Hoje é Dia de São João!
Mais: Teresa Martins troca de idade nesta sexta-feira
Nazi Holanda de Alencar nasceu no Dia de São João e hoje comemora a data com um almoço em família
Comemorado anualmente em 24 de junho o Dia de São João é uma data conhecida popularmente por causa das festas juninas que agitam o Brasil e em especial o Maranhão, marcadas por danças folclóricas e comidas típicas.
O dia 24 de junho é o auge das festividades, é exatamente o dia que se comemora o aniversário do profeta João Batista, conhecido como o “Santo festeiro”.
Existem duas explicações para a origem do termo Festa Junina. A primeira é pelo fato das comemorações ocorrerem durante o mês de junho. A segunda teoria afirma ser uma homenagem direta a São João, uma vez que ela está atribuída à data de seu nascimento.
A Festa Junina chegou ao Brasil por volta do século XVII, por influência europeia. No princípio, em alguns países da Europa, a festividade era chamada de Festa Joanina.
A Festa de São João é uma das festas juninas mais famosas do Brasil. Nesta celebração, são realizadas diversas brincadeiras e a famosa quadrilha, como também armação de algumas barraquinhas com comidas e doces típicos, como rapaduras, bolo de milho, amendoim, bolo de aipim, paçoca, canjica, arroz doce e outros.
Reza a lenda que, nesse dia, São João prefere dormir o dia inteiro para não ver as fogueiras na Terra e ficar com vontade de descer e comemorar também.
Maria Teresa Martins nasceu em São Luís nesta data regida pelo signo de Câncer e hoje será festejada por sua família e pelos amigos
Nascida na Paraíba, mas maranhense por adoção e coração, Rose Brunet Medeiros é, também, canceriana do Dia de São João, e está reunida com a família em Milão, na Itália, para comemorar a data neste início de verão europeu
Arraial do Sesi
O Serviço Social da Indústria (Sesi), entidade do Sistema Fiema, realiza seu tradicional São João de forma presencial em São Luís nesta sexta-feira, Dia de São João.
Na edição 2022, a programação saúda São João no dia do santo com as atrações: Cacuriá de Dona Teté, Boi de Morros, Boi da Maioba, Boi Barrica, Boi de Maracanã, Boi de Santa Fé e Boi de São Miguel, além do forró do Tonny e o grupo de dança folclórico” Vem BB”.
O São João do SESI vai contar com espaço kids onde a criançada vai poder brincar no touro mecânico, curtir os brinquedos infláveis, parque infantil baby (para os pequenos), oficinas de tiara e chapéu de fita totalmente gratuitos.
Arraial do Sesi...2
A Companhia Algodão Doce vai comercializar um cardápio infantil de dar água na boca com crepe, pipoca, algodão doce, dentre outras guloseimas.
Já para os adultos, a praça de alimentação do São João do Sesi contará com o melhor da comida típica junina, com os famosos e saborosos arroz de cuxá, torta de camarão, dentre outras do restaurante O Capote.
Além disso, outras opções de lanches como hamburguês e salgados ficam à disposição nos quiosques. Para os apreciadores do chopp artesanal e da cachaça maranhense, a Dona e a Baronesa estarão também sendo comercializadas.
Cartórios e cartão de crédito
Governador interino do Maranhão, o desembargador Paulo Velten sancionou o Projeto de Lei 11.750/2022 que autoriza os cartórios do Estado receberem pagamento de emolumentos, dívidas e demais despesas por meio de cartão de crédito e débito, transferência bancária (PIX, DOC, TED) e boleto bancário.
A Lei é fruto de proposta apresentada pela Associação dos Notários e Registradores do Maranhão, no último dia 4 de maio, à Corregedoria Geral da Justiça.
O corregedor-geral da Justiça, desembargador Froz Sobrinho, deferiu o pleito e encaminhou a demanda para a Comissão de Assuntos Legislativos do Tribunal. Com posterior aprovação pelo Pleno do Tribunal de Justiça, o PL seguiu para a Assembleia Legislativa do Estado.
Cartórios e cartão de crédito...2
Os meios e planos de pagamento à vista ou em parcelas dos emolumentos, acréscimos legais, dívidas e/ou demais despesas, deverão ser apresentados aos usuários, de forma que possam conhecer previamente os custos adicionais de cada forma de pagamento e decidir pela opção que melhor atenda às suas necessidades, frisa o texto da lei.
A medida, segundo o corregedor, incorpora aos cartórios, principalmente, a facilidade de pagamento permitida pelo cartão de crédito e modalidades de financiamento autorizadas pelo Banco Central do Brasil, oportunizando ao usuário a comodidade em escolher como quer pagar pelo serviço. “
A regulamentação considerou que várias unidades da federação já admitem o pagamento de emolumentos, custas e despesas por meios eletrônicos, a critério do usuário, inclusive mediante parcelamento.
Plataforma de TV do Sebrae
O mundo do empreendedorismo e dos pequenos negócios vai ganhar uma programação exclusiva em uma nova plataforma de TV criada pelo Sebrae.
O Canal Empreender estará 24h disponível, todos os dias da semana, em um canal fechado com possibilidade de acesso via internet, aplicativos e outros meios digitais do Sebrae.
Ontem, aconteceu a apresentação do Canal, na sede do Grupo Bandeirantes em São Paulo, parceiro operacional deste novo veículo de comunicação.
Com programação dinâmica e moderna, a proposta é levar informação de qualidade sobre as principais temáticas que fazem parte do dia a dia de quem é empreendedor, deseja ter o seu próprio negócio ou se interessa por assuntos como gestão, tendências de mercado e casos de sucesso.
Nova versão digital
O Tribunal de Justiça do Maranhão disponibiliza nova obra digital do Código de Divisão e Organização Judiciárias do Estado, devidamente atualizado e consolidado, até a Lei Complementar nº. 250/2022.
Continua após a publicidade..
A atualização do documento compilado facilita a pesquisa da população para conhecer mais sobre a estrutura do Judiciário e auxilia o trabalho dos operadores e operadoras do sistema de Justiça, que diariamente utilizam a Lei Complementar nº 14/1991 como ferramenta de trabalho.
O Código de Divisão e Organização Judiciárias do Estado regula sobre a constituição, estrutura, atribuições e competência dos tribunais, juízes/juízas e serviços auxiliares da Justiça.
A constante atualização do Código se faz necessária, uma vez que, de forma recorrente a publicação sofre inúmeras atualizações, acréscimos, alterações na redação de artigos e revogações por meio das novas leis complementares que são publicadas no decorrer do tempo pela Assembleia Legislativa do Maranhão.
DE RELANCE
Violência contra mulheres
O presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Cleones Cunha, abriu, ontem, o Seminário Conexão e Pluralidade no Enfrentamento às Violências contra as Mulheres.
No evento, palestrantes abordam, de forma prática e com base em dados oficiais, especificidades da intervenção junto às mulheres em situação de violência doméstica, danos nos âmbitos físico, psicológico e social, e consequências para a família e sociedade.
O evento, realizado em parceria com a Escola Superior da Magistratura, integra a programação da VII Semana Estadual de Valorização da Mulher e prossegue até esta sexta-feira, no Auditório Madalena Serejo, no Fórum de São Luís.
Os inscritos foram recebidos com apresentações do Cacuriá de Dona Teté – dança típica do folclore maranhense.
Violência psicológica
No primeiro painel do seminário, o promotor de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Thiago Pierobom, e a doutoranda e mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Júlia Carvalho Zamora, apresentaram o tema da violência psicológica contra mulheres.
Titular da 2ª Promotoria de Justiça de Violência Doméstica contra a Mulher de Brasília, Pierobom ressaltou que embora a Lei Maria da Penha contemple a violência psicológica (artigo 7º, inc. II), até a entrada em vigor da Lei n. 14.188/2021 não havia no ordenamento jurídico brasileiro um tipo penal correspondente.
“Era contraditório constar expressamente essa forma de violência em uma das leis mais conhecidas e importantes do país, que a define como uma ‘violação dos direitos humanos’, e, ao mesmo tempo, a conduta correspondente não configurar necessariamente um ilícito penal. Diversas condutas consistentes em violência psicológica – como manipulação, humilhação, ridicularização, rebaixamento, vigilância, isolamento – não configuravam, na imensa maioria dos casos, infração penal”, analisou.
Violência psicológica...2
No assunto: o promotor discorreu sobre o artigo 147-B no Código Penal, que, no seu entender, preenche a lacuna sobre a tipificação adequada e passa a ser crime praticar violência psicológica contra a mulher.
“Tutela-se, no novel crime, o direito fundamental ‘a uma vida livre de violência, tanto na esfera pública como na esfera privada’, em especial a liberdade da ofendida de viver sem medo, traumas ou fragilidades emocionais impostos dolosamente por terceiro”, concluiu.
Júlia Zamora prosseguiu com a temática, discutindo sobre contribuições da Psicologia em diferentes setores das redes de proteção e atendimento para enfrentamento à violência contra mulher, abordando sobre o fenômeno da violência de gênero, a partir de práticas psicológicas em contextos da saúde, justiça, assistência social, segurança e educação.
A programação da semana estadual, que teve início dia 20 de junho, envolve ainda a realização de palestras educativas em escolas, órgãos e empresas, oficinas, exposições, caminhada e distribuição de cartilhas e materiais informativos.
Na Festança Boi da Lua, este grupo de mulheres que faz a diferença nos salões elegantes de São Luís: Ana Lúcia Albuquerque, Flávia Araújo Ferraz, Roseana Sarney, Déia Trinta e Melina Sereno Fernandes (Foto/Divulgação/Herbert Alves)
Revogação de prisão de ministro
O desembargador maranhense Ney Bello Filho, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), ganhou destaque ontem no noticiário da imprensa nacional.
Ele revogou a prisão do ex-ministro Milton Ribeiro ao deferir liminar em favor de Ribeiro e também de outros quatro presos suspeitos de desvio de verbas no Ministério da Educação (MEC), entre eles os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura.
A decisão é de caráter liminar e vale até o julgamento do caso pela 3ª Turma do TRF1.
Cioso de suas responsabilidades, o jovem juiz nascido em São Luís não se intimidou com as pressões externas da ala que torce contra o governo Bolsonaro.
Para escrever na pedra:
“Todos sabemos que cada dia que nasce é o primeiro para uns e será o último para outros e que, para a maioria, é so um dia mais”. De José Saramago, Prêmio Nobel de Literatura.
TRIVIAL VARIADO
Velhos problemas, novas soluções. Hoje é considerado Dia Mundial de Prevenção de Quedas, segundo o calendário da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.
No assunto: a data chama atenção para esse tipo de acidente que é classificado pela OMS como "pandemia" entre idosos. Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, de 30% a 40% dos idosos caem ao menos uma vez ao ano.
Tem mais: além de atitudes práticas como evitar tapetes, instalação de corrimão para amparo e estar atento a pequenas armadilhas, a tecnologia também vem sendo usada para prestar ajuda em situações de emergência. Entre as opções mais modernas estão os detectores de queda, os botões de pânico e as câmeras de monitoramento.
Pesquisas do IBGE apontam o setor de serviços com alta de 16,3% no período, apesar de registrar queda em abril. O varejo acumula avanço de 10,4% desde janeiro, e a indústria segue com desempenho negativo (-1,5%), com ligeira melhora no quarto mês do ano. Dados projetam cenário desafiador no segundo semestre.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira