Posse de Luiz Inácio Lula da Silva
E mais: Sarney na posse de Lula
Posse de Lula
Na torrida tarde de domingo, por volta das 17h, Luiz Inácio Lula da Silva tomou posse, em Brasília, aos 77 anos, como o primeiro brasileiro a ser eleito três vezes presidente da República pelo voto direto.
Em meio a uma cerimônia marcada pelo clima pacífico, garantido por um forte esquema de segurança, ele se dirigiu ao país para reafirmar o compromisso com a democracia, com o combate às desigualdades sociais, e para promover a conciliação nacional depois de uma campanha eleitoral que legou um país dividido politicamente.
Emocionado, Lula chorou ao receber a faixa presidencial de um grupo de brasileiros no parlatório da Praça dos Três Poderes.
Posse de Lula…2
Além de defender o respeito à vontade popular, o novo ocupante do Palácio do Planalto se dedicou desde o início da cerimônia de transmissão do poder a estabelecer as linhas gerais de seu próximo mandato, que terá o slogan “União e reconstrução”.
O percurso de Lula até o Planalto, cumprido pouco mais de três anos após deixar uma cela no prédio da Polícia Federal em Curitiba, em uma das maiores reviravoltas políticas da história brasileira, começou às 14h20min – quando deixou o hotel em que se encontrava hospedado rumo à Catedral de Brasília.
Ali, subiu no tradicional Rolls-Royce para iniciar o trajeto até o Congresso.
De carro aberto, ao lado da mulher, Rosângela Silva, a Janja, do vice Geraldo Alckmin e de sua esposa, Lu Alckmin, desfilou acenando para a multidão que acompanhava as atividades.
Recebido pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara, Arthur Lira, o grupo seguiu ao plenário para a leitura e a assinatura do termo de posse.
Posse de Lula…3
Oficializado presidente de papel passado, Lula utilizou o primeiro pronunciamento para celebrar o processo democrático repetidas vezes:
Entre as primeiras estratégias a serem adotadas, reafirmou a determinação de acabar com o teto de gastos – mas sob promessa de manter o “realismo orçamentário” – e confirmou a revogação de decretos que favoreceram o acesso da população às armas ao longo dos últimos quatro anos.
A estratégia do presidente foi fazer um discurso mais crítico ao antecessor Jair Bolsonaro no Congresso, e privilegiar os apelos por união nacional no pronunciamento que seria feito pouco depois no parlatório do Planalto.
Posse de Lula…4
Após passar em revista as tropas das Forças Armadas e embarcar novamente no Rolls-Royce, a comitiva chegou pouco antes das 17h ao Palácio do Planalto. Com a cadela Resistência na coleira (referência ao período das vigílias em Curitiba, onde ela foi adotada), Lula finalmente subiu a rampa a fim de receber a faixa presidencial por meio de um protocolo inédito.
Como o antecessor Jair Bolsonaro havia deixado o cargo e o país dois dias antes rumo aos Estados Unidos, coube a um grupo de cidadãos comuns representativo da sociedade brasileira alcançar o adereço simbólico.
Entre eles, havia uma mulher negra, um indígena, uma pessoa com deficiência, um metalúrgico, um professor e uma criança.
Ao colocar a peça sobre o peito, Lula se emocionou e chegou a chorar.
Posse de Lula…5
O presidente voltaria a verter lágrimas alguns instantes depois ao falar, do parlatório, para a multidão à sua frente. A primeira manifestação em público como presidente empossado começou com mais uma referência ao período do cárcere no Paraná – quando era saudado diariamente por gritos em uníssono de “bom dia”, “boa tarde” e “boa noite, president” de apoiadores acampados nas proximidades.
– Boa tarde, povo brasileiro – disse Lula, devolvendo o gesto como novo comandante do país.
À frente do Planalto, o foco das declarações do presidente passou a ser a necessidade de apaziguar um país rachado politicamente e reequilibrar profundas desigualdades sociais:
Posse de Lula...6
O sucessor de Jair Bolsonaro foi eleito em uma disputa acirrada, longe da unanimidade, e não venceu apenas pelos próprios méritos: venceu, também, porque seu adversário, no fim da corrida, se mostrou inábil.
Lula voltou ao poder após vencer e renascer das cinzas – quem diria – graças ao apoio da turma que “tapou o nariz” para votar no PT.
O mandatário sabe disso e tem uma dívida eterna com essa parcela do eleitorado. Uma dívida que será cobrada.
Posse de Lula...7
A partir de agora, Lula não tem o direito de errar. Será preciso fazer mais e melhor do que já fez, manter longe a corrupção e, sim, governar para todos.
Há uma profusão de descontentes que nada tem a ver com os exaltados pedindo golpe militar nos quartéis. É fácil chamar todos de fascistas ou loucos, mas não será assim que teremos paz. Lula também reconhece isso.
– Não existem dois Brasis. Somos um único país – disse ele.
Cabe ao novo presidente dar o exemplo e honrar a nova chance, que pode ser a última.
Sarney na posse de Lula
O ex-presidente José Sarney foi um dos convidados ilustres para a posse do presidente Lula, no domingo. Ele chegou ao Salão Negro do Congresso Nacional acompanhado da diretora-geral do Senado da República, Ilana Trombka.
Foi recebido por autoridades que estavam presentes no local e cumprimentou Lula, manifestando sucesso ao petista na condução do país pelos próximos 4 anos.
Além de ter sido homenageado por Luiz Inácio Lula da Silva, em seu discurso de posse, o ex-presidente José Sarney foi tietado por muitas pessoas que estiveram presentes nas festividades de posse do novo presidente da República.
Continua após a publicidade..
Sarney na posse de Lula…2
Para o ex-presidente Sarney, a posse de Lula foi uma demonstração do fortalecimento da democracia no Brasil.
Questionado sobre a coalizão partidária composta por Lula na escolha de seus ministros, Sarney disse que ela espelha o temperamento conciliador do presidente.
Ele disse não ter se surpreendido com o terceiro mandato de Lula. “Ele é um grande líder popular”, comentou.
DE RELANCE
Posse de Carlos Brandão
Na Assembleia Legislativa do Maranhão, o governador reeleito do Maranhão, Carlos Brandão, tomou posse do cargo de chefia do executivo estadual para o quadriênio 2023-2026, com o vice-governador, Felipe Camarão.
Brandão falou sobre o fortalecimento em áreas como a educação, empregabilidade e segurança alimentar. A cerimônia de empossamento, realizada no Plenário Nagib Haickel, foi conduzida pelo presidente da Alema, deputado Othelino Neto, com a presença de diversas autoridades, convidados e imprensa.
Roseana comenta posse
Roseana Sarney, eleita deputada federal nas últimas eleições, comentou a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em suas redes sociais.
Ela disse que o ato de subida da rampa foi emocionante, principalmente por conta de a faixa presidencial haver sido entregue por representantes da sociedade civil.
Segundo ela, a imagem a fez lembrar da sua foto com a faixa após a posse para o segundo mandato como governadora do Maranhão.
“Foi emocionante ver o presidente Lula subir a rampa e receber a faixa de um grupo de brasileiros que representa toda a nossa pluralidade. Lembrei da foto oficial do meu segundo mandato como governadora (1998/2002), que tinha esse mesmo espírito de respeito a todos”, escreveu.
Flávio Dino e drone
Em meio às preocupações com a segurança da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que um drone foi abatido no domingo, durante a posse de Lula, por precaução.
E disse que ainda apuraria os detalhes da ocorrência. Dino foi aplaudido ao chegar à Esplanada dos Ministérios pela multidão que aguardava a solenidade de posse do president Lula.
Bolsonaro nos Estados Unidos
Nas primeiras horas após deixar o cargo, o ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu apoiadores e deu autógrafos aos partidários que foram vê-lo no condomínio em que se hospedou na região de Orlando, na Flórida, sudeste dos Estados Unidos.
Centenas de brasileiros visitaram o condomínio desde que Bolsonaro chegou ao local, na noite de sexta-feira, onde a restrição de acesso é pequena e não há barreiras de segurança.
Bolsonaro nos Estados Unidos…2
Agentes do serviço secreto americano cercavam a casa em que Bolsonaro está hospedado, do ex-lutador de MMA José Aldo, a poucos minutos dos parques da Disney.
Havia também viaturas da polícia no local, e uma tela foi colocada na área de lazer dos fundos da casa impedindo a vista da área da piscina.
O trânsito de brasileiros para ver o agora ex-presidente foi intenso desde sábado e se ouvia mais português do que inglês nas ruas do condomínio, onde é possível alugar casas por temporada e que tem atrações e serviços como parque aquático e transporte para quem vai aos parques da Disney.
Amor é amor
O governador reeleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, fez história, domingo, no Palácio Piratini, ao declarar publicamente seu afeto ao médico Thalis Bolzan.
– Se nós acreditamos efetivamente no amor, como acreditamos, ele não pode ser seletivo, mas sim a cada uma das pessoas, como o próprio Deus ensinou – disse o gaúcho nascido em Pelotas.
Foi um gesto corajoso e autêntico, uma forma respeitosa de dizer que, afinal, não há razões para nutrir preconceitos. Amor é amor e ponto.
Para escrever na pedra:
“Nunca desista de lutar. A vida é generosa para aqueles que acreditam nela”. De Vitoria Cirilo.
TRIVIAL VARIADO
Tome nota: segundo os astrólogos, a primeira semana do ano pede calma. As emoções vão se intensificando e, no dia 6, acontece uma poderosa Lua cheia no signo de Câncer, fazendo transbordar emoções e sentimentos.
É normal sentir tudo mais forte sob os efeitos da cheia lunar. Esta, em especial, pode trazer um certo saudosismo, ainda mais com Mercúrio e Marte retrógrados trazendo lembranças do passado.
A semana tem como novidade a chegada de Vênus em Aquário, trânsito que pede e proporciona mais amizade nas relações, além de mais leveza em nossos compromissos. Estar com os amigos tende a ser especialmente agradável.
De maneira geral, o céu da semana é superpositivo para a comunicação. Haverá mais empatia para comunicar e compreender.
Apesar de Mercúrio estar retrógrado, o que pede um pouco mais de cuidado na escolha das palavras, os aspectos astrais trazem clareza sobre o que estamos pensando e sentindo.
Hoje é dia de festejar um dos maiores arquitetos do Maranhão: o gaucho Fernando Motta, que também é artista plástico, está comemorando 75 anos.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira