Reino Unido celebra 70 anos de Elizabeth II no trono
Mais: Festas juninas voltaram
Não é todos os dias que um monarca bate a marca de 70 anos no trono: a rainha Elizabeth II é a primeira do Reino Unido a celebrar o Jubileu de Platina, cujos festejos começaram oficialmente ontem e vão durar quatro dias.
A família real é reconhecida pela sua habilidade em aproveitar oportunidades para fortalecer sua reputação, e o uso de imagens é um dos principais instrumentos.
Para marcar a abertura, o Palácio de Buckingham divulgou a “foto oficial” do Jubileu e um vídeo contando a vida da rainha em pouco mais de 3 minutos.
A foto oficial, liberada para a imprensa na noite de quarta-feira, estampa a capa dos principais jornais do mundo. A imagem foi feita pelo fotógrafo Ranald Mackechnie nos apartamentos privados da rainha no Palácio de Windsor.
Festas juninas voltaram
São Luís vive um momento especial com a volta triunfal das festas juninas em praça pública, depois de dois anos de proibição por causa da pandemia.
A programação festiva não se limita à Capital, mas agita também a maioria dos municípios maranhenses que tem neste período eventos que geram, além de entretenimento, empregos e renda para diversos segmentos envolvidos na organização.
Em tempos de economia difícil, retomar a festa significa mais dinheiro circulando.
Após dois anos está sendo possível reverter o impacto na economia, já que o São João mobiliza uma grande cadeia produtiva.
Festas juninas voltaram...2
Quem conversa com os empresários desta Ilha do Amor, pode observar que não só a hotelaria e o comércio ficam aquecidos, mas também as atividades informais, a exemplo das barracas de comida típica, fabricação e venda de licor e aluguel de casas ou quartos para os visitantes.
O tempo curto para programar a festa é uma das preocupações. Municípios de maior porte já divulgaram a grade do São João, mas não há segurança sobre a disponibilidade de recursos.
Já os municípios menores vão precisar do apoio do governo estadual para entrarem no clima da festa, que é uma das maiores paixões dos maranhenses.
Festança Boi da Lua
Em São Luís, o evento que está sendo mais ansiosamente esperado pela sociedade é a Festança Boi da Lua, que volta aos salões elegantes mais de dez anos depois de sua edição.
A expectativa é tanta sobre o evento que o assunto já tomou conta das reuniões sociais, nas quais não se fala em outra coisa.
Tudo gira em torno da volta triunfal da Festança, um evento com a grife desta coluna que marcou época na temporada junina maranhense de outras eras.
De volta, agora, uma década depois de sua última edição, a Festança Boi da Lua vem com tudo para ser o ponto mais alto de elegância, charme e glamour dos folguedos juninos.
Festança Boi da Lua...2
A Festança Boi da Lua será realizada no dia 17 de junho, sexta-feira, nos salões e jardins do Rio Poty Hotel, na Ponta d´Areia.
Sem dúvida, será a grande oportunidade que os convidados terão de usar lindas fantasias inspiradas nos brincantes de bumba-meu-boi.
O entusiasmo sobre esse ítem é tanto que os artesãos de São Luís estão com seus ateliês lotados de encomendas de chapéus de vaqueiros bordados de miçangas e canutilhos, além de peças cintilantes usadas pelos brincantes dessa linda manifestação folclórica do Maranhão.
Todos querem brilhar intensamente na Festança Boi da Lua, que conta mais uma vez com o apoio do Grupo Mirante.
Festança Boi da Lua...3
Como todos devem estar lembrados, a Festança Boi da Lua foi o evento responsável por levar para os salões elegantes desta cidade, a beleza e o glamour da cultura popular maranhense.
Por conta disso, não são poucas as pessoas que estão produzindo lindas fantasias inspiradas nas brincadeiras do período junino maranhense.
A Festança Boi da Lua não é uma festa junina nos moldes da receita tradicional de roupas caipiras, mas de indumentárias inspiradas nas ricas fantasias usadas pelos brincantes de bumba meu boi.
Vale lembrar que a Festança retorna agora em grande estilo, após a pandemia do novo coronavírus, com força total e, certamente, reunindo quem é quem na vida social da capital maranhense.
Os convites estão sendo feitos por Teresa Martins. E como é uma festa beneficente, cabe aos convidados fazerem doações para as obras sociais apoiadas pelo Grupo Mirante.
Os tambores de São Luís
Sucesso total a segunda exposição fotográfica do Fotoclube Poesia do Olhar que está sendo realizada até o dia 25 junho, no Shopping da Ilha, piso L3, próximo à praça de alimentação.
A mostra faz parte do projeto “São Luís Sob a Luz dos Tambores”, que propõe evidenciar, de modo artístico e cultural, a cidade de São Luís, a partir do olhar literário do escritor Josué Montello na obra “Tambores de São Luís”
A exposição se utiliza de fotografias produzidas pelos membros do Fotoclube, publicadas no fotolivro Tambores, que também faz parte do projeto, e busca proporcionar um pensamento crítico e despertar no público uma busca mais profunda sobre a história de São Luís.
Decisão derrubada
O ministro Kássio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal, derrubou uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral que cassou o deputado estadual Fernando Francischini (União Brasil), do Paraná.
Francischini havia perdido o mandato por disseminar notícias falsas contra as urnas eletrônicas.
Continua após a publicidade..
A sentença também o tornou inelegível por oito anos – a reviravolta pode lhe devolver o mandato e o direito de disputar as eleições.
A Procuradoria-Geral da República ainda pode recorrer da decisão.
DE RELANCE
Calamidade pública
A possibilidade de o presidente Jair Bolsonaro pedir ao Congresso Nacional para decretar o estado de calamidade pública a poucos meses da eleição passou a ser defendida por uma ala do governo, que busca criar mecanismos para derrubar o preço dos combustíveis e da energia por meio de subsídios.
Esse decreto, porém, esbarra no desejo de Bolsonaro de reajustar os salários dos servidores públicos.
A calamidade libera uma gastança irrestrita pelo governo. Não apenas medidas para reduzir combustíveis, mas também, por exemplo, ampliação do Auxílio Brasil. O decreto precisa ser votado previamente pelo Congresso Nacional. Para ministros do governo, o decreto é colocado como “última possibilidade”.
A propósito: o instrumento é previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal e na Constituição. Mas uma alteração feita na regra por sugestão do governo estabelece que, durante a vigência do estado de calamidade pública, fica proibido a concessão de reajuste de salários e de benefícios como o vale-alimentação.
Esse reajuste, porém, poderia ser feito antes do decreto.
Novo defensor-geral do Estado
Foi bastante concorrida a cerimônia de posse do novo defensor-geral do Estado, Gabriel Furtado, que assumiu o cargo em solenidade realizada na sede da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) e foi empossado pelo governador do Maranhão em exercício, o desembargador Paulo Velten, para o biênio 2022/2024, em substituição ao defensor público Alberto Bastos.
A solenidade contou com a presença de autoridades do sistema de Justiça e de instituições e órgãos parceiros da DPE/MA, bem como familiares do empossado e membros e servidores da instituição defensorial.
Lourival lança “Literatura no Espelho”
Um dos mais concorridos acontecimentos literários desta temporada em São Luís foi o lançamento, na Academia Maranhense de Letras do livro “Literatura no espelho”, do escritor e presidente da AML, Lourival Serejo.
A publicação aborda o conjunto de leituras do autor ao longo de sua vida, dividindo-se entre ensaios, artigos literários e resenhas sobre obras maranhenses, brasileiras e estrangeiras.
A obra reflete a predileção literária do acadêmico e a sua consciência sobre a importância em falar sobre os livros lidos, mostrando a sua condição de leitor voraz.
A cerimônia foi iniciada com uma breve fala de Lourival Serejo, que destacou a importância do livro para sua caminhada literária e o que nele reflete sobre sua vivência com a leitura. Também falou sobre sua trajetória na literatura e o que o leitor pode esperar de “Literatura no espelho”.
O lançamento contou com a presença de grandes nomes da literatura maranhense, do Poder Judiciário e amigos e familiares do presidente da AML, que prestigiaram a noite de autógrafos.
Unindo teoria e prática
Antes da Semana Nacional do Meio Ambiente chegar ao fim, a coluna traz um exemplo de como é possível unir teoria e prática em preservação ambiental – sem cair no discurso “ecochato”.
Em algumas cidades, inspiradas no exemplo de Curitiba (PR), criaram uma iniciativa chamada Troca Solidária, que está fazendo a diferença.
A ação – entre os curitibanos, batizada de Câmbio Verde – consiste em trocar lixo reciclável por alimentos como feijão, laranja, batata-doce, aipim e beterraba, produzidos por agricultores locais.
Desde 2021, o projeto já recolheu 2,2 toneladas de resíduos secos, revertidos em 2,1 tonelada de alimentos. Foram captados também 140 litros de óleo de cozinha, evitando o descarte irregular e a contaminação de cursos d´água.
O troca-troca ocorre em datas pré-agendadas, nas próprias escolas, onde a criançada aprende a separar o lixo de forma correta. Nos dias combinados, técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade vão até os colégios e recolhem materiais como papelão e garrafas pet.
A cada quatro quilos entregues, os alunos recebem um kit com um quilo de legumes, frutas e verduras. É um sucesso, ainda mais em tempos de crise.
Para escrever na pedra:
“Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome”. De Clarice Lispector.
TRIVIAL VARIADO
O Ministério da Saúde prorrogou a campanha nacional de vacinação contra a gripe e o sarampo até o dia 24 de junho. Conforme o comunicado do governo, o objetivo é aumentar a cobertura vacinal.
Um grupo de alunos da Unisinos foi classificado para a final do segundo julgamento simulado de Direito Eleitoral do Brasil (chamado de II Electoral Moot Court Competition).
A disputa ocorre em Curitiba, no 8º Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral, que reúne grandes nomes da área no país.
Em um mesmo dia, o Senado aprovou em dois turnos uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que institui o piso nacional para os profissionais da enfermagem. Agora, o texto segue para a Câmara dos Deputados.
No assunto: o próprio Senado e a Câmara já haviam aprovado projeto para criar o piso. Ao inseri-lo na Constituição, a intenção é evitar que seja derrubado na Justiça sob a alegação de vício de iniciativa.
O Conselho da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou, ontem, o pedido de prazo adicional de 60 dias para as operadoras ativarem a internet móvel 5G nas capitais estaduais. Pela regra original, o 5G deveria estar disponível nas capitais até 31 de julho.
Em tempo: agora, operadoras estão liberadas para concluir a implementação até 29 de agosto, com o ativação do sinal para uso geral da população em até 30 dias a partir daí, portanto, 28 de setembro.
Saiba Mais
- Em tempo de festas juninas, campanha alerta sobre risco de queimaduras
- Veja dicas para aproveitar o mês de junho sem exageros
- Nutricionista dá dicas de como aproveitar as festas juninas sem culpa
- Arraiá da Ampare será realizado neste domingo, em ITZ
- Arraiá da Ampare 2017 será realizado dia 4 de julho
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.