SÃO LUÍS - O Clube na Mira está de volta. Neste episódio, o destaque vai para uma das principais lendas que permeiam o imaginário popular dos maranhenses: o banho, após a ingestão da tiquira – destilado artesanal produzido no estado —, pode levar à morte? Para responder esta pergunta, os apresentadores, Juliano Amorim e Gabrielle Siebra, consultaram especialistas, que analisaram a história da bebida e a veracidade das possíveis implicações de algumas doses para a saúde.
O programa também abordou a história da tiquira, considerada uma bebida alcoólica genuinamente maranhense, cuja origem remonta às tradições indígenas. A confecção do destilado utiliza o processamento da mandioca e a adição de folhas de tangerina em sua composição. A bebida contém, em média, 54% de teor alcoólico, além de uma coloração azulada e um sabor levemente adocicado, um pouco mais seco que a cachaça.
Continua após a publicidade..
A tiquira também é um elemento cultural importante na gastronomia maranhense. Sua cor incomum e o sabor marcante, além da singularidade na produção, costumam chamar a atenção de turistas, e fortalecer a comercialização do produto. Estima-se que uma quantidade considerável da bebida seja produzida, anualmente, ajudando a movimentar pequenos setores da economia local.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre a tiquira, dê o play e acompanhe!
Saiba Mais
- Fotografias em Pinhole das belezas do Centro Histórico da capital é assunto no Clube Na Mira desta semana; Dê o play e confira!
- Clássicos da literatura brasileira em HQ´s é assunto no Clube Na Mira desta semana; Dê o play e confira!
- Girl Power: conheça mulheres que fizeram história no mundo da música
- Bruno Borges, filmes de aliens e Cage the Elephant aterrizam no Clube Na Mira
- Clube Na Mira: A Cabana e produções religiosas dividem espaço com ícones do Rock in Rio
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira