Elogios à entrevista de Flávio Dino ao 'Roda Viva'
E mais: Novas lojas no SL Shopping
Entrevista de Dino
A entrevista dada pelo senador eleito Flávio Dino ao programa Roda Viva, da TV Cultura, na noite da última segunda-feira, ganhou elogios do senador Jean Paul Prates (PT-RN).
E foram republicados na conta oficial da liderança do PT no Senado, hoje exercida pelo pernambucano Humberto Costa (PE).
O ex-governador do Maranhão fez questão de dizer que não foi apoiado pelo PT nem em 2014 nem em 2018 porque Lula, a pedido de Sarney, seu principal adversário político no Maranhão, determinou que o partido apoiasse Roseana Sarney (MDB) e não o candidato do PCdoB.
Para o senador potiguar, Dino mostrou “qualidades presidenciáveis”, tais como “conhecimento legal, sensibilidade social, bom senso político e espírito conciliador”.
Adequação de pasta
A Assembleia Legislativa do Estado recebeu mensagem do governo estadual com projeto de lei transformando a Representação Institucional do Maranhão em Brasília em secretaria ordinária.
A pasta, atualmente comandada por Fabiane Guimarães, ainda é vinculada à Secretaria de Estado da Articulação Política.
Dizem aliados de Brandão que a mudança pode ser uma das formas de convencer o deputado estadual Othelino Neto a deixar a disputa pela reeleição para a presidência da Casa do Povo.
City Tour
A Secretaria de Estado do Turismo realizou um city tour guiado pelo Centro Histórico de São Luís para 30 crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista da Associação de Mulheres e Mães de Autistas.
Os guias apresentaram um pouco da história e arquitetura da Capital. O grupo se concentrou no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho e seguiu o trajeto por diversas ruas.
As crianças passaram pela Rua Portugal, Beco Catarina Mina e Museu de Arqueologia. E também conheceram a história da Rua do Giz com uma parada para um lanche na Praça dos Poetas.
O passeio foi encerrado com uma visita ao Palácio dos Leões.
Povos descendentes
Uma viagem pelas tradições e rituais seculares, histórias e vivências dos povos descendentes dos primeiros habitantes do Maranhão é o foco da série documental “Nações Indígenas”, produção especial da TV Assembleia que estreia nesta quarta-feira, às 20h.
O primeiro episódio destaca o povo Canela Apanyekrá, da terra indígena Porquinhos, que tem em maior prevalência nos municípios de Barra do Corda e Fernando Falcão.
Além das vivências do povo Canela Apanyekrá, a série abrange as nações Krikati, Gavião, Krenyê, Kaapor, Gamela e Guajajara.
O próximo episódio da série vai ao ar no mês de janeiro, também pela TV Assembleia.
O diretor da TV Mirante, Alex Barbosa, recebendo a visita do diretor-coreógrafo da Dança dos Famosos (Rede Globo), Marcelo Granjeiro, e do também coreógrafo Idelfonso Loyola, que na noite desta quarta-feira participam do espetáculo “Corpo e Alma Experience”, no Teatro Arthur Azevedo
Conversa com Putin
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone com o presidente da Rússia, Vladimir Putin.
Em publicação no Twitter, ele contou que o russo o cumprimentou pela vitória eleitoral, desejou um bom governo e manifestou interesse em fortalecer a relação entre os dois países.
Após o segundo turno das eleições, Putin já havia reconhecido a vitória e cumprimentado Lula. O presidente russo, no entanto, não virá à posse, em 1º de janeiro, mas a Rússia enviará um representante.
A Rússia, como se sabe, é um importante parceiro comercial do Brasil, ao lado da Índia, China e América do Sul, que integram o bloco de países emergentes.
DE RELANCE
Títulos de propriedade
O prefeito Eduardo Braide entregou, no último sábado, 251 títulos de propriedade aos moradores dos conjuntos João do Vale I e II, no bairro Aurora.
Os títulos entregues pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação resultam do processo de regularização fundiária de interesse social aguardado pela população há mais de 15 anos, quando o conjunto habitacional foi construído.
Novas lojas no SL Shopping
São Luís passa a contar com mais quatro grandes referências em moda casual, social e moda praia.
Ellus, Richards, VR Collezioni e Salinas, do grupo InBrands, chegaram com força ao Maranhão na última quinta-feira, no São Luís Shopping.
A Inbrands é a empresa líder na consolidação e na gestão de marcas de moda e lifestyle no Brasil, cujo objetivo é construir um modelo de negócios diferenciado, onde o foco é a aquisição, gestão profissionalizada e desenvolvimento de marcas ao seu pleno potencial.
Vagas para advogados
A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, em segundo turno, projeto de lei que dispõe sobre a criação de vagas de estacionamento para advogados no exercício da profissão em Fóruns, delegacias, instituições prisionais e em órgãos da administração pública em geral no Maranhão.
A matéria vai à sanção governamental.
O PL prevê que todas as instituições devem manter em suas instalações um número de vagas de estacionamento destinadas a esses profissionais quando estiverem no exercício da profissão, compatíveis com a frequência nesses locais.
Continua após a publicidade..
Filme sobre Lula
O documentário que o cineasta norte-americano Oliver Stone, conhecido por filmes sobre figuras políticas como Nixon e John Kennedy, prepara há cerca de três anos sobre Luiz Inácio Lula da Silva, deve ser lançado no primeiro semestre de 2023.
O filme tem 90 minutos e conta a vida toda do presidente eleito, de seu começo na política ao dia da última eleição.
Stone, que também assina produções como "Snowden: Herói ou Traidor", de 2016, e "Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme", de 2020, diz que tenta provar no filme o envolvimento dos Estados Unidos na derrubada de Dilma Rousseff e Lula.
Rally no deserto
O piloto maranhense Marcelo Medeiros inicia a contagem regressiva para a quinta participação na maior e mais desafiadora prova de off-road do mundo.
O piloto tetracampeão do Sertões, inscrito na categoria Quadriciclo, está com tudo pronto para seguir viagem para a sua segunda disputa no deserto que abrange a maior parte da Península Arábica no Oriente Médio.
O 45ª Rali Dakar, que acontece pela quarta vez consecutiva na Arábia Saudita, terá uma prova maior que a edição passada.
Estão previstos quase 8.600 quilômetros de percurso total, sendo aproximadamente 5 mil quilômetros cronometrados em 16 dias de evento, cruzando o território saudita de forma diagonal, com 70% do percurso inédito.
As etapas terão média de 450 quilômetros por dia e uma preocupação é de reduzir os trechos de deslocamento.
Autógrafos na Academia
Tudo pronto para o lançamento em São Luís, logo mais, às 18h30, na Academia Maranhense de Letras, do mais novo romance do premiado escritor maranhense Rinaldo de Fernandes.
Trata-se de “Eu não quis te ferir”. E a apresentação da obra será feita pelo acadêmico José Neres.
Com uma abordagem social, “Eu não quis te ferir” fala sobre o preconceito racial e a exploração do trabalho doméstico, uma realidade ainda presente na sociedade brasileira.
Autógrafos na Academia…2
Nesse novo trabalho, Rinaldo de Fernandes revisita e atualiza o trágico, a exemplo do que fez em seus romances anteriores, Rita no pomar e Romeu na estrada.
O enredo traz a história de Rosa, que desde os treze anos trabalha como doméstica em regime próximo ao servil, e de seus dois filhos: Ismael, o estudioso da Bíblia que quer ser pastor, e Jonas, o aluno aplicado com uma provável futura carreira de escritor.
Rosa, Ismael e Jonas vivenciam em grau máximo a violência, física e psicológica, causada pela sobreposição de múltiplos mecanismos sociais de opressão, sujeição, discriminação e reificação.
Sacudidos pela força descomunal dos determinismos, do destino e do acaso, por um lado, e por outro pelo segregacionismo de classe e pelo racismo estrutural, os personagens que formam a trindade responsável pelas mais significativas ações da trama exemplificam a cruel condição de vida dos que são destituídos dos bens materiais e simbólicos eleitos como prioritários pela classe econômica que ocupa o topo da pirâmide social.
O Inventor da Eternidade
“O pintor das palavras”, eis como Nílson Souza sugestivamente define o escritor Liberato Vieira da Cunha, saudando o lançamento de seu novo romance, O Inventor da Eternidade.
Nílson dá um substancioso spoiler do que qualifica como “uma obra de arte composta por diálogos inteligentes e desfechos inesperados”, cuja história está ambientada no final do regime militar no Brasil.
Autor de notáveis crônicas e romances, Liberato se alinha entre os mais destacados escritores de seu tempo, despertando a justificada curiosidade de seus leitores
Consórcio Amazônia Legal
O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), será o novo presidente do Consórcio Amazônia Legal.
Além do Pará, a região inclui os Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Rondônia, Roraima e Tocantins. O paraense ficará no cargo durante o ano de 2023.
Atualmente o consórcio é presidido pelo governador do Amapá, Waldez Góes (PDT).
Para escrever na pedra:
“Tornamo-nos odiados tanto fazendo o bem como fazendo o mal”. De Nicolau Maquiavel
TRIVIAL VARIADO
Ainda repercute entre nós a foto que o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, postou em suas redes sociais de um encontro, sem agenda oficial, que teve com o ex-presidente José Sarney, em Brasília.
Sarney foi o primeiro presidente civil da República após os 20 anos de ditadura militar, tendo tomado posse inicialmente como vice-presidente de Tancredo Neves.
Na semana que antecedeu a votação em segundo turno, José Sarney publicou uma carta na internet em que declarou voto na chapa Lula-Alckmin.
Ainda finalizando o texto do projeto que, após aprovado pela Assembleia Legislativa, reajustará alíquotas de ICMS no Maranhão, o governo estadual já tem uma certeza: a nova alíquota do imposto sobre a gasolina aumentará três pontos percentuais.
O tributo cobrado pelo Estado sobre o combustível subirá de 18% para 21%. Foi uma das formas que o governo encontrou para recompor parte das perdas após a redução de 31% para os atuais 18%, em julho, e, ainda assim, garantir redução de impostos sobre produtos da cesta básica.
Dados divulgados pelo Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômicos mostram que, em outubro, pelo décimo mês consecutivo, o setor de serviços teve saldo positivo de empregos. Ou seja, número de contratações maior que o de demissões.
Instrumento de distribuição de recursos a parlamentares usado pelo governo Bolsonaro foi considerado ilegal pelo STF em um placar apertado de seis a cinco. Agora, líderes congressistas articulam para manter o controle sobre os R$ 19,4 bilhões reservados para 2023. A ideia é transferir cifra para um outro tipo de emenda.
Kylian Mbappé, astro francês, um dia após a derrota da sua seleção para a Argentina. Em post nas redes sociais, usando uma foto com a medalha de prata no peito e o troféu da Chuteira de Ouro nas mãos, Mbappé diz que espera reconduzir seu país ao título em 2026, em competição com EUA, México e Canadá como sedes.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira