Esplêndida noite no bistrô Grand Cru
Mais: Marketing Político no Brasil
A noitada de sábado no bistrô Grand Cru foi uma celebração de amizade, tantas eram as pessoas amigas que elegeram o charmoso endereço gastronômico para tornar mais festivo o seu fim de semana.
A maior mesa reunia Ana Lucia e Amaro Santana Leite, Thatiana e César Bandeira, Kátia e Marcone Rocha, Melina e Luiz Carlos Cantanhede Fernandes e a aniversariante do domingo, Flávia Ferraz, que comemorou a nova idade ao lado do marido Nilson Ferraz, com direito a bolo de aniversário, coro de “parabéns pra você” e um beijo cinematográfico.
No mesmo ambiente, circularam o deputado estadual Adriano Sarney com Fernanda, Ana Clara e Bruno Duailibe, Renatha e Eduardo Moreira, entre muitos outros.
MDB não está em todos os estados
O MDB, uma das legendas mais tradicionais da política brasileira, deixará, pela primeira vez desde a redemocratização, de ter candidatos a deputado federal em todos os estados, algo inédito em sua história.
Quando ainda era PMDB, a sigla chegou a ter deputados federais em todos os estados do país na década de 1990, quando Ulysses Guimarães foi presidente da Câmara, configuração que também se repetiu nas eleições de 2010 e 2014.
Neste ano, apesar de ter um número de candidatos maior do que em 2018, o MDB decidiu concentrar esforços em regiões onde tem mais adesão, como São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Maranhão, onde estão mais de 34% dos 482 candidatos do partido neste ano.
Fim de uma era
Um dos principais motivos é o fim das coligações proporcionais, que fez com que as legendas reduzissem a abrangência nacional na disputa e o número de estados onde vão apostar em candidatos para a Câmara.
O pré-desenho de candidatos de cada partido entregue ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) até a semana passada mostra que partidos vão concentrar forças em regiões mais promissoras, segundo um levantamento feito pela Action Relgov, a pedido da FPE (Frente Parlamentar do Empreendedorismo).
Segundo especialistas, isso ocorre porque, pela primeira vez em uma eleição geral, candidatos a deputado somente poderão disputar o cargo por meio de chapa única dentro do partido pelo qual estão filiados, e não mais em um agrupamento de siglas, como era permitido antes.
Disputa mais acirrada
Neste sistema, o total de votos de um partido é que define quantas cadeiras ele terá. Definidas as cadeiras, os candidatos mais votados do partido são chamados a ocupá-las.
Dessa forma, o voto de um eleitor não corre o risco de alimentar cadeiras de um partido ao qual ele não siga ou não concorde, mas que estava coligado com outro de sua preferência.
Por outro lado, o fim das coligações torna a disputa mais acirrada para os partidos, a depender do estado e de seu eleitorado. “Fica mais difícil montar uma nominata [lista de candidatos] para ir à disputa. Esses partidos precisam de uma quantidade de votos maior para passar a quantidade mínima.
Para o eleitor é bom, porque ele vota em uma legenda e não corre o risco de eleger candidato de outra, afirmam os cientistas políticos.
Outros partidos
O PSDB, que lançou candidatos em todos os estados em 2018, deixou de fora das suas pretensões deste ano o Piauí e Rondônia, apesar de ter selado uma federação com o Cidadania.
O Progressistas, de Arthur Lira (AL) e Ciro Nogueira (PI), não deverá ter candidato para a Câmara Federal no Amazonas, por não ter conseguido fechar chapa – desde 2002 a sigla teve disputas em todo o território nacional.
Até mesmo o partido do presidente Jair Bolsonaro, o PL, caminha para enxugar seus quadros e deve deixar de fora do mapa Acre e Alagoas.
Pequenos sofrem mais
A mudança, segundo especialistas, afeta, principalmente, partidos menores. O PMN e o Novo, por exemplo, apresentaram ao TSE, até o momento, candidatos para apenas 17 estados. Em 2018, o PMN teve candidatos em todas as unidades da federação e o Novo, em 19.
Para alguns cientistas políticos mais atentos, as novas regras devem compactar a representação nos estados. “Vai haver também uma redução grande do número de partidos. Estamos em um processo de enxugamento”, dizem.
Segundo eles, uma das estratégias dos partidos é alocar o dinheiro disponível para as campanhas para candidaturas com mais chance de vitória.
DE RELANCE
Marketing Político no Brasil
Foi lançado em Brasília o Marketing Político no Brasil, no qual 50 marqueteiros dão dicas sobre o assunto, cada um na sua especialidade (rádio, tevê, redes sociais etc).
E qual é a importância das redes sociais nas campanhas?
– Fundamental. É mais um instrumento para fazer o recado chegar, dando uma enorme contribuição, principalmente para os pequenos partidos, os que não têm tempo de rádio e tevê.
E há outro fato importante. Numa campanha não se perde nenhuma forma de comunicar. Até os panfletos têm o seu papel.
Marketing Politico no Brasil...2
Ponto 2 : e o rádio e a tevê ainda têm influência decisiva como antigamente?
Marqueteiros dizem que sim. Só para lhe dar um item: pesquisas recentes mostram que muitos eleitores indecisos decidem a partir dos debates no rádio e na televisão. As redes viram uma extensão disso.
Outro cenário. Se em 2018 Bolsonaro surfou quase só nas redes sociais, isso jamais se repetirá agora simplesmente porque todos se organizaram para tê-la e têm.
E com o marketing, 45 dias de campanha são suficientes para mudar um cenário? Marqueteiros respondem que o marketing bem feito é um ponto a favor, às vezes decisivo. Mas convém lembrar que a imagem de um candidato é formada a vida inteira e não em 45 dias.
Seja como for, os marqueteiros já estão com suas linhas de trabalho prontas. Agora é ver se cola.
Continua após a publicidade..
Clipe de Lukinhas e Pabllo Vittar
“Volta Pra Ficar”, novo single do cantor, compositor e produtor musical Lukinhas em parceria com a maranhense Pabllo Vittar teve clipe lançado na última sexta-feira. Disponibilizado no canal oficial do Inbraza – selo pop da Som Livre em parceria com a Liga Entretenimento – o audiovisual traz Pabllo e Lukinhas em um cenário monocromático na cor vermelha, simbolizando a paixão cantada na letra, no qual os artistas contracenam elegantemente vestidos para a ocasião.
A faixa, que também já está disponível em todas as plataformas de áudio, aposta em uma mensagem apaixonada e marca o feat inédito entre os artistas, além da estreia de Pabllo Vittar no pagode.
Clipe de Lukinhas e Pabllo Vittar...2
“É incrível poder participar deste single ao lado do Lukinhas. Cantar neste tom mais romântico foi muito massa, e uma experiência muito especial! Ansiosa demais por este lançamento que vem numa pegada bem diferente das minhas últimas músicas! Muito feliz com a parceria e resultado”, diz Pabllo.
“Só tinha trabalhado com a Pabllo como compositor. Essa é a primeira vez como artista e ainda mais sendo um feat. Ela é a maior drag queen do mundo, uma pessoa incrível! Confesso que estava nervoso e ela super me acalmou”, conta Lukinhas sobre a parceria.
Gastro Bahia 2022
O debate de disfunções relacionadas ao aparelho digestivo e ao fígado, além da divulgação de catálogos de novos medicamentos, produtos e serviços relacionados à terapêutica, vai atrair médicos especialistas ao congresso Gastro Bahia 2022.
São aguardados, além de profissionais da Bahia, especialistas de outros estados, inclusive do Maranhão, nas áreas relacionadas à gastroenterologia, hepatologia e endoscopia a fim de discutir os avanços nos tratamentos.
O objetivo anunciado é de viabilizar uma assistência mais segura e eficaz nas abordagens clínicas e cirúrgicas, resultando em maior probabilidade de salvar mais vidas.
A programação está planejada para o período entre 15 e 17 de setembro.
Lei de Improbidade
O Supremo Tribunal Federal tem maioria favorável à aplicação da nova lei de improbidade em processos antigos que ainda estão em tramitação.
Na prática, o entendimento vai beneficiar pessoas acusadas ou condenadas por atos ocorridos antes da mudança na lei, considerada mais branda que sua versão anterior.
A decisão não significa a absolvição automática de vários políticos e servidores. Pela decisão do STF, cada caso deverá ser analisado individualmente pelo juiz local, para avaliar se é mesmo um ato culposo, ou se houve “dolo”, ou seja, intenção de cometer a irregularidade.
A nova lei de improbidade também alterou os prazos de prescrição, mas seis dos 11 ministros entenderam que eles não podem ser aplicados nos casos antigos, ou seja, não retroagem.
Para escrever na pedra:
“Basta ser sincero e desejar profundo, você será capaz de sacudir o mundo”. De Raul Seixas, que ontem teve lembrados os 33 anos de sua morte.
TRIVIAL VARIADO
Completou ontem 33 anos da morte do poeta, cantor e compositor baiano Raul Seixas, um dos pioneiros do rockeiro brasileiro que marcou uma geração e segue conquistando fãs com o seu estilo irreverente e letras críticas e poéticas.
No assunto: entre os grandes sucessos lançados por Raulzito, estão "Maluco beleza", “Eu nasci há 10 mil anos atrás”, “Metamorfose ambulante”, “Gita” e “Tente outra vez”.
Esta semana tem um sabor de saudade muito especial para este Repórter PH e toda a minha família. Transcorreu ontem o aniversário de 98 anos de nascimento da Sra Zazá Holanda Cavalcante, minha mãe. E hoje transcorrem os 99 anos de nascimento do Sr. Geraldo Holanda Cavalcante, meu pai.
Cida e José Aparecido Valadão estão em Miami, onde ele participa de um importante congresso médico sobre cirurgia bariátrica, especialidade que ele domina e faz sucesso no Maranhão.
Ana Elvira e José Benedito Buhatem aproveitaram o fim de semana ensolarado e foram rever as paisagens paradisíacas dos Lençóis Maranhenses.
Aliás, no almoço de domingo na Petisqueira da Mamãe, Teresa Martins contava o sucesso que foi o passeio que fez no fim de semana a Santo Amaro, um dos lugares mais lindos do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
Lydia Moraes Correia está visitando os Estados Unidos, onde reside sua irmã Lúcia e o marido Jeff Jennings. No fim de semana foram vistos jantando no The River Café, de onde se descortina o mais belo skyline de Nova York.
É claro que Nova York tem a Broadway. E Lydia já viu lindos musicais como “Michael Jackson” e “Moulin Rouge”, acompanhada de Lúcia e Jeff, que residem em Atlanta e foram recepcioná-la na fantástica cidade.
Teresa e Fernando Sarney passaram o fim de semana em Santiago do Chile – ele, cumprindo compromissos como membro do conselho superior da FIFA.
ResponderEncaminhar |
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.