Cultura

Primeiro encontro de cazumbas ocorre neste sábado (20) em São Luís

Evento gratuito ocorre a partir das 9h, no Centro Histórico em São Luís.

Na Mira

1º Encontro de Cazumbas da Grande Ilha em São Luís (Foto: Reprodução / TV Mirante)

SÃO LUÍS - O 1º Encontro de Cazumbas da Grande Ilha ocorre neste sábado (20), na capital maranhense. O evento será realizado pela prefeitura de São Luís e contará com uma grande programação, a partir das 9h, no auditório da Associação Comercial do Maranhão (ACM).

O encontro ocorrerá em dois momentos, o primeiro será a realização de um seminário, de 9h às 18h, com rodas de conversas, no auditório da ACM. O evento contará com a presença de acadêmicos e pesquisadores. O seminário é totalmente gratuito e aberto ao público, para participar basta fazer a inscrição no site

O segundo momento do encontro começa após o seminário, com início do cortejo, saindo da ACM até a prefeitura de São Luís, onde ocorrerá o grande ‘bailado’ e o encontro de cazumbas, que irão se apresentar ao público presente às 18h.

O objetivo do evento é mostrar as belezas do personagem mítico e destacar a manifestação cultural do Bumba-meu-boi do Maranhão, que desde 2011 é reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural Brasileiro e titulado, desde 2019, pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. 

O que é o cazumba?

O cazumba ou cazumbá é um ser lúdico, curandeiro e zombeteiro e, no auto do bumba meu boi, tem a função de afastar os maus espíritos, quando ocorre a pajelança para ressuscitar o boi que foi sacrificado pelo vaqueiro, pai Francisco, para satisfazer os desejos da sua amada que estava grávida, Catirina.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.