SÃO LUÍS - Neste sábado (3), ocorrerá a primeira edição da Feira Pertinho de Casa, o evento será realizado na rua de Nazaré e na Travessa Couto Fernandes no Centro Histórico, das 16h às 0h. A programação será bem ampla, voltada tanto para a cultura maranhense quanto para empreendedorismo local.
Algumas das atrações que irão compor o time do evento será o Boi de Maracanã, Dj Pedro Sobrinho, o Circo Tá na Rua e os grupos Samambaia Jazz Quarteto e Afrôs. O evento terá todas as apresentações gratuitas e abertas para todo o público. Será um evento com iniciativa da Rede Asta.
A 1ª Feira Pertinho de Casa mira potencializar o território maranhense e a conexão do público no evento para que possam criar uma possibilidade para os expositores que participam da plataforma do Pertinho de Casa a nível econômico, cultural e empreendedor.
A plataforma conta com uma média de 40 empreendedores maranhenses. Estarão no evento e apresentarão a diversidade de seus produtos, sendo eles artesanatos, comidas, bebidas artesanais e muitos outros. O evento terá também ações voltadas para o público infantil com oficina circense.
Atrações
Continua após a publicidade..
A primeira atração que foi confirma é o Dj Pedro Sobrinho, ele levará ao palco toda a sua experiência cultural, mostrará sua conexão musical, vão da bossa nova ao afrobeat, da música ucraniana à africana e cubana, da cumbia colombiana ao dub e diversos outros estilos, mas sempre tocando a tradição e a modernidade em seus sets.
O projeto 'O Circo Tá na Rua' existe desde julho de 2013, tem promessas de encantar o público presente principalmente o seu alvo, o infantil. Haverá várias atividades de malabares, equilibrismo e e acrobacias de solo.
A AFRÔS foi a segunda atração a ser confirmada. Com composições que mesclam sonoridades percussivas da cultura afrodiaspórica e ameríndia, em diálogo com riffs de guitarra, violão e grooves do contrabaixo. O grupo é marcado pela presença de mulheres na linha de frente da banda e pelas intervenções cênicas que possuem em suas atrações. o repertório conta com referências rítmicas e imagéticas de manifestações se destacam, como o bumba-meu-boi, maculelê, cacuriá, tambor de mina, tambor de crioula, salsa, coco, maracatu e afoxé.
E última atração, para encerrar o evento será a Boi de Maracanã, um dos maiores e mais conhecidos conjuntos tradicionais do Maranhão, que é marcado pelo sotaque da matraca, toadas que exaltam as belezas naturais e a força dos antepassados africanos e indígenas do estado, como a clássica “Maranhão, Meu Tesouro, Meu Torrão”.
O movimento Pertinho de Casa é que abarca o projeto da Feira Pertinho de Casa, visa possibilidade que os microempreendedores precisam de uma plataforma digital para que comercializar seus produtos. O recurso de geolocalização permite que o consumidor compre de quem está mais perto da sua casa, ajudando o comércio local. Em São Luís, o movimento Pertinho de Casa é articulado pela ONG NAVE.
Ocorre neste sábado a 1ª Feira Pertinho de Casa, no Centro Histórico de São Luís
Saiba Mais
- Mulheres em defesa da Amazônia Maranhense
- Com entrada gratuita, II Feira Gastronômica do Liceu Maranhense ocorre hoje (7)
- 1ª edição da Feira Pertinho de Casa ocorre em setembro
- Feira criativa Entrenós ocorre neste sábado (23), no Centro Histórico de São Luís
- Veja orientações sobre realização de feiras em tempos de pandemia
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.