O adeus ao Menestrel do Brasil
Mais: Almoço na Petisqueira
O adeus ao Menestrel do Brasil
O Brasil perdeu ontem um de seus artistas mais emblemáticos: o “Menestrel do Brasil”, Juca Chaves, nos deixou aos 84 anos, em decorrência de complicações de problemas respiratórios, no Hospital São Rafael, em Salvador (BA).
Jurandyr Chaves, como foi batizado, recebeu do poeta Vinicius de Moraes o apelido de O Menestrel Maldito. Nascido no dia 22 de outubro de 1938 no Rio de Janeiro, Juca morava na capital baiana havia décadas. Compositor, crítico musical e humorista, o artista é considerado um ícone da cultura brasileira, reconhecido por suas músicas engajadas e seu ativismo social.
Formado em música clássica, Juca começou a carreira profissional em 1955, na TV Tupi, em São Paulo, sempre com humor ácido, inteligente e com críticas sociais.
O adeus ao Menestrel do Brasil...2
Durante a ditadura militar que governou o Brasil entre 1964 e 1985, foi perseguido. Exilado, viveu seis anos longe do Brasil, entre Portugal e Itália. Crítico feroz do regime, publicou obras como Por Quem Sonha Ana Maria? e Cúmplice, que o tornaram referência para diversas gerações de artistas e militantes políticos.
Em quase todas as vezes que visitei Salvador tive o prazer de reencontrar Juca Chaves e reforçar os laços de amizade que nos uniu desde que fomos apresentados pelo saudoso escritor Jorge Amado, de quem fomos grandes amigos.
Com uma carreira premiada no cenário artístico brasileiro, Juca Chaves era compositor, humorista, e apresentador de TV.
Juca deixou a esposa Yara e duas filhas, Maria Morena e Maria Clara.
Almoço na Petisqueira
Como acontece toda semana, o almoço de domingo na Petisqueira da Mamãe foi um grande sucesso.
Por lá foram vistos ontem Crisálida Rodrigues e José Reinaldo Tavares, Ana Lúcia Albuquerque e Amaro Santana Leite, Teresa Martins, Alípio Moraes e Thati Mondego, entre muitos outros.
Aplausos para os deliciosos quitutes servidos por Jália Rubi e o Chef Anderson Theodomiro Campos.
Encontro na Sedepe
O Secretário Estadual de Desenvolvimento e Planejamento Estratégico, José Reinaldo Tavares, teve um encontro na tarde de sexta-feira, 24, com o Presidente da Fiema, Edilson Baldez, e o vice-presidente executivo Fernando Renner cujo objetivo foi estreitar relações entre a indústria e o governo, além de discutir pautas importantes para o desenvolvimento do setor no Estado.
A Federação das Indústrias representa mais de 4 mil empresas do setor industrial em todo o Estado, e é uma das principais entidades empresariais do país.
A visita institucional ao Secretário Estadual de Desenvolvimento e Planejamento Estratégico é mais uma ação da entidade em busca de melhorias para a indústria maranhense.
DE RELANCE
Cúmplices da bandidagem
Aplausos para o lúcido comentário de J.R. Guzzo, no Gazeta do Povo Vozes. Ele diz que o Brasil é um caso provavelmente único em matéria de injustiça deliberada, oficial e cada vez mais agressiva do Estado contra o cidadão.
O Estado, segundo Guzzo, em qualquer circunstância, só faz sentido se a sua atuação proteger a sociedade dos seus inimigos; se garantir que as pessoas não possam ser submetidas aos interesses e caprichos dos órgãos de governo nem de ninguém que queira suprimir os seus direitos.
E vai fundo: está acontecendo exatamente o contrário. O crime descontrolado e a cada dia mais violento no Brasil é hoje o fator que mais oprime o brasileiro comum ao lhe tirar a vida (41 mil homicídios em 2022), a integridade física e a propriedade.
Mas o aparelho do Estado se dedica claramente, ano após ano, a servir aos interesses do crime de modo cada vez mais maligno – em vez de proteger, está punindo a sociedade brasileira.
Cúmplices da bandidagem...2
O responsável direto por esta tragédia é o Congresso Nacional, que desde a Constituição de 1988 só aprova leis e regras que servem aos criminosos.
Todas as vezes em que legisla sobre matéria penal neste país, o Congresso entrega mais privilégios, apoio e impunidade ao crime; em nenhum caso, aprovou uma única medida em favor da população.
Deputados e senadores abandonaram seu dever de legisladores – passaram a ser cúmplices da bandidagem e transformaram o Brasil no país onde o crime tem proteção da autoridade pública.
Continua após a publicidade..
Cúmplices da bandidagem...3
O último ataque aos direitos da sociedade é um projeto de lei, aprovado às pressas na Câmara, estabelecendo que “em todos os julgamentos em matéria penal em órgãos colegiados”, a Justiça tem que beneficiar o criminoso caso haja empate na decisão.
Que tal? É grosseiro. O projeto foi aprovado sem análise ou debate na Comissão de Justiça e sem contagem individual dos votos. O objetivo, ao que parece, é garantir a absolvição de ladrões de erário na “turma” do STF em que, a partir da aposentadoria de um ministro que só vota em favor de corrupto, poderia ocorrer empate nos julgamentos; se ocorrer, já está resolvido.
Vai se tornando materialmente impossível no Brasil, de fato, condenar alguém que tenha dinheiro para se defender. O crime ganhou mais uma vez; continua ganhando todas.
O que eles disseram:
“Quando combatemos a corrupção, tentam nos matar com mentiras. Quando combatemos o crime organizado, tentam nos matar de verdade”. De Sergio Moro, senador, após operação da Polícia Federal contra a maior facção criminosa do país, que tinha plano para matá-lo.
“Com o passar do tempo, percebemos que só queríamos coisas diferentes”. De Gisele Bündchen, a supermodelo brasileira, que em entrevista para a revista norte-americana Vanity Fair, falou pela primeira vez abertamente sobre a separação de Tom Brady.
Barreirinhas homenageia a Poesia
Os poetas Carlos Dimuro e Salgado Maranhão serão homenageados na festa de 85 anos de Barreirinhas na quarta-feira, dia 29.
Cada um ganhará um totem com suas poesias inspiradas nos Lençóis Maranhenses.
O Totem 1 terá o poema Lençóis de Carlos Dimuro, na voz de Fernanda Montenegro.
O Totem 2 terá a canção Lençóis, de Salgado Maranhão e Zé Américo Bastos, na voz da diva Alcione.
Durante a homenagem será inaugurada a exposição “Lençóis Poéticos: A Invenção da Paisagem”, com curadoria de Carlos Dimuro.
Para escrever na pedra:
“A imprensa é muito séria, se você pagar eles até publicam a verdade”. De Juca Chaves (1938 – 2023).
TRIVIAL VARIADO
O fim de semana teve um sabor amargo para Cybelle Lauande e sua família. Dona Maria Cunha, mãe dela, faleceu em Minas Gerais.
O governo federal estuda retomar o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT).
O Brasil registrou, no ano passado, 78 mil novos casos de tuberculose, um aumento de 4,9% em relação ao ano anterior.
A tuberculose é uma doença que mata 14 pessoas por dia no Brasil, número recorde em quase duas décadas, segundo dados do Ministério da Saúde.
Restituição do IR: a Receita Federal abriu a consulta ao lote residual de março. Serão contemplados 94 mil contribuintes que caíram na malha fina.
Está tramitando na Câmara dos Deputados, projeto de lei para garantir, no serviço público, orientação e tratamento referentes às anomalias congênitas.
No assunto: uma delas é a fissura labiopalatina, um conjunto de alterações estruturais ou funcionais que ocorrem no estágio da vida intrauterina e que podem ser identificadas em três períodos: antes, durante ou após o nascimento.
A ANS suspendeu, temporariamente, a comercialização de 32 planos de saúde por causa de reclamação dos clientes.
Hoje é dia de festejar um dos maiores talentos do jornalismo maranhense: o poeta e escritor Félix Alberto Lima está comemorando nova idade.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira