Luciano Gomes e Márcia Vale em Minas Gerais
Mais: Festival Internacional da Dança
Na movimentada viagem de férias a Minas Gerais, Luciano Gomes e Márcia Vale visitaram esta casa tombada pelo Patrimônio Histórico, em Resende Costa, pertencente à família de Márcia e que foi muito frequentada por Tancredo Neves
Humanidade de luto
Não há dor maior do que a morte de crianças. Ainda mais, de forma violenta.
O que se viu na manhã da última quarta-feira, dia 5, em Blumenau (SC), é inadmissível. É de perder a fé na humanidade.
Pelo que se sabe até agora, um homem invadiu a Escola Infantil Cantinho do Bom Pastor armado com um machado. Um machado!
Ao menos quatro crianças morreram no ataque: três meninos e uma menina, com idades entre quatro e sete anos. Há outras três feridas em estado grave.
O autor se entregou.
Mais um alerta
A tragédia de Blumenau é mais um alerta. Algo vai muito mal entre nós. Desde 2002, de acordo com um levantamento divulgado recentemente por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o Brasil já registra 23 ataques em escolas. Agora, são 24. Vinte e quatro atos de agressividade extrema, incompreensíveis, inaceitáveis.
Infelizmente a frase “Pare o mundo que eu quero descer!” nunca fez tanto sentido! São traumas que nunca serão esquecidos.
Que Blumenau tenha forças para se reerguer.
ICMS e combustíveis
Esta semana, o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) decidiu adotar a cobrança de ICMS único nas operações com gasolina e etanol anidro, no valor de R$ 1,22 por litro.
A medida, aprovada pelos conselheiros durante reunião em Brasília (DF), entra em vigor em 1º de junho deste ano.
Os secretários de Fazenda e Tributação dos Estados também decidiram prorrogar até 1º de maio o prazo de início de vigência da alíquota única de ICMS sobre diesel e Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), o gás de cozinha.
A princípio, passaria a valer em 1º de abril.
Festival Internacional da Dança
Dica que vale ouro para a juventude maranhense que se dedica à dança: Porto Alegre vai receber ícones da dança internacional em junho. Nomes como Robert Parker, pela primeira vez no Brasil, Deborah Hess e Claudia Zaccari, à frente de grandes companhias, participarão como jurados do 3º Festival Internacional de Dança da Capital (3º FIDPOA), de 6 a 11 de junho, no Theatro São Pedro.
Além da tarefa de escolher os melhores do evento, eles estarão como “olheiros”, buscando talentos para distribuir bolsas de estudo.
O festival também tem a chancela do Youth America Grand Prix (YAGP), maior competição de dança do mundo, que vai selecionar bailarinos para a grande final, em abril de 2024, em Tampa, nos EUA.
Festival Internacional…2
Nas duas edições anteriores, realizadas em 2018 e 2019, o FIDPOA contou com mais de 3 mil participantes – entre os quais vários maranhenses – e distribuiu nada menos do que 260 bolsas internacionais e 70 nacionais.
As inscrições vão até 30 de abril em festivalonline.com.br.
Trump réu e candidatíssimo
Se o ex-presidente Donald Trump, que compareceu esta semana diante de um tribunal de Nova York, for condenado, mesmo assim, ele poderá concorrer à presidência no ano que vem.
Não existe, nos Estados Unidos, a Lei da Ficha Limpa, como há no Brasil.
A Constituição dos EUA lista como requisitos para ser candidato apenas o fato de ser cidadão americano nato, ter mais de 35 anos e residir no país por pelo menos 14 anos. Não há referências a impeditivos pelo fato de ter cometido crime, ser acusado formalmente ou condenado.
No caso em discussão, do pagamento de suborno para uma ex-atriz pornô, estão envolvidas acusações de 34 crimes. Mas nenhum o impediria de tentar voltar à Casa Branca.
Quem aí lembra disso?
A série Vaga-Lume, coleção de livros lançada pela editora Ática que revolucionou o mercado editorial brasileiro ao fisgar o público jovem, completa 50 anos em 2023.
Quem frequentou a escola entre os anos de 1970 e o fim da década de 1990 testemunhou o auge dessa história de sucesso.
A boa notícia, revelada pela BBC News Brasil, é que o grupo Somos Educação, dono da Ática, não só retomou a coleção e vem mantendo títulos no catálogo, como avalia lançar novos livros.
Será que a moda pega entre a garotada de hoje?
DE RELANCE
O monstro digital
Continua após a publicidade..
De repente bateu um pavor em relação à inteligência artificial. Pensadores, empresários e pesquisadores do setor de tecnologia, os próprios criadores da coisa, agora querem uma pausa de seis meses nas pesquisas do brinquedinho sob a alegação de que ele está se tornando uma ameaça para a sociedade humana.
A carta divulgada recentemente pelo Future of Life Institute, com a assinatura de 2,6 mil autoridades dos dois mundos – o analógico e o virtual –, tem advertências realmente assustadoras, entre as quais a de que as máquinas podem assumir o controle da civilização, como tentou o avô do ChatGPT, o computador HAL 9000, do célebre filme 2001 - Uma Odisseia no Espaço.
O monstro digital...2
Como sou do tempo em que odisseia ainda tinha acento e mal engatinho no ambiente digital, é evidente que compartilho desse medo.
Se os conhecedores do assunto estão acionando o botão do pânico, o problema deve ser sério mesmo.
Mas, confesso aqui com a minha ignorância, ainda tenho mais medo do senhor Putin, daquele homenzinho da Coreia do Norte e de todos os governantes que carregam uma maletinha com o botão atômico.
O monstro digital...3
Até estava achando divertido brincar com as ferramentas de inteligência artificial que acesso no meu computador.
Outro dia pedi ao GPT ilustrações para umas crônicas antigas que ambiciono publicar algum dia, talvez num livro póstumo. Vieram desenhos muito interessantes. Claro que pensei nos desenhistas talentosos que conheci nas minhas vivências pelo jornalismo. Estariam eles ameaçados pelo robô?
E a minha espécie de juntadores de palavras? O miserável escreve melhor e infinitamente mais rápido do que a maioria de nós.
O monstro digital...4
Mas, até ontem, ainda escrevia e desenhava aquilo que pedíamos para ele. O problema, avisam os signatários da carta alarmista, é que ele já começa a tomar a iniciativa de fazer tudo por conta própria – inclusive mentir, fraudar e oprimir, o que parecia ser uma exclusividade nossa.
Pelo que entendi, os cientistas da era digital temem ter criado um Frankenstein tecnológico que pode sair por aí destruindo tudo.
Não sei, não, mas acho que ele não vai se sensibilizar com a carta coletiva nem vai dar a mínima para a tal pausa – até mesmo porque vai ser bem difícil convencer russos e coreanos a suspender tais pesquisas nos seus domínios.
Se suspendessem os bombardeios e os testes nucleares, já seria ótimo. Na comparação com certos humanos, o monstro digital ainda me parece menos ameaçador.
Nota do Enem vale em Portugal
Muito procurado por brasileiros, Portugal aceita a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 51 instituições de Ensino Superior. A possibilidade existe devido a um programa que, desde 2014, prevê acordos entre o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e as graduações.
Na lista, há universidades, institutos politécnicos e escolas superiores. Cada instituição define as regras e os pesos para uso das notas.
Os acordos não envolvem transferência de recursos e não preveem financiamento estudantil pelo governo brasileiro, devendo o candidato se informar, se inscrever e arcar com mensalidades diretamente junto ao estabelecimento escolhido.
Primeira instituição a fazer o acordo com o Inep e passar a aceitar a nota do Enem como forma de ingresso, a Universidade de Coimbra, por exemplo, possui em seu site uma área específica para candidatos brasileiros e aceita os resultados dos últimos cinco anos.
Vacinação contra a gripe
A vacinação contra a gripe começa na próxima segunda-feira, 10 de abril, em todo o território brasileiro. Crianças de até seis anos, idosos, trabalhadores da área da saúde, gestantes e pessoas com deficiência ou com comorbidades integram parte dos grupos prioritários (lista completa ao lado), que receberão o imunizante nesta primeira fase.
No Maranhão, este público-alvo é de quase três milhões de pessoas.
A recomendação é vacinar todo esse público-alvo assim que a campanha tiver início. No entanto, os municípios têm liberdade para decidir suas estratégias.
Em São Luís, por exemplo, idosos com 60 anos ou mais poderão ser vacinados no início da campanha.
A meta do Ministério da Saúde é imunizar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários até o final da campanha, previsto para 31 de maio.
Para escrever na pedra:
“É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta da espada”. De William Shakespeare.
TRIVIAL VARIADO
Neste feriadão a debandada foi geral, especialmente para as cidades do interior. Uma das regiões preferidas é o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
'Estamos falhando miseravelmente com as crianças e adolescentes' – disse Silvio Almeida, ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, que fez um desabafo sobre o assassinato de quatro crianças, ocorrido dentro de uma creche em Blumenau (SC).
A Anvisa emitiu ontem um alerta após a identificação de novos casos de adulteração e falsificação do medicamento Botox.
Proteção de vulneráveis: parlamentares dos EUA e do Reino Unido debatem leis para restringir o acesso de crianças e adolescentes às redes sociais.
O presidente francês Emmanuel Macron foi convidado pelo governo brasileiro para ir a Belém na primeira quinzena de agosto, quando a capital paraense vai sediar a cúpula de presidentes dos países amazônicos.
A expectativa é de que se reúnam em Belém os chefes de todos os Estados membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), que é formada por Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, além do próprio Brasil.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira