COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Almoço para festejar o Dia Internacional da Mulher

Veja também: zarpou o maior navio do mundo.

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h34
Reunidas na chegada ao restaurante, o grupo de amigas que celebra uma fraterna amizade durante o ano inteiro

O regresso de Rose Medeiros a São Luis, após quase três meses circulando com o marido Eli Medeiros pelos Estados Unidos, foi festejado com um almoço em que também foi comemorado o Dia Internacional da Mulher e o aniversário de Melina Sereno Fernandes.

Trata-se de um grupo de mulheres que se reúne no mínimo uma vez por mês para colocar as conversas em dia, festejar as aniversariantes do mês e fortalecer os laços de amizade através da mais alegre e saudável convivência.

Presentes ao primeiro encontro do ano, Ligia Silva, Ana Elvira Buhatem, Ana Lúcia Albuquerque, Ana Paula Barros, Rose Medeiros e Thatiana Bandeira (de pé), e Melina Sereno Fernandes e Cida Valadão (sentadas).

Novamente o grupo de amigas sentadas à mesa para o almoço de quitutes deliciosos

A Ucrânia e os girassóis

A imprensa do mundo inteiro homenageou ontem, dia dedicado às mulheres, aquela senhora de Henichesk que ofereceu sementes de girassol ao soldado russo.

É importante destacar que ela não estava sendo generosa com o jovem invasor, que provavelmente tinha idade para ser seu neto. Pelo contrário, talvez suas palavras tenham sido mais fulminantes do que os mísseis disparados por Putin contra prédios e vidas.

“Pegue estas sementes e coloque-as no seu bolso para que pelo menos os girassóis cresçam quando vocês todos morrerem por aqui – sentenciou a indignada ucraniana.

O soldado ainda tentou argumentar, pedindo que ela não piorasse a situação.

“Como pode piorar? Que diabos vocês estão fazendo em nossa terra com todas essas armas? Vocês são ocupantes, vocês são fascistas! – acusou a mulher.

A Ucrânia e os girassóis...2

O vídeo do insólito diálogo ficará como registro de mais um insensato momento da humanidade em que governantes tentam resolver suas divergências pelas armas. Simboliza igualmente a bravura das mulheres da Ucrânia, às quais o Brasil deve desculpas pela grosseria inominável cometida recentemente por um de seus representantes políticos.

Girassóis são flores lindas e emblemáticas na sua propriedade de girar o caule para encarar o sol. De acordo com a crença popular, sua cor amarela com tons laranja representa calor, lealdade, entusiasmo, vitalidade e altivez.

A mitologia grega conta que uma ninfa chamada Clítia apaixonou-se pelo deus Hélio (Sol) e, não sendo correspondida, passava os dias ajoelhada na terra sem desviar o olhar dele. À noite, chorava. Com o passar do tempo, criou raízes e seu rosto transformou-se na flor.

Quando esse momento sombrio da nossa existência passar, os girassóis da Ucrânia (assim como os da Rússia, do belo filme com Sophia Loren e Marcello Mastroianni) haverão de brotar novamente apenas o amor.

Canal de Denúncias na VLI

No Dia Internacional das Mulheres, a VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – lançou uma funcionalidade no Canal de Denúncias, que agora conta com uma opção pensada exclusivamente para mulheres.

Por meio do 0800-7210782, o público feminino poderá comunicar qualquer tipo de desvio de conduta, de normas internas ou de legislação, como assédio, comportamento sexual inadequado, discriminação e demais irregularidades que forem praticadas por empregados ou prestadores de serviços, em descumprimento ao Código de Conduta da empresa.

O atendimento será feito por um time de especialistas composto apenas por mulheres, incluindo graduadas em psicologia, que acolherão as denunciantes por meio de uma escuta qualificada.

O desafio da participação política

O Brasil ocupa a 142ª posição no ranking da participação feminina nos parlamentos, segundo estudo da ONU Mulheres, em parceria com a União Interparlamentar (UIP).

Está atrás de países como Afeganistão (71°) e Arábia Saudita (119°), reconhecidos pelo tratamento desigual a elas.

É importante destacar que, por aqui, as mulheres são mais da metade da população e do eleitorado.

O desafio da participação política...2

Hoje, na Câmara dos Deputados, a participação feminina é de cerca de 15%. Já foi menor, mas ainda é pouco. É preciso avançar.

Uma pesquisadora do Observatório de Violência Política Contra a Mulher, destaca ainda outros números preocupantes: Apenas um Estado é governado por mulher no Brasil; Três Estados não têm nenhuma deputada federal; Elas comandam só 12% das prefeituras do país e ocupam 16,5% das vagas nas Câmaras de Vereadores; 17% dos municípios não elegeram nenhuma vereadora em 2020

Apesar disso, a última eleição registrou recorde de participação feminina (187.023 candidatas no Brasil)

Continua após a publicidade..

DE RELANCE

Cruzeiro Wonder of the Seas, o maior do mundo, em 2022

Zarpou o maior navio do mundo

A inauguração do maior navio do mundo, o Wonder of the Seas, que é cinco vezes mais pesado do que o Titanic, ocorreu na última sexta-feira em Fort Lauderdale, na Flórida, EUA.

O maior navio de cruzeiro do mundo, com 236.857 toneladas, zarpou com suas 19 piscinas, 20 restaurantes, 11 bares, uma pista de gelo, um cassino e uma área verde, com 20 mil plantas e árvores.

A viagem inaugural de sete dias partiu de Fort Lauderdale, na Flórida, nos EUA, e vai até o Caribe.

Com capacidade para transportar 6.988 clientes e 2,3 mil tripulantes, o Wonder of the Seas também pode conter, segundo a Royal Caribbean, cerveja suficiente para encher duas vezes todas as piscinas a bordo.

Zarpou o maior navio do mundo...2

O transatlântico, com 362 metros de comprimento, levou três anos para ser construído em Saint-Nazaire, na França, mediante um custo equivalente a R$ 6,7 bilhões. São 18 deques, sendo 16 para passageiros, com uma velocidade máxima de 22 nós (40 quilômetros por hora).

O navio já tem previsão de realizar um novo passeio no verão do hemisfério Norte, pelo litoral europeu.

Entre os destaques estão coquetéis feitos por robôs no Bionic Bar, na área Royal Promenade, possibilidade de assistir ao musical “Chicago”, apresentado por um elenco da Broadway, uma piscina de surf com ondas de quatro metros de altura, uma tirolesa de 25 metros de comprimento e duas paredes de escalada.

Há ainda um campo de minigolfe, fliperama, cinema ao ar livre, spa de luxo, academia e um escorregador de 30 metros que vai do deque 16 para o 6 em 13 segundos. Além disso, a suíte Ultimate Family, que pode acomodar 10 pessoas, vem com um escorregador de dois andares do quarto para a sala de estar.

Zarpou o maior navio do mundo...3

Segundo a companhia responsável pelo cruzeiro, ele estava originalmente planejado para realizar sua estreia na China no último ano, mas teve a inauguração adiada devido à pandemia.

Os restaurantes foram renomeados e as placas em mandarim foram alteradas para o inglês.

Segundo um porta-voz da empresa, o Wonder of the Seas navegará pelo Caribe antes de mudar para os cruzeiros europeus neste verão.

Imagem interna do Wonder of the Seas, maior navio de cruzeiro do mundo construído ao longo de três anos

Para escrever na pedra:

“E se não dá mais, apenas encontre o que está em suas mãos, creia que dar amor nunca é em vão. Vá em frente sem olhar para trás”. De Pablo Neruda, poeta chileno Prêmio Nobel de Literatura de 1971.

TRIVIAL VARIADO

Ela era a voz do momento, e cativava o público com seu canto sincopado. Ele, o mago das pernas tortas, encantava a torcida nos estádios de futebol. Dois talentos brasileiros. Elza Soares e Mané Garrincha engataram um romance que fez época – e é revivido na minissérie Elza & Mané - Amor em Linhas Tortas, em quatro episódios disponíveis no Globoplay.

No capítulo: dirigida por Caroline Zilberman, a série concentra-se primeiro na formação do casal, justamente por ocasião da Copa do Mundo de 1962. Traz imagens da época, tanto da cantora quanto do jogador. Busca as origens humildes de ambos, a ascensão para a fama e o encontro dos dois.

A propósito: música e futebol, não por acaso os dois itens mais potentes da cultura brasileira, tanto para consumo doméstico como para exportação. O jogador é celebrado. Um craque como Gérson lembra da categoria de Mané ao aplicar seus dribles – previsíveis, porém inevitáveis. Caetano Veloso fala de Elza e do espaço que ela ocupou na música brasileira.

A série é enriquecida pelos depoimentos dos biógrafos dos dois: Ruy Castro descreveu a vida do jogador em Estrela Solitária (Cia. das Letras), e Zeca Camargo, a da cantora, em Elza (LeYa). Eles conhecem profundamente seus personagens e se mostram capazes de desfazer alguns clichês sobre os dois.

Num momento de lideranças fracas, num momento em que a mera ameaça de um ataque nuclear paralisa o mundo, num momento em que todos temem Vladidir Putin, por que ele não fará o que quiser? É claro que fará!

Putin hoje se sente o Senhor da Guerra, este deve ser o auge da sua existência. A fome de Putin não será saciada por um naco de Ucrânia. Logo ele quererá mais. E nós estaremos à mercê de um pequeno Hitler do século 21. A história, de fato, se repete.

A cantora, modelo e atriz maranhense Surama de Castro está no Spotify com as onze músicas do seu álbum gravado em 2006. A quarta faixa tem a participação do grande cantor, instrumentista e compositor Toquinho.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.