COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Prêmio para ministra Sônia Guajajara

Mais: Vencedor do Oscar 2023

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h37
Sonia Guajajara recebe prêmio de Leonardo DiCaprio em Hollywood

 Prêmio para Sônia Guajajara

Ministra dos Povos Indígenas do Brasil, a maranhense Sônia Guajajara, foi homenageada na noite de domingo (12) pelo ator Leonardo DiCaprio em um evento pré-Oscar ligado a iniciativas sustentáveis, o Green Carpet Fashion Awards, que fala sobre moda e meio ambiente.

Guajajara recebeu a premiação na categoria Healer, voltada para pessoas que são tidas como “curadoras” da Terra. “Tive a honra de apresentar o Healer Award à primeira ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sonia Guajajara, uma heróica guardiã do planeta”, disse DiCaprio em um post nas redes sociais.

Ele ainda ressaltou o trabalho da ministra na defesa dos povos e culturas indígenas do Brasil e afirmou que colocou sua organização, a Re:Wild, à disposição para ajudar no país, especialmente na região da Amazônia.

“A Re:Wild e seus parceiros estão agora trabalhando em estreita colaboração com a ministra Guajajara e a nova administração do presidente Lula para ajudá-los a implementar rapidamente as prioridades ambientais”, ressaltou Leonardo DiCaprio, que também aproveitou o post para parabenizar novamente a ministra Sonia Guajajara.

A entrega do prêmio foi feita em Hollywood.

-----------------------------------------------------------------------

Vencedor do Oscar 2023

Não houve maiores surpresas na premiação do Oscar realizada ontem. O grande vencedor, como já era esperado, foi o filme de ficção científica “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”, que ganhou em sete categorias.

Das categorias consideradas as mais importantes (melhores filme, ator, atriz, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, direção e roteiro), o filme só não venceu o prêmio de melhor ator, que ficou para Brendan Frasier, em “A Baleia”.

O segundo filme mais premiado da noite foi o drama “Nada de Novo no Front”, sobre a Primeira Guerra Mundial, que ficou com quatro estatuetas, inclusive o de melhor filme estrangeiro.

Sebrae e violência

O Sebrae Maranhão entra de vez no combate à violência doméstica contra a mulher e na luta pelos direitos que elas já conquistaram.

A instituição, que abomina a violência e cumpre com os direitos trabalhistas em favor do sexo feminino, vai envolver seus colaboradores, parceiros e os pequenos negócios nesta campanha, com objetivo de fortalecer as frentes a favor da mulher no País.

Sebrae e violência...2

A diretora de Administração e Finanças da entidade, Edila Neves, coordena pessoalmente as ações planejadas para este mês, como vídeo para marcar o início da campanha entre os colaboradores e os clientes e reforço da campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica, lançada pelo Conselho Nacional de Justiça e pela Associação dos Magistrados Brasileiros em 2020.

E mais: envolvimento dos empresários, reforçando o respeito dado pela sua empresa ao sexo feminino e um bate-papo sobre a temática, com a parceria da Casa da Mulher Brasileira.

Quinto Constitucional

A vaga de desembargador em disputa tão badalada no TJMA pertence ao chamado Quinto Constitucional. Ou seja, deve ser preenchida por um nome indicado pela Ordem dos Advogados do Maranhão.

Haverá uma eleição para escolha dos doze candidatos que serão sabatinados pelo Conselho da OAB. Desses, seis formarão a lista a ser enviada para o Tribunal que, por sua vez, reduzirá a lista a apenas três nomes.

A palavra final será dada pelo governador Carlos Brandão.

DE RELANCE

Maxx apoia inclusão digital

Em plena era da inteligência artificial, a triste realidade é que muitas pessoas, em especial as mulheres, ainda vivem à margem do mundo digital, e integram o ranking dos chamados “analfabetos digitais”.

Nesse contexto, é urgente e necessário promover o desenvolvimento da educação digital e inclusiva; a exemplo do que vem fazendo em São Luís o projeto das Estações Tech, apoiado pela operadora Maxx.

Trata-se de um projeto de inovação e inclusão digital, fruto da parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e a Maxx.

Maxx apoia inclusão digital…2

Em operação desde 2022, o projeto acontece em dez bairros periféricos de São Luís, onde foram instaladas salas equipadas com computadores e infraestruturas de laboratórios makers para resolver os problemas de cada comunidade; além da oferta de cursos e programas de inclusão tecnológica; com internet banda larga 100% fibra fornecida pela Maxx.

O objetivo é descentralizar e democratizar ações de inclusão digital nas comunidades; e tem ajudado a formar digitalmente e encaminhar com sucesso para o mercado de trabalho muitos maranhenses, em especial mulheres.

A exemplo de Maria Alexandrina Azevedo Soares, mais conhecida como Profa. Alê Azevedo. Ela foi beneficiada com um curso de informática básica gratuito na Estação Tech do bairro João de Deus; que durou três meses e no qual ela aprendeu a usar programas como Excel, Word e todo o pacote básico.

Alê tem 50 anos, é negra, mãe de três filhos e foi a primeira pessoa de sua família a conquistar uma formação superior.

O CEO da operadora Maxx Augusto Diniz e a professora de História e Psicopedagoga Alê Azevedo; formada em informática básica de forma gratuita no projeto da Estação Tech

-----------------------------------------------------------------------

Exigência de visto

A partir de 1º de outubro, a exigência de visto para a entrada de cidadãos dos Estados Unidos, Japão, Canadá e Austrália no Brasil será retomada após ter sido suspensa, em 2019, pelo então presidente Jair Bolsonaro.

Dessa vez, os viajantes poderão solicitar o visto de forma eletrônica, sem a necessidade de ir até um consulado brasileiro, como era anteriormente.

O governo Lula avalia que a retomada da exigência dos vistos terá um impacto pequeno e usa como evidência as informações de fluxo de entrada de pessoas desses países desde o início da isenção.

Segundo os dados do governo, em 2019, quando a desobrigação foi implementada, houve um aumento de 12% na entrada de norte-americanos, mas a entrada de cidadãos do Japão caiu 4,4%.

Continua após a publicidade..

Carne para exportação

À exceção da China, todos os grandes clientes da carne bovina brasileira retomaram, sem atropelos, as negociações com o País, depois que exames feitos no Canadá confirmaram que o caso da doença da vaca louca registrado no vizinho estado do Pará foi atípico, ou seja, sem risco de se disseminar pelo rebanho.

Para especialistas do setor, a cautela dos chineses se deve mais a uma estratégia comercial, com o objetivo de pressionar os preços para baixo, e menos por questões sanitárias.

A expectativa é de que as boas relações do novo governo brasileiro com a China ajudem a derrubar os últimos entraves para a retomada das exportações de carne.

Troca de implante mamário

Está na mesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para sanção, projeto de lei que garante à mulher o direito de troca de implante mamário colocado em razão de tratamento de câncer.

O texto foi aprovado na Câmara na quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, e prevê também acompanhamento psicológico e multidisciplinar das mulheres que sofrerem mutilação total ou parcial de mama por causa do tratamento de câncer.

As normas valerão tanto para planos de saúde quanto para o Sistema Único de Saúde (SUS).

No SUS, o projeto determina que o procedimento seja realizado no prazo de 30 dias após a indicação do médico.

Boi de Morros 2023

O batalhão do Boi de Morros será numeroso nos terreiros juninos este ano. O grupo concluiu a seleção para inclusão de novos dançarinos e cerca de 60 novos integrantes passarão a integrar o grupo folclórico.

Este ano, as inscrições pela internet bateram recorde, somando mais de 400 e o processo seletivo ocorreu em duas etapas. No próximo sábado terão início os ensaios.

O batalhão de Morros irá aos terreiros juninos com 160 integrantes no total, entre veteranos e calouros. A temática a ser trabalhada será a mesma do ano passado, mas terá uma nova roupagem.

Boi de Morros…2

A proposta chama atenção para a necessidade de preservar o planeta Terra. A mensagem nos arraiais é repassada de várias maneiras, ou seja, por meio da música, da indumentária e das coreografias executadas, que abrem espaço para rápidas intervenções teatrais.

Morros é originário da Região do Munim e se destaca pela grandiosidade e organização do projeto.

As apresentações seguem um padrão dentro de um contexto definido pela produção sempre com o objetivo de levar uma mensagem positiva ao público, geralmente alicerçada em temas religiosos.

-----------------------------------------------------------------------

A empreendedora Daniella Andrade em encontro recente com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante evento na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP)

-----------------------------------------------------------------------

Aumento a professores

Os professores contratados da rede estadual de ensino amanheceram com uma boa notícia. É que o governador Carlos Brandão anunciou que o Estado concederá aumento salarial à categoria.

Segundo ele, esses profissionais passam a ter salários de R$ 2.210,28 para 20h, e R$ 4.420,55 para 40h. Os valores serão retroativos a janeiro.

Curta maranhense

Estudantes egressos da Escola de Cinema do Maranhão apresentaram ao público maranhense o seu curta-metragem Casa de Bonecas, um dos filmes brasileiros selecionados, recentemente, pelo Festival de Rotterdam, na Holanda.

A pré-estreia brasileira aconteceu no Auditório Aldo Leite, no Palacete Gentil Braga.

O filme retrata a vivência de diversas pessoas LGBTQIA+ que não possuem suporte de seus lares originais e acabam formando laços de amizade e afeto em outros espaços.

A estreia nacional acontecerá durante o Curta Taquary, festival de curtas-metragens nacionais e internacionais, que será realizado entre os dias 16 e 22 de março, na cidade de Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco.

Para escrever na pedra:

“É preciso ir ao fundo do ser humano. Ele tem uma face linda e outra hedionda. O ser humano só se salvará se, ao passar a mão no rosto, reconhecer a própria hediondez”. De Nelson Rodrigues.

TRIVIAL VARIADO

O Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal do Maranhão em parceria com a Prefeitura de São Luís, realizará, entre os dias 27 e 31 de março, das 8h às 16h, a Semana de Vacinação.

No assunto: a ação visa a valorização da vida da comunidade acadêmica a fim de preveni-la contra difteria, tétano, hepatite B, febre amarela, tríplice viral, influenza e covid-19.

Em tempo: os interessados deverão estar munidos do documento de identidade, da carteira de vacinação e cartão SUS para vacinas de rotina. Pessoas sem acesso ao cartão SUS não serão impedidas de se vacinar.

Aneel diz que 16 milhões de famílias têm acesso à Tarifa Social, mas 10 milhões estão  sem benefício, apenas por erros cadastrais.

Foi aprovado na Comissão de Direitos Humanos do Senado projeto de lei que obriga empresas a disponibilizarem eletrodomésticos com botões em braile nos painéis de comando. A proposta ainda passará pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) antes de ir ao plenário. 

Em entrevista publicada ontem, véspera do décimo aniversário de sua eleição para o cargo, o papa Francisco elogiou a alegria dos brasileiros e criticou o desmatamento da Amazônia.

Depois de uma semana circulando em São Luís, Murilo Albuquerque se despediu domingo durante almoço na Petisqueira da Mamãe. Viajou ontem de volta ao Rio levando na bagagem várias marcas de cachaça que ganhou dos amigos.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.