A partir de janeiro, a direção-executiva do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), com sede em Cabo Verde, será assumida pelo português João Laurentino Neves, em substituição ao guineense Incanha Itumbo.
Tutelado pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o Instituto tem uma direção-executiva rotativa, cabendo a cada um dos nove estados-membros a sua nomeação por dois anos. Neste mandato, cabe a Portugal indicar um nome para o cargo.
Continua após a publicidade..
A aprovação do nome de João Laurentino Costa Pinho Neves, que vai desempenhar o cargo em paralelo com o de vogal do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, ocorreu pouco tempo antes de Incanha Itumbo, o investigador e linguista guineense, terminar o seu mandato de dois anos, que iniciou em 6 de dezembro de 2018, data em que tomou posse.
Saiba Mais
- Entenda o que é a CPLP, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
- Brandão veta projeto que proíbe linguagem neutra em escolas do MA
- Unesco estabelece o Dia Mundial da Língua Portuguesa
- África terá maioria dos falantes do português
- Dia Internacional da Língua Portuguesa é celebrado neste domingo (5)
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira