Realidade sociopolítica

Livros para refletir sobre o contexto sociopolítico brasileiro

Seis autores nacionais debatem a realidade sociopolítica do país ao refletirem sobre temas como as desigualdades e o machismo estrutural.

Evandro Júnior / na Mira

Perfeição Desfeita (Foto: Divulgação / Kotter Editorial)

Os livros podem falar muito sobre o Brasil. Desde as mudanças climáticas que afetam várias regiões do país até as consequências do sistema patriarcal na qual as mulheres estão inseridas, todos esses temas são motivos de debate na literatura.

As obras literárias indicadas abaixo atravessam temas profundos e, por vezes, espinhosos sobre a realidade. Conheça produções e autores que expõem as feridas do país a partir de romances, contos, crônicas e poemas:

"Perfeição Desfeita”, de Sidnei Luz

Sidnei Luz analisa os problemas sociais do Brasil através das lentes de uma única família. O casal de protagonistas sai de Pernambuco para São Paulo na década de 1980 com a promessa de que, na capital paulista, teria boas oportunidades de emprego. Ao chegarem na cidade, os dois se deparam com a situação contrária: vão morar em uma favela, sem condições dignas de vida, e precisam enfrentar o desemprego, o alcoolismo e a violência.

“Crônicas de um rebelde", de Salatiel Correia

Neste livro, Salatiel Correia apresenta uma seleção de 60 crônicas que foram publicadas na imprensa nas últimas três décadas. Com um olhar crítico, ele faz análises sobre o governo de Getúlio Vagas, o engenheiro denuncia os problemas da privatização da empresa pública de energia de Goiás e destaca a corrupção no setor elétrico. Também relata as vivências e os erros no meio acadêmico brasileiro, onde atuou por vários anos como professor.

“O Grande Pacto”, de Aline Souza

Entre contos, crônicas e poemas, Aline Souza destaca os problemas silenciosos do sistema patriarcal no cotidiano. Jornalista, mestre em Comunicação Social e pesquisadora de movimentos sociais, gênero, direitos humanos e democracia, a autora revela as dores e as dificuldades diárias da mulher no Brasil. Do cerceamento da criatividade na infância até o silenciamento das vozes femininas, esses assuntos são abordados por ela através de uma escrita leve.

“A Religião Distrai os Pobres?", de Victor Araújo

Um livro para aqueles que desejam e veem a importância de refletir a respeito da influência da religião sobre o voto. A obra aborda a realidade brasileira e ajuda a compreender como o crescimento acelerado do pentecostalismo em várias partes do mundo, sobretudo nos países de renda média e baixa, pode afetar a relação entre eleitores e representantes em regimes democráticos.

“A Sociedade Ômega e o Homem com Escapulário de Prata”, de Nilo C. Boto

Nilo C. Boto convida os leitores a pensarem sobre o Brasil em um futuro distópico. No mundo criado pelo autor, aborda temas e situações contemporâneas. No enredo, o planeta foi quase extinto devido ao aquecimento global, às mudanças climáticas e às sucessivas pandemias. Um governo absolutista, então, tomou o poder e todos aqueles que abdicam de sua liberdade de expressão são privilegiados. Apesar de ser uma distopia, não é difícil traçar paralelos entre ficção e realidade.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.