronomia Regional acontece hoje à noite, a partir das 19h30, a aula-show.

Essee é o momento onde os chefs, Instrutores e alunos trocam experiências.

Na aula de hoje serão ensinadas as técnicas de preparo da pescada frita no óleo de coco babaçu ao molho escabeche, do arroz de cuxá, finalizando com a receita do cookie de babaçu, que é preparada com a farinha de mesocarpo.

Os participantes inscritos para aula receberão a farinha de mesocarpo como presente, podendo colocar o aprendizado em prática posteriormente.

O CEO da Maxx Augusto Diniz ressalta que o empoderamento feminino tem sido uma causa social da operadora, e esse apoio à atleta Milena Assunção está dentro desse escopo de responsabilidade social com propósito

Maxx apoia atleta maranhense

A operadora Maxx, empresa genuinamente maranhense de serviços de telefonia móvel e celular, internet fibra 100% e TV HD oferece os melhores custos x benefícios para quem quiser contratar um serviço de internet de alta velocidade e qualidade.

E mais que isso, também apoia o esporte e o sonho dos atletas maranhenses na busca por conquistas mundiais.

A Maxx acredita no potencial de atletas amadores, e acaba de confirmar seu apoio à atleta maranhense de Muay Thai Milena Assunção. Ela está em campanha para arrecadar recursos que permitam sua participação no campeonato mundial amador de Muay Thai, que será realizado em Veneza (Itália) no próximo mês de junho; em um evento da WBC (World Boxing Council) com programação de quatro dias no Palasport Arsenale.

Trata-se do mais importante campeonato amador de Muay Thay do mundo, e que vai reunir mais de 600 atletas de diversos países.

A atleta maranhense de Milena Assunção, que recebeu o apoio da Maxx para ir disputar o campeonato mundial amador de Muay Thai (WBC) na Itália em junho

Comércio espera vendas aquecidas

Segunda data mais importante do comércio brasileiro depois do Natal, o Dia das Mães, celebrado no próximo domingo, deve manter a tradição de ser aquecido nas lojas do Maranhão, apesar da inflação pesando no bolso dos consumidores.

Somente em São Luís, a projeção é de que a data movimente quase 30% a mais em valor de vendas este ano.

Comerciante experiente fala de boas expectativas com importante crescimento nominal. Ainda que parte da alta na projeção responda ao aumento natural de preços (embora alguns produtos tenham tido queda em razão da redução do frete internacional),

Comércio espera...2

Algumas lideranças empresariais assinalam que há aumento na intenção de consumo. Pesquisa recente aponta que  mais de 60% dos entrevistados pretendem presentear suas mães.

Já o tíquete médio gasto com o presente deverá ficar em torno de R$ 165, ou R$ 15 mais caro do que em 2022.

A proximidade com a data deve intensificar o movimento das lojas nos próximos dias, já que mais da metade dos consumidores costuma deixar para fazer as compras na semana que antecede o domingo festivo, especialmente na véspera.

Comércio espera...3

– O grande momento de compras é esta semana e acreditamos muito nesta possibilidade até pelo anúncio de antecipação do 13º salário, que até o fim de maio deve começar a entrar.

Quem fizer parcelado vai comprar e ainda usar o 13º para pagar. É um fator que contribui ainda mais para as vendas – avaliam os especialistas.

Remédio para o Alzheimer

Medicamento em fase final de testes pode retardar o Alzheimer em até 35%. Segundo o Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, o novo medicamento é uma esperança, mas cuidados preventivos ainda são os mais importantes.

O Alzheimer é uma das doenças neurodegenerativas mais temidas, marcado por sintomas que afetam a memória e outras funções cognitivas, como a linguagem e o pensamento abstrato, mais comum em idosos, a doença não tem cura, no entanto, um novo medicamento, já em fase final de testes, promete melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

O medicamento experimental é desenvolvido pela farmacêutica Eli Lilly and Co e tem apresentado ótimos resultados, podendo retardar o declínio cognitivo relacionado à doença de Alzheimer em até 35%.

Remédio para o Alzheimer...2

“As perspectivas são bastante favoráveis para esse novo medicamento e é sempre de fundamental importância que novas pesquisas sejam desenvolvidas na área, mas nenhum deles é 100% eficaz, por isso a prevenção ainda é a melhor arma contra o Alzheimer”.

“Manter hábitos saudáveis, como praticar atividades físicas, uma dieta equilibrada, dormir adequadamente, ler livros e realizar treinamentos mentais com jogos de lógica que estimulem a neuroplasticidade, todos esses são investimentos na sua saúde para prevenir não só o Alzheimer, como uma série de outras doenças neurodegenerativas”, afirma Dr. Fabiano.

Remédio para o Alzheimer...3

No Alzheimer ocorre a perda progressiva de funções cerebrais devido à degeneração do tecido do cérebro, ainda não se entende totalmente as causas da doença, mas sabe-se que uma combinação de fatores genéticos, ambientais e estilo de vida colaboram para o seu desenvolvimento.

A degeneração de algumas partes do cérebro faz com que a ação dos neurotransmissores, como a acetilcolina e noradrenalina, seja prejudicada, afetando a comunicação entre as células nervosas, o que dificulta a realização de algumas atividades e impacta em habilidades, como memória, concentração e aprendizado.

A doença começa no tronco cerebral, mais especificamente numa área denominada núcleo dorsal da rafe, e não no córtex, que é o centro do processamento de informações e armazenamento da memória, como tradicionalmente a medicina postula.

 

Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues comemora a descoberta de um medicamento, já em fase final de testes, que pode retardar o Alzheimer em até 35%

Remédio para o Alzheimer...4

Os desequilíbrios no cérebro que dão início ao Alzheimer estão ligados às proteínas tau e beta-amiloide que não são adequadamente dobradas, o que estimula a progressão da doença, causando, também, inflamações no cérebro, durante essa evolução, o hipocampo, área do cérebro relacionada ao aprendizado e formação de novas memórias, geralmente é a primeira região afetada pelo Alzheimer, causando as características perdas de memória e dificuldade em guardar novas informações – explica o Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues.

DE RELANCE

Gala de Maio na reta final

Entramos na última semana dos preparativos para a realização, no Palazzo Eventos, do maior, mais esperado e mais elegante acontecimento social deste outono tropical em São Luís.

O evento Gala de Maio, programado para o dia 19 de maio (sexta-feira) irá comemorar em grande estilo a nova idade do titular desta Coluna e editor do caderno PH Revista, o mais antigo caderno de variedades em circulação na imprensa brasileira.

Os convites com dicas sobre essa noite espetacular na mais bonita casa de eventos de São Luís pedem confirmação para esta semana.

Gala de Maio na reta final...2

Quem ainda não confirmou deve fazê-lo o quanto antes para garantir o sucesso dessa noite que terá como maior atração o deslumbrante espetáculo “Elvis, o Musical”, considerado o maior tributo já montado na América Latina para homenagear o Rei do Rock, com uma imersão completa na vida e na obra de Elvis Presley, justamente quando o mundo celebra o 46º aniversário de sua partida para a eternidade.

Vale lembrar que a produção, que tem à frente Teresa Martins, está pedindo aos convidados que compareçam de traje Passeio de Gala, ou seja, os homens de terno escuro e as mulheres de vestido de longo.

Gala de Maio na reta final...2

O Gala de Maio será uma noite repleta de atrações espetaculares, de produções locais, nacionais e internacionais.

Além de “Elvis, o Musical”, que acaba de realizar uma vitoriosa e muito aplaudida temporada por diversos países da América Latina, a noitada do dia 19 será aberta pelo DJ Edy, o mais requisitado do Planalto Central, seguido pelo corpo de baile da Escola de Dança Expressar, que apresentará coreografias que marcaram o final dos anos 1960 e início dos anos 1970, período de maior sucesso das danças de “rock and roll” imortalizadas por Elvis Presley, o maior ídolo da música internacional da minha geração.

Após o Musical, o sensacional Grupo Argumento sobe ao palco para orquestrar o grande baile inspirado nos anos 60 e 70.

Brincante de tambor de crioula do Maranhão

Roteiro Quilombo Cultural

O premiado Roteiro do Quilombo Cultural de São Luís terá mais uma edição realizada neste sábado, dia 13. O cortejo passará por barracão de bumba meu boi, bloco tradicional, casa de religião de matriz africana e tambor de crioula.

A 3ª edição do Roteiro Quilombo Cultural de São Luís idealizado pela Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal de Turismo (SETUR), terá sua concentração às 16h30 deste sábado, em frente ao Terreiro Ylé Ashé Oba Yzoo, na Rua Tomé de Sousa, iniciando com um banho de cheiro.

Em seguida, percorrerá em cortejo até a sede do Bloco Tradicional, 'Os Indomáveis Show', passando pela Sede do Bumba Meu Boi da Floresta e, por fim, será seguido pela Rua Augusto de Lima com uma apresentação do Tambor de Crioula 'Maracrioula'.

O trajeto será conduzido pelo guia de turismo João Marcelo, que contará aos visitantes as histórias dos espaços que formam o quilombo urbano, composto pelos bairros da Liberdade, Diamante, Fé em Deus e Camboa, o maior quilombo urbano da América Latina.

Para escrever na pedra:

“Eu não creio na sua ressurreição, mas não ocultarei a emoção que sinto diante de Cristo e dos seus ensinamentos. Perante Ele e a sua história não experimento senão respeito e reverência”. Do escritor 

TRIVIAL VARIADO

Com a presença de Chieko Aoki, fundadora da Rede Blue Tree, o evento de aniversário do Blue Tree São Luís Hotel, será realizado hoje à noite no restaurante do hotel.

Há cinco anos a bandeira Blue Tree atua em São Luís, à frente do antigo hotel Quatro Rodas, depois São Luís Park Hotel e Hotel Sofitel.

Muita gente de Sao Luís ligando para Maria Vandira Peixoto or causa do falecimento de sua mãe, ocorrido ontem.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.