COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Fernando Sarney reeleito na CBF

Mais: Grupo Argumento lançará DVD e o aniversário de um ano do "Bolsa para MLH3R" .

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h34
Único brasileiro no Conselho Mundial da FIFA, Fernando Sarney foi reeleito ontem para mais um mandato de quatro anos como vice-presidente da CBF

O empresário Fernando Sarney foi reeleito vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol, ao lado de outros sete vices: Antônio Aquino Lopes, Francisco Noveletto, Hélio Cury, Marcus Vicente, Reinaldo Carneiro Bastos, Roberto Góes e Rubens Lopes.

Juntos, eles compuseram a chapa “Pacificação e Purificação do Futebol Brasileiro”, em que saiu reeleito o baiano Ednaldo Rodrigues, que está no cargo desde agosto do ano passado.

A eleição aconteceu ontem, por unanimidade entre os presentes na votação, que contou com participação das federações estaduais e dos clubes das séries A e B do Brasileirão. Ednaldo Rodrigues comandará a gestão da entidade pelo quadriênio 2022 a 2026.

Fim de prazo para Terminal

Termina nesta quinta-feira o prazo para a empresa Primor concluir a instalação de um terminal provisório na Cohama. A estrutura fixa está em fase de reparos após graves danos causados ao telhado pela forte chuva de sábado, dia 19.

A data limite para a conclusão de uma alternativa aos passageiros foi acordada em audiência de conciliação com a Prefeitura de São Luís na Vara de Interesses Difusos e Coletivos na última terça-feira, dia 21. A Primor já deixou de cumprir outros dois acordos firmados judicialmente para reparos no terminal.

Feirinha e o Casarão Colonial

Como a Feirinha São Luís, na Praça Benedito Leite, voltou à agenda cultural, reacendeu, também, sua conexão e sintonia com o Casarão Colonial, outro point do Cento Histórico aos domingos.

É que a turma jovem que marca presença no espaço de compras regionais demanda geralmente, com o pôr do sol, para o endereço musical da Rua Afonso Pena.

O resultado é uma programação completa cumprida em um circuito turístico-cultural de fazer inveja a qualquer cidade brasileira.

Quem se dirigir ao Casarão vai festejar a vida ao som dos grupos Turma do Samba, Dois é Bom e CDC, e dos cantores Allyson Tavares e Lucas Seabra. Quem marca presença sabe que a bilheteria da casa abre cedo, assim como cedo começam as apresentações musicais.

Integrantes do Grupo Argumento que participam do DVD “Samba na Terra do Tambor”

Argumento lançará segundo DVD

O Grupo Argumento fará o lançamento nos próximos dias 29 e 30, do seu segundo DVD, gravado especialmente para enaltecer o samba maranhense. Será um evento só para convidados, imprensa, familiares e integrantes que participaram do projeto.

As datas foram divididas conforme a capacidade de lotação do Teatro João do Vale. E quem desejar assistir ao projeto, a partir do dia 31 o mesmo estará disponível no YouTube e nas plataformas de música, a exemplo do Spotfy.

Com o título “Samba na Terra do Tambor”, o Grupo faz um registro audiovisual que conta com a participação de inúmeros artistas e fazedores de cultura no Maranhão.

O trabalho contou com a participação do violonista Carlinhos 7 Cordas, músico e produtor que já tocou com Caetano Veloso, Tereza Cristina e os maiores nomes do samba. Trata-se do trabalho mais importante dos quase 14 anos de música do Grupo Argumento.

Quem participa do DVD do Argumento

Participam do DVD, João Paulo Falcão, Quirino, Allysson Ribeiro, Isaac Barros, Kayro Costa, Riba do Palmares, Feijoada Completa, Godinho, Nivaldo Santos, Mestre Joka, Chico Chinês, Neto Peperi, Zeca do Cavaco, Carlos Cuíca, Adão Camilo, Boscotô, Flavia Bittencourt, Dinho Dias, Lena Machado, Josias Sobrinho, Joãozinho Ribeiro, Célia Maria, Sindicato do Samba, Serrinha do Maranhão, Vamu di Samba, Jr Bracinho e Samir do Cavaco.

Boi de Morros acende a fogueira

Após dois anos de um período junino adaptado com lives, de distanciamento social e de muita saudade, o Boi de Morros acende a fogueira para um novo ciclo com o tema: “A Terra grita por socorro”, a ser lançado no próximo domingo, às 16h, na Loja Maçônica do Bequimão.

O tema vai ao encontro das preocupações ambientais que o Brasil, em especial o Maranhão, vem passando, por exemplo, com as enchentes provocadas pelas fortes chuvas que desabrigaram muitas famílias em vários municípios do Estado.

Embora essa situação seja um fenômeno de causas naturais, a ação do homem contribuiu, significativamente, para esse desequilíbrio ambiental. Por isso e outras ocorrências não sustentáveis, o planeta Terra tem gritado por ajuda.

Boi de Morros acende a fogueira...2

Como um instrumento de várias vozes (brincantes, amos, músicos, estilistas, bordadeiras, coreógrafos, compositores e “mutucas”), o Boi de Morros ecoa para o Criador do Universo a sua oração por uma consciência ecológica que deve ser a salvação da humanidade.

A escolha do tema é fundamental, pois norteia como serão os figurinos dos brincantes, os detalhes que compõem cada indumentária, os simbolismos e sua representatividade.

Além disso, a temática possibilita a criação de novas toadas (músicas) e coreografias que enfatizam a mensagem destinada ao público.

Segunda dose de reforço contra a Covid-19

O Ministério da Saúde publicou ontem uma nota técnica em que recomenda a aplicação de uma segunda dose de reforço contra a Covid-19 em pessoas com 80 anos ou mais. A quarta dose deve ser tomada quatro meses após a primeira dose de reforço, de acordo com a pasta.

Segundo o Ministério da Saúde, o imunizante da Pfizer deverá ser utilizado, preferencialmente, para a aplicação da quarta dose nesta população. No entanto, o órgão também admite o uso das vacinas da Janssen ou AstraZeneca.

Infectologistas dizem que o posicionamento do Ministério da Saúde já era aguardado e que a eficácia das vacinas tende a diminuir com o passar do tempo. Daí a necessidade de atualizar as recomendações.

Em dezembro do ano passado, o Ministério da Saúde já havia recomendado uma quarta dose da vacina em pessoas imunocomprometidas com 18 anos de idade ou mais. Agora, o Brasil se junta a países como Israel e Chile, por exemplo, entre aqueles que aplicam a quarta dose da vacina contra a Covid-19 em idosos.

Educadora financeira, contadora, empresária e assistente de investimento Núbia Sousa será palestrante do “Bolsa para MLH3R”

Bolsa para MLH3R

O aniversário de um ano do “Bolsa para MLH3R” acontece hoje, às 19h, com a participação de palestrantes.

Uma delas será a educadora financeira, contadora, empresária e assistente de investimento Núbia Sousa.

O projeto de educação continuada é voltado a mulheres que estão na jornada da investidora consciente. O evento será gratuito e híbrido (on-line pelo zoom e presencial) com vagas limitadas, na Alphaways, na Ponta d'Areia.

O Tempo do Outro Lado

O Sesc Maranhão apresenta a exposição Insular: O Tempo do Outro Lado, um trabalho de Namíbya Aick sobre a memória de um lugar em que o tempo caminha diferente. Esse percurso através de imagens enfatiza personagens que habitam um lado de uma Ilha em que a vida não tem pressa.

 A cidade de São José de Ribamar é o cenário desse enredo, que nos empresta seus personagens, elementos e paisagens para compor essa viagem. A exposição fica em cartaz na Galeria de Arte do Sesc Centro até 31 de maio.

Thaynara OG na Paixão de Cristo

A Paixão de Cristo de Nova Jerusalém será realizada de 9 a 16 de abril no maior teatro ao ar livre do mundo, localizado na Fazenda Nova, no município do Brejo da Madre de Deus, agreste de Pernambuco, a 180 km do Recife. A maranhense e influenciadora digital Thaynara OG fará parte do elenco.

Na peça teatral, que este ano completa 53 anos, a vida de Jesus é contada em nove palcos-plateia. Este ano, o ator convidado para fazer o papel de Jesus será Gabriel Braga Nunes. Ao seu lado estarão Christine Fernandes, como Maria; Luciano Szafir, interpretando Herodes, o ator Sérgio Marone, como Pilatos, a influenciadora digital Thaynara OG, no papel de Herodíades, e a atriz pernambucana Marina Pacheco no papel de Madalena.

Thaynara OG na Paixão de Cristo...2

Além dos artistas convidados, o elenco de A Paixão de Cristo é formado também por cerca de 450 atores e figurantes pernambucanos que atuam no espetáculo sob a direção artística de Lúcio Lombardi e do assistente especial de direção Alberto Brigadeiro.

Segundo a direção do espetáculo, a Sociedade Teatral de Fazenda Nova estará preparada para cumprir todos os protocolos sanitários de controle da Covid- 19 estabelecidos pelos órgãos do Governo do Estado.

A digital influencer maranhense Thaynara OG é presença confirmada no elenco principal do espetáculo A Paixão de Cristo, no sertão pernambucano

DE RELANCE

MAXX opera com todos os serviços

A operadora de Telecom Maxx (antiga TVN), distribuiu nota, ontem, para informar que mesmo após o lamentável incêndio – felizmente sem vítimas – ocorrido na última terça-feira, na unidade da empresa na Rua da Estrela, onde funcionava o SAC / Serviço de Atendimento ao Cliente, todos os serviços Móvel (telefonia celular); Play (TV a Cabo / Streaming), Voice (Telefonia Fixa) e Fibra (Internet Fibra Óptica) seguiram funcionando normalmente, e sem nenhuma interrupção ou instabilidade, pois não funcionavam na área atingida.

Segundo a nota, apenas o SAC instalado no Casarão Maxx precisou ser realocado, o que aconteceu de forma imediata e voltando a operar algumas horas depois, com os colaboradores instalados na sede da empresa no São Francisco, que funcionava normalmente.

Assim sendo, seguem funcionando na Maxx todos os canais de atendimento ao cliente. O Casarão Maxx ficará isolado, por enquanto, para que as equipes de perícia façam as investigações necessárias para apontar as causas do ocorrido.

Resgate do exercício da cidadania

A caravana de ação social itinerante do Serviço Social da Indústria (SESI-MA) aterrissou, desta vez, na nova porta de entrada dos Lençóis Maranhenses, a cidade de Humberto de Campos, nome em homenagem ao seu filho mais ilustre, imortal da Academia Brasileira de Letras.

O SESI Itinerante, que chegou ao município no dia 21, ficará até amanhã na cidade, prestando serviços gratuitos à comunidade local com atendimentos de nutrição, pediatria, consultas clínicas, oftalmológicas e odontológicas, além de recreação para as crianças e curso de inclusão digital em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA).

Desenvolvido pelo SESI-MA, o projeto busca melhorar a qualidade de vida e resgatar o exercício da cidadania de públicos específicos e/ou vulneráveis.

Em parceria com a prefeitura de Humberto de Campos, a entidade está na cidade – com uma equipe de profissionais de saúde e uma frota de unidades móveis para atender a comunidade local.

Lençóis Jazz & Blues Festival

Hoje e amanhã, o Ministério do Turismo apresenta o Palco Mundo 2022 do Lençóis Jazz & Blues Festival no Teatro Arthur Azevedo, nesta Capital.

A iniciativa é realizada com recursos incentivados por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, através da Tutuca Viana Produções, Secretaria Especial da Cultura, Governo Federal.

Trata-se de uma vertente do Lençóis Jazz & Blues Festival que seguirá para sua 14ª edição este ano. A programação inclui oficinas à tarde e shows a partir de 19h, com entrada gratuita.

Em virtude do protocolo de saúde, a capacidade do público será limitada; e como sugestão, os ingressos podem ser retirados na bilheteria do TAA com a troca de 1kg de alimento não-perecível, em benefício do Pouso Obras Sociais.

A noite de gala mais esperada do ano

Promoter dos eventos com a grife desta coluna, Teresa Martins continua a postos confirmando os convidados escolhidos para participar do Gala de Maio, Na sociedade maranhense tudo gira, nestes últimos dias, em torno do Gala de Maio, que acontecerá na noite de 14 de maio, no Palazzo Eventos.

O Gala de Maio é para celebrar a nova idade deste Repórter PH, que transcorre no dia 19 do mesmo mês, além dos 42 anos do caderno semanal PH Revista, os meus 52 anos de Jornalismo e 50 anos de minha estreia nas páginas dos jornais (Jornal do Dia e Jornal de Bolso) que antecederam a O Estado do Maranhão, do qual fui um dos fundadores e no qual estive presente em todas as edições desde a primeira, em 1º de maio de 1974, até a última, em 23 de outubro de 2021, quando encerrou suas atividades em papel impresso, e migrou para esta fase virtual, através do Portal Imirante.com.

Os convites que estão sendo feitos por Teresa Martins são com o pedido de que as confirmações, que já começaram, sejam feitas rigorosamente até a primeira quinzena de abril.

Para escrever na pedra:

“Você não pode chorar nos ombros de diamantes e diamantes também não aquecem você à noite, mas eles são com certeza divertidos quando o sol brilha”. De Elizabeth Taylor, uma das mais belas atrizes de todos os tempos.

TRIVIAL VARIADO

Será amanhã, na sede da APAE de São Luís, a solenidade alusiva aos 50 anos da Escola Eney Santana. Mantida pela entidade, há meio século a escola tem transformado vidas de pessoas com deficiência, através da sua educação inclusiva e especializada no desenvolvimento e integração social dos alunos.

No assunto: a programação começa às 8h e vai contar com celebração eucarística, homenagens a professores da escola e a apoiadores da obra de ampliação da escola: a influencer Thaynara OG; Instituto Alcoa e Receita Federal.

Festejando 19 anos de existência, a Faculdade de Negócios Faene segue contabilizando suas vitórias no Maranhão e traçando metas de crescimento. A instituição já formou mais de 2 mil alunos, entre os cursos de pós-graduação e graduação.

Tem mais: os feedbacks são sempre muito positivos e, acima de tudo, realiza avaliações contínuas de suas aulas, professores e metodologia.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.