COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Alain Delon quer um suicídio assistido

Mais: Alameda Trinta repaginado e o DJ Sérgio Balata prestigiando a cantora Morgana.

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h34
Ele já foi considerado um dos homens mais bonitos do planeta. Lenda do cinema francês, Alain Delon não aceita a velhice (está com 86 anos) e quer acabar voluntariamente com sua vida por meio de um suicídio assistido

A revelação sobre o desejo do pai foi feita na semana passada pelo ator francês Anthony Delon, filho da lenda do cinema Alain Delon, que assim explica a opção pela por eutanásia: “Nunca gostei de envelhecer”.

Alain vive na Suiça, onde o procedimento é legal, e pediu ao filho para organizar todo o processo e acompanhá-lo em seus últimos momentos, disse Anthony, 57 anos, à revista francesa Le Point na véspera do lançamento de sua autobiografia "Entre chien et loup" ('Entre cão e lobo", em francês).

Em entrevistas recentes, Alain Delon afirmou que não hesitaria em recorrer à eutanásia se necessário.

“Sou a favor [da eutanásia]. Primeiro porque moro na Suíça, onde a eutanásia é legal, e também porque acho que é a coisa mais lógica e natural a se fazer", disse o artista em entrevista a um canal de televisão local.

Alain Delon quer um suicídio assistido...2

“A partir de uma certa idade, de um certo momento, a pessoa tem o direito de sair tranquilamente, sem passar por hospitais, injeções e o resto...”, declarou Alain Delon. Na mesma entrevista, o ator contou que já tem seu testamento pronto, com a partilha de sua herança definida.

Depois de sofrer um duplo AVC em 2019, o ator vem se recuperando aos poucos e já se sente muito melhor, embora tenha que andar de bengala.

“Envelhecer é uma merda!”, disse Delon pouco antes de sua hospitalização, três anos atrás. “Você não pode fazer nada sobre isso. Você perde o rosto, perde a visão. Você levanta e, caramba, seu tornozelo dói”, reclamou o ator.

Em janeiro do ano passado, faleceu a ex-mulher do artista francês, a atriz Nathalie Delon, aos 79 anos. Ela sofria de câncer no pâncreas e, assim como o ex-marido, queria acabar com a vida por meio da eutanásia.

Alameda Trinta

O bistrô Alameda Trinta está sendo repaginado para esses tempos de novo normal. O Chef Warwick Trinta está concluindo uma ampliação e nova decoração da casa que, no domingo recebeu muita gente de charme, como Flávio Carvalho e Michele Adler, delegado Augusto Barros e Christiane Vilas Boas, Ruy Vilas Boas e Mariana Carvalho, reunidos na foto acima durante o almoço que registrou também as presenças de Amaro Santana Leite e Ana Lúcia que foram com Teresa Martins conhecer os novos pratos do cardápio da casa

Gala de Maio é o assunto do momento

A grande expectativa na sociedade maranhense é em torno da volta dos grandes e elegantes eventos com a grife desta coluna aos sofisticados salões de festa desta Capital.

E a data e o local já foram anunciados: 14 de maio de 2022, no luxuoso salão do Palazzo Eventos, no Araçagy, a partir das 20 horas.

Por causa dos receios em função da pandemia do novo coronavírus, somente agora iremos fazer uma grande confraternização para celebrar os 42 anos do caderno semanal PH Revista, juntamente com os meus 52 anos de Jornalismo e 50 anos de minha estreia nas páginas dos jornais (Jornal do Dia e Jornal de Bolso) que antecederam a O Estado do Maranhão, do qual fui um dos fundadores e no qual estive presente em todas as edições desde a primeira, em 1º de maio de 1974, até a última, em 23 de outubro de 2021, quando encerrou suas atividades em papel impresso, e migrou para esta fase virtual, através do Portal Imirante.com.

Gala de Maio será uma noite inesquecível

Pelos cuidados que o evento está merecendo, tanto pelo retorno aos salões elegantes desta Capital quanto pela simbologia das datas que serão celebradas a um só tempo, o Gala de Maio vem precedido de uma aura de grandiosidade, luxo, elegância e beleza como raras vezes se viu na vida social de São Luís.

O monumental salão do Palazzo Eventos deverá, mais uma vez, ser transformado num ambiente de esplendor, criatividade e beleza para esse encontro de magia e encantamento da sociedade maranhense, a partir de um ousado projeto concebido pela designer Cíntia Klamt Motta, que promete um cenário surpreendente, com muita criatividade e requinte em seus mínimos detalhes.

O Gala de Maio será uma noite de exaltação da rica cultura popular maranhense. E o traje para os convidados será Passeio Completo.

Uma noite de elegância e novos convidados

Responsável pela produção do cerimonial de todas as festas com a grife do PH, a economista Teresa Martins dá os retoques finais na lista dos nomes eleitos para compor nossa exclusivíssima lista de convidados.

É claro que os tradicionais convidados para os nossos eventos deverão abrir a lista que este ano sofrerá uma grande renovação, com a inclusão de novos nomes de pessoas que, pelo charme e elegância, passarão a fazer parte de nossa lista permanente.

Por toda esta semana Teresa Martins começa a formalizar os convites para que todos os convidados tenham tempo suficiente para produzir suas elegâncias para essa noite de gala.

Dia Mundial da Infância

Nesta segunda-feira, comemora-se é o Dia Mundial da Infância, um momento de reflexão sobre as condições de vida de meninos e meninas mundo afora.

Todo ser humano tem seu tempo de infância, que depende do meio e das condições em que vive.

As crianças precisam ter o direito de brincar, porque isso oportuniza aprendizados para a vida adulta.

[e-s001]

DE RELANCE

O que vai emergir da guerra

Os atentados de 11 de setembro de 2001 mudaram o mundo e as relações internacionais: islamofobia, Guerra ao Terror e dois conflitos (Afeganistão e Iraque, que resultaram em novos grupos terroristas, como o Estado Islâmico, que provocaram ataques extremistas na Europa) são alguns dos efeitos daquela terça-feira em Nova York e Washington.

Os jatos comerciais arremessados contra prédios não derrubaram apenas as torres gêmeas. Alteraram a noção de segurança do globo em geral e dos EUA em particular (ninguém nunca mais viajou do mesmo jeito).

Continua após a publicidade..

A reação americana aos atos perpetrados pelos 19 sequestradores a mando de Osama bin Laden guiaram por duas décadas a política externa da maior potência militar do planeta.

O que vai emergir da guerra...2

Na quarta-feira, em discurso ao Congresso americano, Volodimir Zelensky afirmou que a guerra na Ucrânia é o 11 de Setembro da Europa.

Embora tenha usado a comparação como efeito de retórica, a fim de angariar mais apoio à Ucrânia diante de uma Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) relutante, o presidente ucraniano não está errado.

Termine como terminar, a invasão russa da Ucrânia terá efeitos prolongados no sistema internacional e redesenhará o sistema de segurança europeu.

Os tiranos são sempre ridículos

Ditador é ditador. De direita. De esquerda. Do lado que for. O confronto entre russos e ucranianos, que nos assombra e desafia, é a mais recente demonstração dessa afirmação tautológica.

Impérios se agigantam e desaparecem, séculos se emendam uns aos outros, e a humanidade segue – como se nunca aprendesse, fadada à derrota dos marcos civilizatórios mais óbvios.

Uma vez, li que a democracia é o “pior melhor” regime político à disposição dos homens. Avanços democráticos reais são construções lentas, às vezes invisíveis, e, pelo visto, permanentemente frágeis.

Os tiranos são sempre ridículos...2

A propósito é válido o registro: o teatro tem registrado boa parte dessa história. Grandes dramaturgos produziram obras que parecem escritas semana passada, tamanha sua atualidade.

Sófocles e Shakespeare não me deixam mentir. O bardo inglês foi um comentarista impiedoso a revelar as tiranias de seu tempo.

Um de seus maiores vilões, Henrique III, assassinou tudo e todos que se interpuseram entre ele e seu desejo insano de chegar ao trono da Inglaterra.

Uma guerra muito cara

Após mais de dois anos de desgraças, a pandemia de covid-19 vai finalmente entrando na sua fase de dissolução, com infecções, mortes e internações hospitalares em baixa, e o desmanche progressivo das medidas impostas pela autoridade pública para administrar a doença.

Nunca se saberá, no Brasil e no resto do mundo, o custo real dessa tragédia sanitária sem precedentes. As ciências médicas e biológicas não chegaram até hoje, apesar do imenso esforço feito em pesquisas, a reunir respostas realmente satisfatórias sobre a pandemia, e nem sobre a real eficácia das providências tomadas por governos e pelas pessoas para lidar com ela.

Hoje, quando o desastre se encaminha para o seu fim, há quase tantas dúvidas quanto havia no começo – e uma sensação de que se pagou um preço alto demais para combater essa guerra.

A pandemia e a educação

Faço coro com J.R. Guzzo quando afirma que os alunos que perderam os anos de 2020 e 2021, e ainda vão receber um ensino deficiente em 2022, sofreram um prejuízo que vai lhes perseguir pelo resto de suas vidas.

É muito simples: o que não aprenderam agora não será aprendido nunca. Nenhum Estado e nenhuma empresa com “sensibilidade social” vai lhes pagar ou compensar por isso. Só vão lhes oferecer empregos ruins, salários baixos, trabalho de má qualidade, sem perspectivas de progresso profissional ou de melhoria de vida – o que sempre se oferece a quem sabe pouco.

O fechamento das escolas, sob a mais completa indiferença dos que mandam e dos que pensam neste país, foi a maior e mais perversa ação de retrocesso social que o Brasil já teve em sua história moderna.

A distância entre ricos e pobres aumentou ainda mais, e não há “políticas de igualdade” que possam resolver isso.

Para escrever na pedra:

“Não há ninguém, mesmo sem cultura, que não se torne poeta quando o amor toma conta dele”. De Platão, sábio grego.

O Top DJ Sergio Balata, que anda de agenda lotada, tocando em vários eventos de público jovem da cidade, tietando a bela cantora Morgana, que encanta com sua linda voz e um repertório internacional as alegres noites do bistrô Grand Cru

TRIVIAL VARIADO

Após dois anos de dificuldades por causa da pandemia, os preparativos para a Páscoa ganharam fôlego este ano com a perspectiva de retomada das celebrações pela data. Na serra gaúcha, referência nacional em chocolates, as fábricas artesanais reforçaram a produção para atender a maior demanda, que deve se refletir em aumento de 20% nas vendas.

Considerada um dos principais momentos do calendário de eventos pós-Carnaval, a Páscoa este ano beberá do simbolismo religioso como “ressurreição” de diversos setores da economia. Depois de dois anos, a data voltará a ter atrações presenciais, e a expectativa é de atrair muitos de turistas.

A passarela em frente aos restaurantes da Península da Ponta d´Areia continua atraindo muita gente conhecida nos fins de semana. Sábado foram vistos passeando por lá, Manu e Altevir Mendonça – ele, bem jovial, usando bermuda.

No restaurante Ferreiro Praia, pontificavam em grande estilo, com amigos, Jercilene e Sérgio Albuquerque Bogéa, que amanhã muda de idade e vai reunir os amigos para uma grande celebração no bistrô Alameda Trinta.

Em outra mesa no Ferreiro Praia, Elly Araújo e o vereador de P. Dutra, André Jardins, que se despediam da recente temporada em São Luís – ele, fazendo altos conchavos políticos.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.