COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH Revista: centenário de nascimento de Pier Paolo Pasolini

Nesta edição: Lindalva Reis e livro sobre liderança e Thiago Arancam com Ana Karin Quental em SP.

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h34
Capa do PH Revista

CLIQUE E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA

Cecília Leite, que faz sucesso como cantora de música popular e professora universitária, é destaque de Capa da edição deste Caderno e figura na lista das mulheres que já fizeram 50 anos e continuam jovens e bonitas

Celebração a Pasolini

Comemorou-se no último sábado o centenário de nascimento do cineasta italiano Pier Paolo Pasolini. Nascido em Bolonha, em 5 de março de 1922, ele foi jornalista de espetáculos numa publicação católica, Il Quotidiano. Transferiu- se para Roma, atraído por uma estética da miséria que o levou a frequentar os bairros pobres de periferia. Retratou-os em poemas e romances – como Ragazzi di Vita, Uma Vida Violenta.

A opção pelo proletariado não era só política. Seu conhecimento da periferia, do linguajar dos pobres, levou-o ao cinema, no qual realizou muitas obras-primas. Morreu assassinado em 2 de novembro de 1975.

Celebração a Pasolini...2

Atualmente, é possível encontrar suas obras (e sobre ele) em vários serviços de streaming. No Mubi, estão seu longa de estreia, Accatone - Desajuste Social (1961), que conta a história de um marginal romano que vive num clima de revolta e miséria; O Evangelho Segundo São Mateus (1964), no qual o cineasta busca uma interpretação moderna dos textos santos; e Édipo Rei (1967), uma versão “mais ou menos africana” da tragédia clássica.

Já na plataforma Belas Artes à la Carte, é possível conferir Gaviões e Passarinhos (1966). Mais do que em qualquer dos filmes anteriores, Pasolini rompeu com normas e regras narrativas. Nele, a fábula converte-se em cinema da poesia. Para quem entra no clima, o episódio de São Francisco, com Totò e o corvo intelectual, beira o sublime.

Celebração a Pasolini...3

Por fim, Pasolini (2014), filme de Abel Ferrara em que Willem Dafoe (o ator, cineasta e produtor esteve em São Luís no ano passado dando andamento a um projeto para rodar um filme nos Lençóis Maranhenses) vive o cineasta italiano, está disponível na Apple TV.

Autor polêmico, Ferrara é o homem certo para reconstituir os últimos dias de Pasolini, vivido com dignidade por Dafoe.

Um filme à altura do cineasta italiano.

Em tempo: os filmes de Pier Paolo Pasolini estão disponíveis para streaming no Brasil.

Lindalva Reis e livro sobre liderança

A Ótica Veja Dunas do Calhau recebeu muitos convidados na tarde/noite da última terça-feira para uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher com a sessão de autógrafos do livro “Elas na liderança”, que tem como coautora uma das sócias da loja, Lindalva Reis.

Simultaneamente, foi realizada a exposição de joias e pedras preciosas da designer Eulália Viana de Oliveira.

Lindalva recebeu os convidados ao lado do marido, empresário Ednei Viégas Reis e da filha do casal, Waléria Letícia.

Lindalva Reis com sua irmã Nildes, que é gerente geral de todas as lojas das Óticas Veja em São Luís

Turma do Quinto de novo

O objetivo do Tribunal de Justiça do Maranhão, a princípio, era criar três novas vagas de desembargador.

Mas aí veio uma dúvida que logo se transformou em polêmica. Das três vagas, uma seria destinada ao chamado Quinto Constitucional.

Só que não há consenso, dentro do meio jurídico, se essa vaga do Quinto seria destinada à OAB ou ao Ministério Público.

Com isso, em vez de três, devem ser criadas sete vagas de desembargador.

Pressão política

O projeto de criação das novas vagas de desembargador ainda não começou a tramitar na Assembleia Legislativa do Maranhão.

Mas isso deve ocorrer em tempo recorde, haja vista a pressão política que há sobre o tema.

Uma vez aprovado na Assembleia, cabe ao governador do Estado sancionar o projeto para que o TJ inicie o processo de escolha dos novos desembargadores.

Lista sêxtupla

Pelo andar da carruagem, dificilmente haverá tempo para que o governador Flávio Dino – que deixará o cargo no próximo dia 31 de março – bata o martelo na escolha dos nomes da OAB e Ministério Público.

O rito começa por um processo interno de formação de lista sêxtupla nas duas instituições. E isso leva um certo tempo.

Se cair no colo de Carlos Brandão, ele terá esse abacaxi para descascar a partir de abril, quando sentará na cadeira de governador.

Em tese, seria uma ótima decisão para um chefe de poder. Mas não para quem estará no meio de uma campanha eleitoral, sob forte pressão para nomear esse ou aquele candidato e o risco de ficar com o ônus do desgaste político.

Frenesi na OAB

Dentro da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Maranhão, já há uma certa movimentação de bastidores em relação à vaga de desembargador.

Segundo uma fonte bem situada, há pelo menos 20 nomes de advogados interessados em compor a lista que será submetida ao Tribunal de Justiça.

Entre os muitos nomes que já demonstraram interesse na vaja estão o ex-presidente da OAB, Thiago Diaz, Gustavo Villas Boas, Ana Brandão, Gustavo Sauáia, Rodrigo Maia, Marcos Braid, Diego Soares, Verissa Cabral, Daniel Leite, Gilson Barros, Gilson Ramalho e Poliana Cleonice.

Bastidores do Ministério Público

No Ministério Público também já há uma discreta movimentação de candidatos para a vaga de desembargador do TJMA.

Ninguém assume publicamente, mas as costuras para a viabilização de candidaturas fervilham entre promotores e procuradores.

Fontes internas apontam alguns nomes fortes para a disputa, como Marco Aurélio Barros, Ana Teresa Freitas, Márcio Thadeu Marques, Ednarg Marques, Mariléa Santos Costa, Luiz Gonzaga Martins Coelho e Fátima Travassos.

3ª edição de “Noite Sobre Alcântara”

Após 38 anos de sua última edição, o premiado romance “Noite sobre Alcântara”, do escritor Josué Montello, atualmente esgotado, vai ganhar uma terceira edição através da parceria entre a Casa de Cultura Josué Montello / CCJM e a Casa do Autor Maranhense.

O lançamento da obra será no próximo dia 17, na sede da Casa de Cultura na Rua das Hortas, com uma mesa redonda reunindo escritores e exposição de painéis sobre a obra.

À frente do evento estão os parceiros e responsáveis por esta terceira edição – a gestora da Casa de Cultura Josué Montello e bibliotecária Joseane Souza e o escritor Wilson Marques, representando a Casa do Autor Maranhense.

A decadência de Alcântara

O romance se passa em Alcântara, um reduto da aristocracia maranhense no século XIX; e narra a posterior decadência da cidade, em decorrência da abolição da escravatura, da proclamação da República e do prejuízo da safra agrícola.

A rotina alcantarense é contada no romance através do diário da personagem Maria Olívia.

Eis um pequeno trecho, que mostra a linda estética do texto, que é quase poesia: “Quando esta geração passar, e outra vier, e mais outra, talvez só haja ruínas onde ainda hoje se alteiam os velhos sobrados de Alcântara, rodeados de silêncio e solidão. Vejo de perto, mais uma vez, a resignada cidade imperial”…

O livro e as traduções

Continua após a publicidade..

Considerado um dos mais importantes romances escritos por Josué Montello, o livro foi traduzido para o sueco, italiano e também publicado em Portugal.

Uma curiosidade: em sua edição original de 1978 o título era “A Noite sobre Alcântara”. Já na segunda edição, em 1984, a obra veio com o título que será repetido agora, sem o “a”.

Segundo o escritor Haroldo Bruno este “é um livro impressionante – no sentido de que, ao fecharmos o volume, nossa experiência humana e nossa consciência de arte foram definitivamente tocadas”.

DE RELANCE

Thiago Arancam com sua amiga Ana Karin Quental em recente evento em São Paulo

Arancam estreia turnê “Mágico Amore”

Depois de ficar em cartaz por um ano e meio no Teatro Renault, em São Paulo-SP, com o musical “O Fantasma da Ópera” e rodar o país com o espetáculo “Bela Primavera” – em São Luís foi apresentado em festa deste Repórter PH, no Palazzo Eventos –, Thiago Arancam anuncia a nova turnê “Mágico Amore”.

A estreia do espetáculo acontece no dia 19 de março (sábado) no palco do Tom Brasil e traz a participação especial de Tefo Mion, Wanessa Camargo e Jorge Durian.

Se minha agenda permitir irei prestigiar esse grande amigo considerado um dos maiores intérpretes da atualidade.

Arancam estreia turnê...2

No assunto: Thiago Arancam assina a direção da turnê com Yacoce Simões e traz um repertório que promete contagiar os fãs de todas as idades.

Além de misturar o clássico e o popular contemporâneo, o artista contempla o romantismo com músicas inéditas e grandes sucessos como “My Way”, “Con te”, “Nessun Dorma”, “Il Mondo”, entre outros que arrancaram muitos aplausos em São Luís.

Outro destaque é para “Mágico Amore”, que dá nome ao show e é uma homenagem à música do italiano Eddie Oliva – que acompanha Arancam em seu repertório desde o início da carreira.

“O Eddie Oliva, que é um amigo querido, me apresentou essa canção em 2013, quando eu estava me apresentando na Ópera Real de Estocolmo, na Suécia, e resolvi incluir no repertório. Ela possui uma grande carga emotiva e sempre a interpreto com muito sentimento,” revela.

Pregoeiro na rua do Giz

A partir de uma ideia de Joaquim Haickel e Cordeiro Filho, e por iniciativa da Prefeitura de São Luís, a cidade ganhará nos próximos dias o primeiro exemplar do projeto Pregoeiros.

Trata-se de uma estátua de um sorveteiro de 2,5 metros de altura, de aproximadamente 500kg, a ser instalada na rua do Giz, no Centro Histórico.

O projeto Pregoeiros, cuja obra está sendo criada pelo escultor Eduardo Sereno, é coordenado pela Secretaria de Cultura e pela Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph).

Maria Firmina em dose dupla

Duas homenagens em torno do bicentenário de Maria Firmina dos Reis foram realizadas na noite de ontem, sexta-feira.

Na sede da Associação dos Magistrados do Maranhão, no Calhau, o juiz Agenor Gomes lançou o livro “Maria Firmina dos Reis e o cotidiano da escravidão no Brasil”.

E na Sala Sesc de Exposições, na avenida dos Holandeses, a jornalista Andréa Oliveira lançou o livro “Maria Firmina, a menina abolicionista”, com ilustrações de Mônica Barbosa.

A Feirinha e o velho normal

O velho normal está mesmo voltando de ponta a ponta, ou quase.

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento retoma, a partir deste domingo, as atividades da tradicional Feirinha São Luís.

A retomada acontece cerca de quase dois meses após a suspensão das atividades. Na época, a Feirinha foi suspensa devido ao aumento de casos de Covid-19 e o surto de gripe em São Luís.

Desde o início da pandemia, a realização da Feirinha São Luís foi suspensa por três vezes. Primeiro em março de 2020, depois em fevereiro de 2021 e, por último, em janeiro deste ano.

Agronegócio na Expo Indústria 2022

Além de discutir a sustentabilidade na indústria, os empresários que atuam no agronegócio maranhense também terão a oportunidade de debater, durante os quatro dias da Expo Indústria Maranhão, sobre temas como Bioeconomia, Energias Renováveis, Resíduos Sólidos, Economia Circular e Licenciamento Ambiental, na Expo Agro, o espaço do agronegócio na feira da indústria, criado exclusivamente para agregar o setor produtivo pela primeira vez ao evento.

Na últtima quarta-feira, o superintendente da Fiema, César Miranda, o coordenador da Expo Indústria, Gilberto Matos, e os coordenadores da Fiema, Roberta Tanús e José Henrique Polary, realizaram uma reunião de trabalho com a superintendente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (FAPCEN), Gisela Introvini, instituição criada por empresários e produtores rurais em Balsas, para atender às suas necessidades referente as pesquisas agrícolas promovedoras do desenvolvimento sustentável para a região do Corredor de Exportação Norte, formado pelos estados do Maranhão, Tocantins e Piauí, equilibrando a produção de alimentos com responsabilidades ambiental e inclusão de pessoas nativas aos ensinamentos sobre prática da agricultura.

Missão internacional da Fiema

Um grupo de empresários liderados pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) participa, essa semana, na província de Neuquén, na Argentina, de uma missão internacional para conhecer de perto a tecnologia para exploração de gás não convencional (é chamada assim por sua característica de extração, que não é feita via perfuração como ocorre tradicionalmente).

A visita ocorre durante a Conferência de Intercâmbio de Hidrocarbonetos Não Convencionais promovida naquele país, e é motivada pelo anúncio da empresa de energia Eneva de realizar, este ano, a primeira perfuração não convencional de gás natural do Brasil, exatamente na bacia do Parnaíba, na cidade de Santo Antônio dos Lopes, no Maranhão, onde estão localizadas as áreas de produção e o complexo de térmicas da companhia.

A técnica a ser utilizada nas atividades de exploração não-convencionais pela Eneva é o fraturamento hidráulico, nunca realizada no Brasil, que permite obter petróleo e gás diretamente das rochas geradoras de uma bacia.

Experiências exitosas com essa modalidade de exploração são conhecidas nos Estados Unidos, Canadá, Argentina e China, atualmente os maiores produtores de gás natural a partir de reservatórios não convencionais do mundo.

Missão internacional da Fiema...2

Além de representantes da Fiema, integram a delegação de autoridades e empresários brasileiros na Argentina, representantes do Ministério de Minas e Energia, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Maranhão, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da Universidade Federal do Maranhão, além de técnicos da Eneva.

De acordo com Celso Gonçalo, um dos principais objetivos da visita à Neuquén é facilitar a conexão entre agentes reguladores, autarquias, agentes econômicos e tomadores de decisão que atuam no segmento de O&G no Brasil e na Argentina, assim como compartilhar as melhores práticas e lições aprendidas em Vaca Muerta, principal formação geológica de hidrocarbonetos não convencionais do país, fortalecendo o conhecimento teórico e prático dos membros da comitiva sobre a exploração de jazidas não convencionais.

Ainda entre os propósitos da missão à Argentina, está a verificação dos impactos socioeconômicos que a exploração não convencional trouxe à Neuquén, permitindo a formulação de estratégias para a atração de investimentos privados para o estado do Maranhão.

Para escrever na pedra:

“E se não dá mais, apenas encontre o que está em suas mãos, creia que dar amor nunca é em vão. Vá em frente sem olhar para trás”. Do poeta chileno Pablo Neruda, Prêmio Nobel de Literatura de 1971.

Luiz Roberto Gonçalves ao lado da esposa Flávia Buhatem, que está em destaque no PH Revista entre as mulheres charmosas e bonitas com idade acima dos 50 anos

TRIVIAL VARIADO

Com o tema “Tendência, desafios e oportunidades: a liderança feminina nas empresas locais”, o Conexão Negócios, evento realizado pelo Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF Maranhão) da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), dedicou a sua 2ª edição em homenagem às mulheres, na última quarta-feira, 9.

O que é bom merece bis! Portanto, neste sábado, está de volta o Samba de Quintal, no Quintal Lagoa. Único gastrobar da capital maranhense com essência de boteco retorna com o samba que já é sucesso de público e estava sendo realizado desde o início de janeiro deste ano.

No assunto: para animar, o público presente, cantando o que tem de melhor na música brasileira, o Quintal Lagoa convidou os grupos CDC e Argumento. O Samba de Quintal começa às 18h, com mais de 5 horas de samba sem intervalo!

A 2ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Educação de São Luís ingressou, na última segunda-feira, 7, com uma Ação Civil Pública (ACP) contra o Município de São Luís, a respeito do funcionamento do Conselho do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) e da eleição de seus componentes.

Tem mais: de acordo com a apuração do Ministério Público do Maranhão, o Conselho está irregular perante o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), pois a Prefeitura não prestou as informações necessárias.

Em tempo: a lei municipal que disciplina o funcionamento do Conselho do Fundeb tramitou na Câmara Municipal durante todo o ano de 2021, tendo sido publicada somente em 23 de dezembro.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.