Deu match!

Empreendedora mostra como aproveita memes que rendem na web para alavancar vendas

A confeiteira Larissa Rodrigues aderiu à produção do "Bentô Cake" e contou como a reprodução de memes nos bolos tem feito sucesso nas redes sociais.

Anne Cascaes / Na Mira

Atualizada em 26/03/2022 às 18h10

SÃO LUÍS - "Reage mulher, bota um cropped!". Às vezes, essa frase é tudo que alguém precisa ler numa segunda-feira. Mas, para quem gosta de procurar tendências para divulgar o seu negócio, fica difícil não se deparar ou até mesmo não reproduzir essas palavras diariamente.

Confeiteiras brasileiras que se renderam ao bolinho coreano conhecido como "Bentô Cake", por exemplo, provavelmente já receberam diversas encomendas com esse ou algum outro meme parecido. A empreendedora maranhense Larissa Rodrigues conta que, apesar de produzir bolos tradicionais e outros tipos de doces, o Bentô Cake é, hoje, o seu carro-chefe de vendas.

Larissa já trabalhava com a produção de bolos tradicionais, mas percebeu que iniciar a produção do "Bentô Cake" seria uma boa oportunidade. (Foto: Anne Cascaes / Na Mira)

"A procura lá fora estava muito grande, e é sempre bom a gente trazer algo inovador para nossa cidade. Então, eu resolvi trazer o Bentô Cake e teve uma boa aceitação. Os clientes estão gostando e estamos tendo uma alta procura", conta Larissa.

Leia também: Empreendedorismo: veja cursos gratuitos e on-line para quem deseja abrir seu próprio negócio

Segundo a empreendedora, a média diária de vendas durante a semana é de seis bolos. Mas, esse número dobra aos fins de semanais, chegando a 12 bolos produzidos, por encomenda, por dia. "Eu já entro nas redes sociais procurando os memes que estão mais em alta e, quando o cliente quer um bolo mas está sem ideia, eu já ofereço sugestões de acordo com a ocasião", diz.

Para a social media e também empreendedora maranhense Karina Rocha, essa ação de se basear nos memes em alta para fomentar o seu negócio faz parte do "marketing de oportunidade" e é um caminho recomendável para empreendedores alavancares suas vendas nas plataformas digitais.

Continua após a publicidade..

A proposta do marketing de oportunidade é atrelar um produto/serviço a algum elemento que esteja em destaque no momento. Ou seja, é uma maneira interessantíssima de trazer atenção para o seu negócio, promover sua ideia e surfar na onda do momento pra aumentar o engajamento dos seus consumidores
Karina Rocha, social media

Como começar?

Para quem ainda não aderiu às estratégias de marketing mas quer reagir, a orientação é iniciar com um bom planejamento das suas ideias. "Assim como na gestão dos negócios tradicionais, é preciso estruturar s ações que serão desenvolvidas pelos empresários para fazer seu negócio crescer e pensar a empresas a frente. Fazer a comunicação correta, com uma linguagem adequada ao público-alvo, usando conteúdos que tem conexão com seu negócio e usando as plataformas de redes sociais que mais se encaixam no tipo de produto ou serviço que se pretende vender são fundamentais para se obter sucesso em empreender no ambiente das redes sociais", esclarece o coordenador de Mercado e Serviços Financeiros do Sebrae Maranhão Fábio Braga.

Após o planejamento, é importante acompanhar os resultados das ações para analisar o que tem dado certo ou não. Dessa forma, os empreendedores conseguem deixar os seus produtos e ou/serviços mais atrativos e próximos ao seu público-alvo.

"Observar estes aspectos, aumentam muito a chance do empreender de obter retorno tanto nas métricas – número de engajamentos, compartilhamentos, interações e alcance – e fazer com que essas ações típicas das redes sociais se convertam em vendas e aumento do faturamento", pontua Fábio Braga.

O que esperar das novas tendências?

De acordo com o relatório anual do e-commerce em 2021 e tendências para 2022 do NuvemCommerce, o Instagram segue sendo a principal rede social utilizada para divulgação orgânica de produtos e serviços. O uso da rede para este fim corresponde a 95,61% da preferência dos lojistas. Em segundo lugar, fica o Facebook, com 76,91%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.