Clovis Tramontina em Imperatriz
Mais: Deive Leonardo em São Luís
O mega empresário Clóvis Tramontina confirmou visita a Imperatriz, no Sul do Maranhão, para ministrar, no dia 8 de setembro, a palestra “Paixão, Força e Coragem” com memórias de sua trajetória pessoal e profissional no comando da empresa Tramontina.
O evento é fruto da parceria entre a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz e o Sindicato do Comércio Varejista. Após a palestra, haverá uma sessão de autógrafos da biografia do empresário gaúcho.
Desde muito cedo, Clóvis frequentou os corredores da empresa fundada pelo avô, Valentin, há 111 anos, na cidade de Carlos Barbosa, interior do Rio Grande do Sul. Em 1980, aos 25 anos, levou seu talento para os negócios da Tramontina.
Clovis Tramontina em Imperatriz...2
Com uma enorme capacidade criativa, Clovis Tramontina, que trabalhou com vendas por mais de uma década e, aos 36, foi promovido a presidente do empreendimento, fez do marketing o maior aliado para expandir os negócios da empresa.
Com forte investimento em propagandas na grande mídia, a Tramontina passou a ser vista e admirada por milhões de brasileiros.
O evento em Imperatriz, terá toda a renda oriunda da venda dos livros do empresário repassada para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais daquela cidade.
Olimpíada de História
Alunos do Colégio Universitário (Colun) da Universidade Federal do Maranhão conquistaram medalhas durante a 14ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), entre os dias 20 e 21 deste mês, na própria instituição paulista.
Após resultados positivos conquistados durante a etapa semifinal da competição, foram selecionadas duas equipes – Rosa Parks e Filhos de Xica – que conquistaram, respectivamente, as medalhas de prata e de bronze.
Cidades Brasileiras
O livro “Pensando as Cidades Brasileiras no Contemporâneo” reúne pesquisas em sociologia e antropologia urbana em cidades brasileiras, com destaque para o Maranhão, especialmente nas cidades de São Bernardo, São Luís e Imperatriz.
A obra é composta por artigos de importantes pesquisadores de diferentes instituições de todas as regiões do Brasil. A escolha do tema está conectada à história e atuação do grupo de pesquisa coordenado pelo professor Jesus Pereira, no Centro de Ciências de Imperatriz, no Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Cidades e Imagens.
O grupo possui duas linhas de pesquisa: “Produção e articulação de pesquisas sobre cidades maranhenses” e “Conexão, diálogo e inserção”, que se relaciona à produção de estudos em uma rede de pesquisadores a nível nacional.
Deive Leonardo em São Luís
Evangelista com o maior canal de pregação individual do mundo, com mais de 372 milhões de visualizações, mais de 7 milhões de inscritos no YouTube e mais de 12 milhões de seguidores no Instagram, Deive Leonardo desembarca nesta sexta-feira (26) em São Luís com a turnê “A Resposta”, às 20h, no Pavilhão do MultiCenter Sebrae Negócios e Eventos.
Traz uma mensagem inspiradora com muita fé. Ele busca responder as maiores inquietações do ser humano e levar o conforto necessário para os momentos de dificuldade.
Além disso, o pastor convida o público a viver uma nova experiência com Deus. Com uma produção grandiosa, a ministração conduz os presentes a uma experiência única e emocionante, do começo até os últimos minutos.
Hábitos culturais
Mesmo com o arrefecimento da pandemia, a maioria dos brasileiros ainda não retomou por completo a rotina de atividades culturais no país, sejam presenciais, sejam online.
A pesquisa Hábitos Culturais III, realizada pelo Datafolha em conjunto com o Itaú Cultural, mostra que 62% dos indivíduos estão realizando atividades de cultura e de lazer em frequência menor que antes da pandemia.
De acordo com o levantamento, que ouviu 2.240 indivíduos de 16 a 65 anos em todas as regiões do país, 26% dos entrevistados declararam que retomaram a frequência que mantinham antes da Covid e somente 12% aumentaram a intensidade de suas atividades neste campo. A pesquisa tem margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Hábitos culturais...2
O hábito de ir ao cinema foi um dos mais afetados pela queda de frequência. Na pesquisa realizada em 2021 pelo Itaú Cultural e Datafolha, 59% declararam ter ido ao cinema antes da pandemia. O levantamento feito agora mostra que apenas 26% foram ao cinema nos últimos 12 meses.
O fenômeno afetou também as apresentações artísticas de música, dança e teatro. Dos indivíduos ouvidos anteriormente, 39% haviam declarado que tinham frequentado eventos presenciais ou online do gênero antes da pandemia. Nos últimos 12 meses, o índice caiu para 18%. Cada ponto percentual equivale a 1,46 milhão de pessoas.
DE RELANCE
Conselho de Presidentes de TJs
O Tribunal de Justiça do Maranhão, representado pelos desembargadores Paulo Velten (presidente) e Lourival Serejo (ex-presidente), além do juiz auxiliar Anderson Sobral (coordenador de Precatórios), participa do 3º Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), iniciado na última quarta-feira e com término programado para esta sexta-feira.
O desembargador Lourival Serejo foi um dos homenageados pelo Conselho no evento, e o juiz Anderson Sobral é o responsável pela apresentação de boas práticas desenvolvidas pelos juízes auxiliares dos tribunais, com o tema “Aspectos de Accountability e de Compliance aplicados ao setor de precatórios do Tribunal de Justiça do Maranhão”.
O evento reúne, pela primeira vez em Goiânia, os desembargadores que chefiam o Poder Judiciário de todos os estados da Federação.
Conselho de Presidentes de TJs...2
Até esta sexta-feira, os dirigentes dos tribunais dos 26 estados e do Distrito Federal, na companhia de juízes auxiliares das presidências, participam de palestras e painéis com temas que vão ao encontro dos objetivos do Colegiado, como a autonomia administrativa e financeira dos Tribunais e o poder de controle do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
No primeiro dia do evento, o Conselho realizou a I Cerimônia de Reconhecimento, com o objetivo de prestar homenagem a magistrados que ocuparam a presidência de Tribunais Estaduais de Justiça no biênio de 2020-2022, concedendo a Medalha de Reconhecimento do Consepre, criada em 31 de maio de 2022.
Continua após a publicidade..
O desembargador Lourival Serejo foi um dos oito agraciados com a medalha, na solenidade realizada no Brasília Palace Hotel de Goiânia.
Maranhão no 30º Rally dos Sertões
‘Pé no porão’ e muita garra para representar o Maranhão no maior desafio off-road desta temporada. Em Foz do Iguaçu (PR), o piloto Geraldo Filho e o navegador Artur Carvalho, equipe Maranhão Racing, contam as horas para acelerar na edição histórica de 30 anos do Rally dos Sertões.
Eles são os únicos representantes do Maranhão na Categoria UTV 3.
O Sertões 2022 tem gerado muitas expectativas em todos os participantes devido a sua extensão, dificuldades e número de etapas. Os motores serão ligados oficialmente nesta sexta-feira, com o prólogo – tomada de tempo que define a ordem de largada para a primeira etapa.
Já no sábado (amanhã), a caravana se despede de Foz do Iguaçu, de onde segue para Umuarama (PR). A chegada é em Salinópolis (PA), no dia 10 de setembro.
São 30 anos de Rally dos Sertões em uma edição que dobrou de tamanho em tudo: 15 dias de prova, passando por 5 regiões e 7.216 km de pura emoção. O Rally vai percorrer 8 estados (PR, SP, MS, MT, TO, PI, MA e PA) e 14 cidades.
No Maranhão, a competição vai passar por Balsas e Imperatriz.
Maranhão no 30º Rally dos Sertões...2
Os competidores do Maranhão Racing já têm experiência em rally, mas essa será a primeira participação deles juntos correndo no Rally dos Sertões.
Estreante na prova e iniciando a sua jornada na edição histórica do Sertões, o piloto Geraldo Filho, fala sobre sua expectativa para os 15 dias de competição.
“O rally dos Sertões é um sonho para todo piloto off-road. Preparamos bem a nossa máquina no Rio Grande do Norte e também temos uma ótima equipe. Eu confio na experiência do Artur e do Ancelmo, nosso chefe de equipe. Vamos juntos completar esses 15 dias de prova e buscar o pódio para o Maranhão”, destaca Geraldinho.
Já o experiente no Rally dos Sertões, o navegador Artur Carvalho vai para a sua quarta participação seguida na competição.
Diversidade e Antidiscriminação
Com o painel “De Maria Firmina dos Reis a Pureza Loyola: perspectivas da escravidão oitocentista e da escravidão contemporânea”, apresentado pelo juiz Antonio Agenor Gomes (TJMA) e a ativista maranhense Pureza Loyola, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) abriu ontem o 2º Seminário Estadual de Diversidade e Antidiscriminação.
Nesta edição, o evento discute sobre Racismo e Sistema de Justiça: perspectivas do racismo na sociedade brasileira e seus reflexos na prestação jurisdicional.
O Seminário está sendo realizado no auditório da Universidade CEUMA, no bairro Renascença, com transmissão ao vivo pelo canal youtube/eadesmam.
Para escrever na pedra:
“Aquele que transforma em beleza todas as emoções sejam de melancolia, de tristeza, prazer ou dor, vive na perfeita alegria”. Do escritor maranhense Graça Aranha.
TRIVIAL VARIADO
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), alcançou 124 pontos em agosto, redução de 1,8% em relação a julho, na comparação com ajuste sazonal.
Vale registrar que esse foi o primeiro recuo no otimismo dos tomadores de decisão do varejo em quatro meses. No comparativo com agosto de 2021, porém, a confiança do comércio está 7,8% mais alta.
A propósito: em relação às expectativas, o Icec de agosto apontou que 87,3% dos varejistas esperam que o comércio tenha melhor desempenho nos próximos meses, percentual que caiu no último trimestre.
Glória e Itaquê Mendes Camara foram vistos no restaurante Cabana do Sol, ontem à noite, atentos à entevista concedida pelo candidato Lula da Silva ao Jornal Nacional. Os entrevistadores Bonner e Renata estenderam o tapete para o ex-presidente.
A Petrobras foi a empresa que mais pagou dividendos no mundo no segundo trimestre deste ano. E é a única brasileira entre os dez maiores pagadores, segundo ranking de gestora britânica. Os recursos distribuídos pela estatal saltaram em comparação a 2021 e tiveram o governo federal como o maior beneficiário.
ResponderEncaminhar |
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira